Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

joka149

Membro Júnior
  • Posts

    17
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. É tá muito salgado mesmo. Acho que vou comprar um APC e colocar um estabilzador de 220/110 antes dele heheheh. Brincadeirinha. O negócio e torcer para APC pensar um pouco nos consumidores brasileiros e fabricar este protetor em 220v tbém. Um abraço.
  2. É! Já vi que será difícil ter certeza se o terra aqui está bem instalado. Eu resido aqui faz oito anos. O prédio foi entregue dois anos antes, em 1998. Abri umas oito tomadas e por todas passa o fio terra. Segundo alguns vizinhos no apartamento deles tbém passa o fio terra. O negócio e torcer para que realmente esteja bem instalado. De qualquer sorte, vou usar os meios de proteção que tiver ao meu alcance. Caro amigo _rau_, quando você tiver alguma informação sobre o protetor contra distúrbios Prot-X, se for possível, poste aqui. Grato.
  3. Caso o terra esteja ligado no neutro ou num ponto não recomendável, existe algum teste para ter certeza ou só um eletrecista para averiguar? É que moro em um prédio de vários apartamentos, acredito que um leigo como eu não conseguirá detectar a gambiarra se houver.
  4. Caro amigo _rau_. Fiz o teste novamente, agora com um pouco mais de tempo e desta vez não houve variação. Tanto fase/neutro como fase/terra, com lâmpada de 100W e sem lâmpada deram 221v. Em termos percentuais, quais são as chances de o terra aqui estar realmente bem instalado? Outra coisa. Esse protetor contra distúrbios que você postou acima parece bem legal. Este aparelho substituiria com folga o filtro linha né? Será que o preço compensa? Se você adquirir ou souber de mais alguma informação eu agradeceria. Um abraço.
  5. Caros amigos... Fiz o teste do terra com a lâmpada de 100w. No teste sem a lâmpada ocorreu o seguinte: fase/neutro = 222v, fase/terra= 222v sem variação. Com a lâmpada quase não mudou: fase/neutro/lâmpada 100w = 222v e fase/terra/lâmpada 100w = 222v, variando as vezes para 221 voltando em seguida para 222. Essa variação de 222v para 221v ocorria num espaço entre 2 e 3 segundos, sendo que as vezes levava um pouco mais de tempo para ocorrer. Já no fase/neutro/lâmpada 100w não ocorria variação nenhuma. Pode ser que essa variação foi coincidência, pois acho que fiz o teste umn pouco rápido demais. Será que devo repetir o teste? Um abraço a todos.
  6. Opa, obrigado pelo eletrotécnico caro Faller, com esse seu reconhecimento já me sinto mais seguro e vou fazer o teste que o amigo _rau_ recomendou e amanhã mesmo to metendo o chuveiro na tomada heheheheh. Brincadeira, vou fazer com a lâmpada que é bem mais seguro. Aqui em casa o chuveiro é à gás. Amanhã posto o resultado. Obrigado pelas dicas amigos. Um abraço.
  7. Caros amigos, fiz o teste e sobrevivi heheheh. O risco não foi o teste em si, mas sim a enjambrada que fiz com um bocal, a luz de 60W, dois fios e um quilômetro de fita isolante heheheh... Mais tranqüilo, a lâmpada acendeu praticamente com a mesma intensidade com os fios na fase/neutro e fase/terra. valeu Faller, pode ficar tranqüilo hahahah... Caro _rau_, no tópico que você indicou vi você explicando que o teste também poderia ser feito com um multímetro. Bom fui a uma loja hoje comprar uma chave de teste, daquelas que o Faller mostrou em outro tópico e você tbém, quando avistei o tal do multímetro. Olhei o preço por curiosidade e achei barato, R$=17,00, marca FORCE LINE. Não resisti e comprei um. Chegando em casa fui ler o manual que é quase um bilhete de tão pequeno e achei muito pouco esclarecedor. Amigos, não sei se entendi mas fiz o seguinte teste. Como aqui é 220v, coloquei o botão do seletor de função para o lado direito (V~) 750, pois o outro valor é 200 que acredito seja para medir 110v. Coloquei o cabo de força positivo na fase e o negativo no neutro. Acusou 221 que acredito ser a tensão. Posteriormente tirei o cabo negativo do neutro e o coloquei no terra, deixando o positivo na fase e a leitura foi novamente 221. Este teste que fiz foi correto ou eu devo proceder de outra maneira. Se os amigos souberem de algum tópico ou site que trate do multímetro e que ensine um leigo a operá-lo eu agradeceria muito. Um abraço. Ah. O multímetro é esse aqui: http://site.forceline.com.br/linhas/eletronica/eletronica.asp# , um abraço.
