Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chico Spina

Membro Júnior
  • Posts

    15
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

5
  1. Em primeiro lugar, 4 GB é pouco para BF 4, se você não tem memória principal disponível, será usada memória virtual, no HD, o que não ajuda,
  2. Para usar em stock não há necessidade nem de um coolermaster aftermacket, o box já dá conta tranqüilamente, é só ter um gabinete bem ventilado e uma boa arrumação de fios. Se não vai jogar então nem de VGA precisa, o vídeo integrado de um i7 "Haswell" dá conta tranqüilamente de rodar CS:GO, e nem precisa ser no mínimo. Eu investiria o restante em um gabinete bom e num SSD maior.
  3. O X6 1055T é 95W, mas provavelmente não funciona na sua mobo não por limitação elétrica, e sim por uma questão de compatibilidade da BIOS. Agora, X4 existem vários que são 95W, basicamente do 945 para baixo.
  4. Seu problema é realmente complicado, mas você precisa ter certeza que não acontece mesmo em outro ambiente, talvez o tempo de teste não tenha sido suficiente ainda, teste com o Furmark e monitore a temperatura da VGA durante o teste. Quando as suas dúvidas, uma má alimentação talvez viesse a causar os problemas, mas isso só em caso de problemas na fonte, já que ela recebe a corrente alternada que chega até a sua casa e converte em corrente contínua que alimenta seu PC. Numa fonte de qualidade como a Corsair e em qualquer outra com PFC ativo, ela é capaz de compensar variações de tensão e outras anomalias elétricas, onde um estabilizador é desnecessário (e nem recomendado, já que TODOS vendidos no Brasil são de má qualidade e fará a fonte trabalhar além do normal), me admiro que um "eletricista" tenha lhe recomendado esta bomba relógio. Se você baixou o clock da GPU em 20 Mhz e das memórias em 5% e aparentemente solucionou o problema então não precisar procurar muito, você pode ter um defeito na VGA. Há casos também de versões com overclock não conseguir trabalhar nos clocks impostos pelo fabricante, a XFX por exemplo é mestra nisso. Qual o modelo da sua? Usar uma aplicação como esta estressa a VGA em um cenário que dificilmente será visto na prática (em um jogo) e sinceramente a não ser para teste de overclock, não recomendo. Diria que 79ºC está dentro de uma margem prevista pelo fabricante e certamente não é exagerado para uma GPU high-end como a 280X.
  5. Senhores, boa tarde. Recentemente eu comprei uma R9 280X da Powercolor (modelo TurboDuo) e instalei no meu PC da assinatura (substituindo a guerreira HD 5850). Inicialmente não gostei do desempenho, achei estranho algumas questões e imaginei que fosse gargalo da CPU, mas posteriormente a substituí por um FX-8320 e não mudou muito. Eis os problemas que tive (tanto no Windows 7 quanto no Windows 8 que instalei depois): - Crysis 3: desempenho muito inconsistente, além de alguns flickering nas sombras (já li casos destes espalhados pelo Google). Existe um nível (o início do fim do mundo ou algo assim) onde meu save está em um elevador e você dá de cara contra 2 inimigos e umas minas. Pois bem, neste nível ao virar a câmera abruptamente os fps despencam (até 11 fps) e durante o nível a taxas de frames é bem variável, chegando a 80 fps ou mais e caindo para abaixo de 30 em alguns momentos, em qualquer nível de IQ (naturalmente no Low a taxa de pico para cima são maiores, que descrevi usando High como base). Com a HD 5850 eu tinha uma taxa muito consistente, usava o RadeonPro para travar em 30 fps com vsync dinâmico, nunca indo abaixo disto jogando com texturas no High e IQ global em Medium. - Metro Last Light: Desempenho inconsistente em DX11, mas isso já acontecia com a HD 5850 e parece que acontece com qualquer VGA da AMD (se não me engano tem patch para isso, mas como a minha versão é Jack ainda não corri atrás disto). Em DX9 o desempenho é bem melhor, mas ainda acho meio estranho, há momentos que cai para 38 fps, com a HD 5850 nos mesmos settings (Very High, sem SSAA) o desempenho era consistente, mas mais uma vez travado com 30 fps. - Call of Duty Black Ops 2: Sem problemas, tudo no máximo com 8xMSAA, 1920x1080, 60 fps cravados. - Crysis: Aqui tive problemas logo de cara, o jogo nem estrava depois que coloquei o FX-8320 (funcionava normal com o X4 965 e a R9 280X), pesquisei e encontrei casos iguais, sem solução. A minha versão é do Steam, não tem o executável 64-bit, que peguei separado em um fórum e só assim consegui rodar o jogo com a nova CPU. O desempenho a 1920x1080, Very High, 8xMSAA é aquela coisa que vocês já imaginam deste jogo, há picos altíssimos com quedas para cerca de 35 fps. Aqui particularmente achei normal, mas gostaria da opinião dos senhores. Basicamente é isso, irei testar outros jogos, mas achei bem estranho esta questão do Crysis 3, talvez exista algum patch de correção pois a minha versão não é original, mas o desempenho era bem consistente com a HD 5850 (ainda que a 30 fps, mas sem quedas), mesmo testando vários drivers (13.10, 13.12, 14.3 Beta 1). Me parece muito sintomas de driver, mas vai saber.
  6. Eu já tinha visto esta database deles, excelente! Em outro tópico do overclock.net tem uma explanação sobre VRM's e estatísticas de vários modelos que sofreram com falhas no VRM por overclock (ou não), como sempre os modelos da MSI que mais sofrem e as da ASUS bem cotadas com poucas falhas.
  7. A quem interessar Metro 2033 está US$ 4.99 no Gamers Gate, e é ativável no Steam.
  8. Se o ASUS Probe fala que é a temperatura da mobo muito provavelmente ela se refere ao NB (pelo menos nunca vi aplicação de monitoramento que informa claramente a temperatura no VRM, muito provavelmente esta é do TMPIN1), do SB não há necessidade de informar temperatura pois em geral ele dissipa pouco calor. Quanto a afinar todos os P-States eu desisti por hora, como elas variam muito rápidamente eu defini um padrão de intervalos de 0.1125v partindo do máximo que consegui para o uso em 3.4 Ghz, que foi de 1.275v (1.2v com vdroop como mostrei anteriormente). Logo ficou assim: P-States 0 - 3400 Mhz - 1.2750v P-States 1 - 2800 Mhz - 1.1625v P-States 2 - 2000 Mhz - 1.0500v P-States 3 - 800 Mhz - 0.9375v
  9. Sim, um destes valores TMPIN certeza que é dos MOSFETS e outro também é da CPU (não sei se do soquete ou do núcleo). O negócio tá melhorando então, use o prime95 normalmente com o PC. Eu viajarei hoje, mas até o momento já vai 3h de prime95 com o X4 @ 3.8 Ghz e 1.3v (real, com vdroop).
  10. O prime95 você pode usar o Small FFTs por 10 horas e o In-place large FFTs também por 10 horas, ou simplesmente o Blend por 20 horas (este é os dois anteriores juntos). As temperaturas no prime95 variam muito, tem hora que estressa mais e hora que estressa menos, se você fizer um teste muito curto não perceberá isso, faça o Blend de 20 horas e use o PC normalmente para tarefas básicas, é perfeitamente possível. Quanto as suas tensões, com certezas estão erradas, 15,3v na linha de 12v provavelmente já teria matado o VRM da sua placa-mãe, mas para ter certeza simplesmente use um multimetro digital, pode ser até aqueles de R$ 15,00. Aqui o HWMonitor nem consegue encontrar o valor na linha de 12v e na linha de 5v indica quase 6v, mas como no multimetro as tensões estão quase cravadas no nominal nem me preocupo com isso.
  11. Eu parto sempre do principio que overclock não estável não é overclock, por isso procuro deixar meus CPU's sendo estressados arduamente no prime95, te digo que eu já tive reboots ou erros com quase 17h de testes. No XS e overclock.net o povo recomenda pelo menos 20h, na concepção deles se não der erro neste tempo é muito improvável que aconteça depois, tanto que meus sistemas são sólidos como uma rocha. Aliás, eu tenho o costume de deixar o prime95 durante a madrugada em algumas ocasiões, mesmo depois de ter testado por mais de 24h conforme a screen. Mas este é meu último passo, para aferir estabilidade imediata eu uso estas aplicações em ordem: Cinbench R11 64-bit, Hyper PI 32M com todas as thread (no caso os 4 núcleos), LinX com 5-10 iterações e 1h de OCCT, só aí parto para o prime95, esta metodologia nunca falhou comigo (claro, uso memtest para aferir falhas em overclock nas memórias, mas neste caso aqui estão em stock). Para VGA uso o ATITools por 2-3 horas e o Kombustor. É, confesso que dei sorte com este X4 965, meu X3 450 anterior eu consegui no mínimo 1.25v com a frequência padrão (3.2 Ghz) e olha que minha mobo é uma singela ECS 780GM-A (que possue um vdroop absurdo, está com 1.275v na BIOS e como pode ver em full-load cai para 1.2v). O que ainda não testei arduamente foi os outros p-states, mas até agora sem nenhum problema, mas tirando o vcore em full o resto tá "manso", atualmente está assim: P-State 0: 3400 Mhz - 1.275v (1.20v~1.21v devido a vdroop). P-State 1: 2800 Mhz - 1.162v (1.10v~1.11v devido a vdroop). P-State 2: 2000 Mhz - 1.050v (1.00v~1.01v devido a vdroop). P-State 3: 800 Mhz - 0.937v (0.89v~0.90v devido a vdroop). Ainda que não seja tão necessário assim para um sistema em undervolt, coloquei dissipadores nos MOSFETS já que esta mobo em teoria foi projetada inicialmente para CPU's com TDP de no máximo 95W (ainda que o apoio até o 1090T seja garantido segundo a ECS, desde que dentro das especificações, ou seja, sem overclock). Testei um overclock rápido (30 min. de OCCT) e consegui pegar 3.8 Ghz com vcore default (1.4v na Bios e 1.328v devido ao vdroop), não cheguei a ir além com receio que a mobo vá para o "outro plano". Uma visal geral do VRM com dissipadores nos MOSFETS. Visão geral do mini case.
  12. Quando o K10Stat está sendo executado ele fica no tray próximo ao relógio, com o botão direito você tem a opção de travar em um dos P-states (Lock P-state). Pessoalmente eu tenho tido sucesso nos últimos undevolt que tenho feito, primeiro um Q9550 em uma P5Q Deluxe, que tive a sorte de pegar um com VID baixíssimo (1.125v) o que me garantia 3.6 Ghz primado 24h com apenas 1.1125v e 3.4 Ghz com 1.072v. O segundo foi recente, um X3 450, nada espetacular, frequência padrão (3.2 Ghz) com 1.25v. E o último estou testando neste momento (prime com 20h), um X4 965 que está em default (3.4 Ghz) com 1.2v. AMD Phenom II X4 965 @ 3.4 Ghz com 1.2v primado por quase 25h:
  13. Vamos lá: 1 - Isso pode variar, use o K10Stat para verificar no seu caso, mas como se trata de um Phenom II BE provavelmente deve estar como o meu: 1.4v para P-state 0, 1.3v para P-state 1, 1.2v para o P-state 2 e 1.0v para o P-state 0. 2 - Segundo dados oficiais da própria AMD é realmente 62ºC, mas como aconteceu com você (e não o único), passar desta temperatura é muito natural. É meio complexo esta questão porque naturalmente eu desconfio que o sensor nos AMD são descalibrados para baixo, pois eu já vi cada bizarrice como temperatura em idle mais baixa que a temperatura ambiente (!), evidente que a física diz ser impossível (a não ser que você use gelo seco, H2 ou um peltier). 3 - O K10Stat te dá controle sobre todas as informações sobre os P-States, com ela é possível fazer o que quer (inclusive colocá-lo para executar a cada inicialização no modo silencioso). 4 - Eu não uso mais o OCCT, mas tenho a impressão que o LinX/IBT exige mais, principalmente no modo 64-bit. 5 - É um assunto meio complexo, segundo o povo mais experiente do XS e do overclock.net o melhor teste de streess é mesmo o prime95, pois ao contrário dos dois anteriores ele realiza vários cálculos dependente dos anteriores, em sequência. Não a consenso, mas 20 horas de blend seriam suficientes (eu tenho a prática de usá-lo por mais de 24h e nunca falhou). Houve várias situações que o LinX/IBT e o OCCT deixavam passar mas era selado dar erro no prime95, alguns na primeira meia hora e outras depois de várias horas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!