Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SkullDevil

Membro Pleno
  • Posts

    47
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

4
  1. Opa, tudo joia Paulo ? Eu estou utilizando o Pull Up do próprio controlador ATMEGA328P, não seria suficiente ? Para tratar esse ruído, o correto não seria um capacitor ? Gerando um certo delay no descarregamento ? Em relação a alimentação, fiz um teste no dia, eu cheguei a tirar todo e qualquer vínculo do dispositivo com o outro (motor), até afastei um meio metro um do outro ... e dei o comando no outro equipamento manualmente, mesmo assim o menu voltou !! Sendo que a único coisa que os equipamentos tinham em comum era a rede elétrica 220VAC de alimentação, isso porque não estavam nem na mesma tomada ! Cheguei a ligar o outro equipamento no 220VAV e o meu no 127VAC para verificar ... e aconteceu a mesma coisa !! Por isso a primeira coisa que me veio em mente foi usar um ferrite no cabo de alimentação deste meu equipamento !! Mas antes preciso entender tudo isso antes de seguir esse caminho .... No meu entendimento o que geraria uma interação nessa entrada digital, uma vez que estava configurada como Pull Up seria uma queda de tensão, e grande ainda, para ser interpretada como nível lógico "zero", e os ruídos no qual muito li fazendo as pesquisas eram para evitar oscilações extremas ou não de FREQUÊNCIA ! É isso que está me confundindo, o que a frequência afetaria nessa entrada digital ? Estou falando alguma besteira ? Obrigado pelas dicas Paulo !!
  2. Fala .if, vou te agradecer novamente, rsrs !! Olha só, eu até cheguei a usar uma ideia no mesmo software pelo fato daquele efeito DeBounce nos outros botões, porém aí por ser uma entrada de interrupção, passou despercebido essa questão !! Realmente eu acho que essa ideia vai ser mais fácil !! Tive algumas outras dificuldades também com a interrupção, pois eu não fazia ideia de que não é possível chamar outras instruções na função da interrupção que também usa interrupção ... Por exemplo: Funções do próprio LCD. Voltando para o assunto da interferência elétrica/eletrônica, eu gostaria mesmo de ter uma luz para conseguir entender de vez esse problema, pois no passado fiz uma outra aplicação na época da faculdade, que travava a comunicação CANBUS que o sistema possuía !! Aí pensando aqui, não daria para resolver via programação esse problema com módulo CAN BUS MCP2515, ou daria ? A interferência eletromagnética está sendo um vilão em meus projetos !! =/ Muito obrigado .if !!
  3. Fala galera, tudo bem ? Ricardo, eu pesquisei bastante, mas não conseguia visualizar nos outros problemas esse problema meu, ninguem falava que acontecia quando desligava o motor. Você têm algumas palavras chaves além de INTERFERÊNCIA, RÚIDO, EMI, existe um nome específico para isso que acontece ? De tanto que pesquisei que descobri até que existe um componente chamado "Ferrite Bead" que pode-se colocar no pino de outros componentes para contornar interferências específicas em uma trilha/circuito. Eu só conhecia o comum para cabo ! Obrigado Ricardo !! Beleza .if ? Cara, eu confesso que não tinha pensado nessa solução de desabilitar a interrupção ou transformar em uma saída no momento que eu fosse ligar/desligar o motor. Eu fui logo tentando resolver a parte elétrica/eletrônica do problema, vou fazer essa alteração no software e volto para dar os resultados !! Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos !! Excelente sacada !!
