Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arthurand

Membro Pleno
  • Posts

    20
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Arthurand postou

  1. Prezados, Meu HD de 500GB do meu laptop está indo para o espaço e, com o devido backup já em mãos, pretendo substituir o HD por um SSD. Como utilizo muito espaço em disco mas não pretendo gastar dinheiro para comprar um SSD de 480GB que custa em média 1000 reais, então decidi optar pelos modelos de 240GB e fazer um sacrifício para meus dados caberem ali rsrsrs Enfim, estou em dúvida nesses três modelos: http://www.kabum.com.br/produto/65331/ssd-sandisk-240gb-sdssda-240g-g25 http://www.kabum.com.br/produto/30079/ssd-kingston-hyperx-2-5-240gb-sata-iii-sh103s3-240g http://www.kabum.com.br/produto/63956/ssd-kingston-hyperx-savage-240gb-sata-iii-6gb-s-shss37a-240g Comprei recentemente um igual a esse da Sandisk de 128GB para um outro laptop da casa e até agora estou satisfeito com ele, pois tinha lido reviews ruins sobre os da Kingston da série V300 Eu entendo que a linha HyperX da Kingston é voltada para jogo e indubitavelmente tem velocidades superiores ao da Sandisk. Como pra mim o upgrade de velocidade de um HD para um SSD já vai ser insano, a diferença de velocidade do HyperX pro Sandisk não é o grande diferencial, mas sim a durabilidade. Então a pergunta é: O HyperX é mais durável que o Sandisk? Apresenta os mesmos problemas da linha V300? Até estou disposto a pagar a mais pela velocidade que o HyperX oferece mas tenho medo de ser pouco durável. Também notei que entre esses dois HyperX tem a diferença entre as controladoras mas não sei qual seria a melhor opção. Agradeço desde já!
  2. É, eu também só penso na corrente de partida que pode alcançar até 10x o valor normal, mas o estranho é eles terem colocado exatamente o mesmo adesivo do outro. O adesivo diz: "Não ligar ao nobreak equipamentos/aparelhos com motor "AC" tipo: ventiladores, microondas, furadeiras, refrigeradores, acionadores de portas de garagem, reatores eletromagnéticos, etc. Não ligue qualquer tipo de estabilizador na saída do nobreak." O comportamento do ventilador no meu teste já mostra que a onda que sai é mesmo senoidal pelo menos. Nota: O ventilador que testei tem 45W de potência e usei um transformador 110V->220V para usá-lo no nobreak. Note também que quando usava esse mesmo transformador no outro nobreak, ele fazia um barulho e vibrava um pouco. Ainda pergunto, é normal esse novo nobreak senoidal fazer um barulhinho agudo também? Outra vez acho que li por aqui alguém dizendo que os nobreaks que faziam esse tipo de barulho eram os PWM por causa da geração da onda. Mas esse barulho que ta fazendo é com a bateria carregando. O barulho lembra o som que alguns monitores CRT antigos faziam, algo na faixa dos 16khz.
  3. Amigos, agradeço primeiramente ao Faller pelos posts esclarecedores e, com isso, segui o conselho de vocês e comprei um no-break senoidal porém o mesmo não é online já que iria fugir totalmente do meu orçamento hehehe. Quando fui instalar, me veio uma dúvida. Ele veio com o mesmo adesivo que o meu no-break antigo não-senoidal veio, dizendo aquela história de não poder ligar nenhum tipo de motor AC. Fiquei confuso, achei que ele por ser senoidal pudesse ligar qualquer coisa respeitando o limite de potência e tensão obviamente. O meu no-break novo é esse daqui http://www.nagem.com.br/modulos/produto/detalhe.php?cp=234222. E o antigo é um SMS Net 4+ 1400VA (Onda PWM). Para matar a curiosidade, eu liguei um ventilador pequeno no no-break antigo (PWM) e, claro, cortei a energia no-break, acionando assim o inversor, imediatamente notei um barulho vindo do ventilador e desliguei imediatamente para não causar danos. Provando assim que ele gera uma onda PWM e que essa onda causa esse ruído e o mau funcionamento do ventilador. Já com o no-break novo, também desligado da tomada (inversor acionado), liguei o MESMO ventilador e constatei que não fazia barulho algum e funcionava exatamente como se estivesse ligado numa tomada comum. Alguém pode me explicar porque o no-break senoidal tem esse adesivo proibitivo do motor AC? PS: Quando o no-break novo tá no modo bateria, ele também gera um barulhinho bem agudo que nem o outro. É normal?
  4. O no-break que você me indicou parece ser muito bom mas infelizmente essa loja é em São Paulo e ele só suporta entrada de 110V, aqui onde moro é 220V. É impressão minha ou ele não tem engate para bateria externa? Eu to pensando em comprar aquele da SMS por ele ser senoidal de modo que eu possa ligar qualquer equipamento nele e principalmente pelo fato que na época que comprei meu no-break, o modelo igual a ele que tinha USB/Serial era bem mais caro e essa comunicação com o PC é vital para mim. O que você diz que não gosta nos estabilizadores? É o chaveamento interno dos relês? É muito frequente esse chaveamento onde vocês moram? Aqui acontece geralmente quando o compressor do ar condicionado dá a partida. Não chega a ficar chaveando tão rápido de modo que possa provocar algum defeito nos equipamentos, além do mais eu sempre usei estabilizadores aqui em casa há mais de 15 anos para os computadores e nunca tive problema com componente queimando e tal.
  5. Verdade, eu já li muito sobre a questão da onda PWM e a senoidal e inclusive devo dizer que seu post inicial foi MUITO esclarecedor, porém comprar um no-break online para mim está fora de cogitação, pelo preço e que também nas lojas onde frequento, não é comercializado. Um no-break que eu acompanho já tem algum tempo e que está dentro do limite do meu orçamento é este aqui http://www.nagem.com.br/modulos/produto/detalhe.php?cp=234222. Apesar de ele aparentemente ser um short-break, ele é senoidal certo? Logo posso tranquilamente ligar um transformador dele ou até mesmo um motor (claro que respeitando as devidas potências). Não costuma haver muitas flutuações de energia aqui na minha casa, o que acontece ainda que, graças a Deus, cada vez mais raramente, é faltar luz mesmo, e quando falta, é por cerca de 2~3 horas e é por isso que eu gostaria de ampliar a autonomia. Eu só não entendi o seguinte: Essa capacidade de suprimento de recarga que você diz, é a corrente do "módulo de carregamento de baterias" que o no-break possui para carregá-las? Ele não consegue carregar baterias maiores mesmo que de maneira bem mais lenta? PS: O no-break que eu citei é uma boa escolha?
  6. Amigos, tenho uma pergunta meio especifica e por isso não sei se vocês sabem responder, mas vou fazê-la. Eu possuo este nobreak: http://www.nagem.com.br/modulos/produto/detalhe.php?cp=183296 há 1 ano e, tem alguns meses que comprei o cabo de bateria externa dele e coloquei uma bateria de carro de 40A, só que eu gostaria de aumentar ainda mais a autonomia dele. No manual, se não me engano diz que o maior módulo de bateria externa que eles vendem é de 80A para este nobreak e me parece que eles descrevem esse módulo proprietário como sendo duas baterias de 40A ligadas em paralelo. A minha pergunta é: Posso ligar no meu nobreak uma única bateria externa de 80A ao invés de duas de 40A em paralelo? Outra pergunta: Estou mesmo limitado aos 80A de capacidade de armazenamento? Antecipadamente grato
  7. Ah bom, esse esclarecimento mudou muita coisa pra mim, eu tava com medo de depois de 10.000 ciclos ou algo parecido alem de eu nao gravar, eu tambem nao poder ler mais a informação. Isso já tranquiliza muito mais, então quer dizer que quando o SSD ficar velho, no maximo o sistema operacional vai dar erro ou talvez montar em somente leitura e no caso, vai ser só tirar os dados de la com toda a calma do mundo e substituir o SSD, correto? *por falar nisso, nunca ouvi falar desse modo "ACID", só conheço ATA e AHCI e acho que nem minha placa-mãe do desktop que é nova (DX58SO) tem essa opção. Ou ela só aparece quando ela detecta um SSD? (A placa-mãe do servidor é uma DG31PR)
  8. hehehe, mas na verdade aquele contadorzinho que vocês mencionaram de 10.000 ciclos por celula deve permanecer né, porque isto determina a vida util da celula certo? Se formatar o contador é resetado? Porque fazendo isso a celula pode parar de funcionar fisicamente e precisar de realocacao certo?
  9. Esse raid você faz no windows ou no linux? No caso você consegue achar uso pra todo esse throughput de 560MB/s Eu nao medi muito mas eu acredito que o meu Raid 5 tem um throughput de aprox. 110MB/s~ Mas é muito raro eu usar tudo isso, visto que o Raid fica no meu server linux e quando faço uso pesado dele, é por meio de uma rede gigabit então não da pra usar muito mais que isso né. Geralmente tem um throughput de 90MB/s por conta da "lentidao" do HD da outra maquina, no caso de transferencia de arquivos. Por falar nisso, você faz as leituras smart desses SSD's? Funciona bem? E mudando um pouco de assunto, eu ando pesquisando muito na internet sobre as informaçoes do SMART e, como sempre, um pouco preocupado com a vida util desses meus HDs, eu faço a leitura dos dados smart só que tem tanta informaçao que eu nao sei quais sao as mais cruciais e qual o limiar que eu devo considerar para uma possivel substituiçao de um disco. Quanto ao disco de 250GB que eu acho que está caducando, ele tem mais de 2 anos, acho que o comprei em 2008, ele na verdade tem cerca de 2.1 anos ligado (Powered on).
  10. Pois é, obrigado pelas boas vindas, já acesso esse site há muitos anos e acho que inclusive tenho alguma conta milenar nesse forum mas perdi os dados muito provavelmente. A parte que eu mais costumo acessar é a tabela comparativa de placas de video. você faz RAID 1 com dispositivos SSD? RAID 1 se não me engano é espelhamento integral. Não é meio caro pra essa modalidade? Eu ainda to querendo fazer um upgrade no meu storage, no momento tenho 4 HDs de 500GB totalizando em RAID 1,5TB de espaço util, em breve pretendo comprar de 1TB ou 1,5TB, só esperando os preços baixarem...
  11. Então, nessas condições de uso que eu citei, você diria que um SSD MLC de 32 ou talvez 64GB tomando como referencia um kingston, duraria pelo menos 2 anos?
  12. Bom, antes de mais nada, obrigado pelas respostas rápidas. Esse hd que pra mim já ta caducando eu faço um backup diario automatico dele pro raid5, um backup basico na verdade, copio apenas as pastas /etc /home e /root que sao as que mais me importam porque caso ele quebre de um dia pro outro, o maior trabalho que vai dar é apenas reinstalar a maquina. E quanto ao exemplo dos arquivos, eles são gerados meio que por um "programa em bash", eu chamo de "programa" porque, apesar de serem scripts mas sao MUITOS scripts que rodam em paralelo que "tomam conta", gerenciam a maquina e no caso, eles compartilham entre si o que eu chamo de "variáveis globais" que nada mais sao que arquivos com texto ou apenas 0 ou 1 e que algumas dessas variaveis sao atualizadas a cada 0.3 ou até mesmo 0.2 segundo. Eu imagino que o kernel ou filesystem ou qualquer outro "componente" do sistema nao vá deixar ser gravado efetivamente no HD cada informação dessa nessa latencia, eu penso que ele faça um "cache" e grave no HD a cada talvez 1 segundo para nao cansar o HD. Eu sei tambem que eu poderia colocar essa variaveis no /tmp que nada mais é que um local na memória RAM da maquina (me corrija se estiver errado). E eu pretendo fazer isso em breve, nao fiz isso antes porque nao pensei que o programa fosse ficar estão complexo hehehe. Bom, encerrando este "livro" rsrsrsrs, o SSD nao vai gravar a informação na mesma celula novamente, ele alterna as celulas correto?
  13. Pessoal, eu tenho um computador em casa que uso como servidor, tem alguns HDs em RAID5 e tem o HD raiz que no caso tem 250GB e o status do smart diz que ele ja tem mais de 2 anos ligado (powered on). Bom, ele ta começando a caducar um pouco, as vezes quando reinicio a maquina ele fica sem querer ligar ou demora a ligar, ja resolvi qualquer problema que pudesse ter relacionado a fonte e a cabos. Enfim, estou resolvendo substitui-lo. A principio a opção de um SSD pareceu-me atrativa, até porque dos 250GB dele, eu só uso 20GB, um SSD 32 GB ou 30GB ficaria legal. Mas devo dizer que fiquei assustado com a vida util super curta do SSD, pelo menos do tipo MLC que é o mais popular e barato. Nesse servidor eu uso linux, e o linux é reconhecido por logar tudo, tem logs sendo gravados a cada meio-segundo praticamente, resultando então, eu acredito num uso muito intenso do HD e com essa vida util super curta do modelo MLC (10.000 modificações?) eu me preocupei. Gostaria de saber o seguinte, esses 10.000 ciclos de modicação no caso, seria se todas as celulas fossem modificadas 10.000 vezes? E se por exemplo eu tiver um um arquivo ou uma serie de pequenos arquivos quase que como váriaveis que tivessem seus pequenos valores modificados a cada 0,5 segundo e isso perdurasse durante 24horas. Quer dizer então que eu teria feito 172800 ciclos (86400 * 2) e, consequentemente meu SSD ja teria quebrado no primeiro dia de uso? Alguem poderia me explicar isso? Grato

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!