-
Posts
499 -
Cadastrado em
-
Última visita
Tópicos solucionados
-
O post de MauricioBMS em Qual dessas opções de memória vale mais a pena? foi marcado como solução
A opção mais cara possui um perfil significativamente melhor, o que pode trazer um chip com uma classificação superior.
Não conheço muito sobre a tecnologia Expo, mas acredito que seja como o D.O.C.P e XMP. Apenas um perfil pré-configurado e otimizado pela fabricante.
Levando em consideração os perfis, com certeza a segunda memória vai ter uma margem maior em desempenho e capacidade de overclock. Mas, em vários cenários, essa diferença talvez não seja tão significativa.
Ambas vão cumprir as suas tarefas de jogos e edições de vídeo normalmente. Porém, se você está disposto a pagar a diferença de preço para ter uma memória com um perfil de mais desempenho, pode ser que te traga algum benefício no fim do dia.
-
O post de MauricioBMS em SSD NVMe sendo reconhecido pela placa-mãe de forma esporádica - PC não liga foi marcado como solução
@Junho_Cesario No caso, as configurações seriam apenas os ajustes mesmo. Todas as atualizações são mantidas.
Há uma boa chance do problema estar no seu SSD NVMe ou na própria placa-mãe mesmo. Quando há problemas no NVMe, a placa-mãe demora muito para fazer o boot e quando enfim liga, não é detectado o SSD.
Mas, se você quer tirar a prova mesmo, seria interessante tirar sua placa de vídeo (caso esteja disposto e saiba fazer) para continuar os testes e ver se a placa realmente está afetando algo.
-
O post de MauricioBMS em Apos ativar xmp da memória pc não da Vídeo só liga os periféricos. foi marcado como solução
@RETORQUIR Seria bom você tentar um flash de BIOS, pois pode ser que sua BIOS esteja com algum problema de programação. Segue um tutorial de como fazer o procedimento.
-
O post de MauricioBMS em Cooler Para Processador Pichau Sage v2 casa com placa-mãe b75 foi marcado como solução
Para você saber se um cooler é compatível com sua placa-mãe, sempre veja quais os sockets que o cooler é compatível. No seu caso, sua placa-mãe contém o socket LGA 1155.
No anúncio diz que suporta LGA 115X. Assim, sendo X qualquer série desta categoria, inclusive o 1155.
Ele é compatível.
-
O post de MauricioBMS em Valeu a pena reparar minha ROG Strix B460-F Gaming por R$630? foi marcado como solução
Acho que ninguém aqui do fórum tem a autoridade pra dizer o que vale a pena pra você, levando em consideração que o dinheiro é seu e você faz o que quiser. Apenas podemos dizer a nossa opinião sobre tal preço e o que faríamos no seu lugar.
Eu pesquisei um pouco da sua placa-mãe, e realmente é uma boa placa-mãe para a 10a geração caso a intenção não seja overclock. É um chipset de 2020 e dado o tempo, obviamente ele em si não vale tanto quanto antes... Mas, essas placas continuam tendo procura e o mercado de usados costumam ter preços bem salgados em placas com construção premium, independente do chipset.
O preço do conserto é bem relativo, pois não sei como estava a situação dos VRMs em si. A filtragem é muito importante, e qualquer variação de tensão pode trazer prejuízos enormes. O que posso dizer é que não está barato, mas dependendo da qualidade do serviço e a credibilidade dos técnicos, pode valer muito a pena. Pois, terá a comodidade em saber que teve um reparo de qualidade e terá sua garantia efetivada caso necessário.
Existem pessoas, por exemplo, que colecionam hardware e volta e meia precisam acionar reparos ou até mesmo uma preventiva, que para outra pessoa não faria sentido o valor que está sendo pago.
O preço que "vale a pena" para manter a sua placa-mãe é totalmente relativo ao quanto você está disposto a pagar para manter ela em pleno funcionamento. Seja ela de qualquer marca ou modelo.
