Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GeorgeAyres

Membro Pleno
  • Posts

    56
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por GeorgeAyres

  1. Oi, pessoal!

    Faz pouco mais de um mês que comprei um combo Ryzen 5 3600+MSI B450 Tomahawk pra montar meu PC novo. Já tinha 16GB de memória, uma RTX 2060, um SSD Kingston A400 480GB e um HD simples Barracuda de 1TB que, todos, funcionavam perfeitamente num sistema Skylake.

    Assim que chegou, a plataforma já me colocou terror. (1° problema) O Windows ficava travando por uns 2 segundos e voltava, e a internet não funcionava. Pensei "ok, sistema novo, tenho que formatar." Não tinha um pendrive, usei o Windows 10 que tava instalado no meu HD e fiquei de boas por umas 3 semanas de procrastinação pra conseguir um pendrive. Queria só aproveitar o sistema novo.

    Quando consegui, formatei o sistema, e fui todo felizão testar o meu Ryzen no SSD. (2° problema) Aí ele começou a travar valendo. Formatei com versões mais recentes do Windows 10, mesma coisa. Fiz flash na BIOS, mesma coisa. Depois de um tempo, melhorou, mas outro problema surgiu. (3° problema) O PC fazia post, mas a tela apagava e não entrava no Windows. Tentei trocar memória, mexer nos cabos, deixar só o SSD instalado, nada. Pensei ok, o problema é no SSD, vou voltar pro HD e ver o que eu faço. 

    Tudo ok por uns 2 dias. (4° problema) Agora a m3rda do PC demora 1 minuto só pra dar post, fica com a luzinha da VGA acesa no EZDEBUG. Não acho que seja placa-de-vídeo porque ela funcionava perfeitamente com o i5-6600k. Além do mais, depois que dá post, o sistema entra normalmente. Operação no Windows 10 é tranquila, mas esses problemas de iniciar o computador estão me tirando do sério.

     

    O que vocês acham, pessoal? Placa-mãe? BIOS defeituosa? CPU? Compatibilidade de memória? Se for placa-mãe, é fácil retornar e conseguir outra com a MSI aqui no Brasil?

    Me deem uma luz, por favor, galera.

    George.

  2. Como o colega @Foxwalt mencionou, fazer SLI geralmente é um problemão. Além de você precisar de uma ótima fonte, a geração de calor dentro do gabinete duplica, e dependendo do método de arrefecimento da GPU, uma delas perde performance pela dissipação da outra. Além disso, nem todos os jogos atuais possuem suporte para essa tecnologia. Você vai precisar de uma placa-mãe que suporte isso também. E para fechar, SLI de algumas placas - especialmente a 970 - dá um ganho miserável em performance, dependendo do jogo. 

     

    Eu, diante dessa insatisfação, venderia a 970 e compraria uma 290x ou uma 390, que são placas de melhor desempenho. Além de tudo, são placas 512 bits, o que garante melhor proveito em resoluções maiores.

  3. Meus dois centavos:

     

    Até onde sei, a PNY não tem problema nenhum de reputação. É apenas uma marca que costuma economizar no fansink e nas caixas de suas placas-de-vídeo, mas caso não saiba, as 970 da PNY vêm com garantia vitalícia. Isso nenhuma outra parceira da nvidia tem. A única desvantagem é o sistema de arrefecimento, que geralmente deixa a desejar. Por outro lado, marcas bem reputadas como a EVGA costumam fazer placas de referência que não possuem ventilação muito diferenciada (a não ser que você compre uma edição mais elite, que custará bem mais), e algumas 970 dela - bem como da Gigabyte - possuem relatos de coil whine. Mas isso são casos raros.

     

    Entre 390 e 970, a diferença de performance é pequena, com a plataforma AMD saindo na vantagem. Porém, isso tudo depende do que importa para você. Se o seu interesse é performance, vá de 390, que é o lançamento mais promissor da AMD nos últimos anos. A desvantagem é que, como em várias GPUs da empresa, o consumo de energia é elevadíssimo, e como resultado, são placas que geram MUITO calor, principalmente com design de fábrica, o que parece ser o caso. 

    Quanto ao valor de VRAM super-sensual de 8GB, não se iluda; quando 8GB de memória de vídeo forem realmente necessários, a própria 390 já estará obsoleta demais para que isso faça diferença.

     

    Se fosse euzinho escolhendo entre essas 3 plataformas, iria com a terceira opção, sem dúvidas.

    • Curtir 1
  4. Opa, desculpe a demora pra responder.

