Retorno ao meu problema: antes as temps. estavam chegando a 92 ºC no FurMark, que é um teste absoluto para medir temperaturas e consumo. Eu achava que como não passava dos 50% automaticamente a placa não tinha a possibilidade de subir mais, isto é, aumentando a porcentagem mas não alterando as rotações. Mero engano meu. Baixei o AfterBurner, setei em 100%, já senti uma diferença no barulho e rodando o FurMark, quando eu cheguei a 400 segundos de teste a temperatura estava a 73 ºC. Uma grande diferença, sendo que antes com 100 segundos já estava nos 90 ºC, com 50% no cooler.
Quanto ao barulho, mero engano meu de novo. O cooler da VGA, pra mim faz um barulho aceitável a 100%, não digo que é silencioso, mas é aceitável. O barulho tenho quase certeza que está vindo do cooler do meu processador, que quando eu jogo, faz 6666 rotações por minuto, e aí fica bem barulhento. Quando eu estresso a GPU e jogo o cooler a 100%, ela faz eu diria metade do barulho do cooler stock do Phenom II X4 945.
Conclusão: antes de tirar conclusões precipitadas, mesmo que sua HD5850 seja do cooler aberto, tenha certeza do que está afirmando. Já estava ficando p. da cara com a XFX, agora pediria até desculpa pelos meus pensamentos destrutivos da marca.
Agora a batalha é juntar dinheiro para comprar um Hyper 212 Plus + HAF 922, que esses aqui tão ficando soda de mais.