Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabriel Velloso Neves

Membro Pleno
  • Posts

    158
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Gabriel Velloso Neves postou

  1. Olá, boa noite a todos. Estou voltando a me aventurar com eletrônica, logo consertando um home theater meu, antigo, que sempre funcionou muito bem. Ele deu um estouro a uns dias atrás, e achei um capacitor explodido dentro, porém isso foi um sintoma e não a causa aparentemente. Troquei e nada mudou, porém faz uns estalos igual de estática sem as caixas. Medindo as tensões, com tudo conectado, onde era para ter 5v está com 2,2 e onde deveria ter 12 está com 6,0, metade das tensões, exceto o -12v que está correto. Fui procurar o opto acoplador mas não achei, aparentemente essa fonte dele é baseada no tl494cn. Uma coisa que achei estranho foi o baita choque que tomei ao encostar nos dissipadores dos dois j3305-1, da entrada. Eu gostaria de alguma dica do que seguir, o que testar. Já troquei uma vez o par dos ci's do som a uns muitos anos atrás, na hora do pipoco estava funcionando normal.
  2. Olá! o LM317 como fonte de corrente suporta 12v na entrada? A carga é na verdade um curto circuito, e o resistor é de 2r2.
  3. Olá! Importei da China alguns módulos com o ci tp4056 para carregar baterias lipo e li-ion, porém possuo alguns packs de bateria que são algumas em série, uns com 2 em série, e alguns com 3 em série. Os módulos são alimentados com fontes de 5v e consomem no máximo 1A, porém isso é "programável" por meio da troca de resistores. Não posso simplesmente ligar os módulos em série, pois os negativos são comuns, logo curto-circuitaria os módulos do "meio" da série. A maneira que achei é usar vários e vários carregadores de celular, todos eles separados, mas assim fica nem um pouco prático, já que preciso de várias tomadas e vários carregadores para tal. Abri o meu carregador B3 para ver como ele é, e aparentemente os CIs de controle de carga são os 5056, e eles estão cada um em um enrolamento do secundário do transformador. Como faço para ligar os módulos juntos em série sem precisar de vários carregadores?
  4. Olá!!! De tempos em tempos aparece na tela "enviando...", assim com as reticências, em qualquer aplicativo, youtube, no google, jogando, em qualquer coisa isso já apareceu. O que pode ser?
  5. Certo, amanha devo comprar os resistores e testar. Importei uma placa step up que diz ser de 150w, ligam nela ate leds de 100w, deve cumprir o que diz. Se nao tiver como ligas essas minhas em paralelo o jeito vai ser esperar os meses até chegar.
  6. Só hoje que tive tempo de fazer os testes. Liguei as duas com a maneira mais igual que consegui, e ainda assim fiquei com 1mV de diferença entre elas. Quando liguei elas em paralelo, só uma delas aquecia DEMAIS, e a outra aquecia mas nem se comparando com a outra. Essa maneira de ligar o resistor de 0,22R eu não saquei muito bem, seria ligar na saída um resistor desses em cada placa? Depois uno o outro lado do resistor? Assim ficaria o conjunto placa e resistor em paralelo com outra placa e resistor, certo? Agradeço pela atenção!
  7. Um detalhe a mais que possa ajudar a me ajudar a solucionar esse dilema: A tensão de referência, de 1,250v, está em 1,246v, o que é dentro da tolerância, e quando a corrente começa cair essa tensão de referência cai também. Espero que consigam me ajudar!
  8. Concordei com você e fui fazer testes, mas dessa vez com uma fonte de bancada. Infelizmente não é o que está acontecendo. Com a fonte ligada, regulei em 3.2v, e quando começou chegar em 3.1v a corrente começou cair. Testei só a fonte e ela não perde a capacidade de oferecer corrente com 3.1v, continua normal, mas o circuito com o Lm317 como controle de corrente cai a corrente. Espero que mais alguém possa nos ajudar nesse problema.
  9. Não, no caso o lm317 dissipa "a tensão" da bateria para sobrar os 1.25v em cima do resistor. Quando eu ligo a bateria nele, a corrente se mantem desde 4.2v até 3.1v, depois disso a corrente começa cair. Se ainda tem mais de 1.25v na bateria, qual o motivo da corrente começar cair, se o regulador dissipa o "que sobra"?
  10. Ele funciona como regulador de corrente, limitando a corrente, logo se eu colocar em curto fica um regulador de corrente constante. Se ligar a bateria em paralelo nele ele limita a corrente da bateria, assim eu meço a quantidade Ah. Mas esse problema que está acontecendo, da corrente diminuir, o que pode ser? Algum defeito ou algo assim?
  11. Tem algo de errado acontecendo. Quando a tensão começa abaixar de 3,1v a corrente passa a diminuir. Como a tensão sobre o resistor é de 1,25v, e a tensão na bateria vai até 2,9v, por que a corrente começa a cair?
  12. Mas o circuito é pra avisar a descarga, a carga já tem no próprio carregador.
  13. Esse é um circuito que funciona como "medidor" de mAh de baterias. Eu ligo um cronômetro e meço a corrente constante e no final, quando o alarme soar eu pego o tempo em horas e multiplico pela corrente em A. Não saquei muito bem a ideia proposta para alterar o circuito. Seria colocar um potenciômetro em série com a entrada positiva? Eu tenho vários outros reguladores de mais alta tensão, como 7815, e a fonte é regulável.
  14. Fiz o circuito na prática. Funcionou com baterias de 1S (3.7V). Agora ainda resta uma dúvida, posso testar baterias de 2S e 3S (8,4V e 12,6v) ?
  15. @Mestre88 Certo, mas qual o valor do potenciômetro? E ligo nas entradas inversoras mesmo a referência?
  16. Primeiramente obrigado pela atenção! Estou tentando fazer um alarme/medidor que apite ou mande um pulso de nível alto para algum circuito quando uma bateria atingir 3.2v (seria bom se eu pudesse ajustar para 3.2v, 3v, e 2.9v). Também preciso de um que mande um pulso de nível alto quando uma bateria chegar a 4.2v. Acredito serem dois circuitos diferentes. Pensei na ideia de usar um amp op na configuração de comparador, mas não sei como colocar as tensões de referência. Talvez o circuito anexado pode ser adaptado. Seria bom se a alimentação pudesse ser feita por ci 78xx. Agradeço imensamente as ajudas.
  17. Tentei ligar as duas saídas em série, com as entradas em paralelo, mas vi que o negativo das saídas é comum ao negativo das entradas, logo não serve. Tem alguma maneira de fazer uma ligação que aumente a capacidade de potência das placas?
  18. Nos indutores está escrito 470, seriam 47uH certo? Não tenho nenhum equipamento que meça indutância. Existe alguma outra maneira de medir?
  19. Certo, mas assim que eu ligo a placa no led, com entrada de 29V e saída de 36V a tensão na saída começa a abaixar progressivamente, e a placa aquece de queimar o dedo. Colocando o dedo nos componentes eu vejo que o ci está extremamente quente, e a eficiência fica extremamente baixa, porque minha fonte, que tem 2A máximos, não suporta e aparece que atingiu a corrente máxima, sendo que o led usa 600mA. Vi uns circuitos na internet desse ci e acredito que da placa também, e percebi que o potenciômetro funciona como um simples resistor variável, sem a configuração de balanciamento, portanto, será que dá certo unir as duas placas deixando um único potenciômetro? Ou então, como faria essa dissipação no ci, já que ele é colado na placa e não vejo furo algum para colocar dissipador?
  20. @aphawk Mas tem o problema de ser Made in china rsrsrs. Eu li esses supostos 4A pelo datasheet.
  21. Comprei duas plaquinhas dessas chinesas que possuem o CI XL6009e1, no início era pra aumentar os 11.1V de uma bateria para 36V para usar em um led de 20W. O problema é que ela não aguentou, começou aquecer demais. Pensei em ligar duas em paralelo, mas se as tensões ficarem diferentes uma delas vira "carga" para a outra, certo? Então, será que tirando o potenciômetro e ligando um potenciômetro em comum às duas elas ficam com a mesma tensão?
  22. @faller Mas essa indução seria possível de estragar algum componente mais sensível? Alguma placa ou algo do tipo?
  23. Para ajudar nas possíveis respostas será que eu precisaria fornecer mais algum dado do circuito?
  24. Olá! Estou projetando um circuito para acionar um buzzer quando a tensão de uma bateria chegar em 3V, mas fiquei com dúvidas na hora de calcular R1 e R2. R1-> Qual corrente eu coloco para o zener funcionar? R2-> Qual a tensão que o amp op vai colocar na base? O resto eu sei, faltam só esses dados. Usarei: LM358 ou LM741, BC546, bateria de 9v e um zener de 3v. Agradeço todas as respostas!
  25. Possuo um ferro de solda, marca hikari, e coloquei o multímetro com uma das pontas de prova na carcaça dele e a outra aterrada em uma janela de alumínio. Tive a surpresa de mais de 40v AC estarem aparecendo nele, como achei que fosse ruído coloquei a escala de frequência, e medi, dando exatamente a mesma frequência da rede. O que pode causar isso? algum problema interno? Terei que comprar outro?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!