Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aislan Silva Costa

Membro Pleno
  • Posts

    76
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

7
  1. @Carlos Zanon Então, estou meio confuso nessa parte. Todos os circuitos que vi necessita um controle da carga. Cerca de 10% da capacidade da bateria(12v 5Ah -> corrente de carga + ou - 0.5A). Num grupo no facebook, eu perguntei se eu poderia ligar uma bateria de chumbo acido 12v 5Ah, regulada a tensão para 13.8v sem nenhum tipo de controle de corrente num circuito e foi me dito que: porém alguns usuarios disseram algo como: Como eu posso interpretar o que foi dito?
  2. @Carlos Zanon Olá , obrigado pelo contato, minha duvida e o seguinte: Estou a montar um circuito para carregar um bateria. Inicialmente estou usando um trafo de 25v com capacidade de 2A. Supondo que nesse circuito eu use apenas uma ponte retificadora com um capacitor de filtro, e regule a tensão para 13.8v e conecte uma bateria de 12v, de modo geral qual seria a corrente a ser drenada desse circuito? (não ha ainda nenhum tipo de limitação)
  3. Boas a todos! Uma bateria chumbo acido conectada a um carregador "puxara" do carregador a corrente que ela precisa ou toda a corrente que o carregador tem a disponibilizar? Um usuario aqui do CdH disse: porém numa discussao do facebook outro usuario disse que uma bateria chumbo acido conectada a um carregador, seja la qual a capacidade da bateria, pela sua construção "puxaria" apenas corrente necessaria para seu carregamento. Entao, se eu construir um carregador para carregar uma bateria chumbo acido com a tensão de trabalho em 13.8v e corrente de 2 amperes, e colocar uma bateria de moto 12v 5ah, qual corrente ela puxaria da fonte(supondo que nao a limitacao), como a bateria sabe o valor da corrente a ser drenada da fonte?
  4. Boas a todos! Procuro indicacao de um circuito eletrônico para controle de motor dc de até 9v. O intuito e que variar apenas a tensão mantendo a corrente constante em cerca de 2 ate 4 amperes. Assim por exemplo, a 1.24 v, a corrente fosse constante para que nao perca torque no motor. Consegui isso com um regulador de tensão, mas o que comprei era apenas para 2 amperes e acabou queimando. Quero fazer um circuito eu mesmo usando um mosfet ou transistor de alta potenia. Pensei em um multivibrador astavel controlado por potenciometro para gerar o pwm . vi alguns circuitos mas queria dicas dos mais experientes. Possuo aqui nas sucatas transistores de potencia, mosfets de potencia, comparadores de tensão, e afins.
  5. Tenho o seguinte script num controlador python na BGE import serial #Comunicacion Serial import bge #Funciones propias de blender import bpy import math from bpy.props import * from mathutils import Vector ser = serial.Serial('COM5', baudrate = 9600, timeout = 1) leitura = ser.readline() leitura = leitura.decode("utf_8") if leitura[0] == "&" : leitura = leitura[1:] #Eliminamos el detector de errores leitura = leitura[:-1] #Eliminamos el final de linea angulo = math.radians(int(leitura)) cont = bge.logic.getCurrentController() leme = cont.owner rotation = leme.localOrientation.to_euler() rotacao_atual = rotation.y * -1 if (rotacao_atual != angulo): if (rotacao_atual > angulo): leme.applyRotation([0,0.1, 0],1) else: leme.applyRotation([0,-0.1, 0],1) else: leme.applyRotation([0, 0, 0],True) ser.close() Sua função e ler um valor recebido de uma conexao serial, decodifica-lo e depois converter seu valor inteiro em radianos. Leio a rotação atual do meu objeto depois faço a logica para que o objeto rotacione até o angulo desejado. Em termos o codigo funciona, o problema e que aparentemente o objeto não rotaciona de 0 a 360 graus. Exemplo, se meu angulo é de 180 graus, e a rotação atual e 0 graus, o applyRotation fica incrementando de 0.1 radios no objeto mas só até 2.60 radianos, depois desse valor retorna para 0 radianos e vai diminindo, depois sobe até 2.60 de novo e fica num loop infinito, alguém sabe o porque disso?
  6. @Renato.88 Como vai, eu acabei nem testando a implementacao que indicou, porque a porta xor que ficava a cargo de inverter a segunda porta and para a escolha entre subtracao e soma nao funcionou, tentei 4 implementacoes diferentes as 4 dava erro do 2 pro terceiro bit do somador. Acabaei deixando so soma e funcionou corretissimo. Meu intuito e criar um processador inteiro com logica ttl e com transistores, entao eu quero apreender a dominar mais essa parte dos diodos w transistores. Estou acompanhando uma serie do canal wr kits onde ele constroi um processador de 8 bits usando circuitos integrados. O problema do circuito integrado é que, como o processador ele já esta pronto e nao e muito didatico. O principal problema que enfrentei durante a montagem desse somador foi com a impedancia, o proteus que uso pra sinular me parece que nao domina isso muito bem. Entao o que me recomanda para estudo para lidar com impedancia? voce acha ser possivel construir todo um processador de 8 bits apenas com transistores, diodos e resistores?
