Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bambado

Membro Júnior
  • Posts

    10
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Terminei a fonte, queimei meus dedos na resistência de chuveiro, quando chegou em mais de 10A (pedacinho bem pequeno de resistência) a resistência esquentou tanto que rompeu. Tô com meus dedos doendo da queimadura... A tensão tá indo de 1,2 à 20,8V Coube tudo dentro da caixa, não tem espaço mais pra nada! Usei dois resistores em paralelo de 2R7 x 5W cada, na entrada do LM338, totalizando 1R35 ohms e dois resistores em paralelo de 0R22 x 10W cada no emissor do transistor, totalizando 0R11 ohms. Achei que ficou uma beleza (pelo menos na estética, hehe) Vou providenciar uma fotos. Sugestôes para mais testes?
  2. Não dá né? Tem que ser duas fontes mesmo. O resto do texto não merece comentários? Errando também se aprende a não errar novamente.
  3. Medi tirando o fusível de entrada e medindo a corrente AC... Mas lembrei que tinha feito essa medida com uma lâmpada série para até 60W... Fui medir direto na rede (207V medidos) e sem a ponte e banco de capacitores e medi (pasme) 0,40A em vazio!!! Quase 83W !! Medi 23VAC na saída do transformador e 31V no banco de capacitores. Direto, sem paralelar para baixar o valor? Tenho 3x 0R22 10W e 4x 2R7 5W, ambos de fio. Eu vi no datasheet a recomendação de 1uF tântalo ou 25uF eletrolítico, mas é que achei apenas o de 3,3uF de tântalo... Você viu o datasheet na página no medidor? Ele também opera em terra comum... Estou aproveitando a caixa da antiga fonte... Ainda nem vi espaço pra fonte do medidor mas vou ter que conseguir espaço para duas fontes. Sorte que as fontes chingling genéricas de 5V de hoje são bem menores.
  4. Faller, chegaram algumas peças e estou aguardando as buchas de isolamento para TO3 e os cabos de 6mm2 para poder concluir a fonte. Montei e liguei apenas o transformador, a ponte 50A 600V, e o banco de capacitores 47.000uF x50V (10x4700uF 50V). Com esse conjunto ligado fiz estas medições: A tensão na saída do transformador é de 21V AC e no banco de capacitores 29V DC. A corrente AC de entrada é de 0,27A. (Caramba, sem nada ligado tá consumindo 2A no secundário?) Os resistores que consegui são: 3 resistores de fio 10W 0R22 (emissor transistor) e 4 resistores de fio 5W 2R7 (entrada LM338K). O que posso usar desses resistores em paralelo para obter o melhor valor para a fonte? Ah, não achei capacitor de 1uF tântalo, posso usar de 3,3uF tântalo? Não tá sobrando nenhum espaço na caixa. Os medidores são estes: Voltímetro http://www.sureelectronics.net/goods.php?id=31 e Amperímetro http://www.sureelectronics.net/goods.php?id=484 Será que posso usar apenas uma fonte 5V para alimentar os dois? Estou sem espaços... Por enquanto é isso, quando chegar o restante das peças eu informo o resultado.
  5. Faller, ainda estou aguardando os componentes, nesse meio tempo tento aprender mais um pouco sobre a fonte... Existe a possibilidade de adicionar um transistor adicional como proteção contra curto conforme a figura 13 deste datasheet? Uma proteção adicional para o transistor da fonte: http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/fairchild/LM7805.pdf
  6. Mas e quanto às diferenças de transistores? O MJ11033 (http://www.onsemi.com/pub/Collateral/MJ11028-D.PDF) tem hfe 1000 e a tensão de vbe é 1,4V e não 2,8 como no caso de sua fonte. Por isso as dúvidas. Só quero aprender a fazer certo. Pode ser 15A então, ou 1,25-15V... quero aproveitar o trafo mas com segurança. Como você faria a fonte com o material que informei? Imagine que fosse para você. Se ela entrar em proteção não queima nada por causa da proteção do CI correto? Os dissipadores são bem parecidos com os que você colocou na sua. Eu cheguei a este valor do resistor amostreador com os cálculos que ensinaste em outras postagens... 5A pelo resistor de amostragem (5x0,6=3V) menos 1,4V do Vbe, 1,6V pelo resistor de emissor para uma saída de 15A (1,6/15=~0,11ohms). Errei? Se fosse o resistor de 1R na amostragem: 3,6V no resistor de emissor, seu valor deveria ser 0R24. Talvez eu não saiba interpretar o datasheet do transistor para colher as informações corretas, é muita informação. Tenho ainda um termostato bimetalico 75°C aparafusável que penso em colocar entre o transistor e o regulador no dissipador. Ele ficaria ligado antes do resistor amostrador e cortaria o sinal deste caso a temperatura passe dos 75°C. Só por precaução.
  7. Postado Originalmente por faller Ver Mensagens Não sei se conseguirás 20 Volts estáveis com toda a corrente que desejas, pelas quedas na ponte (mais de 2 Volts, 1 por diodo, nessa corrente dai) e pelas quedas nos resistores de emissor e de amostragem. Se não der todos os 20 Volts com toda a corrente, pode chegar lá perto. 20 Volts com menor corrente ou toda a corrente com pouco menos de 20 Volts... Acho que ambas vão te servir... Pode ser 15A então, ou 1,25-15V... quero aproveitar o trafo mas com segurança. Como você faria a fonte com o material que informei? Imagine que fosse para você. Dicas: 1) Muito, mas muito arrefecimento é necessário ai pois, no pior caso (saída de 1,2 Volts x 20 Amperes) vais ter um diferencial da ordem de 22 vlts quem sabe a 20 Amperes.. São 440 Watts. Arrisco dizer que só com muito dissipador e ar forçado no mesmo... Veja, só para comparação... A mais potente CPU Phenom, com 6 cores, Dissipa 3 a 4 vezes menos que isso dai.. Por muito menos o pessoal de PC bota Watter cooler nas CPU's.. Com pouca dissipação a temperatura será muito elevada e o CI entra em proteção derrubando a saída do nada... Boqueia mesmo.. Mas não queima nada por causa da proteção do CI correto? Os dissipadores são bem parecidos com os que você colocou na sua. 2) Use um resistência um pouco maior no resistor amostrador, antes do CI, pois seu transistor é darlington e nessa corrente dai sua Vbe na verdade é relativa a dois transistores... 0R6 será muito pequeno me parece.. Eu cheguei a este valor com os cálculos que ensinaste em outras postagens... 5A pelo resistor de amostragem (5x0,6=3V) menos 1,4V do Vbe, 1,6V pelo resistor de emissor para uma saída de 15A (1,6/15=~0,11ohms). Errei? Se fosse o resistor de 1R na amostragem: 3,6V no resistor de emissor, seu valor deveria ser 0R24. Talvez eu não saiba interpretar o datasheet do transistor para colher as informações corretas, é muita informação, . E bote mãos a obra.. O melhor teste é na prática.. Desenha um esquema como se a fonte fosse a sua, eu não tenho experiência e, apesar da vontade de aprender ainda não estou pronto, calculei tudo errado... Depois nos conta o resultado..
  8. Ah, vou colocar um amperimetro digital 50A e um voltimetro digital também, os dois adquiridos na sure-electronics. Preciso de duas fontes distintas para eles (os medidores) ou uma resolve?
  9. Olá Faller, parabéns por por unir simplicidade e qualidade. Gostaria de montar uma fonte estabilizada partindo de uma sem regulagem que está à minha disposição, que vou aproveitar apenas o gabinete e o transformador (11.7V-0V-11,7V), vou usar o secundário sem CT (0-23.4V AC). O fio do secundário tem 3mm e suponho que aguente até 20A. Usarei o LM338 em conjunto com um PNP Darlington MJ11033, uma ponte de 50A 600V, 8 (ou 10) capacitores 4700uF 50V. Estou aprendendo com seus tópicos e postagens como configurar de acordo com estes componentes que eu tenho à disposição. Para saber se aprendi certinho eu tentei calcular os resistores que seriam de 0R11 20W para o emissor do transistor e o outro de 0R6 15W para o regulador. Isso para passar 5A pelo regulador e 15A (ou 10A, por segurança?) pelo transistor. A regulagem da tensão seria de 1,25V-20V. Será que está bom? Tentei simular no isis mas lá só tem o LM317 e o MJ11015 se não me engano... Poderia me orientar com esta configuração? Desde já agradeço por compartilhar seus conhecimentos com quem quer aprender sempre. Abraços.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!