Faller, queria lhe contar a minha história.
Tenho uma fonte de 1000w da Seventeam. Montei um pc pesado e acabei necessitando de uma fonte grande. Pensando nisso comprei um nobreak de 1400 Va. Eu não havia lido seu Topico, então eu acha que era interessante comprar um nobreak.
O nobreak tem valor-potencia de 0,7 então teóricamente ele consegue aguentar 980W, o que ficaria padrão com relação a fonte que tenho no pc (isso pensamento de leigo).
Diante disso reparei o seguinte: Se faltar energia, o nobreak aguenta meu pc durante 30 minutos mais ou menos (isso jogando, se tiver só fazendo documento dura mais), porém, se o meu pc tiver ligado e tiver faltado energia, o nobreak não dá conta de ligar o pc.
Bom eu já tinha alguma ideia de que ao ligar o pc o consumo roda lá em cima, como na física, pra tirar qualquer coisa exige mais energia do manter alguma coisa funcionando.
Troquei toda a fiação do quarto, por uma bitola de fio maior e cheguei com os fios até a distribuição principal, assim como fiz com a fiação do ar-condicionado, mas ainda assim a luz do quarto pisca quando ligo o pc.
Dada a Historia queria levantar algumas indagações:
1º Li em posts anteriores que você também condena os nobreaks, porém eu acho que o sistema de seleção do nobreak é diferente. Suponho que no nobreak a margem de variação do fornecimento de energia direto seja maior, e que fora dessa faixa o nobreak abre o fornecimento pelas baterias. Exemplo entre 95V e 130 V ele deixa a energia fornecida entrar direto, fora dessa faixa trabalha com as baterias. Existe esta hipótese? e nesse caso não mudaria tudo?
2º No caso do nobreak, o problema não se resolveria dando um intervalo de 1 minuto entre ligar o nobreak e ligar o computador? (fiz este teste aqui em casa e a luz não piscou). Penso nessa hipotese porque ao ligar o nobreak, alguns circuitos da fonte entram em ação e deixam a minha placa mãe em stand-by.
Grato.