Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

josephus

Membro Pleno
  • Posts

    20
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que josephus postou

  1. Comprei um roteador Xiaomi (Redmi AX5400), com a intenção de conectá-lo por cabo ao modem/roteador da operadora de internet (Claro - modem/roteador Humax HGB10R-02), a fim de que esse novo roteador opere em modo de ponto de acesso, com o objetivo de melhorar o sinal para os dispositivos conectados por wifi. Li bastante, na internet, sobre o modo AP, como configurar, etc, mas não consigo configurar o novo roteador como AP, como é explicado nos sites. Em primeiro lugar, coloquei o modem/roteador da operadora em modo bridge e desativei as redes wifi dele (2.4ghz e 5ghz) (figura 1). Conectei-o por cabo ao roteador AX5400 (porta lan do modem da operadora para porta wan do roteador novo). Configurei as redes 2.4ghz e 5 GHz no novo roteador com exatamente os mesmos nomes e senhas das redes do modem/roteador da operadora. Tentei configurar o novo roteador para o modo AP mas aí os dispositivos não conseguem se conectar a ele pelo wifi e não consigo mais acessá-lo pelo wifi. Assim, voltei à configuração padrão mesmo, do modo roteador. O IP do modem/roteador da operadora é 192.168.0.1 e o do roteador novo é 192.168.31.1. Verifiquei que de fato o sinal do wifi melhorou com o roteador novo, ainda que operando em modo roteador mesmo (figuras anexas). Fiz testes de velocidade e verifiquei que melhorou mesmo. A força do sinal também melhorou (chega a distância um pouco maior em relação ao antigo). A única coisa que consegui foi alterar o IP do novo roteador para 192.168.0.2, numa das tentativas frustradas, mas mantive o DHCP ativado, de modo que o novo roteador está distribuindo o sinal da operadora em modo roteador mesmo, com o IP original dele. A minha casa tem dois pavimentos e tenho um PC no pavimento inferior, com placa de rede de wifi 6. Conectei esse PC ao roteador por cabo de rede cat-7, porque, por meio de testes de velocidade, verifiquei que a conexão por cabo é mais rápida que a por wifi. Na prática, parece que o novo roteador, mesmo não configurado como ponto de acesso, tá funcionando bem e melhorou o sinal de wifi. Mas gostaria muito de poder configurá-lo como ponto de acesso mesmo, como recomendam os sites, desativando o DHCP e colocando-o na mesma faixa de IP do modem da operadora e tal. Agradeceria muito se alguém pudesse me dar umas dicas de como configurar esse novo roteador como ponto de acesso, para que ele opere na faixa de IP do modem da operadora e distribua o sinal de wifi de forma mais eficiente. Obrigado desde já.
  2. @Masuca Obrigado pela resposta, Masuca. Eu fiz tudo isso (ou melhor, acho que fiz, como você pode ver pelos prints acima, das configurações dos dois roteadores), mas fiz a conexão entre eles pelas portas LAN dos dois, e não pela WAN. Tá indo... Você acha que deveria ser LAN/WAN mesmo?
  3. @Phoenyx Ah, verdade, quando a conexão é sem fio, há degradação do sinal, né? E eu desabilitei totalmente o DHCP do segundo e vi que os IP's, agora, estão sendo atribuídos só pelo roteador da operadora mesmo. E no da operadora deixei habilitado o modo "bridge" e no meu deixei ponto de acesso e largura de banda padrão, de 20Mhz. Parece que tá td indo bem.
  4. @Phoenyx Os dois roteadores estão juntos mesmo, porque o cabo pelo qual estão conectados é bem curto e, como eu pensei que todo o sinal do wi-fi iria pro Linksys, por eu ter desabilitado o rádio do principal (e estava errado, como você esclareceu), não me preocupei com isso. Mas, pelo que vejo na tua resposta, isso faz diferença, sim, né? Pra colocar os dois em partes diferentes da casa, eu teria de fazer conexão sem fio entre eles. Teria de configurar o segundo como repetidor? E se eu deixar o DHCP habilitado nos dois, não há conflito na hora de eles atribuírem o IP para os dispositivos? Eu tinha visto em algum lugar que é pra deixar o DHCP habilitado só no principal, pra só ele atribuir os IP's, mas, então, não é assim, né?
