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  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

moisesest

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Sobre moisesest

  • Data de Nascimento 14-08-1994 (23 anos)

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  1. Ta meio difícil achar o erro ja que você nao postou a classe consolidado e ficou faltando um monte de metodo pra poder compilar e testar poste a classe e coloque dentro das tags code e /code mas tentando usar minha bola de cristal aqui, talvez o problema seja instanciar dois objetos consolidado diferentes em nos metodos entrada e saida public static void entradas() { Consolidado consolidado = new Consolidado(); . . . . ... public static void saidas() { Consolidado consolidado = new Consolidado(); ... não sei se é a intenção, mas do jeito que esta, um objeto não ira ter o mesmo valor do outro, logo pode dar esse efeito de "perder" o que tem na matriz, ja que os dois viraram variaveis locais que sao destruidas ( ou perde a referencia) cada vez que você sai de um desses metodos, a nao ser que você esteja criando uma lista dentro da classe Consolidado e mantendo eles salvos por la a cada nova instancia se você não quer esse efeito, de Consolidado consolidado = new Consolidado();, apenas uma vez e torne consolidade um atributo do tipo Consolidade dentro de Fluxo de Caixa, e só cria um construtor pra fluxo de caixa que crie uma nova instancia a cada execução, ae você usara a mesma instancia em todos metodos, e todos enxergaram os mesmos valores e talvez sua matriz. Provavelmente você também ira precisar dae dar FluxodeCaixa variavel=new FluxoDeCaixa() dentro do seu main, pra nao ter que tornar os metodos static talvez algo assim: package clubedohardware; import javax.swing.JOptionPane; public class FluxoDeCaixa{ private Consolidado consolidado; public FluxoDeCaixa(){ consolidado=new Consolidado(); } public static void main(String args[]){ FluxoDeCaixa f1=new FluxoDeCaixa(); f1.menu(); f1.entradas(); f1.saidas(); } public void menu(){ int opcao = 0; do { opcao = Integer.parseInt( JOptionPane.showInputDialog("Digite o número o da opcão desejada."+ "\n\n1. Entradas"+ "\n2. Saidas"+ "\n\n 9. sair")); switch( opcao ) { case 1: entradas(); break; case 2: saidas(); break; default: System.exit(0); } } while( opcao != 9 ); } public void entradas(){ consolidado.instanciaRealizadoEntrada(); consolidado.instanciaPrevistoEntrada(); int opcao = 0; do { opcao = Integer.parseInt( JOptionPane.showInputDialog("Digite o número o da opcão desejada."+ "\n\n1. Entrada de Saldo inicial de caixa"+ "\n2. Retorna Saldo inicial de caixa" + "\n3. Entrada de Dinheiro realizado no dia"+ "\n4. Retorna o total de entrada de Dinheiro realizado no dia"+ "\n5. Entrada de Cheque realizado no dia"+ "\n6. Retorna o total de entrada de Cheque realizado no dia"+ "\n7. Entrada de Duplicatas a receber realizado no dia"+ "\n8. Retorna o total de entrada de Duplicatas a receber realizado no dia"+ "\n9. Entrada de Cartão de crédito realizado no dia"+ "\n10. Retorna o total de entrada de Cartão de crédito realizado no dia"+ "\n11. Entrada de Outros recebimentos realizado no dia"+ "\n12. Retorna o total de entrada de Outros recebimentos realizado no dia"+ "\n13. Entrada de Dinheiro previsto no dia"+ "\n14. Retorna o total de entrada de Dinheiro previsto no dia"+ "\n15. Entrada de Cheque previsto no dia"+ "\n16. Retorna o total de entrada de Cheque previsto no dia"+ "\n17. Entrada de Duplicatas a receber previsto no dia"+ "\n18. Retorna o total de entrada de Duplicatas a receber previsto no dia"+ "\n19. Entrada de Cartão de crédito previsto no dia"+ "\n20. Retorna o total de entrada de Cartão de crédito previsto no dia"+ "\n21. Entrada de Outros recebimentos previsto no dia"+ "\n22. Retorna o total de entrada de Outros recebimentos previsto no dia"+ "\n23. Retorna o Total de Entradas realizado no dia"+ "\n24. Retorna o total de Entradas previsto no dia"+ "\n25. Retorna o Total de Entradas realizado no mes"+ "\n26. Retorna o Total de Entradas previsto no mes"+ "\n27. Voltar"+ "\n\n 9. sair")); switch( opcao ) { case 1: double valorSaldo = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog( "Digite o Saldo inicial do caixa")); consolidado.entradaSaldoInicialCaixa(valorSaldo); break; case 2: JOptionPane.showMessageDialog(null, consolidado.retornaSaldoInicialCaixa()); break; case 3: int dia; double valorDiaR; do{ dia = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog( "Digite o dia de 1 ate 20")); }while(dia<1 || dia >20); do{ valorDiaR = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Di gite o valor")); }while(valorDiaR < 0); consolidado.entradaDinheiroRealizado(dia, valorDiaR); break; case 4: int retornaDia = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog( "Digite o dia que deseja retornar o valor")); JOptionPane.showMessageDialog(null, consolidado.retornaDinheiroRealizado(retornaDia)); break; case 5: int dia1 = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog( "Digite o 1º dia")); int dia2 = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog( "Digite o 2º dia")); JOptionPane.showMessageDialog(null, consolidado.consultaLancamentoDinheiro(dia1, dia2)); break; case 6: JOptionPane.showMessageDialog(null, consolidado.gastoMedio()); break; case 7: JOptionPane.showMessageDialog(null, consolidado.gastoMedio()); break; case 27: menu(); break; default: System.exit(0); } } while( opcao != 9 ); } public void saidas() { consolidado.instanciaRealizadoSaida(); consolidado.instanciaPrevistoSaida(); int opcao2 = 0; do { opcao2 = Integer.parseInt( JOptionPane.showInputDialog("Digite o número o da opcão desejada."+ "\n\n1. Entrada de Saldo inicial de caixa"+ "\n2. Retorna Saldo inicial de caixa" + "\n3. Entrada de Dinheiro realizado no dia"+ "\n4. Retorna o total de entrada de Dinheiro realizado no dia"+ "\n5. Entrada de Cheque realizado no dia"+ "\n6. Retorna o total de entrada de Cheque realizado no dia"+ "\n\n 9. sair")); switch( opcao2 ) { case 1: JOptionPane.showMessageDialog(null, consolidado.gastoMedio()); break; default: System.exit(0); } } while( opcao2 != 3 ); } }
  2. hsqldb

    depois de baixar o driver, salva ele dentro da pasta plugins do ecplise, ou crie uma pasta ext( nao precisa ser essa, mas é o padrão recomendado) dentro da sua pasta que tem o executavel do eclipse e copie pra la. clica com direito no seu projeto, vai em Build Path> Configure build Path> Libraries> Add library> Users library>user libraries> new> de o nome do seu driver>add Jars>seleciona o arquivo que você baixou e deixou na pasta plugins ou ext do eclipse. http://download.oracle.com/javase/tutorial/jdbc/basics/index.html pra simular em testes um banco mesmo sem intalars o mysql workbench ou similares você pode pegar o vertrigo http://vertrigo.sourceforge.net/ instala no pc ae você cria um banco e uma tabelinha meia boca la, e depois sobe ele pelo vertrigo ( no site tem o passo a passo). se você usa o "poderoso firewall do windows" ele ira dar uma notificação pra testar é so digitar localhost no firefox usuário é root, senha vertrigo []'s
