Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MauricioTere

Membro Pleno
  • Posts

    25
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que MauricioTere postou

  1. Oi Paulo. Valeu a dica. Estava tentando montar alguma coisa mesmo, pois a tensão que preciso é fixa. Esse conversor pode operar com várias faixas de tensão. A saída do transformador é 18 volts DC depois de retificada com uma ponte simples e um capacitor. Já informei o valor final da tensão DC. Mas valeu a dica. Mauricio.
  2. Boa tarde a todos. Aproveitando o título do tópico posto minha dúvida aqui, sujeito a mudá-la caso entendam. Tambem gostaria de uma ideia para reduzir a tensão. Tenho um transformador de fios de cobre grande que entrega 18 volts DC na saída. Queria ligar ele na minha parafusadeira, que funciona com 9,6volts e consome 4 amperes. Se fosse ligar os diodos seriam muitos. Se for um resistor vai esquentar bastante. Poderiam dar uma sugestão a este iniciante? Obrigado.
  3. Para informação: levei o aparelho na assistência técnica autorizada, na Gloria. O técnico abriu o aparelho e constatou que o defeito era na placa controladora do painel. Não verificou erro em nenhum outro contato. Agora é esperar a placa chegar para eles devolverem o aparelho. E fim de papo. Obrigado pelas dicas.
  4. No manual a tecla CANCELAR tem a função de bloqueio/desbloqueio do microondas. Já apertei ela mas nada acontece. O ícone DEF é Defrost (descongelar). Uma das opções de uso do aparelho. O aparelho funcionou perfeitamente durante os 30 dias, inclusive com o bloqueio para crianças, mas o defeito que apresentou no começo voltou. Todas as funções ficam bloqueadas. Nenhuma tecla funciona.
  5. Boa tarde. Comprei um microondas Philco PMO26B e, no mesmo dia que recebi, o painel dele congelou. Após funcionar uma vez, ficou como na imagem, com o indicador DEF piscando e a hora marcando normalmente. Desliguei da tomada, liguei várias vezes. Abri e fechei a porta e nada. De repente, após 2 horas ligado ele voltou a funcionar como se nada tivesse acontecido. Hoje, 30 dias depois da compra, ele voltou a congelar o painel. Igualzinho a antes. Está na garantia e devo levá-lo em uma autorizada, mas gostaria de saber se teria algum procedimento de reset do aparelho. Continua igual, o painel todo aceso e o indicador DEF piscando. A hora vai sendo marcada normalmente tambem. Se alguem souber de algum procedimento de reset, favor avise que eu testo aqui. Obrigado.
  6. Colegas eletrônicos. Pelas dicas dadas anteriormente, liguei uma lâmpada (incandescente) de 120watts em paralelo com as baterias e, como havia sempre uma corrente para alimentar este resistor, o carregador ficou funcionando no estágio de 58 volts direto. Agora eu controlo somente o tempo de carga e consegui dar uma sobrevida as baterias já cansadas. Embora não tenha sido a solução que procurava, pois queria entender mais meu circuito e modificá-lo, resolvi meu problema. Aos moderadores do fórum, podem trancar este tópico. Aos que ajudaram, fica meu agradecimento.
  7. Obrigado pelas dicas. Vendo o esquema da folha 3 verifiquei que o que muda o carregador de 58 v para 55v é a corrente. Medindo o carregador vi que quando a corrente fica menor que 0.6 amperes ele muda de estágio. Vou tentar ligar um resistor (lâmpada) em paralelo com as baterias para ver se o carregador não muda de estágio. Eu sei que deveria trocar as baterias, mas quero usá-las até o finalzinho. Alguma ideia diferente? Ilkyest o ci é o lm324 mesmo, eu digitei errado.
  8. Olá amigos. Sou estudante da área de eletrônica. Já montei uns circuitos simples e sempre com a ajuda dos mais experientes. Estou com uma bicicleta elétrica funcionando montada em casa com kits separados. O motor é de 1000 watts e 48 volts, alimentado por 4 baterias de chumbo de 12 v (7ah) ligadas em série. Depois de carregá-las com um carregador montado em casa resolvi comprar um da china. Ele carrega 48 volts com 12ah. Ele inicialmente aplica uma tensão de 58 volts (led vermelho acesso e ventoinha ligada) e, quando as baterias atingem uma tensão, ele permanece carregando com 55 volts (led verde acesso e ventoinha desligada). Ocorre que minhas baterias estão no final de carreira (com 4 anos de uso) e não estão segurando muita carga. Logo que eu ligo o carregador, ele funciona com 58volts por 15 minutos e depois volta para 55 volts. Esta carga não é suficiente para que a bicicleta ande muito. Estou estudando a placa para modificá-la, só um pouco, para que ela permaneça sempre na função de 58 volts, mas meus conhecimentos são poucos para tal. O CI indicado na parte onde fica a saída é um lm234 e quando os 58 volts são fornecidos o pino 8 dele alimenta o led vermelho e a ventoinha. Alguem pode sugerir como tornar a fonte sempre em 58 volts? Obrigado.