    Bom olhei ontem a fonte é uma C3 tech de 600w real com soins (não sei o que é isso)

    Amigo na época em que comprei isso, processador top era pentium 4 kkkkk

    Brincadeiras a parte, peguei a dica aqui mesmo no fórum a muitos anos atrás, aliás foi minha primeira compra no mercado livre que era de um usar do fórum ainda.

    @topic..

    Estava lendo sobre placas de vídeo e me apareceu uma R7 370 4gb, por 711,00 vale o preço ou compensa esperar mais pra pegar uma R9 por 1k de 2gb??

     

    A r7 370 é uma ótima GPU de lançamento da AMD. Com 4GB de memória de vídeo e custando 700 reais? Claro que vale a pena! Até porque essa r9 deve ser uma 280, e não vale a pena você gastar 300 reais a mais por 5fps e 2GB de VRAM.

    Observe que a r7 370 está equiparada a placas como GTX 760 e r9 270x: http://www.tomshardware.com/reviews/gaming-graphics-card-review,3107-7.html

  5. Vai com o @GuilhermeGB . Não vale a pena investir em nenhum dos dois.

    O que tu podes fazer é vender o(s) teu(s) PC(s), ou algumas peças deles, em uma plataforma de mercado livre como a OLX ou próprio ML. Com o dinheiro que venderes estas peças - por ex., o Core 2 Duo+mobo+HD5450 - tu podes investir mais num kit CPU+mobo usado, ou até inserir uma 260x no meio, já que tu já tens uma grana aí acumulada pro up.

     

    Processadores Ivy Bridge, como o i5-3330, são muito bons, e às vezes tu consegues encontrar bem baratinho na tua cidade mesmo. Consulta a OLX constantemente e fica de olho. Pra teres uma ideia, meu irmão conseguiu um 3330 no começo do ano por 700 com placa-mãe. Tá lá com os dois até hoje, jogando GTA V e Mad Max de boa.  :)

    Há alguns planos que tu podes fazer, como comprar peças por vez ou ir vendendo o teu PC também aos poucos. No final, eu diria que i5 Ivy Bridge+mobo+RAM+260x seria o melhor custo/benefício pra ti. Principalmente se algumas peças forem usadas. E não esquece da fonte: uma CX430 ou equivalente dá conta de uma configuração dessas. HD e outras coisas tu podes investir no futuro.

  6. Mas e o gasto de energia? Ao longo do ano isso pode pesar, ainda mais no momento que o Brasil vive. A R9 280x continua sendo uma boa opção mesmo considerando isso?

     

    Além disso, esses 3gb da 280x não significam muita coisa? Vi que o AC: Unity tem um ganho absurdo de performance numa GTX 960 4gb em comparação com uma 2gb, usando inclusive os 4gb disponíveis. Esses 3gb da 280x não me dariam quedas bruscas de frames?

     

    E lembrem-se: basta que o jogo rode a 30fps, porque minha TV corrige¹ a imagem e deixa o vídeo/jogo liso. Se for pra ganhar 5~10 frames (que seriam praticamente inúteis, diga-se, já que de 30 pra 45~50 é praticamente a mesma coisa) e ao longo de um ano ter um gasto de 300~400 reais a mais, creio que não valeria a pena economizar esses 100 agora...

    E só pra garantir: esse i3 aguenta qualquer uma das placas citadas, certo? Mas valeria a pena gastar um pouco mais num i5 da geração passada ( http://www.kabum.com.br/produto/32838/processador-intel-ivy-bridge-core-i5-3330-cache-6mb-3ghz-lga1155-bx80637i53330- ) ? Ainda não comprei a placa mãe, diga-se.

     

    ----------

     

    ¹ Por exemplo, o FIFA com vsync ativado trava em 60fps mas cai pra 30fps nos replays. Minha TV deixa ambos os momentos com aspecto de 60fps (na verdade, com vídeos o efeito suavizador tem falhas, mas em jogos funciona muito bem. Jogando no meu PS3, os Assassin's Creed da saga do Ezio, por exemplo, que têm média de 30fps, ficam ótimos, assim como o próprio FIFA).

    youtube . com / watch? v=h9x-C4NJWBw

     

    Sim, consumo de energia é um problema com a 280x, porque o TDP dela é 250W, mas depende muito do quanto você vai usá-la, e de quão longe você vai levá-la. De qualquer forma, a 960 seria recomendada se a sua preocupação é economia nas contas de luz.

     

    Quanto ao consumo de VRAM, acredite: 3GB é um valor bem legal, principalmente por um preço desse (e principalmente se você desativar filtros de texturas avançados, que consomem muita memória e não dão tanto assim no olho). E não adianta muito ter 4GB de VRAM com um processador inferior, como é o caso da GTX 960. Eu iria de 280x.

