Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Xisconfro

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Salve @aphawk e @ ! Desculpem a ausência, mas to me mudando de casa e tá um caos ! Dei uma lida no que rolou aqui depois do post do CAN. Legal que tenha aguçado as idéias por ai ! Para dar continuidade no debate, ai vão minhas considerações Nos carros depois de 2008, praticamente tudo passa pelo CAN, mesmo vidros, buzina e tudo mais (Testado e aprovado). Algumas marcas são mais atrasadas, mas hoje em dia acredito que 99,9999999% dos carros estão adaptados para isso. Inclusive o novo protocolo já está sendo implementado em larga escala (J1939) ou JBUS no linguajar povão, que consegue enriquecer ainda mais a quantidade e qualidade dos dados. ABS, AirBags, Powertrain, etc.... também passam pelo CAN, eles não são CONTROLADOS pelo CAN, mas a informação de status está lá. Desculpe te contrariar @, até porque entendi que somos "manos de facu", mas existe somente 1 CAN, e aí sim, concordo com você, existe uma hierarquia forçada por hardware dando a prioridade do que deve ser tratado naquele ciclo "x" do processamento. Até hoje, o espinho debaixo da unha pra mim são os Ford, eles tem uma criatividade monstra pra criar as tramas de dados. Alguns carros como BMW, Ferrari, Bentley, e outros da elite possuem um bus codificado, nesse caso, 2 opções, decodificar na unha ou comprar o código, que não é tão baratinho assim. Tirando esses, o resto é muito simples trabalhar, essa interface Arduino ajuda muito, no caso de se trabalhar com Arduino. Caso vá querer somente fazer a leitura das tramas, você pode usar somente um conversor OBDII para USB e baixar algum programa na net que lê as tramas enviadas. Para interpretar, é verdade que cada carro possui sua ID e sequencia de trama, mas usando alguns programinhas simples, da pra montar um banco de dados sem muita dificuldade. Nenhum segredo no CAN... é uma comunicação serial igual todas as outras. @, muito show o link dos UAV's, eu to montando um...talvez um dia ele voe..hheheh E é uma pena existir essa politicagem, essa molecada poderia se interessar e começar a brincar com isso ao invés de ficarem fumando maconha na rua... mas pra isso precisa existir um fomento... Quem sabe um dia !? Grande abraço a todos ! Completando !!! Escrever no CAN é tão simples qto ler, a diferença é que existem ID's protegidas. Portanto controlar algumas funções do veículo pelo CAN é 100% possível (testado e aprovado), inclusive subir os vidros Abraços !
  2. @aphawk Po cara, você fez Mauá ?? Sem te conhecer já existe uma rincha ai... eu fiz FEI !! ahahah Então cara, na França, onde eu morava, ainda tava tímido, mas já existiam alguns grupos que fomentavam essas competições e depois de um tempo as empresas do ramo começaram a inclusive patrocinar. Acho que estamos um pouco distante de um patrocínio mas você que ta aqui no fórum há bem mais tempo não acha que o pessoal ia se animar com algo do tipo ? Sobre este projeto do CAN ainda vai tempo, mas quando eu tiver algo "palpável" coloco aqui pra galera. Abraços
  3. @aphawk Estou fazendo um módulo para fazer a leitura e o registro de tudo que acontece no carro, pelo CAN podemos saber se a seta está ligada, posição do volante, velocidade, enfim... quase tudo que se passa no carro. Integrado a isso, estou fazendo uma aplicação para iPhone (amantes do Android me desculpem, nada pessoal ) onde vai fazer a conexão de tudo isso com um servidor central. Além é claro de fazer umas bobeirinhas de abrir e fechar os vidros, ligar e desligar e rastrear o carro remotamente pelo telefone. Já fiz um projeto deste tempos atrás quando morava fora, mas a dificuldade do hardware me atrapalhou um pouco, pelo que vi, este shield alivia bem a tarefa. O problema de fazer esses projetos aqui no Brasil é o custo. Cara, fiquei besta de ver como tudo é caro. Quem sabe esse novo site ai consiga chegar com uma nova proposta de fazer o justo. Acredito que muita gente tem vontade de fazer algo mais complexo mas a verba aperta. Mantemo-nos em contato... também comecei a fazer um UAV... num rola uma competiçãozinha de veículos autônomos por ai ? Abraços !!
  4. @aphawk Boas ! Tudo em ordem com a compra, chegou antes do esperado, tudo bem protegido na embalagem e qualidade habitual Sparkfun. Virei cliente. Abraços !
  5. @aphawk, Comprado ! Um Arduino Mega e um shield CAN-BUS (vou tentar não por fogo no carro ). Assim que fiz o pedido, liguei no número do site e atenderam normalmente, confirmaram o meu pedido e será postado amanhã. Inclusive perguntei ha quanto tempo eles estão funcionando e a moça me falou há 1,5 meses. O que confirma a tese da Sparkfun. Esperamos que chegue tudo em ordem. Abraços !
  6. Olá Paulo, Eu mandei um email para a Sparkfun e me informaram que o site é distribuidor deles, porém, por políticas da própria Sparkfun, o site só é listado como distribuidor publicamente após 6 meses. Vou fazer uma compra teste e aviso vocês. Abraços !
  7. Boa noite João, Isso ta cheirando problema de lógica mesmo, preciso ver seu programa pra entender o que ta rolando. Coloque ele aqui no forum que eu dou uma olhada pra ti. Adiantando, os botões são o que exatamente ? Keypad shield ou botões diretos numa porta do duino ? Valeu !
  8. Olá pessoal, saudações a todos ! Estive por alguns anos fora do Brasil e estou voltando agora. Como sou novo nessa nova onda, estou ainda nas pesquisas e gostaria de uma ajuda de vocês. Primeiramente, se minha mensagem está em lugar errado no forum, me perdoem !! Procurei bastante onde colocá-la. Nas minhas pesquisas, encontrei um site que me pareceu bem bacana e com preços excelentes, alguém conhece o http://www.sparkgo.com.br ? Eles são distribuidores Adafruit, no site da Adafruit tem inclusive o logo deles e da Sparkfun também. Alguém já comprou lá ? Saberia me dizer se é quente ? Obrigado pela ajuda !!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!