  8. Caro Faller. Este teste que você indicou me parece simples de ser feito. Amanhã mesmo vou fazê-lo. Se eu não voltar a postar o resultado aqui não se sinta culpado heheheh... Fique tranqüilo que vou fazer com toda a segurança. Caro _rau_, não vou dizer que tive capacidade para assimilar tudo que você expos aqui e no outro tópico indicado, mas uma coisa eu compreendi bem, que é utilizar todos os meios de proteção ao nosso alcance, aterramentos, filtros de linha, etc..., e torcer para que nenhum raio atinja a nossa residência ou perto dela e, caso aconteça, torcer que tal proteção funcione ou minimize os estragos no máximo que puder. Mais uma vez agradeço a atenção dispensada pelos amigos. Vou sempre estar acompanhando tudo o que for postado por vocês nos vários tópicos em que atuam que tenho certeza que aprenderei mais que muito estudante de engenharia elétrica... heheheh. Ah sim, vou voltar a postar o resultado do teste do terra para tranquilizar o amigo Faller rsss. Um abraço a todos.
  9. valeu amigos... Suas dicas me ajudaram muito... Um abraço a todos.
  10. Opa. Isso eu não sabia. Acredito então que esse game deva ter essa imunidade e isolamento que você menciona caro _rau_, pois não iriam desenvolver um aparelho destes deixando-o muito vulnerável. Ainda mais que foi desenvolvido pela Microsoft. Bom, assim eu espero. Caro Faller, vou seguir sua dica sim e utilizar por enquanto o estabilizador. Falando em raios, vou abusar mais uma vez da paciência de vocês. Os aparelhos todos desligados mas conectados na tomada e um raio atingindo aqui o prédio poderá mesmo assim danificá-los né. É que ainda não tenho estas réguas com filros de linha que tentarei providenciar com maior urgência possível. Com estas réguas instaladas estaria praticamente protegido pelo que entendi até agora não? As réguas que tentarei providenciar serão da Clamper, pois pelo que eu li até então são as melhores p/220v fabricadas nacionalmente, apesar de vocês informarem que ainda não são aquilo tudo. Mesmo assim aqui nas cidades de SC informadas pela Clamper como sendo suas revendedoras, liguei para uma delas e fui informado pelo vendedor que esta marca é desconhecida por eles. Se vocês tiverem conhecimento de alguma outra marca razoável p/220v eu agradeço. Mais uma pergunta, li em outro site de que esse game Xbox que será conectado ao PC e a TV que por sua vez está conectado ao DVD. Se um destes aparelhos entrar em curto e não haver aterramento, o Game Xbox acabará servindo de terra por um motivo que não entendi. Isso pode acontecer? Caso sim, se todos estiverem plugados em uma régua com filtro de linha os aparelhos estarão protegidos de um eventual curto de um deles? Vixi, eu to parecendo aquelas crianças que não param de fazer perguntas. É que o prédio aqui é aterrado, mas eu não confio muito neste aterramento. Sei lá se foi efetuado corretamente. Conheci o eletrecista que fez as instalações e achei ele muito fraquinho. Espero que ele tenha sido supervisionado por algum engenheiro elétrico quando executou o serviço. Bom amigos, desculpa mais uma vez se estes assuntos já foram explorados em outros tópicos. Caso sim, agradeço por indicá-los. Muito obrigado. Um abraço.
  11. beleza amigos, obrigado. Expus minhas dúvidas em dois tópicos, (http://forum.clubedohardware.com.br/220-volts-110/493279/6?highlight=220+Volts+para+110%2C+sem+ter+usar+estabilizador), e os conselhos são consensuais, demonstrando que todos manjam muito da coisa heheheh... Uma outra pergunta. Em termos de consumo de energia, considerando o meu caso, um estabilizador e um autotransformador, qual consome mais? Desculpem se apergunta é ingênua, ou se já foi explicado em outros tópicos. Um abraço.