  4. Bom dia a todos, Estou com um problema parecido, pesquisei bastante, mas é complicado até de buscar algo que você não sabe ao certo o que é ! Sei que é interferência sem dúvida, mas gostaria além de solucionar, entender melhor. Construi um dispositivo com alguns componentes, estou prototipando ainda, utilizei alguns itens como: - Arduino NANO (ATMEGA328P); - Display 20x4 com módulo I2C; - Botões comuns; - Fonte de 5VDC ~ 1A - Módulo de Relé com 2 Canais; Antes de falar os problemas irei citar algumas informações pertinentes: - Utilizo uma entrada de interrupção através de um botão que serve como BOTÃO VOLTAR no menu: #define BT_VOLTAR 3 pinMode(BT_VOLTAR, INPUT_PULLUP); attachInterrupt(digitalPinToInterrupt(BT_VOLTAR), funcBT_VOLTAR, FALLING); - Utilizo um dos relés para comutar um contator em outro equipamento, o contator está fora do meu equipamento, não forneço tensão para a bobina dele, só utilizo um contato seco do meu relé; - Esse outro dispositivo (externo) através do contator faz uma partida direta de um motor AC de baixa potência alimentado por 220V; - Utilizo uma fonte de 5VDC-1A (no meu dispositvo) com alimentação de 90~275VAC; (Alimento com 220VAC (tomada) da rede elétrica) Agora o PROBLEMA: - A aplicação desenvolvida funciona bem, não há supostos "bugs" ! - Quando ligo o motor funciona normalmente, por quanto tempo eu quiser, sem interferência nenhuma !! - No instante que desligo o motor sempre acontece a anomalia, o meu menu VOLTA !!! Comentários e pensamentos: - Parece ser bem óbvio que aquela entrada de interrupção citada anteriormente é atuada ! Aí meu menu VOLTA ! - Penso que acontece uma pequena queda de tensão nos 5VDC originada da fonte, que é alimentada pela mesma tensão AC da rede elétrica no motor, PORÉM uma vez que minha fonte funciona de 90~275VAC não creio que a queda de tensão na saída dos 5VDC seja originada pela queda na entrada, SE HOUVER !! Deve estar havendo algum ruído / interferência ? Isso é EMI (Interferência Eletromagnética) ? Faz sentido colocar um Supressor de Ferrite no cabo de alimentação desse meu dispositivo que alimenta a fonte 5VDC ? Há alguma outra palavra chave para esse tipo de problema para que eu consiga pesquisar ainda mais ? Obrigado pessoal !!
  5. Bom dia, Possuo um problema parecido, porém não utilizo a conexão da internet. Necessito acessar alguns equipamentos industriais, defini o ip fixo do meu computador como: 192.168.0.50, porém o mesmo não acha os dispositivos que estão com: 192.168.0.60 ... 192.168.0.55 ... DETALHE: se executar um ping ele retorna normalmente !! Quando eu entro no STATUS da placa de rede e clico em detalhes..., me aparece as seguintes informações: Ou seja, além daquele que defini como 192.168.0.50, ele está com outro IP completamente diferente 169.254.1.176, já entrei em todas as abas e janelas de configuração da placa de rede, não acho onde está essa definição, lembrando que estou off-line e conectado a um switch com outros dispositivos off-line também, e o procedimento sempre foi esse ... o problema é essa funcionalidade da placa de rede com 2 IP`s ... Como tirar, ou alterar esse segundo IP do capeta ??
  6. Olá pessoal, Estou realizando testes na prática: Já peguei o potenciômetro de voltas infinitas ... 2KOhm , vamos aos dados: Alimentei 10V através de um 7810 no pino central do potenciômetro. Na entrada analógica coloquei em um dos outros 2 pinos do potenciômetro ... o terceiro pino restante não liguei em nada. No menu deste controlador (Clic 02 WEG) consigo saber a tensão que está chegando nesta minha entrada analógica A1. Pois bem, desta maneira tenho: 9,57V com o potenciômetro em 2KOhm. 9,89V com o potenciômetro em 0Ohm. Assim tenho somente 0,32V ou 320mV de resolução para trabalhar (9,89 - 9,57 = 0,32), ou seja, em 360 graus consigo "enxergar" no mínimo a cada 11,25 graus que equivale a cada 0,01V ou 10mV (360 ÷ 32 = 11,25) ... sendo assim se meu eixo deslocar 5 graus por exemplo, meu controlador não iria processar pois não há resolução o bastante. Pessoal, coloquei vários resistores em série no retorno para a entrada analógica: Em série com resistor de 1KOhm ele me retornava com o potenciômetro em 0Ohm -> 9,75V e em 2KOhm -> 9,42 ... Obtendo 0,33V de resolução... Outros testes: Resistor em série -> 10KOhm Potenciômetro 0Ohm -> 8,64V Potenciômetro 1KOhm -> 8,26V Resolução -> 0,38V (Melhor até o momento) Resistor em série -> 1MOhm Potenciômetro 0Ohm -> 0,52V Potenciômetro 1KOhm -> 0,49V Resolução -> 0,03V (Muito Péssimo) Resistor em série -> 5,6KOhm Potenciômetro 0Ohm -> 9,06V Potenciômetro 1KOhm -> 8,78V Resolução -> 0,27V Pessoal, Queria entender o que está acontecendo, e conseguir ter toda a resolução possível, ou seja, de 0 a 10V em outras palavras, uma resolução de literalmente 10,00V ... Assim eu conseguiria: 10V ÷ 0,01V = 1000 360 graus ÷ 1000 = 0,36 graus Ou seja, eu conseguiria enxergar até quase 1/3 de 1 grau ... muita precisão para meu tipo de posicionamento. Creio que algumas informações sejam necessárias, como por exemplo, no manual diz que a entrada é de <0,17mA. Necessito da ajuda de vocês .. Quem puder colaborar aí agradeço ! Abraço.