  9. Ola novamente a todos. Gostaria de agradecer a todos que postaram mensagens, pois lendo todas consegui consertar minhas esteiras. Gostaria de agradecer tambem ao Agricio que me ajudou diretamente no conserto. A placa troquei um componente e ela está funcionando. O motor, não consegui na minha cidade alguem para fazer a retífica e comprei um novo pelo ML. Só, contrariando a sugestão do Agricio, troquei o resistor maior, que era de 10 watts, por um de 50 watts, que agora não chega nem perto de ficar quente. Acho que assim ele irá durar muuuuito mais que o original, que após um ano de uso se desmanchou. Segue a foto: A quem está lendo agora, leia com calma, peça ajuda e, possivelmente conseguirá um resultado feliz. Estou novamente com minhas duas esteiras funcionando.
  10. Estou tentando não acreditar que o defeito esteja no motor. Eu desmontei ele, fiz uma limpeza nos contatos, uma lubrificação no eixo e não vi nada de anormal nele. Hoje troquei o sensor de rotação e nada ainda. O motor funciona bem e quando chega a uma velocidade ele apresenta um barulho misto de curto e freio a motor e diminui a rotação. Fica na rotação mais baixa até que seja desligado, quando funciona novamente. Vou tentar o último teste que é trocar os motores das esteiras. O problema de levar o motor para consertar é que o problema é intermitente, o que acho que dificultará a identificação do problema.
  11. Você pode encontrar estes suportes no Mercado Livre ou na Casa & Video. Lembre-se de informar a distância dos furos, que no caso da sua TV é 75 x 75 cm. Procure o que mais lhe convier e o mais barato, vendo se quer o de parede ou o de teto. Não há problemas com estes suportes.
  12. Obrigado de novo pelas respostas. Ontem, depois de uma grande novela, recebi pelo correio o CI IR2304S e o instalei na placa. Testei na esteira e ... voi lá, funcionou. O problema agora é com a outra esteira. Ela funciona 1 hora na velocidade de 6km/h normal. Mas se eu ando 10 minutos e coloco ela para correr em 8 km/h ela para após 2 minutos da corrida. Agora o motor dela se recusa a funcionar. Aumenta um pouco a velocidade, até uns 3 km/h, e não aumenta mais. Troquei as placas e continua o defeito. Testei na placa e as voltagens dos contatos com o painel funcionam quando acelero ou diminuo (vão de 4,8 a 0 volts) normalmente. As escovas, apesar de terem um ano de uso, estão boas, com um comprimento grande ainda. Vou tirar o motor e desmontá-lo para ver se acho algo errado. Alguma sugestão de testes? Valeu.
  13. Uma dúvida. O contador que verifica a velocidade da esteira e manda informações para a placa, tem que girar junto com o motor? Vou melhorar a pergunta, a rotação dele tem que ser a mesma do motor, ou o simples fato dele girar já libera o funcionamento da placa? Por que da dúvida, meu sensor está girando mas o eixo dele não está bem preso no eixo da esteira, pode ser que o eixo gire mais rápido que o sensor. Isto pode atrapalhar a placa?
  14. Cheguei a um beco sem saída! A Compomil, única que eu encontrei o CI me respondeu informando que eles não tem nenhum dos dois CIs em estoque. Acho que vou ter que comprar uma placa inteira nova.
  15. Novamente, você tem razão. O sinal chega no coletor do Q1 com uma tensão igual nas duas placas (queimadas e boa), mas no gate do Mosfet na placa boa, em 2 segundos ele chega a 4 volts e na queimada ele não passa de 1 volt. Realmente o U3 não está amplificando. Procurei em algumas lojas o CI IR2304S, mas não encontrei. Em uma busca na net só encontrei em um site (compomil) em Sampa. Seu conhecimento sugere algum mais comum e compatível ou compro este mesmo? Obrigado.
  16. O borne do contagiros está ligado. O gate do mosfet fica com a tensão 0. Ela aumenta mas depois de 2 segundos some. Como descobrir se o LM311M está queimado? Testei ele na placa boa e na queimada e as medidas foram as mesmas. Somente há tensão no pino de 25v. Em todos os outros a tensão é 0v, mesmo na placa boa e quando a esteira está rolando. Valeu novamente.