  12. É realmente tá difícil. Faller, esse game recebi agora e estava ainda na caixa para instalação. Agora que você questionou é que fui ver que realmente o plug é de dois pinos daqueles chatinhos. Quer dizer que este aparelho não tem terra? Puts, um aparelho que é bem dizer um computador e custa uma grana não ter terra, que ridículo. Tenho duas tvs LCD e as duas tem plug de três pinos. Amigos, vou abusar mais um pouquinho da paciência de vocês. Referente custo/benefício, vale mais a pena utilizar o estabilizador que tenho aqui e que vai ser utilizado somente para este aparelho e tem o plug para terra, ou adquirir um autotransformador nacional, que com certeza é mais barato, mas neste caso não teria o terra. Outra coisa, mesmo que o game não possua o pino terra, o estabilizador possuindo-o ajuda? De qualquer forma, também vou procurar um eletrecista que entenda e vou tentar utilizar a sua opção n° 1, Faller, que acho a mais recomendada, analisando o custo benefício, ainda mais com o aval do amigo _rau_. Isso tudo se realmente o game com o plug de dois pinos ficar protegido. Mais uma vez, obrigado a todos.
  13. Caro amigo Faller, como você, pelo que percebi, já é considerado um consultor de luxo para assuntos relacionados à "eletricidade e afins" pelo seu vasto conhecimento na área, conhecimento este que exposto em vários tópicos, tiraram uma "anta" como eu da completa escuridão, a ponto de ficar muito chateado com o construtor aqui do prédio ou do eletricista que, ou por ignorância ou talvez por ordem do construtor, colocou a grande maioria das tomadas aqui do apartamento para dois pinos, sendo que averigüei (já me acho capacitado para isto heheheh...), que por trás de todas estas tomadas passa o fio terra sem ser utilizado. Não entendo porque já não colocaram as tomadas para os três pinos se o mais difícil, acredito eu, foi feito, que é passar o fio terra por todas elas. O ridículo é que para alguns aparelhos que adquiri e que possuem o "plug com três pinos", ( Plug, nem sei se é assim que se pronuncia heheheh...), tive que adaptar uma extensão para ligar os referidos aparelhos na tomada para dois pinos. Mas mesmo assim estou feliz por saber da existência do fio terra aqui no prédio e principalmente o porquê de sua existência. Agora que já fiz o meu desabafo, peço desculpas pelo mesmo, gostaria de abusar um pouco de sua paciência e de algum outro amigo que puder me ajudar. A energia aqui é 220v. Já estou providenciando os filtros Campler que concluí, através das várias explanações expostas, ser o melhor “aqui no Brasil” para 220v. Mas possuo um único aparelho 110v, ou seja, game Xbox 360, (não sei se é consumo ou potência 200W. Ainda estou engatinhando na área hheheh...). Recomendaram-me em outro site que utilizasse um Estabilizador Isotrafo ou um Módulo Isolador estabilizado, que já descartei por todos os esclarecimentos que também já foram expostos. Eu vi uma recomendação sua Faller, num destes tópicos que não me lembro qual, (me perdoe se não entendi corretamente), que neste caso o melhor seria utilizar um bom filtro de linha e um transformador ou autotransformador de 220v para 110v. O problema é que eu não consegui encontrar um que possua entrada ou saída para os três pinos. Isso quer dizer que estes autotransformadores não possuem terra? Neste caso têm alguma outra solução? Ou, “infelizmente”, vou ter que colocar um estabilizador mesmo, somente para este aparelho. Caso sim, se você ou algum outro amigo puder indicar um que de uma maior segurança para este game e que tenha o melhor custo/benefício eu agradeceria muito. Faller, mais uma vez obrigado por todo o conhecimento que você, com tanta paciência tenta transmitir, e eu pelo menos, tinha tanta dificuldade em entender, mas com a didática aplicada por você consegui assimilar algumas coisas e já não me sinto tão analfabeto elétrica e eletronicamente falando heheheh... Também agradeço aos amigos que tentarem me ajudar. Um abraço.
  14. Ops, eu de novo... Descobri agora que nosso prédio tem aterramento, mas só algumas tomadas no apartamento possuem o terceiro pino. O ******* do eletrecista ou engenheiro, colocaram várias tomadas para dois pinos sendo que em todas passa o fio terra sem ser utilizado. Agora surgiu um outro problema, não encontro autotranformador com terra, ou seja com entrada e saída para três pinos, somente para dois pinos. Alguém conhece algum? obrigado.
  15. Muito obrigado caro Leonardo. Vou seguir seus conselhos. Um abraço.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!