Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

N0IZE

Membro Júnior
  • Posts

    18
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por N0IZE

  1. 2 minutos atrás, Ricardov disse:

    Porque nada é 100% seguro, então se aplica várias medidas para que caso uma falhe a outra mantenha a segurança. O DPS não foi citado por mim, mas é uma proteção contra surtos que venham pela própria rede elétrica. Mas para DPS funcionar tem que ter o aterramento e voltamos ao seu problema inicial. 🙄

    Entendi. Eu não deveria ter dito "100%", deveria ter dito: "a máxima proteção possível/disponível". 😬

     

    Muito obrigado a todos que ajudaram, e em especial ao Ricardov!

     

    • Curtir 1
  2. 3 minutos atrás, Ricardov disse:

    @ivanoize , OK. O cabo azul deveria ser o neutro e o fase deveria ser preto. instalaram invertido. O cabo de aterramento deve ter a mesma seção dos cabos fase e neutro, esse de 10 mm é o mínimo que a distribuidora exige para ligação entre a a caixa de medição e a haste de aterramento, mas para instalações residenciais. Em prédios é diferente, deveria ter um barramento de terra na sala de medidores, como é um prédio antigo não tem. Mas o neutro aterrado deve ter, resta descobrir onde está. Para o seu caso deixe o terra desconectado e assim que possível instale um DR. Quando possível veja se consegue instalar um aterramento no apartamento. Limpe essa poeira  entulhos do quadro com um aspirador.

    Certo. Por curiosidade, se um chuveiro com resistência blindada oferece maior segurança porque a água não entra em contato com a resistência, por que há a necessidade de um aterramento, DR e DPS para estar 100% seguro? 🤔

     

  3. 5 minutos atrás, Ricardov disse:

    @ivanoize  você precisa instalar um disjuntor exclusivo para o chuveiro e se possível o DR. A resistência blindada é uma proteção adicional. Infellizmente essa instalação está muito ruim e o TN-C não é uma boa ideia nesse caso (essa conversa de 10 mm não tem nada a ver). O que ocorre é que talvez o neutro esteja aterrado no quadro do condomínio, mas isso teria que ser verificado por um eletricista, por ser área restrita.

    Aquele disjuntor de 20 que você viu na foto do quadro, é exclusivo para o chuveiro. Os 10mm para um aterramento TN-C, eu comentei porque li em sites sobre elétrica, que a norma exige essa bitola. Daí nesse novo chuveiro, o que faço com o fio terra? 

  4. 17 minutos atrás, Ricardov disse:

    @ivanoize  vish, essa instalação está bem precária e perigosa, precisando de uma revisão com urgência. Avise para o síndico que na sala de medidores não pode ter essas tranqueiras como enceradeiras e sacos plásticos. Alguém pode tropeçar e cair sobre os quadros elétricos e em caso de curto-circuito esse material plástico pega fogo.

     

    Quanto ao quadro do apartamento está com cabos fora do padrão de cores e desorganizado. O que poderia ser feito era uma limpeza para tirar esse entulho e poeira, organizar os cabos, colocar anilhas identificadoras, instalar um disjuntor e um DR exclusivo para o chuveiro. Se possível trocar os disjuntores para o padrão IEC/DIN, que são fixados por encaixe em um trilho DIN.

    Se chamasse um eletricista qualificado ele poderia abrir os quadros do condomínio e examinar como está o aterramento do neutro e se poderia levar esse aterramento até o apartamento.

    Considerando toda essa situação (talvez tenha o aterramento TN-C, mas mesmo que tenha, os fios não são de 10mm), o que seria menos pior ao instalar esse chuveiro com resistência blindada? Conecto o fio terra dele no neutro, ou deixo o terra isolado e desconectado? Porque em um futuro incerto, infelizmente, eu não vou poder fazer essas coisas que você me sugeriu. :(

     

    Obrigado pela atenção e paciência.

  5. 2 horas atrás, Ricardov disse:

    @ivanoize queremos ajudar, mas à distância existe uma limitação. Teria que ter mais informação dessa instalação. O fato dos fios serem sólidos não afeta nada, eram muito usados até a década de 90. Quantos fios tem no quadro do medidor? Quantos fios vem do medidor para o quadro? Se possível poste fotos. Quando esse prédio foi construído? Veja com o síndico se o condomínio tem uma empresa responsável pelo pára-raios, eles podem informar se existe aterramento. Veja se o condomínio tem o projeto elétrico do prédio. A norma de instalações elétricas exige a instalação do DR para circuitos de áreas úmidas há mais de vinte anos.

    Eu compreendo que sem informações limita o tipo de ajuda. Eu fui atrás dessas informações com o síndico, subsíndico e alguns funcionários do prédio. E muito infelizmente eu não consegui quase nada relevante. E até por isso eu nem conto com a possibilidade de ter um aterramento (embora o subsíndico tenha dito aquilo sobre um aterramento TN-C), e vim aqui perguntar, considerando essa situação que descrevi ao longo do tópico, se ao instalar esse chuveiro com resistência blindada, devo conectar o terra dele no neutro ou deixo o terra isolado e desconectado?

  6. Em 26/04/2019 às 14:26, Ricardov disse:

    @misterjohn tem essas filigranas jurídicas, mas se alguém morrer ou ficar com sequelas por causa de um choque o síndico pode ser responsabilizado por não ter tomado providências que lhe cabiam e das quais não pode se omitir.

    @ivanoize são formas de minimizar o risco.

    Certo, eu vou esta semana instalar um chuveiro eletrônico com resistência blindada e, vou deixar o fio terra dele isolado/desconectado, pois eu acho que não tenho aterramento disponível no meu apartamento. Apesar de um morador antigo e que já foi síndico, ter me dito que o prédio possui um aterramento TN-C, e eu poderia conectar o terra do chuveiro no neutro, desde que a bitola fosse 10mm. Se eu for levar em consideração essas informações que ele me passou: eu nem tenho certeza se tem mesmo o aterramento TN-C, é um dos piores tipos de aterramento, a bitola dos fios que vem do medidor até o disjuntor no quadro do apartamento é de 6mm (velhos e rígidos), do disjuntor ao chuveiro 6mm também (novos e maleáveis). Então mesmo que tivesse esse tipo de aterramento, eu ainda não teria os requisitos mínimos de 10mm para tal e, este tipo de aterramento com tudo correto, oferece perigo se o neutro se romper.

     

    Portanto, considerando todas essas informações, a falta delas e limitações financeiras. Nestas condições, devo instalar o chuveiro de resistência blindada com o terra do mesmo isolado e desconectado, ao invés de conectar o terra no neutro? Visando desta forma reduzir riscos.

  7. 15 minutos atrás, Ricardov disse:

    @ivanoize  para melhorar a segurança instale da instalação instale um IDR (interruptor diferencial-residual). O aterramento é obrigatório, o síndico tem que se mexer ou pode ser responsabilizado em caso de acidente.

    Então as melhores opções que eu tenho (considerando que não tenho opções de aterramento) são: chuveiro com resistência blindada (instalado com o fio terra isolado e desconectado) e o IDR? 

  8. 22 minutos atrás, Ricardov disse:

    Sim, pode usar um chuveiro blindado. Quanto ao aterramento tem que inspecionar. Certamente está disponível no quadro geral, teria que ver a possibilidade de instalar até o apartamento.

    Então o chuveiro de resistência blindada seria a melhor opção que eu tenho, pois não tenho aterramento disponível neste prédio antigo. E sim, já verifiquei nos quadros de energia geral do prédio e também perguntei para o pessoal que faz de tudo aqui no prédio, eles falaram que os quadros de energia são da época da construção do prédio e não possuem aterramento, além de serem monofásicos e 220v. Sou de Brasília.

  9. Considerando que não é seguro utilizar um chuveiro elétrico sem aterramento e, eu moro em um prédio que não possui opções de aterramento. A opção menos pior, seria comprar um chuveiro com resistência blindada e deixar o fio terra isolado e desconectado? Ao invés de conectá-lo ao neutro, como muitos fazem.

     

    Se for proibido postar sobre chuveiros elétricos neste fórum, me perdoem.

     

    Obrigado pela atenção!

    • Curtir 1
  10. Em 5/6/2017 às 20:04, ivanoize disse:

    Liguei apenas o monitor sozinho usando DVI e o problema aconteceu.

    Ou seja o problema ocorre utilizando HDMI + DVI e apenas DVI conectados na placa de video.

    Agora no momento estou utilizando apenas o MESMO cabo HDMI utilizado na TV, na placa de video + monitor.

     

    Com apenas o cabo HDMI conectado a placa de video e monitor o problema ainda não aconteceu e já está a praticamente o dobro do tempo sendo utilizado em relação ao DVI e DVI + HDMI na TV.

  11. eu comprei essa placa de video rx 460 nitro 4gb sapphire em novembro de 2016, porém aleatoriamente e não importa o que eu esteja fazendo o sistema continua funcionando normalmente (dá para ouvir o som da musica no fundo, quando aperto comandos no teclado eles funcionam normalmente e num lock, caps lock funcionam os leds) a tela do monitor começa a ficar como se fosse uma tv sem antena, só que sem o chiado.

     

    aí fiz alguns testes quando ocorre o problema:

     

    1º: durante a tela do monitor (lg flatron e2241 conectado em dvi) estar "sem sinal" eu coloquei um cabo hdmi na placa de video e conectei o mesmo na tv e a tela do monitor conectado ao mesmo tempo em dvi no monitor voltou ao normal. e com desktop estendido ficou normal também. normal = sistema funcionando corretamente.

     

    2º: durante a tela do monitor estar sem sinal novamente eu desconectei o cabo dvi da placa de video e coloquei novamente, a tela voltou porém travada e com o sistema "por trás" funcionando corretamente. e aconteceu a mesma coisa quando eu desconectei o cabo dvi do monitor e coloquei novamente.

     

    3º: troquei a placa de slot para um nunca utilizado abaixo e aconteceu a mesma coisa. minha placa-mãe é: asus crosshair iv extreme e os slots são pci express 2.0 x16

     

    4º: quando o problema aconteceu mais uma vez com o desktop estendido (monitor dvi + tv hdmi conectados a placa de video) eu conectei um cabo hdmi no monitor e placa de video e também voltou ao normal.

     

    em resumo o que posso dizer é que quando o problema ocorre o sistema está sempre funcionando por trás e tem acontecido com mais frequencia nas últimas semanas.

     

    IMAGENS DO MONITOR DURANTE O PROBLEMA 

     

    VIDEO DO MONITOR E TV DURANTE O PROBLEMA

     

    placa de video: radeon rx 460 nitro 4gb sapphire

    placa-mãe: asus crosshair iv extreme

    monitor: lg flatron e2241 utilizando dvi conectado a placa de video

    fonte: corsair tx750

    tv: sony bravia utilizando hdmi conectado a placa de video

     

    agradeço a quem puder ajudar, porque não gostaria de acionar a garantia da placa de video sem ter certeza do que está causando o problema.

     

     

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!