Cairo Alberto
Membro Pleno-
Posts
150 -
Cadastrado em
-
Última visita
Reputação
19-
32 gb de memória, mas como pode ver na foto, com tudo aberto não passa dos 50%, a media é 30%. ja está ativa, em media o chrome usa 3gb, com ela desativada ja vi chegar em 7gb. não sabia que existia isso, deu certo agora roda etá 2 videos em 4k: apesar que ai ja é exagero, ja que o monitor em si é 4k, só vale a pena 4k em tela cheia:
-
Costumo estudar com videos no youtube e deixo no canto da tela o canal lofi e outros que alterno aleatériamente, mas de uns tempos para cá notei que os videos fica travando, e não é a internet, ja que o buffer está bem a frente da timeline. Isso ocorre tanto no meu desktop com um i5 9600k/rx7600 quanto no meu notebook i510300u/gtx1650, mas ao analisar o gerenciador de tarefas de ambos, acho que não é um problema ou limite de hardware. Nesse meio tempo atualizei todos os drivers e nada mudou. Quando eu vou em configurações do chrome e desligo a aceleração de hardware, melhora mas o problema é que o uso da cpu fica desconfortavelmente elevado. Ainda mais quando assisto 2 videos ao mesmo tempo o meu monitor é 4k e não dá para ver nessa resolução sem a aceleração de hardware. Com a aceleração de hardware ativa, a cpu fica em media 18% com os dois videos ativos. O curioso é que só acontece quando está renderizando ambos os videos, porque se eu troco de aba ou minimizo umas das janelas o travamento para mesmo com ambos os videos rodando. Alguém sabe se esse é um problema das ultimas atualizações do chrome, ou é algo em peculiar com ambas as minhas maquinas? ou talvez alguma forma de consertar? como pode ver no Vídeo com os dois videos abertos após reiniciar o chrome com a aceleração de hardware ligada, o processador está em 100% de uso mas isso é porque eu deixo várias abas abertas e o chome usa bastante quando inicia ao tentar recuperar os dados delas do disco o processador fica sobracarregado. Não tem nada a ver com os videos em si, se tivesse aguardado mais um pouco daria para ver o uso do cpu diminuir. como dá para ver na imagem abaixo:
-
Comprei um SSD Faxiang NVMe gen 4.0x4 mas está em velocidade gen3.0x4
Cairo Alberto respondeu ao tópico de Cairo Alberto em HD, SSD e NAS
realmente olhei no intel ark, é pcie gen3.0, então a mentira veio da Lenovo, que disse que suportava NVMe gen4.0 x4 da crucial (não acho que eles bloqueariam por marca), vou cancelar a disputa, muito obrigado. -
Comprei um SSD Faxiang NVMe gen 4.0x4 mas está em velocidade gen3.0x4
Cairo Alberto respondeu ao tópico de Cairo Alberto em HD, SSD e NAS
então é o SSD, muito obrigado ja tinha aberto uma dispota e eles pediram provas então assim fica mais fácil. ja gravei o benchmark e o teste de transferencia que foi pedido, e vou adicionar isso para provar que o problema é o SSD, o curioso é que nas avaliações só achei 1 pessoa que teve o mesmo problema que eu, de milhares de avaliações, por isso achei que ele provavelmente não tinha testado a compatibilidade da placa-mãe, mas com isso posso ter certeza que o problema é do fabricante, ja que também na caixa indica que o SSD suporta gen4.0x4. e quem sofre é o vendedor. -
Pesquisei e a fabricante do notebook diz que a placa-mãe sá suporte a velocidades de NVMe gem4.0x4 (Ideapad gamin 3i i5 10300H), logo omprei um SSD Faxiang NVMe gen 4.0x4 mas está em velocidade gen3.0x4, mas o crystaldiskinfo mostra as duas velocidades mas não mostra qual é qual, queria saber, quem está mesntindo a fabricante do notebook ou do SSD? fiz o benchmark e diz que a transferencia está em 3200MB/s, que é o esperado de um NVMe gen3.0x4.
-
Antes estava com uma GTX 1060 e o desempenh mesmo que no minimo estava jogavel, instalei minha nova placa de Vídeo Rx7600 e mesmo no minimo com uma resolução inferior fica injogável, até o audio fica picotando, OBS: Rodei Atomic Heart na qualidade "Atomic" na rx e funciona que uma beleza, a placa de Vídeo é incompativel com o jogo ou ei fiz algo de errado, até ativei o upscaling mas não fez diferença
-
Onde baixar o driver da Gigabyte Radeon RX 7600 Gaming OC?