  3. Hibernar em java

    use linha de comando pela classe Runtime, Runtime.getRuntime().exec(" comando"); comando pra hibernar se for windows é RunDll32.exe powrprof.dll,SetSuspendState http://download.oracle.com/javase/1.5.0/docs/api/java/lang/System.html []'s
  4. esse simulador tem que comparar a memoria do computador que executar ele mesmo, ou é só pra simular pelos dados do arquivo texto e fazer os calculos baseado só naquilo? se for só pra simular elo arquivo texto é barbada, se for pra pegar a memoria mesmo ja complica um pouco se for o primeiro 1º caso ao invés de ler o texto pelo scanner direto, usa o File pra localizar o arquivo, FileReader pra pegar e deixar preparado, e passa a variavel do FileReader pra dentro de um BufferedReader. Da 2 nextline() no buffer, um pros blocos e outro pros processos e concatena numa String em duas linhas tambem. envia essa string pra outro metodo, pra manipular o formato. nesse você primeiro da um replaceAll nessa string, troca as linhas em branco "\n", e espaço em branco por ";" tambem usa o metodo .split(";") na string e joga o retorno dentro de um array de strings, pra poder tratar cada dado pelos indices do array. depois disso é só criar uns metodos separados pra tratar o array, fazer media, ver se ta perto do limite( imagino que eles te passaram um limite de memoria que nao possa exceder) os processos nao entendi direito, mas se for uma lista de processos do tipo winlogon.exe, svchost.exe, etc, pode usar regex pra tratar como nome mesmo
  5. Vamo la: 1. use a tag CODE E /CODE pra postar codigo. você definiu uma classe chamado Loja, como classe filha de Construção . A não ser que usou a logica "toda loja fisica é feita de tijolo e cimento, logo É UM(A) Construção" você nao deveria ter feito ela como filha. Isso nao é um erro de Java em si, mas de orientação a objeto só que vai acabar te quebrando as pernas porque Java é todo em cima disso. você só deve fazer uma classe estender outra, se ela passa no teste É UM/ É UMA, senao se torna desnecessario. Se você queria apenas criar classes que fossem todas relacionadas ao tema Construção, e se em Construção você tem em mente um metodo que tem que existir em TODAS subclasses ou classes relacionadas, então deveria ter definido Construção como interface, nao superclasse. Construcao package clubedohardware; public class Construcao implements Commission{ /* ESSA CLASSE NAO PRECISA SER ABSTRATA, PORQUE SE MANTER ELA ABSTRATA você VAI SER OBRIGADO CRIAR MAIS UMA CLASSE PRA IMPLEMENTAR OS METODOS EM BRANCO DESTA, O QUE NAO É NECESSARIO NUM CODIGO estão SIMPLES */ private double area; private double precoArea; public Construcao(double area, double precoArea) { this.area = area; this.precoArea = precoArea; } //CONSTRUTORES /*fica mais fácil e pratico pra quem ja usa java saber pelo nome ou jeito que o nome dos metodos esta escrito, pra que eles servem, sem você precisar comentar um a um. Pesquise sobre o padrão JavaBeans. Normalmente toda classe ja deve sobrescrever o toString de Object, que serve exatamente pra exibir todos dados da classe, public String toString(){ String str=""; -->aqui vai seu codigo<--- return str; } então troquei seu getDados por toString.