  7. Olá @_xyko_ Desculpe, não entendi ? Esse comentário foi para mim ? Caso seja, por favor cite a falta de educação para eu me orientar ! Obrigado... Oi @Isadora Ferraz Isa, sei que falou várias vezes rsrs, mas não estava conseguindo materializar a ideia, agora consigo entender o porque dos (-3VDC), não testei na prática, mas vou fazer para ver o que acontece ! Possivelmente no fim do potênciometro terei algo como os +3VDC, aí entra os -3VDC para conseguir chegar nos 0VDC. Outro detalhe, estou tentando pulsar 5VDC do PWM na base do TIP41, e estou colocando 12VDC no Emissor, para alimentar um motor (12VDC) no Coletor. Não estou conseguindo, sai 4,9V no motor... =/ ... Muito obrigado pessoal !
  8. Pessoal, Ilustrando o que necessito resolver, possuo os seguintes itens definidos: - Regulador de tensão LM7810, para me fornecer exatos 10VDC. - Potenciômetro de 2KOhm - 1W Agora o que devo implementar no quadrado vermelho na ilustração para que eu tenha um sinal de 0V a 10V respectivamente nos 0Ohm a 2KOhm do potenciômetro ? Conto com a ajuda de todos, muito obrigado !
  9. Olá @Isadora Ferraz Me equivoquei .. é 0,2mA mais precisamente 0,17mA !! Não há muito o que desenhar, é um potenciômetro variando de 0~10VDC .. é justamente isso que quero saber ^^ Estou tentando fazer com alguma combinação de resistores + potenciometro 2K ... divisor de tensão ... mas tá meio na tentativa erro !! ... Estou cursando Engenharia Mecatrônica ... Por motivos profissionais deixei a eletrônica um pouco de lado ... Depois de anos estou precisando dela novamente !! Muito obrigado !!
  10. @rjjj No caso o sinal vem do pwm NPN, 5VDC ... Já a saída alimentará o motor, no caso 12VDC - 1A ... @Isadora Ferraz Nossa, eu inevitavelmente preciso destes -3VDC ? Eu não consigo variar esses meus 10VDC somente com algum transistor ? A entrada do controlador programável necessita de apenas 200mA ou menos... Tem como me mostrar com algum esquema ou circuito ? Os requisitos são: Potenciometro: 2KOhm Tensão de saída: 0V a 10VDC (0Ohm a 2KOhm) Corrente saída: 200mA Obrigado pessoal !!
  11. Olá @Isadora Ferraz Uma alternativa pra resolver seu problema é resolver (!). resolver é preciso e dá uma boa resolução (!) da posição do eixo Preciso pesquisar e me informar mais sobre o RESOLVER, já houvi falar, mas não conheço, se ele me retornar uma resistência Ohmica em seus 360° de rotação, onde eu possa variar de 0V a 10V, esse cara me atende ... vou pesquisar sobre ele !!! Pra pwm o ideal é com mosfet ao invés de bjt. Na maioria dos casos nem dissipador precisa Pode me indicar um mosfet para alimentar um motor de 12VDC - 1A via PWM ? Sobre o pot 2K 1W é óbvio d+ e já disse: 1 lado os 10V o outro o 0V e o meio seus 0 a 10. Então, não realizei teste ainda, mas se eu colocar um potenciômetro de 2KOhm em uma tensão de 10VDC, e realizar a leitura na saída, ele modula de 0V a 10V certinho ? Não preciso de um transistor ou CI ? Qual utilizar ? Mas realmente há alguma falta de sintonia entre nós. Mas dá um desconto. Hoje é segunda feira braba pow! kk Haha... faz parte !!! O importante é que vocês estão me ajudando DEMAIS !!!! valeu pessoal ... estamos progredindo !!!
  12. Beleza @rjjj É isso mesmo, peguei o datasheet de todos e o TIP41C com IC = 6A chegando a 10A se pulsante que é meu caso no PWM já me atendeu, realmente o 2N3055 é 15A ... caso meus motores comecem a fritar os TIP41C terei que optar pelo 2N3055. Uma outra coisa que eu estava fazendo errado é usar as mesmas configurações de pinagem do BC547 no TIP41C, sendo que o BC a pinagem é 1=C, 2=B, 3=E ... já o TIP é 1=B, 2=C, 3=E ... por isso tive dificuldades em testa-los !! -.-' Perfeito ... essa parte do transistor está praticamente definida \o/ Agora me falta a proporcionalidade do potenciômetro de 2KOhm - 1W ... variar os 10VDC ... Onde 0Ohm deve me retornar 0V e 2KOhm deve me retornar 10V. Muito obrigado pela ajuda pessoal !
  13. Olá @Isadora Ferraz Você não entendeu ^^ , o potenciômetro vai no eixo deste motor controlado por PWM, ponto final ! rsrs Este potenciômetro de voltas infinitas (não multivoltas), me dará o posicionamento em 360º deste eixo em Ohms, com essa resistência Ôhmica, irei variar de 0V a 10V em uma entrada analógica a tensão de um Controlador Programável. Sendo assim, tenho os 10V com o CI 7810, me fornecendo exatos 10VDC. Agora com as informações que tenho do potenciômetro, ou seja, 2KOhm - 1W, preciso variar esses 10VDC, de 0V quando estiver com 0Ohm e 10V quando estiver com 2KOhm. Ponto final, na outra linha, parágrafo... Já possuo o PWM no motor DC do eixo, mas utilizei o mesmo post para tirar uma outra dúvida também, que estou com problemas na alimentação do motor com o PWM que possuo, necessito de um transistor NPN para alimentar o Motor 12VDC - 1A ou 24VDC - 1A. Possuo os seguintes transistores comigo: BC547, BD137, TIP41C, BD140, BD135, BC548, BC558, BC549, G12N60C3D, 2N3055, BC556B ... mas creio que nenhum tenha a potência correta para tal feito. Obrigado pela ajuda @Isadora Ferraz e pessoal ! Aguardo informações para me ajudar a direcionar.... muito obrigado !!
  14. Amigo @aphawk Na descrição do produto diz: Mecânica: Curso mecânica 360 ° (sem fim) E em uma imagem que vi, porém agora não acho mais, em seu interior ele realmente não tem stop mecânico, e possui uma pequena zona morta para transição de 360° para 0°. Eu achei o datasheet dele: http://www.vishay.com/docs/57059/357.pdf Em questões do transistor, como eu não sei o código do motor, não sei informações como a potência, podemos sobre dimensionar a aplicação e considerar que seja 1A, sei que está bem abaixo disso, mas preciso do componente para pesquisar, e não sei por onde começar, qual transistor para um motor de 12VDC - 1A e se fosse 24VDC - 1A ? Estou no inicio do projeto !! Amiga @Isadora Ferraz Eu utilizo PWM para o motor, porém não com a finalidade de diminuir a velocidade para o sensoriamento. Pessoal eu preciso de uma ajuda agora de como proporcionar 0V a 10V na entrada analógica, o potenciometro eu achei em Campinas, perto de minha cidade, ele custa R$97,00 e tem 2KOhm - 1W (http://www.vishay.com/docs/57059/357.pdf), agora tenho essa informação para conseguir proceguir: Como variar de 0V - 10V uma tensão de 10V (7810) com um potenciômetro de 2KOhm ? Eu precisarei de algum CI ? Ou estou complicando e consigo fazer por Lei de Ohm ? Obrigado pessoal !
  15. O componente em si existe: http://pt.aliexpress.com/item/precision-sensor-suitable-for-position-control-of-linear-rotation-and-angular-WDD35D1A/32286017601.html#extend Resta eu ver a melhor forma de fazer pois tenho 24VDC ou 12VDC ... para regular para 10VDC e então com uma determinada resistência Ohmica do potenciômetro variar esses 10VDC de 0V a 10V.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!