Prezados, saudações.
Estou reparando uma caixa amplificada Staner 60 F/MI que foi ligada em 220V enquanto chaveada em 110V. A ponte retificadora, os transístores de potência de saída (um 2SC5198 e um 2SA1941) queimaram e um transistor PNP (BC327) do controle de Bias também queimou. Foram trocados. Toda a placa foi revisada e não encontrei mais nada com problema. De fato, acabei trocando todos os transístores dela por novos. E fiz o mesmo em relação aos operacionais do pré amplificador, mesmo ante o fato de que estes são "protegidos" por diodos zener. Também troquei os zener. Entretanto, não consigo zerar a saída (ela não tem ajuste de 0V e nem de bias). Aliás, a saída está alta: com 40V, que é a tensão positiva da fonte, medida em relação a terra (comum) (a fonte é simétrica e o amplificador usa par complementar NPN - PNP). Para completar a dificuldade, não encontrei o esquema eletrônico desta caixa.
Como a saída não zera, eu removi os transístores de saída e notei que ainda há a mesma tensão na saída, o que me faz concluir que o transístor driver NPN está em condução.
Estes testes e medições foram feitos sem sinal de entrada e sem alto falante na saída (e nem dá pra ligar ele mesmo, em razão desta tensão alta presente na saída).
Alguém já vivenciou algo parecido? Alguma sugestão? Alguém possui o esquema desta caixa?
Agradeço-vos, desde já.
Advtec.