*/ public String toString(){ String s1; s1="Area= "+area+", "+"PrecoArea= "+precoArea; return s1; } public void printDados(){ System.out.printf(toString()); } public double calculaPrecoTotal(){ double precoTotal=area*precoArea; return precoTotal; } //METODOS MODIFICADORES QUE ESTAVAM FALTANDO public double getArea() { return area; } public void setArea(double area) { this.area = area; } public double getPrecoArea() { return precoArea; } public void setPrecoArea(double precoArea) { this.precoArea = precoArea; } } codigo puro public class Construcao implements Commission{ private double area; private double precoArea; public Construcao(double area, double precoArea) { this.area = area; this.precoArea = precoArea; } public String toString(){ String s1; s1="Area= "+area+", "+"PrecoArea= "+precoArea; return s1; } public void printDados(){ System.out.printf(toString()); } public double calculaPrecoTotal(){ double precoTotal=area*precoArea; return precoTotal; } public double getArea() { return area; } public void setArea(double area) { this.area = area; } public double getPrecoArea() { return precoArea; } public void setPrecoArea(double precoArea) { this.precoArea = precoArea; } } Loja package clubedohardware; public class Loja implements Commission{ private double sales; /* SEU CONSTRUTOR ANTERIOR public Loja(double sales){ setVendas(sales); } SALES É UM ATRIBUTO DE LOJA, você NAO PRECISA ( NEM É RECOMENDAVEL) CHAMAR UM METODO DE DENTRO DO CONSTRUTOR PRA DEFINIR ELE. EM CONTRUTORES você COLOCA O VALOR INICIAL DIRETO PELO ATRIBUTO, LEMBRE-SE QUE O CONSTRUTOR SÓ É EXECUTADO NA CRIACAO DO OBJETO E NAO QUANDO você QUER ATUALIZA-LO. DEPOIS DE CRIADO, O OBJETO SÓ É ALTERADO PELOS METODOS */ public Loja(double sales){ this.sales=sales; } /* SEU CODIGO ANTERIOR public void setVendas(double s){ this.s=(s<0)?0.0:s; return s; } 1. você SÓ USA THIS, QUANDO O S FOR UMA DO OBJETO EM EXECUÇÃO, MAS você NAO CRIOU NENHUM ATRIBUTO CHAMADO 'S', NAO TEM COMO USAR THIS NELE 2. METODO VOID NAO RETORNA NADA, SE QUER DAR RETURN EM ALGO, TEM QUE DEFINIR O TIPO DE RETORNO DO METODO 3.METODOS MODIFICADORES PADROES DEVEM APENAS ALTERAR O ATRIBUTO, TRATAMENTOS ESPECIAIS você USA EM CLASSES DE CONTROLE, ISSO AQUI É UMA DAS CHAMADAS 'CLASSE BEAN' DEVEM CONTER SO CONSTRUTORES E MODIFICADORES NORMALMENTE 4. OS METODOS SETTERS, DEVEM SER SEMPRE VOID, QUEM RETORNA ALGO SAO OS GETTERS 5. VOU APENAS IGNORAR O METODO, PORQUE NAO ENTENDI DIREITO O QUE você QUER DELE AFINAL */ /* seu codigo anterior public double getPrecoTotal(){ double PrecoTotal = COMMISSION_RATE*s; return PrecoTotal; } 1. EVITE COMEÇAR NOME DE ATRIBUTOS COM OU TODO EM MAIUSCULO, A NAO SER QUE SEJA UMA CONSTANTE 2. MESMO PROBLEMA ANTERIOR, NAO EXISTIA NENHUMA VARIAVEL CHAMADA S, APENAS 'SALES' */ public double calculaPrecoTotal(){ double precoTotal = COMMISSION_RATE*sales; return precoTotal; } public double getSales() { return sales; } public void setSales(double sales) { this.sales = sales; } } codigo puro public class Loja implements Commission{ private double sales; public Loja(double sales){ this.sales=sales; } public double calculaPrecoTotal(){ double precoTotal = COMMISSION_RATE*sales; return precoTotal; } public double getSales() { return sales; } public void setSales(double sales) { this.sales = sales; } } interface package clubedohardware; /* * INTERFACE QUE FALTAVA * */ public interface Commission { int COMMISSION_RATE=5; double calculaPrecoTotal(); } /*ESSA INTERFACE FICOU UM TANTO DESNECESSARIA, CRIEI SÓ PRA NAO fugir MUITO DA SUA IDEIA INICIAL PRA NAO FICAR UMA INTERFACE APENAS DE UM ATRIBUTO, COLOQUEI O SEU METODO 'getPrecoTotal' DENTRO DELA, JA QUE SE REPETIA NA CLASSE LOJA E CONSTRUCAO. TROQUEI O NOME POR 'calculaPrecoTotal' PORQUE PELO padrão JAVABEANS,APENAS GETTERS