Cairo Alberto respondeu ao tópico de Cairo Alberto em Placas de vídeo
Não, muito obrigado -
Onde baixar o driver da Gigabyte Radeon RX 7600 Gaming OC?
Cairo Alberto postou um tópico em Placas de vídeo
Comprei uma Rx7600 oc da gigabyte na Kabum, mas ao acessar o site da gigabyte para fazer o download do driver notei que não tem a opção de ssa placa, tem a rx 7700 xt e a rx 6950 xt, a placa ainda não chegou, logo vou instalar direto da AMD, mas me veio a duvida, se eu instalar o driver da AMD eu perco a funcionalidaded OC da placa?, não sei fazer OC, e a ideia é ja comprar uma ja com OC, assim não etm perigo de eu estragar a placa ou perder a garantia, a minha placa de eu estou reponto é uma GTX 1060 6gb OC também, e na epoca fiz uma comparação com uma de meu amigo que não era oc e nem 6gb, e teve uma diferença significativa, por isso prefiro essa versão -
C++ Meu VsCode para C++ não reconhece nenhuma Biblioteca.
Cairo Alberto respondeu ao tópico de Cairo Alberto em C/C#/C++
sim, tanto pelo cmd quanto pelo terminal do vscode, eles reconhecem o minGW coloquei ambos e nenhuma funcionou Uso o visual code também para python, html/css/javascript, php, e java, e está funcionando normal e ja está configurado, o problema está sendo apenas no C++, mas vou dar uma olhada. -
C++ Meu VsCode para C++ não reconhece nenhuma Biblioteca.
Cairo Alberto postou um tópico em C/C#/C++
Segui passo a passo vários tutoriais para instalar o c++ no meu vs code mas no fim sempre dá o mesmo problema, quando tento incluir alguma biblioteca no meu projeto o vscode diz: " #incluir erros detectados. Atualize o includePath. Os rabiscos estão desabilitados para esta unidade de tradução. (...) Não é possível abrir o arquivo fonte "stdio,h" execute o comando 'selecionar configurações do IntelliSense...' para Localizar os cabeçalhos do sistema. " o compilador mingw está instalado e eu o coloquei no Path do windows, instalei as extensões necessárias no VsCode mas ele não adiciona as bibliotecas. o que eu faço? OBS: ignorem o codigo em si, fiz de forma aleatória apenas para exemplo. O ultimo tutorial que eu fez foi esse e está nesta configurações o meu VsCode: -
Como transformar um sinal estéreo para amplificador mono,
Cairo Alberto respondeu ao tópico de Cairo Alberto em Eletrônica
-
Como transformar um sinal estéreo para amplificador mono,
Cairo Alberto respondeu ao tópico de Cairo Alberto em Eletrônica
o terra é compartilhado com o da caixa por meio de um buck converter, ja que a acixa é de 30v e a placa bluetooth é de 24v, mas se der problema vou procurar um conversor dc-dc isolado -
Como transformar um sinal estéreo para amplificador mono,
Cairo Alberto respondeu ao tópico de Cairo Alberto em Eletrônica
Minha plaquinha bluetooth tem uma saida amplificada, feita para alto falantes de 4 - 8 ohms, tem problema colocar um resistor de valor tão alto? ( https://pt.aliexpress.com/item/1005005623070634.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.140.1875caa4kpMlwo&gatewayAdapt=glo2bra) e para o cabo aux? normalmente o fone de ouvido tem uma impedancia de 32ohms para mais, devo colocar algo equivalente a isso? OBS: vou ajustar a potencia de saida saida pelo potenciometro que ja vem nele e o potenciometro não ficará disponivel ja que o proprio amplificador tem um tanto do preamp quanto no amp, além do resistor em qustão para não ter problema com o opamp da caixa. OBS2: caso não fosse possível eu tenho desses interruptores seletores que iria usar para mudar entre a caixa e o bluetooth, apenas que não poderia ajustar a saida de som no preamp se usar o bluetooth: https://pt.aliexpress.com/item/1005003639298857.html?spm=a2g0o.cart.0.0.27d77f06gJJ9qI&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra -
Como transformar um sinal estéreo para amplificador mono,
Cairo Alberto postou um tópico em Eletrônica