  5. Bom dia, Phœnyx. Muito obrigado pela gentileza de ter respondido. Eu sou novato na configuração de roteadores e, em relação à questão do DHCP, envio, anexos, prints pra você ver como eu configurei os dois roteadores. Se você quiser fazer mais quaisquer outras observações após dar uma olhada neles, fico muito grato desde já. Abraços.
  6. Sou assinante residencial de Internet de 10mb, e a NET instalou um modem/roteador Technicolor TC7300.B. Eu já tinha um roteador próprio, um Linksys WRT1900ACS. Como acho que o Linksys é melhor que o Technicolor instalado pela operadora, conectei os dois por cabo, "LAN to LAN". Desativei o rádio do roteador da operadora e tô acessando a Internet exclusivamente pelo Linksys, que tem banda dupla, 2.4 e 5GHz. Li que o ideal seria usar o roteador melhor como principal, mas o Linksys não tem saída pra cabo coaxial, como o da operadora. Dito isso, gostaria de pedir a ajuda de vcs pra esclarecer as dúvidas seguintes: 1. Será que valeria a pena colocar um adaptador cabo coaxial/RJ45 e ligar somente o roteador Linksys (ele funcionaria como modem tb?)? 2. O IP local do roteador da operadora é 192.168.0.1 e configurei o do Linksys como 192.168.0.2. Isso tá correto? 3. Desabilitei o rádio do Technicolor supondo que assim toda a força do sinal do wi-fi é direcionada para o Linksys. Estou certo? 4. As configurações de ambos estão assim: Technicolor: DHCP habilitado - largura de banda 20Mhz - switch mode IPv4+IPv6 - modo bridge habilitado; Linksys - tipo de conexão - configuração automática DHCP - servidor DHCP desabilitado - modo wireless: ponto de acesso - modo de rede: misto - largura de canal: 20Mhz (as duas bandas). Essa configuração tá boa? Agradeceria muito pelas observações e sugestões que quisessem fazer. Obrigado.
  7. Olá. Sou assinante da NET e, assim, acesso a internet por cabo. Até um tempo atrás, o modem deles era um Motorola, que não era wi-fi, e por isso eu comprei um roteador Linksys dual- band, modelo WRT1900acs, para disponibilizar o sinal da internet pela casa, por wi-fi. Só que há uns meses atrás houve problema de intermitência de sinal, e a NET trocou o modem deles e instalou um Technicolor, modelo TC7300-B, que tem wi-fi. Desse modo, agora estou com 3 redes wi-fi em casa: uma de 2,4 ghz, do próprio modem da operadora, e outras duas (2,4 e 5 ghz) do roteador Linksys. Eu liguei o Linksys no modem Technicolor e tô usando os dois, só que não me atentei para as configurações ideais de ambos. Tô usando o Linksys como ponto de acesso, com DHCP automático, e o Linksys me parece muito mais completo que o Technicolor da operadora. Os dois estão, praticamente, com as configurações originais, com DHCP automático; mexi muito pouco nelas, como vcs podem ver pelos arquivos anexos. Eu tava pensando em usar o Linksys como modem-roteador no lugar do Technicolor da operadora (nem sei se isso seria possível), mas vi que ele não tem entrada para o cabo da NET. Assim, gostaria de saber se seria melhor reconfigurar o Linksys para repetidor em vez de ponto de acesso, como tá agora, e se isso faria alguma diferença, e também alterar as configurações de canal, banda, etc, para otimizar o uso dele, mas não sei se isso não traria problemas. Além disso, o meu PC fica na parte de baixo da casa, e o modem e o roteador na parte de cima. Eu liguei o PC ao roteador Linksys por cabo de rede, mas não sei se isso faz muita diferença. A média da força do sinal das 2 redes do Linksys, no local onde está o PC, é de -50/-52 dBm. E o Windows indica velocidade de conexão, pelo cabo de rede, de 1 Gbps, mas não sei se é a real. Desde já agradeço por qualquer dica que possam me dar a respeito. Abraços a todos.