PODEM SER CHAMADOS 'getAlgumaCoisa'*/ codigo puro public interface Commission { int COMMISSION_RATE=5; double calculaPrecoTotal(); } Classe de execução, pois estava sem main public class ExecutaConstrucao { public static void main(String[] args) { Construcao c1=new Construcao(100, 50); double preco=c1.calculaPrecoTotal(); Loja l1=new Loja(preco); double valorFinal=l1.calculaPrecoTotal();//aqui foi adiconado o valor da comissão System.out.println("Clube do Hardware S.A"); System.out.println("Recibo: "); System.out.println("--------------"); System.out.println("Dados compra:"); c1.printDados(); System.out.println("\n Valor total: " +valorFinal); System.out.println("--------------"); } } Procure exercicios mais basicos, e estude mais fundamentos de orientação a objeto, depois você volta ao Java em si e tentar criar algum codigo com todos conceitos juntos. Nao adianta muito você pegar um codigo mesmo que simples, mas com muita coisa junta, se você ainda nao dominou elas separadas, vai acabar causando mais confusao. []'s
  6. array comum: A) Crie um array bidimensional de inteiros com 3 colunas e 2 linhas. Crie um vetor ( array unidimensional) que some os valores de cada linha do array do item A. C) Mostre os valores do arraybidimensional e do array de soma. public class Arrays { int[][] array; public Arrays(int l,int c){ array=new int[l][c]; } public Arrays(int[][] a){ array=a; } public int[] soma(int[][] a){ int[] b=new int[a.length]; for (int i = 0; i < a.length; i++) { for (int j = 0; j < a[i].length; j++) { b[i]+=a[i][j]; } } return b; } public void exibirSoma(int[] obj){ System.out.println("exibindo array da soma"); for (int i = 0; i < obj.length; i++) { System.out.println(obj[i]); } System.out.println("__________________________________"); } public void exibirArrayM(int[][] obj){ System.out.println("exibindo array de array"); for (int i = 0; i < obj.length; i++) { System.out.println(""); for (int j = 0; j < obj[i].length; j++) { System.out.print(obj[i][j]+", "); } } System.out.println(""); } public static void main(String[] args) { int[][]a={{5,3,2},{5,1,1}}; Arrays a1=new Arrays(a); a1.exibirArrayM(a); int[] aux=a1.soma(a); System.out.println("---------------"); a1.exibirSoma(aux); int[][]c={{10,10,10},{5,5,5,5}}; Arrays a2=new Arrays(c); a2.exibirArrayM(c); System.out.println("---------------"); int[] aux2=a2.soma(c); a2.exibirSoma(aux2); } } arraylist 1.Crie uma arraylist de inteiros, que receba 4 valores e exiba na tela. public class ExemploArrayList { public static void main(String[] args) { ArrayList<Integer> a1=new ArrayList<Integer>(); int valor1=10, valor2=5, valor3=7, valor4=18; a1.add(valor1); a1.add(valor2); a1.add(valor3); a1.add(valor4); for (int i = 0; i < a1.size(); i++) { /*ArrayList nao possui o atributo length, mas tem o metodo size(), que retorna um inteiro com o numero de itens preenchidos na ArrayList*/ System.out.println("valor indice "+i+": "+a1.get(i)); } } }import java.util.ArrayList; []'s
  7. pessoal alguem sabe exatamente como funciona aquele esquema da compra em grupo da capcom do street fighter AE? que o cara compra 4 e paga 3 nunca comprei nessas promoções, no caso eu teria que deixar os outros 3 caras acessarem minha conta pra ter acesso ao serial e link de download? isso é meio perigoso, acho que ae nao da mas se for um link publico de download idividual pra cada um dos 4... tambem tem o problema de algum sair divulgando o link com serial, e ser invalidado pela live por abuso... alguem ja compru nesse formato de 4-3 ou 3-2?