     

    Quanto ao seu 4360, creio que ele não dê gargalo em nenhuma das duas. Mas não tenho certeza.

    • Curtir 1
  7. Você pode pagar um pouco menos e ficar com um desempenho melhor. Esta r9 280x da Power Color está em um preço bem legal. Não são 4gb de VRAM, mas 3gb já é provavelmente o suficiente para jogar bem tranquilo por alguns anos. 

     

    http://www.kabum.com.br/produto/49453/placa-de-video-vga-powercolor-radeon-r9-280x-oc-3gb-ddr5-384-bits-pci-e-3-0-axr9-280x-3gbd5-t2dhe-oc-/?tag=280x

    • Curtir 1
  8. Concordo com quase tudo que o Zucchini disse. Definitivamente, investir numa boa placa-de-vídeo agora é mister. 

     

    Eu, pessoalmente, aconselharia pegar um i5 4ª geração sim. Não acho que se possa considerá-los processadores velhos, especialmente considerando que pouquíssimos jogos realmente desfrutam de inovações trazidas pelos Skylakes. Acho que um 4440 é sempre uma boa pedida; um sweet spot pra gamers, digamos. E contanto que ele traga frequência e arquitetura resiliente o bastante para suportar a sua placa-de-vídeo, um i5 Haswell é perfeito, principalmente se você consegui-lo num desses kits com mobo B85 que o pessoal vende no Mercado Livre.

     

    Mais uma curiosidade: quem te recomendou uma fonte 500W que custava 600 reais? :huh: Creio que não era tão necessário gastar tanto.

  9. Concordo com o amigo @Widelux também. A Intel HD Graphics tem uma capacidade de processamento de vídeo muito boa. Mas se for pra comprar sem GPU, pra confiar no poder do CPU pra vídeo também, melhor ir de APUs da AMD. 

     

    Não concordo com a sugestão do @Erik Quaresma, porque se você quiser mudar de CPU depois pra um octa-core, por exemplo, vai ter que comprar uma placa-mãe melhor, que aguente o TDP elevado deles, e que tenha VRM também elevado. Essa placa-mãe do PC da Pichau é muito fraca. Com um G3258, você tem uma placa-mãe com socket LGA 1150, que é o mesmo usado por i3s, i5s e i7s da Haswell, ou 4º geração, e que não possuem os requerimentos altos de TDP e VRM dos Vishera. Processadores muito bons que você pode comprar no futuro.

     

    A sugestão do @oldnoob é muito bacana, ótimas ofertas, ótimos componentes. Mas eu sugeriria uma A10 7700k, que é uma APU bem melhor que a A8 7600, e custa só 20 reais a mais: http://www.kabum.com.br/produto/49468/processador-amd-a-series-a10-7700k-black-edition-cache-4mb-3-5ghz-3-8ghz-max-turbo-fm2-ad770kxbjabox

  10. Com 1500 reais, nos dias de hoje, só se ele não se importar em comprar alguns componentes usados. Se ele quiser tudo novo, vai ficar com um PC bem fraquinho. Maaas, se o que ele quer é jogar esses jogos leves, então vamos tentar...

     

    Placa-mãe AsRock H81M-HG4 Micro-ATX --- R$ 253,21

    http://www.kabum.com.br/produto/53932/placa-mãe-asrock-micro-atx-p-intel-lga-1150-h81m-hg4-c-hdmid-sub-usb-3-0-box

     

    CPU Intel Pentium G3258 3.2ghz --- R$414,90

     

    http://www.kabum.com.br/produto/55136/processador-intel-pentium-g3258-cache-3mb-3-2ghz-lga-1150-bx80646g3258

     

    Memória RAM - como o colega @Thalles Aguair mencionou acima, ainda precisamos saber se essa memória dele é DDR3 ou DDR2. 

    Caso não seja DDR3, aconselho comprar pelo menos um pente de 4GB, deve dar pro gasto enquanto ele não arranja mais grana pra comprar outro.

     

    Aí vai um pente de 4GB simples de 1333mhz - R$115,00

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694955903-memoria-kingston-ddr3-4gb-1333-pronta-entrega--_JM

     

    Placa-de-vídeo r7 260x 2GB --- R$509,90

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715028829-placa-de-video-sapphire-r7-260x-2gb-128-bits-gddr5-crossfire-_JM

     

    Fonte Corsair CX430 --- R$219,84

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699469981-fonte-430w-cx430-cp-9020046-ww-corsair-_JM

     

    TOTAL: R$1512,85

     

    Sei que passou do preço, e ainda faltam baginete e HD. Você disse que ele já tem HD, mas tem que ver qual é, se é SATA III, qual o espaço de armazenamento, essas coisas.