  8. @crownMCMXCVI e @f_neto , obrigado por suas dicas. Eu mexi na bios e reconfigurei o "overclock tuner", alterando de "auto" para D.O.C.P. (o processador é AMD) e alterei tb a frequência da memória para 3000mhz, para ficar igual à memória real, indicada pelo fabricante, conforme vcs podem ver pelo arquivo anexo. Espero que isso não cause nenhum problema. Como coloquei a frequência real da memória, acho que não tá havendo nenhuma sobrecarga, né? Aliás, será que vale a pena dar essa forçada? Não sei se, no final das contas, a diferença de desempenho vai ser tão grande assim... Por um lado, quero ter a memória funcionando na frequência indicada pelo fabricante mesmo, mas, por outro, não sei se isso vai fazer tanta diferença assim... O que vcs acham?
  9. Olá. Recentemente, pela primeira vez, montei um PC eu mesmo, com a seguinte configuração: placa-mãe Asus ROG Strix B450-F, processador AMD Ryzen 5 3600, dois pentes de memória de 8gb cada, Crucial Ballistix Sport LT, DDR4, CL 15, 3000mhz, e SSD Samsung 970 EVO M.2 NVMe, de 1 Tb. Executando o CPUID-CPU-Z, ele indica, como frequência de memória, 1199.7mhz (arquivo anexo); acessando a BIOS, a memória tá configurada no automático. Eu mudei a frequência pra 3000mhz e executei o CPUID-CPU-Z de novo, e nada mudou em relação à indicação da frequência da memória RAM. Então, voltei pro automático de novo. A tela da BIOS indica velocidade do processador em 3600mhz e frequência da memória RAM 24000mhz (arquivo anexo). Gostaria de saber se é normal isso, ou seja, se é normal a frequência da memória estar abaixo da nominal, indicada pelo fabricante, e ficar assim, mesmo se alterada para a frequência nominal na BIOS. Será que a frequência indicada pelo vendedor é só para overclock? Ou é preciso mexer nas configurações da BIOS para que a frequência se ponha de acordo com a indicada pelo fabricante, no caso, 3000mhz? Agradeceria muito por qualquer dica a respeito. Abraços a todos.
  10. @Pisatto Obrigado por seu comentário. Eu vou usar o PC para acessar a internet, usar processador de texto, streaming, filmes, música e, eventualmente, para jogos também, ou seja, basicamente não vou usar para tarefas consideradas pesadas. Obrigado por suas sugestões. Com certeza, elas serão muito úteis. Um grande abraço.
  11. Vou montar um pela primeira vez. Não sou gamer e talvez depois resolva jogar alguma coisa, esporadicamente. Assim, pedi a um parente que me trouxesse dos EUA uma placa-mãe ASUS Rog Strix B450-f, que li ser intermediária, e acho que é até muito pro que vou precisar. Só não pedi pra ele me trazer tb processador, memória e placa de vídeo, pra não abusar, pois já vai trazer várias outras coisas pedidas pelos familiares, o que sempre acontece com quem vai pro exterior e faz com que o viajante venha com as malas lotadas. Então, vou comprar o que falta no Aliexpress, se não encontrar preços legais por aqui mesmo. Estou pesquisando, aqui na net, quais seriam os processadores, memória RAM, placa de vídeo compatíveis com a minha placa-mãe, mas tenho muitas dúvidas ainda. Por enquanto, em relação ao processador, tô pensando em comprar AMD Ryzen, 5 3600 ou 7 2700; sei que são compatíveis, mas não sei se são a melhor escolha. Se alguém tiver qualquer sugestão sobre o processador e todo o resto que falta, eu agradeço desde já, pois com certeza deve ter muita gente muito mais experiente do que eu aqui. Se quiserem dar dicas tb sobre a importação das peças, fiquem à vontade. Informações sobre taxação de processadores e pentes de memória importados do exterior via correios, as experiências que tiveram nessas situações, etc... Tava até pensando em comprar o processador e o cooler separados, pra ver se não são taxados. Não sei se vale a pena; talvez alguém já tenha feito isso e saiba dizer algo a respeito. Enfim, agradeceria muito por qualquer informação em relação a itens que vcs achariam legais pra montar uma build com essa placa-mãe, dicas de importação e o que mais quiserem comentar, que, tenho certeza, vai me ajudar muito e vai ajudar a muitas outras pessoas que passarem por aqui. Obrigado a todos desde já, e abraços.