  17. Agricio, novamente obrigado por sua atenção com os de menor conhecimento. Troquei o diodo que estava queimado e as linhas de 15 e 25 volts ficaram funcionando. A esteira ainda não anda! Testei o conector com a esteira das duas placas e as voltagens são iguais: em dois pinos quando acelero ele faz a tensão cair de 4,8 ate 0 e no outro pino, quando diminuo a tensão cai de 4,8 para 0 Volts. Testei os R27,31 e 32 e nas duas placas os valores são iguais. A tensão no pino do mosfet na placa boa vai de 0 a 7,3, mas na queimada não sai de 0 Volts. O CI U3 estava perto da parte aquecida e foi alimentado por a tensão desregulada, como posso testá-lo? Só colocando mais informações, o transistor Q1 que alimenta o U3, testei na ponta de cima e na placa que funciona, a tensão aumenta quando acelero. Na queimada, quando acelero, ele fica com tensão por 2 segundos e depois zera. A tensão só volta a funcionar se desligo o interruptor geral e acelero novamente. Pode continuar a ajuda? Poderia colocar o esquema inteiro da placa para que eu aprenda também? De novo, obrigado!
  18. Olá a todos. Vou explicar meu problema. Tenho duas esteiras Weslo iguais, com uma placa que vi ser comum a Caloi e outras. Esta placa vem com um resistor de 1.5k 10Watts de porcelana que esquenta muito. Acontece que depois de 1 ano de uso este resistor queimou. Imediatamente coloquei um dissipador de calor junto ao resistor da segunda placa que estava inteira. Troquei o resistor de porcelana por dois de fio, com a resistência de 1.5k (meu grande erro, pois ligados em paralelo eles diminuiram a resistencia e eu imaginei que estaria dividindo a corrente e eles esquentariam menos, dei mole!) e potência de 10Watts cada. A placa funcionou normal por 3 meses até que ficou ligada uma noite inteira e no dia seguinte não funcionou. Ao levantar vi que haviam peças queimadas e troquei um diodo e dois capacitores. Ela voltou a funcionar mas dois dias depois morreu e não deu mais partida. A primeira dúvida de um leigo é que troquei os dois capacitores de 1000mf e 100mf por outros iguais, mas os originais eram de 25Volts e coloquei dois de 50Volts pois não encontrei os de 25, isto poderia causar algum problema? Fiz os testes do forum, achei o neutro, verifiquei as saidas M+ e M- com a lâmpada de 40 Watts conectada no lugar do motor. A lâmpada não acendeu e as duas saídas marcam 170 Volts cada. Testei a saída de 30 volts ao final do resistor mas ela marca 47,3 Volts, enquanto esta medida na placa boa é de 24,6 volts. Medi a saída do LM7805 e esta marcando os 5 Volts. Os CIs da figura pintada são: Amarelo LM7805, Azul PIC 16F716 e o Vermelho um IR 2304. O que vi de diferente foram os valores dos dois diodos que ficam na base do resistor de porcelana que na placa boa marcam 596 e na queimada marcam 565 (na escala de diodo). Não tenho conhecimento técnico para saber se esta diferença pode dar a diferença de tensão no resistor das placas mencionada acima. O texto é grande pois tentei dar bastante informações para ajuda. Obrigado a todos pela paciência. Placa boa com o dissipador Só complementando o pedido acima, a foto dos transistores no dissipador, pois um deles tem dois terminais soldados juntos. Eles são da direita 8ETH06FP e o da esquerda GB20B60PD1. A placa é PCI 1801 1480 Rev.2. De novo, obrigado!
  19. Agricio. Obrigado pela resposta, mas estou no fórum para tentar aprender um pouco mais sobre eletrônica. Existem muitos usuários dizendo exatamente que o resistor esquenta demais. Vi no ebay o resistor com 50 watts em uma carcaça de alumínio para dissipar melhor o calor. Não a encontrei em nenhuma loja on line. Realmente o defeito foi por que o resistor original de porcelana simplesmente torrou. Troquei ele por outros dois de 10 watts mas de fio e os mesmos não aguentaram ficar uma noite inteira ligados. Como disse, não fique brabo, estou aqui para aprender, e conto com sua ajuda e a de todos.
  20. Olá a todos. Esta é minha primeira postagem. Li as 20 páginas de mensagens deste tópico e estou tentando consertar minha placa. Postarei algumas fotos com dúvidas, mas a grande pergunta que faço é a seguinte: Todas as placas tem um resistor grande para baixar a tensão para uma parte do circuito para 20 volts. Por que este resistor não tem uma capacidade de dissipar o calor maior? Minha esteira ficou ligada na tomada de um dia para o outro e o resistor esquentou e queimou alguns componentes. A primeira coisa que fiz foi encomendar do ebay dois resistores de 1.5k que é o da minha, com 50 watts de potência, para ver se ele não vai esquentar tanto. Por que, se esquenta, colocam um resistor de 10 watts? Obrigado pela atençao de todos.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!