    Quanto ao gabinete, se ele não for exigente, dá pra encontrar um velho aí na OLX da cidade dele por uns 30 reais. Sempre encontro por aqui em SC.

     

    Enfim, complicado colocar um PC pra gamer num orçamento de 1500 reais esses dias, principalmente se ele fizer questão de peças novas.

     

    Espero ter ajudado!

    • Curtir 1
  11. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709516774-memoria-8gb-1x8gb-ddr3-1600mhz-hyperx-fury-blue-_JM

     

    E se tiver disposto a pegar usado, dá pra economizar ainda mais. A final, esses dissipadores só servem para melhorar a aparência (e capacidade de OC, algo também irrelevante em PC gamer) do pente, não tem utilidade prática.

     

    Aí sim eu concordo. Se é pra abrir mão da segurança de 2 pentes, que seja por uma oferta bacana assim. Ótimo achado.

  12. ... só lembrando que dual channel é irrelevante para PC gamer, a diferença é de 0.1 FPS. Mas o custo é maior.

     

    Como assim o custo é maior? Na compra? Por que eu passei pra ele um link no qual 2 pentes sairiam por 290 reais, e com frete grátis. Enquanto o link do Kabum, o pente de 8gb da Corsair estava por 289,90 + frete.

     

    De qualquer forma, ele poderia tirar proveito da plataforma DC em outros tipos de tarefa em que se interessasse. E, ainda por cima, deu defeito em um, tem o outro pra segurar o tranco.

    • Curtir 1
  13. Então, eu gostei bastante da sua configuração. Só que quando fui ver as peças, para comprar tava indo 800 reais além do meu orçamento.

    O que estava planejando, na verdade, era começar com uma GPU um pouco mais em conta, por que, como disse, farei futuros upgrades, então queria ter uma configuração com uma fonte, processador e mobo sólidos, para aguentar a futura GPU.

     

    Estranho, fiz as contas certinho, e resultaram naqueles valores que eu detalhei. Claro, os valores foram baseados nos links exatos que postei aqui. Porém, vi que o anúncio do ML para a 970 está pausado, o que provavelmente significa que alguém já a comprou. Uma pena...

     

    Já que você quer mesmo uma bancada sólida para investir numa GPU mais potente no futuro, concordo com a sugestão do Thalles. Uma 960 aguenta o tranco, eu garanto. Mas os 2GB de VRAM podem se tornar um problema num futuro próximo, então se for fazer um upgrade de placa-de-vídeo, não espere muito. Não só a alta do dólar, como também a cara-de-pau das nossas lojas - com o perdão do linguajar - só garantem aumentos constantes, quase quinzenais, em preços de componentes. GPUs, como são os componentes básicos mais caros no mercado brasileiro, serão as que mais vão sofrer.

     

    Compra essa configuração logo, e aproveita que a B85M da Gigabyte tá em "promoção" por 300 reais! (http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_megasaldao.cgi?codigo=50643). Depois, junta um dinheirinho e investe numa 970, ou até mesmo numa 980 ou r9 290, quem sabe.

     

    Edit: Ah, a única coisa que eu discordo do Thalles é esse pente de RAM de 8gb. Procura um kit com 2 pentes de 4gb (da HyperX Fury tá até barato), que aí sim você consegue tirar proveito do Dual Channel da sua placa-mãe. Aquele link que eu postei do ML serve; elas estão por 145 cada, o que dá o mesmo preço da Vengeance de 8gb. E ainda tem frete grátis!

  14. Não acredito que haja gargalo de um FX-6300 numa 970, especialmente se ele não for jogar em 2k ou 4k, e se fizer um leve overclock no CPU. Agora, se gargalo fosse o problema, seja em jogos MMO (que ele deixou bem claro não ser o único interesse dele em jogos), ou em jogos mais pesados, ele poderia optar pelo 8320E, que está em promoção, e ainda é octa-core e tem o mesmo TDP do 6300. Sugeri a 970A-UD3 exatamente por que ela aguenta o tranco de um upgrade pra um processador mais exigente. Apesar do desempenho single-core inferior dos FX em relação aos Haswell, creio que seja uma economia totalmente justificável, se em troca ele vai poder comprar uma 970, que é uma placa muuuito superior à 960. E, como bem sabemos, para todos os efeitos, melhor se munir em GPU do que em CPU, se o que você quer é jogar.

     

    Edit: Mas, esse era o meu ponto ao que foi levantado anteriormente, porque o OP disse que não vai poder ir de 970 de qualquer forma. 

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...