  7. @Renato.88 oi de novo! To precisando muito de ajuda. Eu montei um circuito somador e subtrator com portas logicas ttl e a transistor(circuito fisico) porém estou com um problema do segundo somador para o terceiro. No caso quando faco 4 menos um, o 3 bit (4 - 2, 4-3 e todas os outros calculos funcionam) que seria o 4 nao apaga ficando o resultado 7. Ja na soma, 4 + 2 nao ascende o 4(4 + 1, 4 + 3 funciona e todos os outros calculos tambem). Eu acho que oerro acontece porque a tensão da porta logica and do segundo somador fica com apenas 3v na saida(e uma porta and com dois diodos invertidos indo para pull up, tentei varios resistores mas a tensão ficou em 3v, seja 10 ohmss ou 100kohms) como a tensão esta baixa nao vence os diodos para desligar a porta(no caso da subtracao, e ligar no caso da soma) Como voce disse aqui: A saida dessa porta and vai pra um porta or implementada com transistores. Ja a saida dessa or, que e meu carry out, vai pro carry in do 3 somador. A porta xor la e com diodos, esta chegando 3v mas mesmo assim a a saida da porta nao vai a 0( 1 e 1: 0). Eu testei aplicando 5v ns porta e ela apresnetou o resultado esperado. Mas 3v ela nao desliga, como poso aumentar essa tensão, um buffer com lm393 consegue? Como faco para aumentar essa tensão?
  8. @Renato.88 acho que finalmente consegui o somador completo. Naqueles outros circuitos uma porta XOR nao conseguia o sinal para uma outra mesma. Vi que em outro post aqui no CdH, sobre o mesmo assunto, voce dizia que a saida do circuito tinha alta impedancia, e que aparentemente apenas um circuito ttl consegueria "enxergar aquele valor", acho que foi isso que entendi. Então eu busquei outras implementações da porta XOR e fui conectando uma saida de uma a outra ate obter o resultado equivalente com a tabela verdade. O resultado foi esse: Eu queria uma opnião pra saber se esse circuito funcionara na pratica, o que acha?
  9. @Renato.88 Se eu nao conseguir vou mudar a porta and para diodos mesmo. Mas antes disso poderia me dar um exemplo do :
  10. @Renato.88 A configuração da porta xor foi resolvida. Consegui na teoria(simulação do proteus) um meio somador. Suponho que na pratica ele também funcione. Minha intenção agora e projetar o somador completo. Eu já vi em alguns sites em inglês um somador completo, nos comentarios dizia funcional, mas envolvia 18 transistores para apenas 2 bitis, então fica meio inviavel, pra mim, soldar diodos e resistores e mais fácil do que os transistores, alem de na sucata, muitos deles virem queimados. Já com esse circuito por exemplo, a porta xor usou apenas 1 transistor, a porta and 3(1 para o led), e a porta or fiz com a logica DTL. O problema que venho propor aqui para analise em partes e o seguinte: Esse o somador completo, usando 2 meio somadores, e uma porta or: Este o meio somador: Esta e a porta and: Seguindo esta logica, na saida da porta XOR do primeiro meio somador devo colocar na primeira entrada do segundo meio somador. e ambas entradas da porta AND do segundo meio somador, recebe as entradas da sua porta XOR. O problema esta ai, veja nesta imagem. No meio somador: 1+1 Soma = 0, Carr out = 1 . Ate ai tudo certo 1 -> Entrada A do meio somador 2-> tensão da saida da porta and -> 3.69v 3 -> estado da porta and, no caso HIGH Para fazer o somador completo, preciso conectar a saida do primeiro meio somador a primera entrada do segundo somador. Eu faco isso, porém, olha o que acontece quando o faço: No meio somador: uma observação importante e que, se iniciar o proteus com essas chaves deste modo ele funciona, a porta and em questao tem seu estado em HIGh como deveria ser, porém ao mudar as chaves ele muda seu estado para indefinido e nao vai pra low nem high. O curioso e que os leds do somador completo funcionam corretamente segundo a tabela verdade, apenas as logic probe que nao. 1 -> Conexao do primeiro meio somador ao segundo meio somador 2-> tensão da saida da porta and -> 3.25v 3 -> estado da porta and, indefinido Eu peco que analisem pra mim o que estou fazendo de errado, e avisem se a explicação tiver ficado confusa, pois eu mesmo ja me confude bastante... Caso ajude, coloquei em anexo o projeto no proteus. Mais uma observação. Eu tentei algumas formas de corrigir o problema, em vamo. Como por exemplo um transistor a mais na saida do primeiro meio somado, a base do transistor na saida, coleto em vcc, e emissor com resistor de 10k pull down. Nesse resistor ia a conexao para entrada do segundo meio somador. Nao funcionou, ficou a mesma coisa fulladder.rar
  11. @Renato.88 Agora que fui ver os led, curto total, fiquei estão concentrado nos estados que esqueci me do led. Eu ja tinha feito a implementação usando o switch, porém no proteus não tem o switch ou push button com essa configuração, então usei o dois switchs comutando eles manualmente e funciona sim. Fisicamente eu tenho os puth button com essa configuração, mas antes quero testar tudo no proteus. Acho que agora foi:
  12. @Renato.88 Pensando para uma implementação física dessa porta, assim estaria correto? O s1 quando não pressionado no caso, faria com que a saída estivesse em low não e? Nesse circuito agora, estaria funcionando como como pull down correto? Será que fisicamente funciona?
  13. @Renato.88 Então, mas e no caso do logic state? No caso a entrada.
  14. @Renato.88 O r4 e que sobro de uma tentativa minha de fazer outra coisa, e que ele ficou antes de tirar o print. Já o r1 eu vi de outro esquema, e retirei aqui e realmente não necessitava dele. Eu não compreendi bem o que você disse sobre o led no lugar do logic state, poderia clarear minha mente? se possível o esquema?
  15. @Renato.88 Olá, consegui neste outro circuito, colocando um resistor junto ao coletor do transistor q1. Agora, no lugar do LogicState queria colocar um switch e um led, como posso proceder? Para ficar igual essa:

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...