Meu irmão me deu um amplificador de guitarra antigo estragado, e eu estou reformando e modificando ele para virar uma caixa de som, ja está totalmente funcional porém a entrada de som dele é mono e eu pretendo colocar como entrada um cabo aux, e bluetooth porém ambos tem uma saida estereo, queria saber qual o metodo para transfomaro sinal estereo em mono, pensei em usar um diodo retificador por canal mas isso atrapalharia o sinal por conta do foward bias, cortando parte do sinal e deixando o sinal restante muito mais fraco. Estou tentando unir ambos os sinais em um unico canal sem dar curto entre eles da forma mais simples possível, como poderia fazer isso? -
Python Funções de calculo para Orbita de Planetas programação em Python
Cairo Alberto postou um tópico em Programação - outros
estou tentando programar um simulador de orbita do sistema solar, consegui fazer funcionar com alguns planetas mas estão apenas circulando o sol, alguém qual pe a função geometrica de calculos que gera a elipse, e quais as variaveis para cada planeta? e como implementar elas em python? tem alguns problemas mas agra estou tentando fazer funcionar a orbita: imagens: https://drive.google.com/file/d/12Y1O2tkfX2N8mDRMyF-LUG_3hE_cY6WR/view?usp=drive_link quero melhorar essa parte: def calculate_planet_position(center, radius, angle): x = center[0] + radius * math.cos(angle) y = center[1] + radius * math.sin(angle) return int(x), int(y) Codigo completo: import pygame import math # Inicialização do Pygame pygame.init() # Lista de resoluções suportadas resolutions = [ (800, 600), (1024, 768), (1280, 720), (1920, 1080), (1920, 1080), (2560, 1440), (3840, 2160) ] # Função para exibir o menu de seleção de resolução dentro da janela def display_resolution_menu(screen): font = pygame.font.Font(None, 30) text1 = font.render("Selecione a resolução desejada:", True, (255, 255, 255)) screen.blit(text1, (20, 20)) for i, res in enumerate(resolutions): text = font.render(f"{i+1}. {res[0]}x{res[1]}", True, (255, 255, 255)) screen.blit(text, (20, 60 + i * 30)) pygame.display.flip() selected = False while not selected: for event in pygame.event.get(): if event.type == pygame.KEYDOWN: if event.key == pygame.K_1: resolution = resolutions[0] selected = True elif event.key == pygame.K_2: resolution = resolutions[1] selected = True elif event.key == pygame.K_3: resolution = resolutions[2] selected = True elif event.key == pygame.K_4: resolution = resolutions[3] selected = True elif event.key == pygame.K_5: resolution = resolutions[4] selected = True elif event.key == pygame.K_6: resolution = resolutions[5] selected = True elif event.key == pygame.K_7: resolution = resolutions[6] selected = True if selected: # Verificar se a resolução foi selecionada antes de atualizar a tela screen.fill((0, 0, 0)) # Limpar a tela pygame.display.flip() # Atualizar a tela return resolution # Função para exibir o menu de seleção do modo de exibição dentro da janela def display_display_mode_menu(screen): font = pygame.font.Font(None, 30) text1 = font.render("Selecione o modo de exibição desejado:", True, (255, 255, 255)) screen.blit(text1, (20, 20)) text2 = font.render("1. Fullscreen", True, (255, 255, 255)) screen.blit(text2, (20, 60)) #text3 = font.render("2. Borderless", True, (255, 255, 255)) #screen.blit(text3, (20, 90)) text4 = font.render("3. Window", True, (255, 255, 255)) screen.blit(text4, (20, 120)) pygame.display.flip() selected = False while not selected: for event in pygame.event.get(): if event.type == pygame.KEYDOWN: if event.key == pygame.K_1: display_mode = pygame.FULLSCREEN selected = True elif event.key == pygame.K_2: display_mode = pygame.NOFRAME selected = True elif event.key == pygame.K_3: display_mode = 0 selected = True if selected: # Verificar se o modo de exibição foi selecionado antes de atualizar a tela screen.fill((0, 0, 0)) # Limpar a tela pygame.display.flip() # Atualizar a tela return display_mode # Função para calcular a posição de um planeta na órbita def calculate_planet_position(center, radius, angle): x = center[0] + radius * math.cos(angle) y = center[1] + radius * math.sin(angle) return int(x), int(y) # Função para redimensionar as imagens dos planetas def resize_planet_images(): sun_image = pygame.image.load("sun.png") sun_image = pygame.transform.scale(sun_image, (100, 100)) # Redimensionando para 100x100 pixels mercury_image = pygame.image.load("mercury.png") mercury_image = pygame.transform.scale(mercury_image, (40, 