Ir ao conteúdo

fauzisp

Membro Pleno
  • Posts

    87
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que fauzisp postou

  1. Abrindo o gerenciador de dispositivos, o pc mostra o Bluetooh "ativado, detectável como DESKTOP. Porém ele não "enxerga" outros dispositivos ligados, tipo celular. E nem o celular mostra o Desktop. Esqueci de dizer que o técnico tentou usando um adaptador, porém também não funcionou. Achei esse link que acho que explica o problema. Parece que não suporta o Windows 10. https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/defeito-no-bluetooth-samsung-np270e4e-kd6br/da07ca6b-78c5-4eb6-8dc6-be3287cf27a4
  2. Boa noite a todos. Começo dizendo que sou quase analfabeto em informática e qualquer problema que tenho levo ao técnico. Meu Notebook é um Samsug modelo NP270E4E que apesar de já idoso ainda me serve bem. Há pouco tempo o técnico substituiu o HD por um SSD o que melhorou bastante a perfomance dele. Porém não sei com certeza se o problema que vou relatar aconteceu depois desse up-grade, pois pouco usava o bluetooth. O fato que precisei usar e o bluetooth não reconhece nenhum dispositivo. Levei para o técnico que verificou todos os drivers e não solucionou. Pediu autorização para formatar a máquina e eu autorizei. Formatado, não resolveu o problema. O técnico falou que não tem mais nada a fazer. Alguém tem ideia se existe alguma coisa que possa ser feita para o bluetooh funcionar? Alguma dica que eu possa dar para o técnico ou coisa assim?
  3. Alexandre, meu conhecimento é bem limitado, mas vou dizer o que penso: o injetor de sinal é um circuito que você injeta um sinal de modulado de áudio nos pontos específicos do aparelho a ser testado e você ouve um apito no alto-falante do aparelho que está sob teste. Já o seguidor de sinais é um pequeno amplificador que você consegue "perseguir" o sinal gerado pelo próprio aparelho que está sendo testado. Uma caixinha dessas de som de computador pode ser usada como seguidor de sinal: é só você usar os fios do plugue p2, sendo a malha dele aterrada no aparelho a ser testado e o "positivo" como ponta de prova. O que ocorre e se for com uma caixinha dessas o seguidor só "ouvirá" sinais de áudio. Nos rádios comuns é necessário pesquisar sinal de rádio frequência, nos estágios anteriores ao amplificador propriamente dito. Eu montei esse circuito que postei porém não estou conseguindo fazer funcionar como seguidor de RF. Como seguidor de AF está funcionando certinho. Não consigo descobrir porque o RF não funciona.
  4. Tenho alguns amplificadores e alguns rádios que pretendo tentar consertar. Pelo pelo li esse transistor FET aumenta consideravelmente a sensibilidade do rastreador, permitindo detectar sina de RF a partir da antena. Mas meu conhecimento/experiência ainda é pequeno. É apenas para hobby mesmo.
  5. Gostaria de saber se o circuito abaixo é bom, se tem algum ponto crítico e outras considerações. Obrigado. https://www.robsradioactive.com/signal-tracer-project.html
  6. Ok ... vou aguardar chegar meu smart multimetro para testar esses capacitores. Também fiz outro teste, injentando o sinal do celular na grade da válvula amplificadora e o som saiu legal, o que significa que a etapa de amplificação está boa. Também tô achando que pode ser calibração das bobinas de FI e isso não tem como eu fazer (não tenho instrumentos e nem conhecimento suficientes). Só vou mesmo testar esses últimos componentes que você citou e caso estejam bons vou me dar por satisfeito pelo conhecimento adquirido. Aqui na minha cidade não tem nenhum técnico que possa calibrar pra mim e mandar pra fora não compensa.
  7. Boa noite amigos, Bem, o que fiz foi usar um pequeno amplificador (caixinha de som de computador) e ligar no potenciômetro do rádio. Ai o som saiu mais alto nas caixinhas de som, sinal que o problema está na etapa de amplificação. Amanhã vou tentar testar o transformador de saida, ligando uma lâmpada em série no primário e depois no secundário pra ver se acho alguma coisa errada com ele.
  8. Bom dia amigos, Será que tem alguma possiblidade de ser o transformador de saida de áudio?
  9. É amigo, pra você ver minha "sabedoria" no assunto rsrs. Você tem mais alguma ideia do que mexer nesse rádio?
  10. Boa tarde amigos, O potenciômetro chegou, já instalei e não melhorou nada ... o som continua baixinho. Antes de perguntar alguma coisa, relato que a resistência encontrada no potenciômetro velho, depois de retirada do circuito, foi substancialmente alterada, marcando nas extremidades um pouco mais de 600k, e das extremidades para o meio de zero a esse valor também. Ou seja, o potenciômetro estava bom. O potenciômetro novo, fora do circuito, marcou 530k nas extremidades e de zero a 530k do centro para as extremidades. Colocado no circuito, essa resistência diminiu para 60k aproximadamente Será que isso tá certo? Sugerem algum outro procedimento para testar?
  11. Renato, já comprei um potenciômetro ... chega na 3a. feira. Aproveito pra postar fotos do rádio. De repente aparece alguma coisa errada. Esse cabo amarelo mais grosso acho que é uma entrada auxiliar, pois tem um plugue que vai fixado na tampa traseira. Talvez pra ligar um toca-discos.
  12. Renato, Acabei de medir o potenciômetro: nas extremidades 63,8K. Do meio para uma extremidade vai de zero a 65, medição que se repete do meio a outra extremidade. Oscila um pouquinho, coisa de uns 5k pra mais ou pra menos, mas isso deve ser normal. O cursor não tem tem mau contato. Tá bem estranho, porque o potenciômetro tem o valor gravado nele: 500k
  13. Bem amigos (como diria o Galvão), Ontem e hoje mexi com o rádio, mas o problema do volume baixo persiste. Tentei até substituir as válvulas mas continuou na mesma. Conforme o Renato já falou, não devem ser problema delas não. Porém, apareceu um fato novo. O potenciômetro --- que eu tinha dito que estava bom, porque ao girar o chiado aumentava suavemente -- não está com a resistência correta. A medição com o multímetro não alcança os 500k indicado no diagrama, mal chega na metade. Será que pode ser isso? Caso eu tenha que comprar outro, ele tem alguma potência adequada ou qualquer um de 500k vai servir?
  14. Beleza Renato, obrigado mais uma vez. Olha ela ai: O encapsulamento fiz com tubo de caneta Bic. O comprimento desse "carretel" ficou em 24mm. Depois de canseira danada consegui fixar no fenolite do variável e soldar as ligações. Nem deu tempo direito de fazer algum teste, mas já sintonizei 2 emissoras em AM, porém o som continua baixinho. A noite vou fazer mais testes e tentar ajustes. O duro é que estou testando sem antena externa e acho que isso tá atrapalhando um bocado. Se eu fizer uma long wire posso fazer com fio esmaltado de 0,8mm, que é o que tenho a mão? Também fiz uma loop mas estou aguardando chegar o capacitor. As válvulas novas chegaram mas não mexi com elas ainda, pois não sei se adianta trocar e nem qual trocar primeiro se for o caso.
  15. Bom dia ... o parafuso colou!! Agora vou partir pra montagem e testes. Conforme vocês comentaram, essa questão da indutância deve ser realmente é critica. Precisaria de instrumentos adequados para medir. Talvez assim no ensaio-erro seja difícil calibrar. Gostaria de saber o que significa essa medida de 530 Kilociclos indicada no diagrama para essa bobina? A inoperância ou supressão dessa bobina impede o funcionamento de todas as bandas ou só de uma banda? Antes de colar a bobina no carretel eu posso tentar ajustes tanto deslizando o ferrite quanto deslizando a bobina. É isso mesmo ou já posso colar a bobina no carretel mais ou menos na posição original?
  16. Amigos, acabei de colar o "parafuso" de madeira que fiz no topo do ferrite. Tô fazendo mais uma tentativa com cola epóxi. Vamos ver amanhã cedo se grudou. Talvez eu devesse deixar o topo do ferrite menos liso do que está.
  17. Renato, valeu pela dica. Ontem a noite eu deixei o parafuso de metal colando. Hoje cedo vi sua mensagem. Foi até bom porque a Araldite não grudou no ferrite. Esse material é terrível mesmo. Tentei fazer rosca num palito de plástico mas não consegui ainda. Na madeira vai dar pra fazer tranquilo. Até fiz rosca de 5/32" num palito de churrasco, mas é uma madeira muito ruim (pinus). Vou fazer numa madeira melhor, talvez jacarandá ou bálsamo. Só preciso estudar essa lance da cola. Pode ser que o araldite esteja vencido. Vou testar superciano. If. Pois é, nunca tinha visto essa bobina, mas a necessidade faz a gente pensar e "inventar" até coisa que já existe. En afinei o bastão de ferrite e deixei numa espessura média do ferrite antigo que era roscado. Depois de pronto posto uma foto aqui. Valeu amigos.
  18. Bom, agora já era mesmo. Acabei de destruir tudo, claro que preservando a bobina. O ferrite que comprei já chegou. É liso e mede 6mm de espessura. Realmente não dá pra fazer rosca, a não ser que tivesse cossinente de wídea, mas acho que isso nem existe. rsrs O ferrite original media 5,5mm. Pergunto: 1. o plástico roscado que envolvia o ferrite só tem a função de possibilitar o ajuste através da rosca não é? 2. essa diferença de 0,5mm entre o ferrite original e o novo vai influenciar na calibração? 3. o comprimento do ferrite tem alguma relevância? Minha ideia é colar um parafuso fininho no topo e fazer um suporte em "U" rosqueado na parte de cima, de forma que girando o parafuso o ferrite se desloque dentro da bobina.
  19. Na galeria do Galaxy S9, ao selecionar 2 ou 3 fotos, você clica nas 3 bolinhas e aparece a opção "colagem". Ai aparece as posiões (horizontal, lado a lado, etc). Ai é só salvar. Nos outros celulares não sei.
  20. Achei até um vídeo de usinagem de ferrite, mas não foi permitido colocar o link aqui. Mas é digitar "Turning Ferrite on a Lathe (Usinagem das peças de ferrite)" no youtube. Ele usa uma ferramenta de metal duro (wídea). Ele usou um dente de serra de marceneiro para fazer a ferramenta (inserto). O cossinete não é de wídea mas sim de HSS (aço rápido). Na minha tentativa eu furei o bastãozinho de ferrite da bobina usando uma broquinha de 1mm de HSS, o que me anima a tentar fazer rosca com cossinete. A ver.
  21. Caro amigo If. Se o amigo pudesse tentar fazer girar o ferrite eu poderia mandar a bobina pra você. Talvez você consiga o que eu não estou conseguindo. Quanto a fazer a rosca num ferrite novo, na minha ignorância, eu considero que o ferrite não é como vidro. Se assemelha mais a um grafite mais rígido. Caso não seja possível fazer a rosca poder-se-ia cogitar de apenas fazer um ou mais de um ressalto(s) para servir de guia. Mas quem sou eu pra duvidar do seu conhecimento.
  22. É Renato, não sai nem a pau. A única coisa que acho que é possível fazer é tentar trocar o ferrite. Penso em retirar o ferrite emperrado (vai estragar é claro) e fazer uma rosca com um cossinete num ferrite novo. Achei um bastão de ferrite de 6mm no ML que pode dar certo. Você acha que tem alguma possibilidade de dar certo?
  23. Caro Renato, fui tentar mexer na bobina osciladora. É uma daquelas bem pequenas, diâmetro de 6mm aproximadamente. Examinei bem e constatei que alguém danificou a fenda que deveria existir no ferrite, ficando impossível de fazer ajuste. Apertaram o ferrite foi até o final do curso e acho que nessa operação danificaram a parte onde deveria estar a fenda. Complicou. Acho que a cera derretida entrou nos fios de rosca da bobina e colou ali. Tô pensado em retirar essa bobina da placa de fenolite, desoldando os fiozinhos dela e e ai com espaço analisar o que fazer. Talvez "soldar" um ferrinho no topo do ferrite com um pinguinho de cola epoxi e depoi de curada tentar rosquear. Ou mesmo fazer um furinho com uma broquinha de 1mm ou até menos no centro do ferrite com a micro retífica e soldar com epoxi um eixo e tentar virar. Serviço de neurocirurgião. É a bobina osciladora de 530Kc. O potenciômetro está bom.
  24. Renato, beleza? Fiz algum progresso agora há pouco. Depois de seu comentário fiz uma conferência nas ligações e a besta aqui tinha esquecido de ligar a tensão no anodo da retificadora. Ai não ia funcionar nunca mesmo. Antes de ligar resolvi aumentar um pouco o valor do R16 de 50ohms para 69ohms (47 + 22 em série) pois era o que eu tinha em mãos. Também mantive desligada aquela ligação entre os pinos 6 e 5 conforme você comentou. Consegui sintonizar umas 4 ou 5 estações nos 31 metros, com som bem baixo. Não está roncando nem nada, apenas o volume está baixo. Em ondas médias e 49 metros não consegui sintonizar nada. Será que tem perigo conectar os pinos 6 e 5? Um outra dúvida: Ali na placa onde está instalado o variável saem 2 fios externos para antena. Porém no circuito só aparece uma antena. Mas já foi uma felicidade ouvir uma musiquinha nele, mesmo que baixinho.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!