  8. estou começando a ficar em duvidas se a capcom nao fez muita cagada nesse SSF AE deixar um ou outro personagem bufado tudo bem... mas pelo quantidade de comentarios negativos do pessoal do portal versus e outros foruns de jogos de luta, estou com uma má impressao já achei que yun e yang estariam mais ou menos um sagat da vida, mas dae a playersPro, perderem de perfect qse sem reação ja é sacanagem tem video do filipino champ que é um monstro de dhasim, perdendo 1 partida de perfect seguida de 3 quase full hp pro yun do daigo . ta certo que o daigo joga bem, mas esta jogando a bem menos tempo com o char que o filipino, e o dhalsim ja é forte, perder estão desparado assim é ridiculo. fora o bug da palma de prioridade super roubada, wakeup com invencibilidade, isso que nem jogaram tanto com eles ainda pra achar mais glitch
  9. bom, minhas indicações nesse formato: cabal é legal, tem o oficial BR, porém em franca decadencia a tempos, fora estar saindo o cabal 2, provavel que ele seja mais largado ainda de mao LOTRO é de outro estilo mas é 'mais ou menos free' e se você curtir os livros de senhor dos aneis é um prato cheio aika nao indico muito, acho graficamente fraco para começar agora algo novo, e o diferencial dele que seria a guerra, é meio rush do boi doido, pra mim ao menos não curti. OBS: tem um MMO gratis, que esqueci totalmente o nome, o Kyuzo deve saber, esta em open na korea apenas, pra jogar tem que fazer umas mutreta pra cadastrar um celular koreano no site, fora isso da pra jogar normal. no MMORPG brasil tem uma area dele senao me engano, la é fácil você reconhecer pelo que vou descrever, nao posso buscar o link porque aqui é bloqueado ele lembra os graficos do assasins creed, basicamente é focando em dungeons de instancia, que podem ser em grupo ou solo, mas o destaque dele é PVP o pvp pode ser duelo ou 2x2, mas nao basta você usar as skills você tem que 'mira-las', pode desviar, pular, etc, é um action game, mas com caracteristicas RPG os graficos estão bem acima da media dos MMo atuais também, nao tanto quanto blade & soul, mas muito trabalhados
  10. sai 7 de julho pra PC, ou dia 15 em caso de imprevistos, estou sem o link da fonte, mas foi a resposta dada pelo Sven da capcom.
  11. oaheaha desenterraram essa de AMD é melhor pra jogo hein bom, ja falaram isso mas reforçando: 1° amd era melhor mesmo, isso nao é mito eu tinha um desses amd 64 que na epoca botavam os p4 no bolso pra jogos 2° essa epoca passou, e nao parece que voltara estão cedo, ja que a intel esta dando uma volta de retardatario ja na AMD, a AMD simplesmente nao conseguiu manter o ritmo rápido da intel em lancamento de arquiteturas novas, quando o bulldozer sair a venda, que era pra disputar com os sandy bridge, os ivy bridge ja terao saido, é muito improvavel que o cenario mude 3° nunca vi curso tecnico que de visão aprofundada de placa de videos, muito menos atuais. 4° Professor com mestrado tambem nao quer dizer nada, eu mesmo dei umas dica pro meu professor 'mestrado' a escolher a VGA do note dele, esse tipo de coisa nao é foco de quase nenhum curso superior de TI do brasil, a nao ser que o cara seja da area de jogos ou engenharia, e ainda depende da faculdade. tem muita gente aqui que com certeza entende mais de placa de video que teus professor, ao menos para games. 5° @autor do topico pelo televendas você consegue 7~8% de desconto a vista no Avell, aquele valor que você ve no site nao conta com o desconto a vista que os vendedores dao se você der uma insistida ( emerson - londrina/ armstrong- florida ).
  12. é que pro cara ver em video e tal, ou espancar a cpu é legal mas talvez pela questão de dar uma cara de 'estrategia' mesmo e pra evitar de alguns ficarem desequilibrados no player vs player pegue o exemplo do ryu. escolhendo só 1 ultra, ou você fica com um bom finisher linkando o metsu hadouken em combo, OU fica mais 'na espreita' pra acertar o metsu shoryuken se ambos fossem liberados, alem de uma sequencia muito pesada, os adversarios ainda poderiam tomar um KO quase certo do ultra 2 na aproximação ou pulo e caso fosse dado ultras multi uso pra todos, as lutas poderiam ficar curtas demais e perder um pouco da graça
  13. eu compraria o avell, pela garantia de 3 anos, e de fato uma garantia que é cumprida e não de enfeite.
  14. tambem acho, como disse antes, nao basta um personagem ser tipo como top em um rank, vai depender muito mais do cara que controla
  15. se grana nao é problema, asus G53SX sem erro.

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