  12. Boa noite. Tenho um notebook Pavilion, da HP, com Windows 10 Pro - 64 bits, que inicialmente veio com 4 Gb de memória RAM. Comprei mais um pente de memória de 4 Gb, igualzinho ao que já veio instalado nele, para ter 8GB de memória. Depois de instalado o novo pente, verificando a memória nas informações do sistema, do Windows, aparece: memória física (RAM) instalada 8,00 GB memória física total 7,95 GB memória física disponível 3,86 GB memória virtual total 9,20 GB memória virtual disponível 4,98 GB Como não sei interpretar direito esses dados, gostaria de saber se, realmente, estão sendo disponibilizados à máquina o total de 8 Gb de memória ou somente parte dele. Muito obrigado, desde já, pela ajuda.
  13. Obrigado, @yushin Então, acho q tá td normal, né? Obrigado por tua atenção.
  14. Bom dia. Substituí o hd do meu notebook HP, um Seagate Momentus, de 750gb, por um outro de 2Tb. Para aproveitar o hd velho, coloquei-o num case Orico, eliminei as duas partições e criei uma primária, para usá-lo como hd externo. Por curiosidade, fui ver, nas "propriedades", se a capacidade de memória dele bate com o resultado. Vi que não bate. O hd é de 750gb, mas quando se entra nas propriedades, dá 698gb, sendo que 697gb de espaço livre e 1,05gb de espaço usado. Entrando no gerenciamento de discos, no gerenciamento de computador, indica partição primária, com 698,63gb NTFS. E detalhe: eu ainda não gravei nada nele. Está absolutamente vazio. Gostaria de saber se é normal essa diferença entre a capacidade indicada pelo fabricante e a que o pc mostra. Obrigado.
  15. Muito obrigado pela atenção e pelas dicas, @edu.dnb e @Edvaldo J. Frederico. Abraços.
  16. Bom dia. Tenho algumas dúvidas em relação a usar roteador como repetidor e gostaria de pedir ajuda aqui, para esclarecê-las. Recentemente, adquiri, no exterior, um novo roteador, Linksys WRT1900acs, que lá é muito mais barato do que aqui, e que é de banda dupla (2.4 e 5 Ghz), tem processador interno, entrada pra USB e SATA, pra compartilhar arquivos pela rede a partir de dispositivo externo, etc... Foi eleito o roteador do ano por alguns sites americanos e tal... Eu já tinha um outro roteador Cisco-Linksys, o E900, que vinha funcionando bem e atendendo os dois pavimentos da minha casa, mas como tenho celulares, tablet e desktop que podem se conectar a rede de 5 Ghz, resolvi comprar um novo roteador, com banda dupla. Resolvi deixar o novo, WRT1900acs, como principal, no pavimento superior da casa, e usar o velho (E900) como repetidor, no pavimento de baixo, onde tenho um desktop rodando com Windows 8.1, com adaptador de rede PCI sem-fio TP-Link N900 TL-WDN4800, que também é de banda dupla. Depois de ler sobre como configurar roteador como repetidor de sinal, configurei o Linksys E900 como repetidor, colocando-o no modo "Bridge" e escolhendo um mesmo canal para os dois roteadores (canal 11). Li, nas instruções, que seria recomendável deixar os dois roteadores com IP's diferentes, pra não haver conflito, mas não consegui fazer isso, de modo que ambos estão com o mesmo IP - gatway padrão (192.168.1.1). Assim, agora aparecem três redes aqui em casa, que vou chamar de "1", "2" e "3". A rede 1 é do roteador principal, de 2.4 Ghz, a rede 2 também é do roteador novo, mas de 5 Ghz, e a 3 é a do roteador velho, a rede "repetida", de 2.4 Ghz também. Eu liguei o roteador velho ao novo por um cabo de rede, pelas portas Ethernet de ambos, pois, segundo a própria Linksys, o E900 não recebe o sinal por wi-fi, mas só o transmite. Eu tenho instalado, no desktop, como driver de adaptador de rede, o Qualcomm Atheros AR938x, que tem um utilitário de diagnóstico de rede. Rodando esse utilitário para cada uma das 3 redes e também verificando a velocidade de cada uma delas pelo Status de Wi-Fi do Windows mesmo, o resultado foi esse: rede 1 (2.4 Ghz) - o Windows indica velocidade de 450 Mbps, com as barrinhas do ícone de conexão perto do relógio do Windows quase todas cheias (4 das 5). O utilitário do Qualcomm Atheros indica força de sinal excelente, com qualidade de sinal de 100%, força de sinal -60 dBm, taxa de recebimento 324 Mbps e de transmissão de 450 Mbps; rede 2 (5Ghz) - o Windows indica velocidade de 450 Mbps, com as barrinhas do ícone de conexão perto do relógio do Windows com 3 das 5 barrinhas cheias. O utilitário do Qualcomm Atheros indica força de sinal bom, com qualidade de sinal de 100%, força de sinal -80 dBm, taxa de recebimento de 108 Mbps e de transmissão de 162 Mbps; rede 3 (a "repetida" - 2.4 Ghz) - o Windows indica velocidade de 300 Mbps, com as barrinhas do ícone de conexão perto do relógio do Windows todas cheias (5 das 5). O utilitário do Qualcomm Atheros indica força de sinal excelente, com qualidade de sinal de 100%, força de sinal -49 dBm, taxa de recebimento e de transmissão de 300 Mbps. Gostaria de saber o seguinte: 1. está certo deixar os dois roteadores com o mesmo gatway padrão, como eu fiz, e usando o mesmo canal? 2. será que, analisando os dados acima, pode-se dizer que valeu a pena criar essa rede "repetida" no pavimento de baixo da casa? Não sei interpretar esses dados aparentemente contraditórios, que em determinada rede apontam velocidade menor, mas com força (dBm) maior e tal... Se alguém puder esclarecer essas dúvidas, fico muito agradecido desde já. Obrigado.
  17. Bom dia. Tenho algumas dúvidas em relação a usar roteador como repetidor e gostaria de pedir ajuda aqui, para esclarecê-las. Recentemente, adquiri, no exterior, um novo roteador, Linksys WRT1900acs, que lá é muito mais barato do que aqui, e que é de banda dupla (2.4 e 5 Ghz), tem processador interno, entrada pra USB e SATA, pra compartilhar arquivos pela rede a partir de dispositivo externo, etc... Foi eleito o roteador do ano por alguns sites americanos e tal... Eu tenho celulares, tablet e um desktop que detectam a rede de 5 Ghz e, assim, resolvi comprar um novo roteador, com banda dupla. Eu já tinha um outro roteador Cisco-Linksys, o E900, que vinha funcionando bem e atendendo os dois pavimentos da minha casa. Resolvi deixar o novo, WRT1900acs, como principal, no pavimento superior da casa, e usar o velho (E900) como repetidor, no pavimento de baixo, onde tenho um desktop rodando com Windows 8.1, com adaptador de rede PCI sem-fio TP-Link N900 TL-WDN4800, que também é de banda dupla. Depois de ler sobre como configurar roteador como repetidor de sinal, configurei o Linksys E900 como repetidor, colocando-o no modo "Bridge" e escolhendo um mesmo canal para os dois roteadores (canal 11). Li, nas instruções, que seria recomendável deixar os dois roteadores com IP's diferentes, pra não haver conflito, mas não consegui fazer isso, de modo que ambos estão com o mesmo IP - gatway padrão (192.168.1.1). Assim, agora aparecem três redes aqui em casa, que vou chamar de "1", "2" e "3". A rede 1 é do roteador principal, de 2.4 Ghz, a rede 2 também é do roteador novo, mas de 5 Ghz, e a 3 é a do roteador velho, a rede "repetida", de 2.4 Ghz também. Eu liguei o roteador velho ao novo por um cabo de rede, pelas portas Ethernet de ambos, pois, segundo a própria