Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sharper

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

6
  1. Obrigado de novo pelas dicas! Mãos à obra agora...
  2. Rau, muito obrigado novamente. Bom, o eletricista foi lá e, p/ minha completa frustração, o prédio não tem aterramento! Então, estou com 2 problemas: 1: o que fazer p/ me proteger, dentro do possível, nesse caso? Acredito que possa colocar os VCLs, DRs e filtros de linha (APC etc) assim mesmo, certo? Teria algo mais a fazer? 2: preciso convencer os demais que aterramento é importante e que devemos fazer. Mas eu não tenho a mínima ideia do quanto isso custa. Se alguém puder me dar uma noção (não é orçamento, é uma noção... só pra me pôr a pensar)... O prédio tem 4 andares (mais um onde ficam algumas coisas, como casa de máquinas e sei lá mais o que), 3 APTOs por andar... A garagem é ampla e tem área para circular o carro ao redor do prédio, então imagino que possa ser quebrado em uma das laterais e instalado ali. De acordo com o eletricista, caso eu não consiga convencer os demais a fazermos todos juntos, eles não podem me impedir de fazer só pra mim (como último recurso, claro), por ser "norma" (ele não entrou em detalhes e eu tb não questionei muito). Uma ideia de ordem de grandeza de valores me ajudaria muito a pensar... PS: uma curiosidade... Alguém falou que o prédio deve ter para-raios, que é uma coisa muito comum... Mas, meu palpite é que se não tem aterramento, não pode ter para-raios, certo? PS2: de acordo com o eletricista, a instalação lá é trifásica... (caso seja útil p/ alguma sugestão) Obrigado!
  3. Muito obrigado leohartmann e rau! Se a cia elétrica já tiver religado a eletricidade, o eletricista vai lá hoje p/ checar a situação atual. Aí sabendo o tipo de aterramento, volto a pedir sugestões... PS: rau, não sei se você não anexou a tabela ou se o proxy daqui do trabalho bloqueia... Mas não aparece aqui pra mim. Encontrei esses aqui: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=VCLSLIM20KA http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-100399218-dr-interruptor-diferencial-40a-30ma-4-polos-_JM http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96222523-dr-interruptor-diferencial-residual-63a-30ma-4-polos-_JM Estão de bom tamanho? Esse DR presta? Pelo que entendi, devo colocar 1 VCL entre cada fase e neutro. E apenas 1 DR (depois dos VCLs), correto? Se tiver a possibilidade de colocar lá embaixo no medidor do meu AP, é preferível... E se não tiver, posso colocar no meu quadro de energia (dentro do AP). Entendi direito? E se puder colocar nos 2, faz bem ou não faz diferença significativa? Muito obrigado de novo!
  4. Olá a todos! Há alguns meses, tive a infelicidade de perder uma fonte e uma placa-mãe, durante uma tempestade. Minha casa não tinha aterramento e eu usava um estabilizador... Imediatamente comprei um bom filtro de linha APC. Mas não consegui convencer meu pai de fazer um aterramento decente... Agora, comprei meu AP! E amanhã vai lá um eletricista pra checar tudo e fazer o que tiver que ser feito. Estou com algumas dúvidas... Imagino que no quadro de disjuntores do AP cheguem o terra, neutro e fases. Nesse ponto, neutro e terra devem ser unidos? Ou devo confiar que isso está bem feito na entrada do prédio e não no meu AP? Outra... Na época que comecei a pesquisar sobre o assunto, vi que colocar uns DPS no quadro de energia seria bom. Quais coloco? Devo fazer algo mais (pretendo comprar mais filtros de linha para usar nas tomadas). Outra coisa... Sobre a fiação... Imaginando que eu vá ligar um filtro de linha legal da APC (de umas 8 tomadas) e ligar nesse filtro TV, PC e algo mais... Devo pedir que seja colocada uma bitola mínima na fiação? Agradeço todas as dicas que puderem me dar, para fazer isso uma única vez e fazer bem feito, pra não ter mais que sair correndo e desligando tudo em cada tempestade que der. Obrigado!
  5. Obrigado, amigo. Achei essas fontes (ZM-360B-APS e ST-380-PAS) no e-armazem e na coyote. O preço final, com frete e desconto à vista, dá uma diferença de R$ 55 reais (quase 30%). Nos testes do CdH a Zalman se mostrou excelente. Não achei testes desse modelo (ou semelhante) da SevenTeam. Essa seventeam é da mesma qualidade? Seria justificável o gasto a mais na Zalman? Obrigado de novo.
  6. Olá pessoal, Recentemente tive problemas durante uma tempestade... Ainda não tenho certeza do que foi afetado, mas pretendo trocar a fonte por uma garantidamente boa (minha atual é uma Tt 430 mentirosos, de acordo com o teste do cdh). Pelas recomendações, estou muito inclinado a pegar uma Zalman ZM360B-APS. Seguem minhas configs: Asus m2npv-vm Athlon 64 x2 6000+ Geforce 9600gt 4x DDR2 512MB 2x SATA 500GB Samsung 1x SATA 1TB Seagate 1x DVDRW SATA Samsung 1x DVDRW IDE LG Já fui em algumas calculadoras de potência, mas encontrei informações variadas desde +-290 a 500W. Então queria a dica da galera se a de 360 aguenta legal. Não vejo muito sentido em pegar uma mais potente para futuros upgrades, já que provavelmente um upgrade decente envolveria troca de MB, CPU, etc. Acho que a única coisa que consigo prever pra essa máquina a mais seria um blu-ray. Mas poderia entrar substituindo um dos 2 (ou até mesmo os 2) drives já existentes. E se puderem me indicar uma calculadora de potência realmente confiável, agradeço também. Obrigado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!