Vá curtir o seu setup. 👍
-
O post de MauricioBMS em Barulho saindo da placa de Vídeo foi marcado como solução
Esse som que você escuta é o famoso Coil Whine. Além do barulho que às vezes incomoda, não traz nenhum problema e não é considerado um defeito em si. São apenas as bobinas trabalhando em uma frequência audível devido a ressonância no campo eletromagnético.
-
O post de MauricioBMS em Ryzen 5600G com temperatura chegando a 85° estressado pelo AIDA 64, é normal? foi marcado como solução
@A.carlos10 Se você testou em FPU no Aida64, eu diria ser normal chegar nesta temperatura. Em FPU é utilizado instruções AVX/AVX2 que ultrapassa e muito a simulação de um uso comum do dia a dia, e quando digo uso comum, até mesmo incluo um uso de 100% do processador em jogos pesados ou algo do tipo.
Todos estes programas de estresse para testar a estabilidade do processador que acabam utilizando estas instruções, fazem com que sua CPU tenha resultados bem discrepantes de um uso normal. Eles utilizam parâmetros para estressar o CPU, que só seria possível encontrar normalmente em programas de edição de vídeos, imagens, compreensão de arquivos... e ainda sim são otimizados para não abusar tanto do processador.
Em resumo, o estresse no Aida em FPU não é um bom teste para fazermos parâmetro de temperatura. No entanto, apesar de eu ter explicado sobre o FPU, não sei qual foi o tipo de teste de estresse que fez no Aida e nem em quanto tempo chegou nesta temperatura.
Seria necessário dizer aqui qual foi o tipo de teste e em quanto tempo chegou nesta temperatura, se houve também algum tipo de thermal throttling no gráfico. Mas, 85 graus para seu processador em 100% de uso é seguro... onde no máximo (não recomendo) seria possível alcançar até 95c sem problemas pelo que informa a fabricante.
-
O post de MauricioBMS em Conectores de energia na RTX 3080 foi marcado como solução
@lucas_lima Eu usaria ela com o cabo duplo, levando em consideração que é um projeto recente e tem a aprovação do TecLab.
Eu apenas acho que para uma fonte Gold, deveria ter as três saídas devido a procura para se usar em placas com três conectores. Talvez, tomaram essa decisão tendo em mente um projeto com dimensões menores priorizando o baixo custo.
Pode ir sem medo e bom proveito!!
-
O post de MauricioBMS em Como saber se eu preciso trocar de memória RAM foi marcado como solução
Para verificar sua memória, é bom você fazer um teste com o MemTest86, faça com um pen-drive bootável. Segue aqui um vídeo no YouTube para te ajudar.
Se aparecerem erros, faça um reset na BIOS. Pois pode ser algum problema de configuração, frequência, tensões etc...
Se ainda continuar, vale a pena ver se sua memória RAM está na garantia para fazer uma troca com a fabricante. Mas, seria muito bom ter outra memória para testar o sistema.
-
O post de MauricioBMS em Posso usar a pasta térmica Gelid Overclock Extreme aberta e guardada a 3 anos? foi marcado como solução
Se você deixou a seringa com a tampa fechada corretamente por todo esse tempo, com certeza está apta para uso.
É normal algumas pastas terem menos viscosidade, outras já são mais viscosas e mais fácil de espalhar... vai depender muito da composição.
Apenas recomendo que pra facilitar a sua aplicação e conseguir uma boa área de troca de calor, aplique ela com o uso de um secador de cabelo para ajudar a pasta ficar mais viscosa.
-
O post de MauricioBMS em memórias da mesma marca, e mesma frequência, posso usar juntas? foi marcado como solução
O único problema de você não usar um conjunto de memórias do mesmo modelo, é a possibilidade de talvez você não conseguir fazer as duas funcionarem em tal frequência e timings em conjunto.
Se você não vai fazer overclock manual e pretende usar apenas o XMP/DOCP em 3200MHz, a placa-mãe vai respeitar a memória com timings mais altos para estabilizar o perfil.
-
O post de MauricioBMS em Aumentando a velocidade dos Fans na BIOS foi marcado como solução
@Nelson Backes Não há nenhum problema em utilizar a ventoinha em alta rotação o tempo todo, ela basicamente foi feita pra isso. O tempo de vida útil vai continuar longo.
Quando você aumenta a rotação, a placa-mãe envia mais tensão para a ventoinha, o que faz o LED ficar mais forte. Se você utilizar uma fan com um cabo dedicado ao controle do RGB, você não terá esse problema, pois a tensão será enviada de forma independente.
-
O post de MauricioBMS em Clock baixo da placa foi marcado como solução
Possa ser que o MSI Afterburner esteja com algum bug ou algo assim, às vezes é problema com o driver da placa.
Teste sua placa em algum benchmark e compare com outros resultados para ver se ela está na média aceitável. Existem vários, mas recomendo o Superposition por ser de graça.
-
O post de MauricioBMS em Funcionamento das fans com water coolef foi marcado como solução
Sim, caso você conseguisse colocar o radiador na posição lateral puxando ar para dentro com as fans seria a melhor opção. Pois, você vai estar fazendo uma troca de calor com o radiador de forma mais eficiente.
O fluxo de ar vai diminuir, porque você vai ter o radiador para atrapalhar na captação de ar. Mas, você pode fazer um push-pull e melhorar um pouco a situação.
Mas, eu pensaria no básico mesmo que é colocar as ventoinhas debaixo para puxar o ar frio, colocar o radiador na lateral puxando ar para dentro e em cima e atrás fazendo a exaustão. Vai ficar ótimo assim..
-
O post de MauricioBMS em Minha placa-mãe não possui conector AIO PUMP. foi marcado como solução
@Procuro Ajuda O AIO_PUMP é uma conexão designada as bombas dos watercoolers, pois sempre está setada em 100% de rotação (tensão 12v em PWM). Você pode ligar a bomba em qualquer header e setar manualmente para 100% que terá o mesmo resultado.
Pode ligar na conexão CPU mesmo.
-
O post de MauricioBMS em Qual Water Cooler e gabinete para Core i9-13900KS e GeForce RTX 4090? foi marcado como solução
@Guilherme Olive O H7 Flow seria um gabinete melhor na questão da refrigeração (falando de NZXT), possui painel mesh. Vai mais de você querer algo estético ou mais funcional.
Levando em consideração que você colocaria o radiador na posição frontal do gabinete, o H7 Flow por possuir um painel mesh traria um aumento de fluxo de ar bem significativo. Você poderia complementar com um setup Push-Pull que contribuiria bastante para o radiador e o airflow do gabinete.
Sobre o X73, é um WC bem estabelecido no mercado. Não o testei, mas acredito que esteja no nível dos 360mm concorrentes no geral.
-
O post de MauricioBMS em Opiniões RTX 3070 8Gb PALIT GAMINGPRO foi marcado como solução
Sobre a qualidade da placa de vídeo, vi aqui algumas imagens do interior dela e achei bacana o projeto.
Ela possui uma boa estrutura para dissipação de calor, tem a área de contato com o chip nickelada e os VRMs cobertos por uma estrutura metalica em contato com os heatpipes. Na questão de temperatura acho que não precisa se preocupar.
Sobre a marca em si, o grupo Palit é bem reconhecido por sua marca e outras subsidiárias como Galax e Gainward. É uma marca bem confiável na minha opinião.
O processo de garantia pelo que vi é direto com a loja ou distribuidor, no caso ela não tem um QG ou centro de reparo aqui no Brasil. Se sua placa tiver algum problema, ela acaba trocando mesmo.
Apenas tenha cuidado em saber se essa placa ainda está na garantia, se o vendedor vai te enviar com a Nota Fiscal de compra. O preço está bom, mas seria bom também saber se você vai ter acesso a garantia dela.
Se ela não estiver mais na garantia, ou se o vendedor não tiver a nota, fica algo mais arriscado. Não tem como saber realmente como foi utilizada e pode já ter passado por mineração e tudo mais, acredito que já saiba disso tudo.
Portanto, se ainda assim comprar, faça os testes recomendados para saber se está comprando algo sem defeitos.
-
O post de MauricioBMS em Xeon 2650 V2 superaquecimento foi marcado como solução
@Gabriel Ferreira Lima O ideal é que haja sim uma melhoria, mas eu não sei o quanto este cooler está dimensionado para este processador e ele também pode estar ocasionando uma temperatura mais alta.
Mesmo com as ventoinhas na frente, você não terá uma temperatura igual comparada com o gabinete aberto. A troca de calor com a temperatura ambiente com o gabinete aberto se torna muito mais eficiente do que com ele fechado, mesmo com um bom fluxo de ar.
Eu acho que seu processador poderia estar trabalhando mais frio durante as sessões de jogo, talvez se mantendo mais na casa dos 60c.
Acho que ao invés de investir nessas 3 ventoinhas frontais, seria bom investir em um aircooler melhor, com uma capacidade de arrefecimento maior. Há quem possa discordar da minha recomendação, mas sua CPU irá se beneficiar muito mais do que apenas aumentando o fluxo de ar. No futuro você poderia melhorar o airflow.
-
O post de MauricioBMS em A memória RAM Mancer Banshee 3200Mhz é boa opção? foi marcado como solução
Eu sinceramente não gostei da latência dessa memória, CL22 para 3200MHz é muito alto para os padrões de hoje, isso falando em Desktop. O DDR4 é uma tecnologia que passou por diversos aprimoramentos e hoje é super normal ver memórias custo-benefício com latências menores, ainda mais para os 3200MHz.
Eu não conheço essa marca do grupo Pichau, mas meu palpite é que estão usando chips DDR4 muito antigos. Qualquer D-Die (classificação mais baixa de chips DDR4) consegue manter 3200MHz pelo menos em CL18 (isso já sendo algo considerado alto até pras D-die).
A tensão da memória acaba também sendo um fator a levar em consideração sobre a qualidade do chip. Para ela estabilizar nesse perfil (3200/CL22), ela trabalha em 1.35v. Uma tensão utilizada em memórias com perfis de mais desempenho.
Para esta frequência e timing, o normal seria utilizar a tensão de 1.2v. Isso acaba demonstrando que, os chips dessa memória tem dificuldade em estabilizar até mesmo em um perfil de baixo desempenho e precisa ter a tensão elevada para manter a estabilidade.
Eu não posso dizer que é uma memória boa levando em consideração essas informações, é apenas uma memória barata para você utilizar. Pelo mesmo preço, você compra uma memória 3200MHz [email protected] da Rise Mode, um perfil muito mais atraente. (Promoção do dia 11/08)
-
O post de MauricioBMS em Ryzen 7 5800X3D chegando a 90 Graus - Recomendação de Water Cooler foi marcado como solução
Os WC hoje em dia estão com um preço bem mais em conta devido ter várias marcas nacionais que utilizam projetos OEM chineses. Acabam sendo bem semelhantes inclusive.
As maiores diferenças entre eles acabam sendo o design e a variedade de aplicações via software desde o controle da velocidade da bomba e ventoinhas até o RGB. Marcas maiores como Corsair, ASUS, NZXT e outras costumam ter mais opções de personalização, devido serem compatíveis com outros componentes da mesma marca.
Essa diferença concentrada apenas no design e software se dá pelo motivo das marcas utilizarem bombas OEM, ou seja, uma boa parcela dessas marcas utilizam bombas da mesma fabricante. A Corsair, NZXT e a ASUS, por exemplo, utilizam bombas Asetek.
