Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cairo Alberto

Membro Pleno
  • Posts

    150
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. 32 gb de memória, mas como pode ver na foto, com tudo aberto não passa dos 50%, a media é 30%. ja está ativa, em media o chrome usa 3gb, com ela desativada ja vi chegar em 7gb. não sabia que existia isso, deu certo agora roda etá 2 videos em 4k: apesar que ai ja é exagero, ja que o monitor em si é 4k, só vale a pena 4k em tela cheia:
  2. Costumo estudar com videos no youtube e deixo no canto da tela o canal lofi e outros que alterno aleatériamente, mas de uns tempos para cá notei que os videos fica travando, e não é a internet, ja que o buffer está bem a frente da timeline. Isso ocorre tanto no meu desktop com um i5 9600k/rx7600 quanto no meu notebook i510300u/gtx1650, mas ao analisar o gerenciador de tarefas de ambos, acho que não é um problema ou limite de hardware. Nesse meio tempo atualizei todos os drivers e nada mudou. Quando eu vou em configurações do chrome e desligo a aceleração de hardware, melhora mas o problema é que o uso da cpu fica desconfortavelmente elevado. Ainda mais quando assisto 2 videos ao mesmo tempo o meu monitor é 4k e não dá para ver nessa resolução sem a aceleração de hardware. Com a aceleração de hardware ativa, a cpu fica em media 18% com os dois videos ativos. O curioso é que só acontece quando está renderizando ambos os videos, porque se eu troco de aba ou minimizo umas das janelas o travamento para mesmo com ambos os videos rodando. Alguém sabe se esse é um problema das ultimas atualizações do chrome, ou é algo em peculiar com ambas as minhas maquinas? ou talvez alguma forma de consertar? como pode ver no Vídeo com os dois videos abertos após reiniciar o chrome com a aceleração de hardware ligada, o processador está em 100% de uso mas isso é porque eu deixo várias abas abertas e o chome usa bastante quando inicia ao tentar recuperar os dados delas do disco o processador fica sobracarregado. Não tem nada a ver com os videos em si, se tivesse aguardado mais um pouco daria para ver o uso do cpu diminuir. como dá para ver na imagem abaixo:
  3. realmente olhei no intel ark, é pcie gen3.0, então a mentira veio da Lenovo, que disse que suportava NVMe gen4.0 x4 da crucial (não acho que eles bloqueariam por marca), vou cancelar a disputa, muito obrigado.
  4. então é o SSD, muito obrigado ja tinha aberto uma dispota e eles pediram provas então assim fica mais fácil. ja gravei o benchmark e o teste de transferencia que foi pedido, e vou adicionar isso para provar que o problema é o SSD, o curioso é que nas avaliações só achei 1 pessoa que teve o mesmo problema que eu, de milhares de avaliações, por isso achei que ele provavelmente não tinha testado a compatibilidade da placa-mãe, mas com isso posso ter certeza que o problema é do fabricante, ja que também na caixa indica que o SSD suporta gen4.0x4. e quem sofre é o vendedor.
  5. Pesquisei e a fabricante do notebook diz que a placa-mãe sá suporte a velocidades de NVMe gem4.0x4 (Ideapad gamin 3i i5 10300H), logo omprei um SSD Faxiang NVMe gen 4.0x4 mas está em velocidade gen3.0x4, mas o crystaldiskinfo mostra as duas velocidades mas não mostra qual é qual, queria saber, quem está mesntindo a fabricante do notebook ou do SSD? fiz o benchmark e diz que a transferencia está em 3200MB/s, que é o esperado de um NVMe gen3.0x4.
  6. Antes estava com uma GTX 1060 e o desempenh mesmo que no minimo estava jogavel, instalei minha nova placa de Vídeo Rx7600 e mesmo no minimo com uma resolução inferior fica injogável, até o audio fica picotando, OBS: Rodei Atomic Heart na qualidade "Atomic" na rx e funciona que uma beleza, a placa de Vídeo é incompativel com o jogo ou ei fiz algo de errado, até ativei o upscaling mas não fez diferença
  7. Comprei uma Rx7600 oc da gigabyte na Kabum, mas ao acessar o site da gigabyte para fazer o download do driver notei que não tem a opção de ssa placa, tem a rx 7700 xt e a rx 6950 xt, a placa ainda não chegou, logo vou instalar direto da AMD, mas me veio a duvida, se eu instalar o driver da AMD eu perco a funcionalidaded OC da placa?, não sei fazer OC, e a ideia é ja comprar uma ja com OC, assim não etm perigo de eu estragar a placa ou perder a garantia, a minha placa de eu estou reponto é uma GTX 1060 6gb OC também, e na epoca fiz uma comparação com uma de meu amigo que não era oc e nem 6gb, e teve uma diferença significativa, por isso prefiro essa versão
  8. sim, tanto pelo cmd quanto pelo terminal do vscode, eles reconhecem o minGW coloquei ambos e nenhuma funcionou Uso o visual code também para python, html/css/javascript, php, e java, e está funcionando normal e ja está configurado, o problema está sendo apenas no C++, mas vou dar uma olhada.
  9. Segui passo a passo vários tutoriais para instalar o c++ no meu vs code mas no fim sempre dá o mesmo problema, quando tento incluir alguma biblioteca no meu projeto o vscode diz: " #incluir erros detectados. Atualize o includePath. Os rabiscos estão desabilitados para esta unidade de tradução. (...) Não é possível abrir o arquivo fonte "stdio,h" execute o comando 'selecionar configurações do IntelliSense...' para Localizar os cabeçalhos do sistema. " o compilador mingw está instalado e eu o coloquei no Path do windows, instalei as extensões necessárias no VsCode mas ele não adiciona as bibliotecas. o que eu faço? OBS: ignorem o codigo em si, fiz de forma aleatória apenas para exemplo. O ultimo tutorial que eu fez foi esse e está nesta configurações o meu VsCode:
  10. sei que ficou uma porcari fiz isso em 5 minutos mas ficaria assim no final:
  11. o terra é compartilhado com o da caixa por meio de um buck converter, ja que a acixa é de 30v e a placa bluetooth é de 24v, mas se der problema vou procurar um conversor dc-dc isolado
  12. Minha plaquinha bluetooth tem uma saida amplificada, feita para alto falantes de 4 - 8 ohms, tem problema colocar um resistor de valor tão alto? ( https://pt.aliexpress.com/item/1005005623070634.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.140.1875caa4kpMlwo&gatewayAdapt=glo2bra) e para o cabo aux? normalmente o fone de ouvido tem uma impedancia de 32ohms para mais, devo colocar algo equivalente a isso? OBS: vou ajustar a potencia de saida saida pelo potenciometro que ja vem nele e o potenciometro não ficará disponivel ja que o proprio amplificador tem um tanto do preamp quanto no amp, além do resistor em qustão para não ter problema com o opamp da caixa. OBS2: caso não fosse possível eu tenho desses interruptores seletores que iria usar para mudar entre a caixa e o bluetooth, apenas que não poderia ajustar a saida de som no preamp se usar o bluetooth: https://pt.aliexpress.com/item/1005003639298857.html?spm=a2g0o.cart.0.0.27d77f06gJJ9qI&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra
  13. Meu irmão me deu um amplificador de guitarra antigo estragado, e eu estou reformando e modificando ele para virar uma caixa de som, ja está totalmente funcional porém a entrada de som dele é mono e eu pretendo colocar como entrada um cabo aux, e bluetooth porém ambos tem uma saida estereo, queria saber qual o metodo para transfomaro sinal estereo em mono, pensei em usar um diodo retificador por canal mas isso atrapalharia o sinal por conta do foward bias, cortando parte do sinal e deixando o sinal restante muito mais fraco. Estou tentando unir ambos os sinais em um unico canal sem dar curto entre eles da forma mais simples possível, como poderia fazer isso?
  14. estou tentando programar um simulador de orbita do sistema solar, consegui fazer funcionar com alguns planetas mas estão apenas circulando o sol, alguém qual pe a função geometrica de calculos que gera a elipse, e quais as variaveis para cada planeta? e como implementar elas em python? tem alguns problemas mas agra estou tentando fazer funcionar a orbita: imagens: https://drive.google.com/file/d/12Y1O2tkfX2N8mDRMyF-LUG_3hE_cY6WR/view?usp=drive_link quero melhorar essa parte: def calculate_planet_position(center, radius, angle): x = center[0] + radius * math.cos(angle) y = center[1] + radius * math.sin(angle) return int(x), int(y) Codigo completo: import pygame import math # Inicialização do Pygame pygame.init() # Lista de resoluções suportadas resolutions = [ (800, 600), (1024, 768), (1280, 720), (1920, 1080), (1920, 1080), (2560, 1440), (3840, 2160) ] # Função para exibir o menu de seleção de resolução dentro da janela def display_resolution_menu(screen): font = pygame.font.Font(None, 30) text1 = font.render("Selecione a resolução desejada:", True, (255, 255, 255)) screen.blit(text1, (20, 20)) for i, res in enumerate(resolutions): text = font.render(f"{i+1}. {res[0]}x{res[1]}", True, (255, 255, 255)) screen.blit(text, (20, 60 + i * 30)) pygame.display.flip() selected = False while not selected: for event in pygame.event.get(): if event.type == pygame.KEYDOWN: if event.key == pygame.K_1: resolution = resolutions[0] selected = True elif event.key == pygame.K_2: resolution = resolutions[1] selected = True elif event.key == pygame.K_3: resolution = resolutions[2] selected = True elif event.key == pygame.K_4: resolution = resolutions[3] selected = True elif event.key == pygame.K_5: resolution = resolutions[4] selected = True elif event.key == pygame.K_6: resolution = resolutions[5] selected = True elif event.key == pygame.K_7: resolution = resolutions[6] selected = True if selected: # Verificar se a resolução foi selecionada antes de atualizar a tela screen.fill((0, 0, 0)) # Limpar a tela pygame.display.flip() # Atualizar a tela return resolution # Função para exibir o menu de seleção do modo de exibição dentro da janela def display_display_mode_menu(screen): font = pygame.font.Font(None, 30) text1 = font.render("Selecione o modo de exibição desejado:", True, (255, 255, 255)) screen.blit(text1, (20, 20)) text2 = font.render("1. Fullscreen", True, (255, 255, 255)) screen.blit(text2, (20, 60)) #text3 = font.render("2. Borderless", True, (255, 255, 255)) #screen.blit(text3, (20, 90)) text4 = font.render("3. Window", True, (255, 255, 255)) screen.blit(text4, (20, 120)) pygame.display.flip() selected = False while not selected: for event in pygame.event.get(): if event.type == pygame.KEYDOWN: if event.key == pygame.K_1: display_mode = pygame.FULLSCREEN selected = True elif event.key == pygame.K_2: display_mode = pygame.NOFRAME selected = True elif event.key == pygame.K_3: display_mode = 0 selected = True if selected: # Verificar se o modo de exibição foi selecionado antes de atualizar a tela screen.fill((0, 0, 0)) # Limpar a tela pygame.display.flip() # Atualizar a tela return display_mode # Função para calcular a posição de um planeta na órbita def calculate_planet_position(center, radius, angle): x = center[0] + radius * math.cos(angle) y = center[1] + radius * math.sin(angle) return int(x), int(y) # Função para redimensionar as imagens dos planetas def resize_planet_images(): sun_image = pygame.image.load("sun.png") sun_image = pygame.transform.scale(sun_image, (100, 100)) # Redimensionando para 100x100 pixels mercury_image = pygame.image.load("mercury.png") mercury_image = pygame.transform.scale(mercury_image, (40, 40)) # Redimensionando para 40x40 pixels venus_image = pygame.image.load("venus.png") venus_image = pygame.transform.scale(venus_image, (60, 60)) # Redimensionando para 60x60 pixels earth_image = pygame.image.load("earth.png") earth_image = pygame.transform.scale(earth_image, (60, 60)) # Redimensionando para 60x60 pixels mars_image = pygame.image.load("mars.png") mars_image = pygame.transform.scale(mars_image, (50, 50)) # Redimensionando para 50x50 pixels moon_image = pygame.image.load("moon.png") moon_image = pygame.transform.scale(moon_image, (20, 20)) # Redimensionando para 20x20 pixels return sun_image, mercury_image, venus_image, earth_image, mars_image, moon_image # Definição das dimensões da tela WIDTH, HEIGHT = 800, 600 screen = pygame.display.set_mode((WIDTH, HEIGHT)) pygame.display.set_caption("Órbita dos Planetas") # Redimensionamento das imagens dos planetas sun_image, mercury_image, venus_image, earth_image, mars_image, moon_image = resize_planet_images() # Carregamento da imagem de fundo background_image = pygame.image.load("space.jpg") background_image = pygame.transform.scale(background_image, (WIDTH, HEIGHT)) # Posições iniciais dos planetas sun_pos = (WIDTH // 2, HEIGHT // 2) mercury_radius = 100 venus_radius = 200 earth_radius = 300 mars_radius = 400 moon_radius = 40 # Ângulos iniciais para os planetas mercury_angle = 0 venus_angle = 0 earth_angle = 0 mars_angle = 0 moon_angle = 0 # Velocidades de rotação dos planetas mercury_rotation_speed = 1/1000 # Velocidade de rotação de Mercúrio venus_rotation_speed = 0.8/1000 # Velocidade de rotação de Vênus earth_rotation_speed = 0.6/1000 # Velocidade de rotação da Terra mars_rotation_speed = 0.4/1000 # Velocidade de rotação de Marte moon_rotation_speed = 0.4/1000 # Velocidade de rotação da lua # Loop principal do jogo running = True resolution_selected = False display_mode_selected = False while running: for event in pygame.event.get(): if event.type == pygame.QUIT: running = False if not resolution_selected: resolution = display_resolution_menu(screen) WIDTH, HEIGHT = resolution screen = pygame.display.set_mode((WIDTH, HEIGHT)) pygame.display.set_caption("Órbita dos Planetas") background_image = pygame.transform.scale(background_image, (WIDTH, HEIGHT)) resolution_selected = True if resolution_selected and not display_mode_selected: display_mode = display_display_mode_menu(screen) pygame.display.set_mode((WIDTH, HEIGHT), display_mode) display_mode_selected = True screen.blit(background_image, (0, 0)) # Desenhar o fundo na tela # Calcular as posições dos planetas na órbita mercury_pos = calculate_planet_position(sun_pos, mercury_radius, mercury_angle) venus_pos = calculate_planet_position(sun_pos, venus_radius, venus_angle) earth_pos = calculate_planet_position(sun_pos, earth_radius, earth_angle) mars_pos = calculate_planet_position(sun_pos, mars_radius, mars_angle) moon_pos = calculate_planet_position(earth_pos, moon_radius, moon_angle) # Desenhar os planetas na tela screen.blit(sun_image, (sun_pos[0] - sun_image.get_width() // 2, sun_pos[1] - sun_image.get_height() // 2)) screen.blit(mercury_image, (mercury_pos[0] - mercury_image.get_width() // 2, mercury_pos[1] - mercury_image.get_height() // 2)) screen.blit(venus_image, (venus_pos[0] - venus_image.get_width() // 2, venus_pos[1] - venus_image.get_height() // 2)) screen.blit(earth_image, (earth_pos[0] - earth_image.get_width() // 2, earth_pos[1] - earth_image.get_height() // 2)) screen.blit(mars_image, (mars_pos[0] - mars_image.get_width() // 2, mars_pos[1] - mars_image.get_height() // 2)) screen.blit(moon_image, (moon_pos[0] - moon_image.get_width() // 2, moon_pos[1] - moon_image.get_height() // 2)) # Atualizar os ângulos dos planetas para simular a rotação mercury_angle += mercury_rotation_speed venus_angle += venus_rotation_speed earth_angle += earth_rotation_speed mars_angle += mars_rotation_speed moon_angle += moon_rotation_speed pygame.display.flip() # Atualizar a tela # Encerramento do Pygame pygame.quit()

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...