40)) # Redimensionando para 40x40 pixels venus_image = pygame.image.load("venus.png") venus_image = pygame.transform.scale(venus_image, (60, 60)) # Redimensionando para 60x60 pixels earth_image = pygame.image.load("earth.png") earth_image = pygame.transform.scale(earth_image, (60, 60)) # Redimensionando para 60x60 pixels mars_image = pygame.image.load("mars.png") mars_image = pygame.transform.scale(mars_image, (50, 50)) # Redimensionando para 50x50 pixels moon_image = pygame.image.load("moon.png") moon_image = pygame.transform.scale(moon_image, (20, 20)) # Redimensionando para 20x20 pixels return sun_image, mercury_image, venus_image, earth_image, mars_image, moon_image # Definição das dimensões da tela WIDTH, HEIGHT = 800, 600 screen = pygame.display.set_mode((WIDTH, HEIGHT)) pygame.display.set_caption("Órbita dos Planetas") # Redimensionamento das imagens dos planetas sun_image, mercury_image, venus_image, earth_image, mars_image, moon_image = resize_planet_images() # Carregamento da imagem de fundo background_image = pygame.image.load("space.jpg") background_image = pygame.transform.scale(background_image, (WIDTH, HEIGHT)) # Posições iniciais dos planetas sun_pos = (WIDTH // 2, HEIGHT // 2) mercury_radius = 100 venus_radius = 200 earth_radius = 300 mars_radius = 400 moon_radius = 40 # Ângulos iniciais para os planetas mercury_angle = 0 venus_angle = 0 earth_angle = 0 mars_angle = 0 moon_angle = 0 # Velocidades de rotação dos planetas mercury_rotation_speed = 1/1000 # Velocidade de rotação de Mercúrio venus_rotation_speed = 0.8/1000 # Velocidade de rotação de Vênus earth_rotation_speed = 0.6/1000 # Velocidade de rotação da Terra mars_rotation_speed = 0.4/1000 # Velocidade de rotação de Marte moon_rotation_speed = 0.4/1000 # Velocidade de rotação da lua # Loop principal do jogo running = True resolution_selected = False display_mode_selected = False while running: for event in pygame.event.get(): if event.type == pygame.QUIT: running = False if not resolution_selected: resolution = display_resolution_menu(screen) WIDTH, HEIGHT = resolution screen = pygame.display.set_mode((WIDTH, HEIGHT)) pygame.display.set_caption("Órbita dos Planetas") background_image = pygame.transform.scale(background_image, (WIDTH, HEIGHT)) resolution_selected = True if resolution_selected and not display_mode_selected: display_mode = display_display_mode_menu(screen) pygame.display.set_mode((WIDTH, HEIGHT), display_mode) display_mode_selected = True screen.blit(background_image, (0, 0)) # Desenhar o fundo na tela # Calcular as posições dos planetas na órbita mercury_pos = calculate_planet_position(sun_pos, mercury_radius, mercury_angle) venus_pos = calculate_planet_position(sun_pos, venus_radius, venus_angle) earth_pos = calculate_planet_position(sun_pos, earth_radius, earth_angle) mars_pos = calculate_planet_position(sun_pos, mars_radius, mars_angle) moon_pos = calculate_planet_position(earth_pos, moon_radius, moon_angle) # Desenhar os planetas na tela screen.blit(sun_image, (sun_pos[0] - sun_image.get_width() // 2, sun_pos[1] - sun_image.get_height() // 2)) screen.blit(mercury_image, (mercury_pos[0] - mercury_image.get_width() // 2, mercury_pos[1] - mercury_image.get_height() // 2)) screen.blit(venus_image, (venus_pos[0] - venus_image.get_width() // 2, venus_pos[1] - venus_image.get_height() // 2)) screen.blit(earth_image, (earth_pos[0] - earth_image.get_width() // 2, earth_pos[1] - earth_image.get_height() // 2)) screen.blit(mars_image, (mars_pos[0] - mars_image.get_width() // 2, mars_pos[1] - mars_image.get_height() // 2)) screen.blit(moon_image, (moon_pos[0] - moon_image.get_width() // 2, moon_pos[1] - moon_image.get_height() // 2)) # Atualizar os ângulos dos planetas para simular a rotação mercury_angle += mercury_rotation_speed venus_angle += venus_rotation_speed earth_angle += earth_rotation_speed mars_angle += mars_rotation_speed moon_angle += moon_rotation_speed pygame.display.flip() # Atualizar a tela # Encerramento do Pygame pygame.quit()
Sobre o Clube do Hardware
No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais
Direitos autorais
Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais