Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alberth OC

Membros Plenos
  • Total de itens

    120
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

30

2 Seguidores

Sobre Alberth OC

  • Data de Nascimento 28-03-1994 (24 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    São Paulo, SP
  • Sexo
    Masculino

Outros

  • Biografia
    Sou um cara extrovertido, que gosta de ajudar, que tem opiniões diretas e, às vezes, polêmicas.
  • Ocupação
    Estudante
  • Interesses
    Computador, jogos, futebol, basquete, WWE etc.
  1. Olha só, me desculpe a arrogância, mas em nenhum momento eu lhe ofendi ou te tratei de forma desrespeitosa, o fórum é para que pessoas com dúvidas postem para que alguém as possa solucionar ou ajudar da melhor maneira possível, se quer ficar se gabando por ter mais conhecimentos que o meu (e provavelmente tem porque eu estou ainda prendendo eletrônica, ngm nasceu já aprendendo tudo) peço para que não perca seu tempo postando aqui e faça algo de melhor. Agradeço a sua ajuda anterior, mas ela não é mais bem vinda pra mim. #pas. Aos outros, obrigado pela ajuda e qualquer coisa estarei aqui. É vivendo que se aprende, os erros vou coletando para não cometer mais. Obrigado!
  2. Pessoal trago novidades, conforme eu tinha digo com vcs, estava com o problema na fonte por conta da tensão muito alta na saída que impossibilitava o uso dos capacitores de 25V. Pois bem, dps de ficar quebrando um pouco a cabeça e conversando com um professor, conseguimos chegar a este esquema elétrico: Como puderam ver, o último terminal do transformador foi removido e sem uso e em seu lugar foi colocar o segundo terminal ligando diretamente na ponte dos diodos sem precisar aterrá-lo, no fim consegui chegar a uma tolerância que pode ser usada pelos capacitores.Na próxima imagem eu mostro como ficou os sinais no osciloscópio (lembrando que não sou profissional no Proteus, logo se a ligação estiver errada, favor dizer para que seja corrigida): A linha amarela corresponde ao sinal AC do transformador, a linha azul é da ponte que, pelo que estou vendo, junto com a ligação do capacitor está me gerando uma corrente DC. A outra ligação que tinha feito foi ligar o segundo terminal no anodo do diodo e aterrá-lo, fazendo com que ele me gerasse uma tensão de saída de aprox. 19V. Lembrando que se eu por acaso aterrar o último terminal a tensão de saída será aprox. 40V, ou seja, muito alta. Acredito que esse seja o esquema da minha fonte com ponte retificadora.
  3. Ok, andei procurando e achei um mini voltímetro DC e usarei ele nesse projeto no lugar do display de 7 segmentos. Obrigado!
  4. Só mais uma dúvida pessoal, como eu poderia colocar um display de 7 segmentos de três dígitos bem ali perto da tensão de saída para mostrar o quanto de tensão estará sendo distribuído na saída? No caso o esquema com dois diodos? Teria que colocar um resistor para não queimar o display e de mais ou menos quantos Ohms seria? Eu tenho esse display que veio junto com o kei de Arduino que adquiri e gostaria de utilizá-lo na fonte, se possível é claro.
  5. Obrigado pela dica @Ricardov, estou consultando aqui o datasheet do LM317, eu sei que ela quer fazer o povo 'se virar', mas algumas ajudas seriam importantíssimas para que o pessoal acabe não criando uma bomba na hora da apresentação! Hahaha Entendi @Mestre88, sobre o transformador eu comprei um 12V+12V com 1A e a tensão de saída que usarei na fonte chegará a no máximo 5V.
  6. Pois é, eu questionei isso quando perguntei a ela, não estou querendo trabalhar com uma tensão alta, até porque para a aplicação da minha fonte, o máximo que preciso é uma tensão de 5V ou até menos dependendo da circunstância. Ela até disse que como as tensões seriam somadas por conta do transformador e teria que fazer a multiplicação por raiz de 2, o certo era realizar uma ponte para poder usar os capacitores de 25V. Eu falando isso até pareço iniciante em eletrônica, muito por culpa da própria professora em não conseguir explicar direito o que se precisa fazer, somado que minha turma está junta com uma de eletrônica e os caras não param de ficar falando na hora da aula. Até peço desculpas por tantas perguntas, mas é a única saída que tenho para resolver este impasse e criar a fonte.
  7. Obrigado @Mestre88, então como ficaria a ligação com quatro diodos com o LM317 (se é que usarei ele com essa ponte)? E estou fazendo com quatro diodos porque estarei utiilizando capacitor de 2200uF de 25V, se eu usar com dois diodos como mostra a primeira imagem, teria que usar um capacitor de 2200uF de 50V.
  8. Pois é, eu tmb tô achando estranho, pois a lista deu a indicativa de colocar esse 1000uF, mas no esquema elétrico dela tem um de 10uF. Eu já estou agora vendo uns vídeos pra passar esse circuito para o desenho no PCI com o Proteus, mas ainda não estou instalando os componentes, apenas montando o circuito. Teria ideia se esse capacitor de 1000uF não poderia ser trocado por um de 10uF? adicionado 1 minuto depois E pra deixar claro, eu não consegui achar o LM137HV, logo peguei o LM317T.
  9. Eu tinha colocado apenas o POT e mudado o valor, decidi mudar e colocar esse POT HG e deixei como 4.7k Ohms, agora é ver se esse esquema está certo, pois ai eu jogo na parte de desenhar no proteus o circuito e fazer a mão na minha placa lisa. Obrigado @Isadora Ferraz!
  10. Olá pessoal, estou vindo aqui porque preciso da ajuda de vcs. Estou para no começo de novembro entregar um pequeno projeto de eletrônica para a faculdade para ser usado em outros componentes, o problema é que para o meu projeto, precisarei fazer uma ponte retificadora na minha fonte alternada porque estarei utilizando Capacitores eletrolíticos de 2200uF e 1000uF de 25V. A minha dúvida é na hora de elaborar o esquema elétrico no Proteus. Como infelizmente eu ainda não manjo do programa (estou aprendendo sozinho e na marra) estou tendo algumas dúvidas para saber se o esquema elétrico está correto. Outra coisa, está faltando ali um resistor variável (trimmer) de 4.7K Ohms que não consigo achar no Proteus (e nem sei se existe nele). Para os que entendem aqui do Proteus, poderiam me dizer se o meu esquema elétrico está certo? E se não, poderiam falar onde está o erro para ser corrigido? Os componentes que estarei usando na minha fonte alternada são esses: Este é o esquema elétrico usando apenas dois diodos como exemplo que a minha professora deu: Este é o esquema que estou montando para usar os capacitores com tensão de 25V (LEMBRANDO QUE ESTÁ FALTANDO O BENDITO TRIMMER DE 4.7K OHMS QUE NÃO ACHEI NO PROTEUS): Se puderem me dar um help nesse momento ficaria agradecido, a outra parte difícil é montar esse esquema desenhando na placa lisa banhada no percloreto que comprei (não usarei a placa perfurada).
  11. Obrigado @Gabriel Torres, está bem difícil achar conteúdos sobre hardware aqui no Brasil, principalmente livros que abordem mais a fundo sobre essas questões (e os que existem são bem antigos, lá na época do W98, XP...), principalmente porque estou no sétimo semestre engenharia de automação e didáticas sobre esse assunto é difícil de achar. irei sim pesquisar sobre os livros e autores que você citou. Aliás, o seu livro sobre eletrônica vai me ajudar pakas nesse semestre e nos próximos! Rsrs. Abraços!
  12. Olá pessoal, estou vindo aqui porque gostaria da ajuda de vcs sobre quais livros indicar sobre hardware em geral (não é para montagem, e sim para conhecimento), pois estou querendo aprofundar meus conhecimentos na área de hardware PC e geral e necessito de livros que possam me auxiliar nisso. Eu já vi o livro "Hardware" do Gabriel Torres, mas ele não se encontra mais disponível para a venda aqui no site, apenas no Mercado Livre. Porém se existir outros livro tão bons quanto o dele podem recomendar, inclusive estou para comprar o livro de Eletrônica dele tmb. Desde já agradeço. PS: Me desculpe a moderação por criar este tópico aqui, mas não achei outro lugar aqui no fórum com espaço a indicações de livros, tanto de hardware quanto de eletrônica em geral. Se moverem o tópico para outro lugar apropriado eu agradeço.
  13. Olá pessoal, estou vindo aqui dps de alguns upgrades que realizei no laptop dps de mais de um ano de uso e acredito que seja interessante para alguém que ainda tenha este laptop hj em dia ou pra quem adquiriu recentemente um modelo usado, as fotos estarei postando amanhã ou dps, quando tiver tempo: Começando pela parte mais importante na minha opinião; VENTILAÇÃO! Um dos pontos mais criticados desse laptop aqui no Brasil é que ele vem com as ranhuras de ar fechadas onde fica localizado a GPU e tmb no cooler (só possui uma fileira furada). Decidi furar aquela ranhuras com uma micro retífica do jeito que pude, pois infelizmente não há brocas de tamanho igual aos furos presentes, então usei uma mini serra de 22mm (era a menor que eu possuía) para cortar as ranhuras e aproveitei e usei uma lixa de unha de metal para dar o acabamento final e retirar os cavacos que ficaram presos nos furos. Não ficaram perfeitos, mas tmb não ficaram ruins, inclusive melhor do que eu esperava, pois achei que essas ranhuras não teriam tanto plástico e me enganei, possuem muito plástico, então pra quem quer cortar que fique esse alerta e tenha paciência! Limpando os componentes do laptop. Dps que fiz os cortes das ranhuras aproveitei e limpei o pouco de sujeira que tinha no laptop (limpei ele no começo do ano), limpei o cooler, passei produto químico para limpar o heatpipe de cobre e o dissipador de calor, ficaram bem mais limpos e brilhantes, troquei a pasta térmica para uma Arctic MX-4 na GPU e CPU. Dps foi a parte mais importante, que era passar fita kapton na carcaça do laptop. Taca-lhe kapton à beça! Dps de limpar devidamente o laptop, foi a hora de "gastar" kapton nesse "forno", assim como um colega daqui do fórum fez, passei kapton da tampa do cooler, nos heatpipes, no dissipador, do lado onde fica as ranhuras de ar do cooler (tirei aquela fita de cobre e substitui por várias fitas kapton, acredito que o resultado foi melhor do que o esperado), passei kapton na tampa de cima na parte superior onde fica o cooler, a CPU e GPU, perto de onde fica o dissipador e perto do touchpad que é onde mais esquenta o laptop dps da parte superior. Retirei partes da fita preta onde tampava o CPU e GPU (onde tem um corte) e passei kaption tmb no teclado do lado esquerdo onde fica CPU e a GPU. Posso dizer que as temperaturas abaixaram bastante, antes o laptop trabalhava perto dos 80ºC mexendo no Firefox (no Edge não acontecia isso) e chegava perto dos 90ºC quando assistia uma vídeo no YouTube em 1080P@60FPS, nos jogos o Laptop era 84ºC e até mais, tendo vários stutterings por conta do CPU abaixar a tensão para diminuir os clocks e, consequentemente, a temperatura da CPU. Se eu quisesse fazer um render só com um ventilador perto pra não chegar nos 90ºC, porque certamente sem ele o laptop batia, fora o fato que ele ficava muito quente e incomodava dms mexer nele. Agora com as modificações o laptop trabalha mais frio, assistindo vídeos e mexendo no Firefox fica na casa dos 70ºC, em jogos me impressionei, em um pequeno teste quando jogava CSNZ (o CS da Nexon) o Laptop ia pra 84ºC quase chegando nos 90ºC, agora fica em 74ºC na CPU e a GPU fica ali nos 60~64ºC (com um over básico de 550MHz na GPU e 930MHz nas memórias, acredito que dê pra subir mais, pois a GPU não esquenta tanto quanto a CPU, mesmo sendo geração Kepler!), o CPU agora trabalha em clocks mais altos, coisa que antes não acontecia. A região superior perto do cooler e dissipador ficou muito mais frio, impressionante como ficou mais agradável de mexer, por outro lado, a parte perto do touchpad continua quente como antes, ainda não sei o que pode ser, mas acredito que seja ou o leitor de cartão SD que esquenta ou aquele "dissipador" de calor que fica naquela região. No mais, os resultados foram bons pra mim, a questão de não abaixar mais as temps é que o sistema de dissipação de ar desse laptop é falho, poucos heatpipes e um dissipador pequeno para suportar um i7 + GT 555M. Agora com uma bancadinha com cooler provavelmente diminuirá ainda mais o calor do laptop pelas ranhuras estarem abertas, deixando o ar frio circular dentro do laptop, exaustor tmb deva ajudar bem. Outra coisa que fiz foi fazer formatação do ZERO do Windows 10 (tinha apenas atualizado as versões quando eram lançadas), o SO se comporta melhor e o principal, instalei o driver 347.88, atualizei ele para o 347.90 e por fim, atualizei para o 391.35 sem instalação limpa e o laptop reconheceu SEM ERRO 43! Então ai vai uma dica para quem possui esse laptop, formatarem do zero, excluiam o driver que o Windows Update realiza com o DDU (Displayer Driver Uninstaller), instalem o 347.88 como instalação limpa, atualizem para o 347.90 e, posteriormente, para o 391.35 sem realizar instalação limpa. Laptop rodando perfeitamente!
  14. Olá pessoal, eu estou vindo aqui porque gostaria de saber se alguém de vcs poderiam me ajudar em indicar algum(uns) artigo(s) relacionados a Rede Ethernet em Ambiente Chão-de-Fábrica. Estou para fazer uma apresentação na faculdade e preciso de artigos que possam me ajudar a entender e explicar como funciona esse sistema em ambiente aplicado na parte industrial. Desde já agradeço!
  15. Um professor do curso técnico que eu fiz disse que o amigo dele criou sua própria central multimídia utilizando Arduino e, segundo o professor, ficou melhor do que essas centrais que já vem embarcadas nos carros que você paga uma nota cara.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×