Ir ao conteúdo

advtec

Membro Pleno
  • Posts

    108
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Prezados, boa noite. Preciso ajustar e aferir duas fontes minhas, Minipa MPS-303D (30V, 3A). O modelo tem ajustes de tensão e corrente. Entretanto, são totalmente analógicas, com vários ajustes via trimpot. Preciso do diagrama esquemático deste modelo para fazer ajustes e aferições (ou outro "guia" neste sentido). Alguém pode me ajudar neste quesito? Agradeço, desde já.
  2. Olá a todos. Olá, BCP. Revisei todos os resistores. Não há nenhum aberto. Como mencionei no início deste tópico, troquei os transístores que se queimaram e, dentre eles, um dos que formam o par diferencial. De fato, aproveitei e troquei os dois (BC327). Sem sucesso na análise do circuito, voltei a atenção para o par diferencial novamente. Me certifiquei de comprar originais e troquei, novamente, os dois transístores. Problema resolvido. Saída em zero volt e sinal perfeito na saída. Resolvido. Bons trabalhos.
  3. Excelente ideia. Farei isso. Obrigado.
  4. Prezados, saudações. Estou reparando uma caixa amplificada Staner 60 F/MI que foi ligada em 220V enquanto chaveada em 110V. A ponte retificadora, os transístores de potência de saída (um 2SC5198 e um 2SA1941) queimaram e um transistor PNP (BC327) do controle de Bias também queimou. Foram trocados. Toda a placa foi revisada e não encontrei mais nada com problema. De fato, acabei trocando todos os transístores dela por novos. E fiz o mesmo em relação aos operacionais do pré amplificador, mesmo ante o fato de que estes são "protegidos" por diodos zener. Também troquei os zener. Entretanto, não consigo zerar a saída (ela não tem ajuste de 0V e nem de bias). Aliás, a saída está alta: com 40V, que é a tensão positiva da fonte, medida em relação a terra (comum) (a fonte é simétrica e o amplificador usa par complementar NPN - PNP). Para completar a dificuldade, não encontrei o esquema eletrônico desta caixa. Como a saída não zera, eu removi os transístores de saída e notei que ainda há a mesma tensão na saída, o que me faz concluir que o transístor driver NPN está em condução. Estes testes e medições foram feitos sem sinal de entrada e sem alto falante na saída (e nem dá pra ligar ele mesmo, em razão desta tensão alta presente na saída). Alguém já vivenciou algo parecido? Alguma sugestão? Alguém possui o esquema desta caixa? Agradeço-vos, desde já. Advtec.
  5. Bom ... a essa altura qualquer tentativa pode valer. Que tal tentar escolher outra resolução? Vai que há um tipo de interpretação por parte do sistema dela que, dependendo da resolução, ela quadricula a tela (quadriculando a tela, cada quadrado terá uma densidade maior de pixels maior do que o todo e, portanto, cada quadrado terá uma resolução maior da mesma imagem). Vai que essa TV tem esse, digamos, "modo de pensar". Bons trabalhos. Adriano.
  6. Olá. Colega, atenção à fonte que está usando. Ela deve ter uma filtragem, no mínimo, razoável. Certa vez alguém passou por um problema parecido com o seu. Quando fomos prestar atenção nas mensagens dele, vimos que ele usava, como fonte, um carregador de bateria de celular. Não deu outra: trocou a fonte e o circuito funcionou direitinho. Bons trabalhos. Advtec.
  7. Boa tarde. Na família 12f tem-se que ajustar aquele "Valor de Calibração", que pode variar de um chip para outro. Trata-se de de um valor localizado no final da memória de programa que permite garantir a correta calibração do oscilador interno. É necessário, portanto, recuperar este valor antes de programar o uC. Você seleciona o modelo correto de PIC. Então, deve-se começar com uma leitura da memória flash do uC. Ao finalizar a leitura do micro, você terá o conteúdo da memória. Mesmo que o uC não tenha sido utilizado, todas as posições de memória devem conter o valor 3FFF com exceção do último endereço (0x03FF). Este último endereço de memória contém o valor de calibração do uC. Anote esse valor, que deverá estar em hexadecimal. Carregue no seu gravador o arquivo .HEX que deseja programar o chip. Provavelmente, ao realizar isto, o valor de calibração do uC foi substituído pelo valor hexadecimal por “default” $3FFF. Vá lá, onde deveria estar o valor de calibração, e edite, inserindo o valor que você anotou. No IC-PROG é só dar um duplo clique para isso. No processo de gravação, o programador agora "verá" o valor de calibração lá com a finalidade de comparar o conteúdo do último endereço com o valor de calibração introduzido manualmente. Espero que tenha ajudado. Bons trabalhos.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...