Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Felipe Y. B.

Membro Pleno
  • Posts

    36
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Boa noite a todos os amigos do Fórum. Depois de um fim de mês bem ocupado, consegui tempo para comprar as peças e terminar o reparo da fonte. Segue o esquemático final (Rev10): MPS-3003 POWER SUPPLY Rev10.pdf Em meu caso, houve desgaste dos potenciômetros de ajuste (todos), e de um trimpot da malha de regulação de corrente. Fiz também a medida de valores de alguns componentes do controle, mas não foi necessário a substituição de nada, nem mesmo dos reguladores. Segue o veredito do reparo em vermelho: MPS-3003 POWER SUPPLY REPAIR.pdf Teste em fonte de corrente: Teste em fonte de tensão: Peço à moderação que inclua o esquemático final rev10 à mensagem #1 deste tópico. Abraço a todos, Felipe Yoshino.
  2. Bom dia / madrugada, amigos do fórum. Finalizei o esquemático (rev00). Não terei tempo de levantar os valores dos passivos. Embora ainda sendo tudo PTH e eu conheça bem o código de cores (sem musiquinha ), há um agravante... Sou daltônico, então as faixas não me servem de nada. Os mais atentos perceberam nas fotos anteriores que levantei os componentes da placa de saída para medir os componentes. rs. Existem algumas observações (aka absurdos), mas vou deixar para apontá-las quando eu começar a etapa de manutenção. Terei que dar uma pausa neste tema por uma semana, pois estou com alta demanda de clientes, além de ter que organizar a agenda para expor na FIEE 2023, na próxima semana. Segue anexo para revisão dos colegas: MPS-3003 POWER SUPPLY Rev00.pdf Grande abraço. Regards, Felipe Yoshino.
  3. @.if Bom dia, meu caro Quando ganhei esta fonte, já com defeito, sem tempo para fazer a coisa direito, sim, logo peguei um de meus cabos 2.5mm² e fiz esta nojeira. A PCB original liga o coletor à trilha através de porca e parafuso. Imaginei eu, que estes mili-ohms entre package+porca+trilha poderiam causar alguma queda de tensão que eventualmente poderia ser sentida pelo feedback de corrente/tensão. É a velha história: layout bonito e mal feito, pode gerar instabilidade na malha.... enquanto que uma montagem horrorosa porém correta em protoboard funciona perfeitamente. Seguindo esta analogia, concluí que o buraco realmente era mais embaixo quando nada mudou, e resolvi estudar a fonte como um todo, compartilhando e aprendendo com os colegas. Ainda nem cheguei no defeito. Estou por hora levantando as informações para enriquecer nossas referências. Agradeço pelos comentários e sugestões de todos. @MOR_AL, Que bom que conseguiu visualizar corretamente os esquemáticos. Abraço, Felipe.
  4. Boa noite/madrugada, caros amigos. Parte de potência do estágio de saída adicionado no esquemático. Esquemático atualizado em anexo. Control and power schematic.pdf Fotos da PCB de potência abaixo. Regards, Felipe Yoshino
  5. @MOR_AL , obrigado pelo feedback. Tente abrir o .pdf pelo chrome ou por outros programas e veja se ganha mais definição dos traços aumentando o zoom. O meu desenho está vetorizado, e em teoria, não deveria ser difícil enxergar. Abraço! Felipe.
  6. Olá, amigos do fórum. Estou com uma fonte MPS-3003 OEM Minipa, de uma saída (0-30V / 0-3A) e já é o segundo equipamento que apresenta flutuação da tensão de saída, no laboratório que trabalho. Tive problemas em encontrar este esquemático na internet, então comecei a levantá-lo a partir da placa que tenho em mãos. Vou disponibilizando aqui para os amigos, à medida que faço o levantamento. Em anexo, esquemático em .pdf. Abaixo, as fotos da fonte. Regards, Felipe Yoshino. PCB AJUSTE.pdf
  7. Em outras palavras, os opto-acopladores estão em anti-paralelo, a tensão sobre eles sempre será a mesma (Vforwad @Iforwad). Mas apenas um conduz por semi-ciclo, no caso o que estiver diretamente polarizado. Edit: A tensão que sobra fica no resistor, que está em série com Q1//Q2
  8. Gostei! Muito bem pensado. E qual é a corrente mínima pra excitar o fototransistor? 220K não é muito?
  9. Respondendo a pergunta referente ao circuito original do autor: Se precisa mesmo da ponte retificadora completa usando o semi-ciclo positivo e o semi-ciclo negativo, use o cálculo básico mesmo, pela lei de Ohm, se baseando nos valores de pico de tensão do circuito sobre R1. Se pegar a primeira malha, é um circuito série: Tensão de entrada em série com o primeiro diodo da ponte em série com o resistor limitador de corrente em série com o led em série com o último diodo retificador. Ou seja, enquanto a tensão de entrada (idealmente) for maior que ZERO, seu circuito terá 2 diodos em série com o led e o resistor. A corrente é a mesma em todos esses componentes, logo, quem determina a corrente máxima é o componente mais frágil da malha, no caso, o led. Que por acaso, segundo o datasheet, a corrente nominal de operação é de 10mA. Sua tensão normal operando nessa corrente, é de 1,15V. Agora é só fazer o cálculo do circuito série. Tensão de pico = 127*(√2) = 179,6V Desprezando a resistência equivalente da barreira de potencial dos diodos da ponte, o cálculo fica: Valores já obtidos: Corrente sobre R1 = 10mA (nos momentos 90º e 270º de V1) VD1 = VD2 = VD3 = VD4 = ~0,7V VLED (U2 input) = 1,15V VR1 = (V1) - (VD1) - (VD3) - (VLED) VR1 = (179,6) - (0,7) - (0,7) - (1,15) → VR1 = 177,05V R1 = VR1 / IR1 → 177,05/0,010 = 17705Ω Potência que R1 dissipará: PR1=VR1*IR1 → 177,05*0,01 = 1,7W Valor comercial de R1: 16KΩ X 3W (o led pode suportar até 60mA antes de queimar). Para melhor entendimento, didaticamente seu circuito ficará assim:
  10. Já fiz isso. Nada. Conhece algum artigo que poderia me indicar, sobre reguladores de tensão como o LM305H? Tenho pouco contato com eletrônica analógica, e isso me prejudica quando me deparo com circuitos novos. @rtek Não se preocupe quanto a isso. Não conheço nenhuma criança, nem deixaria outra pessoa manusear a máquina. Não vou comercializar nem a máquina e nem os algodões doces. Estou acostumado com casos de acidentes e formas de evitá-los, sem contar que todo mês discutimos a segurança no trabalho ou em casa no SENAI. Estou ciente da enorme responsabilidade que tenho ao assumir um cadastro no CREA NR10. Em poucas palavras, significa que eu posso ser responsável por várias pessoas, inclusive a mim mesmo, ao manipular algo que envolva riscos à saúde.
  11. @faller Fiz tudo o que disse. Troquei os resistores e o zener. Deu mínimo de 5,5V e máximo 9,5V na saída. coloquei o motor pra testar a corrente... nem rodou e a tensão corta. Tirei o R9 (180R) e coloquei 270R. A tensão máxima de saída foi pra 10,7V. Coloquei o motor, nada. Troquei e coloquei 470 Ohms. nada. Coloquei 1K... nada. Que passa?
  12. @F4b10 1,05A em 05V (Fonte de pc) Vou testar com carga, e respondo em breve. ..... 4,5A. Ficou tão zuado que não dá pra ver nem a latinha, de tanto que vibrou... Melhora se eu segurar com a mão, mas ainda vibra. Vou ligar o dimmer na resistência e ver se esquenta. Vou pensar em outra forma de fazer essa "cumbuca".
  13. To achando muita coisa. Pode diminuir a tensão do motor pra abaixar a velocidade? Qual é o cálculo em amperes pra um algodão doce por minuto? Já havia ligado à um motor menor, não girou rápido (e ele esquentou demais), mas a latinha que eu fiz treme significativamente.. imagina nesse motor aí? Bom, sem testes, sem conclusões. @F4b10 Segundo o datasheet, a aplicação do motor é para furadeiras, parafusadeiras (ou os dois no mesmo), compressores e modelismo. Paguei 18,00 nele, na Timbiras (sta ifigênia) novo. Um colega meu (mecânico) queimou o dedo tentando parar o eixo, ligado na bateria do carro.
  14. Muito obrigado! Já imprimi o circuito, vou fazer alguns cálculos e estudar o datasheet desse cara pra ver se chego em alguma conclusão. Verei se sábado compro alguns componentes que faltam, assim como os 10 capacitores de filtro inicial. Vou postar algumas fotos da fonte quando eu chegar, pra ver se descobrimos mais sobre ela. Eu não tenho experiência suficiente pra me virar sozinho ainda. Estou no 4º semestre do curso técnico, e ainda tenho muito o que aprender.
  15. Então, preciso que o motor funcione, pois nenhuma fonte que eu tenho em casa forneceu a potência necessária. Eu fiz uma fonte variável 0-20V, mas com saída de 1,5A no máximo e pegando fogo. Uso só para testes em circuitos digitais e microcontrolados, etc (veja meu perfil no fb). Tentei uma fonte genérica de pc, e nada. Tentei fontes em paralelo, nada. Por isso só me restou consertar essa fonte que estava encostada. Vou ligar o motor na bateria do carro e testar a corrente. Creio eu que não ultrapassará 5A. A respeito da tensão de saída, meu objetivo final para esta fonte é instalá-la na bancada e levar um painel que irei embutir para cima, onde terá um voltímetro, o potenciômetro (no caso de um ajuste analógico) e os bornes de saída. O que preciso no momento é modificar a etapa de regulagem/estabilização para 12V. Se alguém for do tempo desse LM305 e conseguir um cálculo seguro para tal, estou disposto a mudar a etapa de retificação para ponte completa e fazer uma saída variável de 0-24V. O que acha?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!