Linksys, o E900 não recebe o sinal por wi-fi, mas só o transmite. Eu tenho instalado, no desktop, como driver de adaptador de rede, o Qualcomm Atheros AR938x, que tem um utilitário de diagnóstico de rede. Rodando esse utilitário para cada uma das 3 redes e também verificando a velocidade de cada uma delas pelo Status de Wi-Fi do Windows mesmo, o resultado foi esse: rede 1 (2.4 Ghz) - o Windows indica velocidade de 450 Mbps, com as barrinhas do ícone de conexão perto do relógio do Windows quase todas cheias (4 das 5). O utilitário do Qualcomm Atheros indica força de sinal excelente, com qualidade de sinal de 100%, força de sinal -60 dBm, taxa de recebimento 324 Mbps e de transmissão de 450 Mbps; rede 2 (5Ghz) - o Windows indica velocidade de 450 Mbps, com as barrinhas do ícone de conexão perto do relógio do Windows com 3 das 5 barrinhas cheias. O utilitário do Qualcomm Atheros indica força de sinal bom, com qualidade de sinal de 100%, força de sinal -80 dBm, taxa de recebimento de 108 Mbps e de transmissão de 162 Mbps; rede 3 (a "repetida" - 2.4 Ghz) - o Windows indica velocidade de 300 Mbps, com as barrinhas do ícone de conexão perto do relógio do Windows todas cheias (5 das 5). O utilitário do Qualcomm Atheros indica força de sinal excelente, com qualidade de sinal de 100%, força de sinal -42 dBm, taxa de recebimento e de transmissão de 300 Mbps. Sei que essas taxas de transmissão e recepção de sinal variam um pouco, dependendo do momento. Gostaria de saber o seguinte: 1. está certo deixar os dois roteadores com o mesmo gatway padrão, como eu fiz, e usando o mesmo canal? 2. será que, analisando os dados acima, pode-se dizer que valeu a pena criar essa rede "repetida" no pavimento de baixo da casa? Não sei interpretar esses dados aparentemente contraditórios, que em determinada rede apontam velocidade menor, mas com força (dBm) maior e tal... Se alguém puder esclarecer essas dúvidas, fico muito agradecido desde já. Obrigado.
  18. Obrigado, ricardo_br. Eu vi essa lista lá no manual da placa-mãe, que é bem extensa. Eu comprei memória chinesa, genérica (o Ma-Config lê como Kingston, mas não é). A solução seria comprar das marcas e modelos compatíveis, listados no manual, então? Eu capturei trechos do manual, que te envio anexo, pra você ter uma ideia melhor das especificações. Parece que dá pra mexer na configuração da RAM na BIOS tb, pelo que vi lá... Mas muito obrigado mesmo por sua atenção e gentileza. Abração.
  19. Olá. Tenho um pc rodando Windows 8.1, 64 bits, processador Intel core 2 duo, E7500, 2,93 ghz, 1 núcleo, 1 processador lógico , com placa-mãe ASUS P5G41-M LX, com a bios atualizada (American Megarends, versão 603, que é a mais recente pra essa placa, disponível no site da ASUS). O manual da placa diz que ela suporta até 8gb de memória. Substituí os 2 pentes de memória ddr-2 de 2gb cada por 2 outros, ddr2, 800mhz, PC-2 6400, de 4gb cada. Após a instalação dos novos pentes, rodei o Ma-Config e ele acusou a memória, indicando 8gb de memória instalada. No entanto, verficando no "sistema" do Windows, ele acusa somente 4gb de memória. Apesar disso, dá pra perceber que a máquina tá um pouco mais rápida. Gostaria de saber se haveria algum procedimento, mesmo envolvendo configurações da bios, que pudesse ser adotado para que o Windows passasse a reconhecer os 8gb de memória. Tenho medo de mexer por conta própria e causar algum problema ao desempenho da máquina. Agradeço desde já por qualquer informação a respeito. Obrigado a todos.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!