As bombas mais presentes no mercado são: Alphacool, Apaltek, Asetek, CoollT e Cooler Master (sim, a marca Cooler Master produz sua própria bomba, mas não sei se estão presentes em todos projetos da marca).
Sendo assim, a grande diferença está no projeto da bomba em si. A qualidade também vai variar no radiador e nas ventoinhas, mas a grande maioria costumam ter uma boa qualidade e já trazem ventoinhas com rolamento hydraulic bearing (na minha opinião, melhor rolamento depois dos de levitação magnética).
Voltando ao produto que você mencionou da Pichau, parece ser um bom produto onde contém ventoinhas com rolamento hidráulico e bom fluxo de ar. Um radiador de 240mm é o melhor custo-benefício onde se tem um grande salto de desempenho comparado aos de 120mm e não fica tão atrás dos de 360mm.
-
O post de MauricioBMS em RTX 3070 ti esquentando após "limpeza" foi marcado como solução
Se você está notando alguma diferença grande de temperatura, é bem capaz que o limpa contato tenha escorrido para os locais da interface térmica.
O limpa contato não deve ser usado próximo dos thermalpads e pasta térmica. Quando em contato com o thermalpad, ele acaba removendo a oleosidade do mesmo e vai perder propriedade térmica, a condutividade vai reduzir bastante. A pasta térmica também vai perder a viscosidade e acabará se desmanchando.
Se a temperatura da sua placa de vídeo ficar apenas na casa dos 70c, não seria um problema, onde ela aguenta bem mais que isso, mas seria bom manter abaixo dos 83c até para preservar o desempenho. Veja como fica a temperatura do chip e das memórias, se não estiverem tão altas, dá para utilizar tranquilamente. Ao contrário, apenas abrindo a placa e refazendo a aplicação da pasta térmica e dos thermalpads.
-
O post de MauricioBMS em ASUS RX580 O8G - temperatura / Ventoinhas foi marcado como solução
Fica ao seu critério. Na minha opinião, uma ventoinha trabalhando o tempo todo enquanto a placa de vídeo ligada reduz menos sua vida útil do que ficar parando e começando a girar diversas vezes.
Muito comum placas que utilizam fans hydraulic bearing, por exemplo, terem problemas cedo de ruído devido essa técnica de "Fan Stop". Pois, toda hora que a fan começar a girar será necessário bombear o fluído lubrificante, e como ela fará isso diversas vezes ao dia, terá um desgaste maior do mesmo.
Também tem pessoas que defendem que o desligamento da ventoinha aos 50c, por exemplo, evita ter uma diminuição da temperatura de forma muito rápida, onde iria contrair o material (silício, mais importante) de forma muito rápida.
Eu costumo fazer uma curva de ventoinha personalizada mesmo, no entanto, com ela sempre funcionando... mesmo que seja em pouca rotação. Fiz isso, pois já enfrentei problemas de ruído nas ventoinhas devido o "Fan Stop ou Zero RPM".
-
O post de MauricioBMS em Placa-mãe ASRock B450M Steel Legend não acende LEDs foi marcado como solução
@joaogarcia467 Você utiliza algum software para controlar a iluminação?
Também pode ser algo na BIOS, alguma opção de iluminação marcada como Stealth, Off e etc...
Se você utiliza algum software de iluminação, diga qual, assim podemos entender melhor o problema.
-
O post de MauricioBMS em Placa de Vídeo fazendo DWM falhar? software ou hardware? foi marcado como solução
@Marduk061 Sim, seria bom você testar seu sistema completamente em stock.
-
O post de MauricioBMS em QUAL PLACA DE Vídeo É compatível PARA MEU PC? foi marcado como solução
Como você disse, seu computador já está numa idade bem avançada, e mesmo com os upgrades que fez como uma boa fonte e o SSD, ele teria muita dificuldade em tirar proveito da placa de vídeo em alguns cenários. No entanto, fez bem em trocar a fonte para não comprometer o equipamento e o SSD pra agilizar o sistema, já deve ter sentido a diferença ao realizar algumas tarefas.
No caso, o maior problema seria o processador e a memória RAM. Um i5 2400 e 4GB DDR3 de 1333MHz vão fazer você não tirar proveito total de uma placa de vídeo em jogos até mesmo considerados antigos, realmente seria um processador pra utilizar em jogos como League of Legends e alguns FPS bem simples.
De qualquer modo, se o seu único objetivo é fazer home office e jogar games mais simples como o League of Legends, não haveria problema em pegar uma GTX 1050 de 2GB... o problema, é que acaba sendo desperdício.
Comprar uma GTX 1050 de 2GB por R$ 500,00 ou uma GT 730 também por esse preço acaba sendo um roubo. Estamos em uma época que processadores com gráficos integrados possuem performance igual ou superior a essas placas offboard... e nesse caso ao menos estaria fazendo um upgrade, mas obviamente teria que gastar mais do que os quinhentos reais.
O ponto que quero chegar, é que se você quer mesmo investir em uma placa offboard para obter uma maior performance, mesmo que você não vá tirar total proveito da placa de vídeo por conta do sistema... seria melhor investir em produtos de maior qualidade como uma GTX 1650-1660 ou da AMD uma RX 570-580. São placas de maior performance e encontrando elas abaixo ou na faixa dos R$ 1.000,00 dependendo do modelo já está ótimo.
A GTX 1650 e a RX 570-580 você encontra ela abaixo dos mil, já a 1660 um pouco acima. São placas que pelo menos vão te entregar 4GB de VRAM (que na minha opinião seria o mínimo aceitável). Dentre essas eu iria bastante atrás da RX 580 que só perde pra 1660... no entanto é um produto que hoje em dia é meio complicado.
A RX 580 (ou 570 e pra baixo) é complicada porque a maioria das vezes nessas placas são utilizados chips que já foram usados para mineração de criptomoedas ou em outras situações... isso porque, estes chips não são mais fabricados então é impossível uma fabricante lançar uma placa da série RX 500 sendo 100% nova. Esse é o motivo de você não ver muitas marcas confiáveis vendendo este modelo, pois possuem uma reputação alta e um processo rigoroso de garantia, então pegaria muito mal vender uma placa com chip usado.
O único problema então de comprar placas da série RX 500 seria você estar comprando algo que foi reciclado, e muitas das vezes podem dar defeito ou algo do tipo. No entanto, você não tem muita opção, resta pesquisar um pouco sobre a marca que vai comprar e ver se ao menos eles possuem boa qualificação e se oferecem uma garantia decente, principalmente no Brasil.
Tive que me estender bastante aqui no tópico, mas é porque devido o período de mineração que tivemos, muitas placas principalmente de entrada são vendidas como novas, mas na verdade são recicladas. Isso na verdade, até ano passado... pois agora na china já são vendidas placas recicladas da série RTX 30 (penúltima série NVIDIA lançada). Então tem que ficar esperto para não ter problemas.
Sobre as placas que te recomendei, essas são as mais de entrada que posso lhe recomendar hoje. Não posso te sugerir algo abaixo disso, pois 500 reais em uma GT 730 ou 1050 de 2GB sairia muito mais caro do que quase mil em uma GTX 1650 ou RX 580. Não posso te recomendar algo que te faria se arrepender depois.
A outra alternativa seria ir para o gráfico integrado com os novos Ryzen da AMD, que iria te trazer também mais poder de processamento... mas, o valor seria um pouco mais salgado porque precisaria trocar também a placa-mãe e memória RAM.
Seja bem-vindo ao fórum.
Sobre o Clube do Hardware
No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais
Direitos autorais
Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais