Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aladim de A.Pinheiro

Membro Júnior
  • Posts

    7
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Aladim de A.Pinheiro

  1. 5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

    Perdão não havia lido capacitor (muito menos pth) no primeiro post. Como conseguiu tirar? Se com ferro frio (de novo 30w é pouco) pode ter arrancado a metalização. Outra, será que não ficou pedaço do terminal no buraco? ... difícil né...

    Geralmente capacitor está entre vcc e gnd os quais têm muitas camadas de cobre. Não danifica se fizeres com 'carinho'. Algo como certifique-se que não tem trilha fina por perto e se tiver não encoste nela.

    Não tem muita alternativa. O soldador vai ter que ser mais potente, deixar um certo tempo pra fundir a solda e usar sugador. P.ex. eu uso (usava/usaria) de 100W e claro algumas décadas de experiência as quais também te dizem pra que realmente...

    ... com brocas

    abç

    Valeu obrigado pelas dicas e orientações, bom carnaval.

    adicionado 2 minutos depois
    9 horas atrás, Henrique - RJ disse:

    @Aladim de A.Pinheiro

     

    ossos do ofício ...

     

    Mete um pouquinho dessa solda de baixa fusão no furo e quando derreter tenta puxar com o sugador que deve sair tudo ou então mete a perninha do capacitor desse jeito mesmo mesmo sem remover a solda derretida.

    Amigo ainda não tinha pensado nessa segunda opção afinal de contas porque tem que remover a solda que ficou no furo se o novo componente pode ser soldado a mesma. Valeu a dica me salvou dessa dificuldade. Abraço e bom carnaval.

    • Curtir 1
  2. Obrigado Isadora, mas não entendi quando você diz ¨talvez não tenha furo¨ . esclarecendo consegui tirar o capacitor por inteiro com os terminais intactos, porém a solda fechou os furos e já usei os métodos relatados. Quanto a usar um ferro com potência muito alto receio danificar a placa-mãe. Se você já tiver conhecimento de um método eficás pór favor me retorne. Á proposito pesquisei na Net e achei no mercado livre brocas próprias para placas eletrônicas, estou pensando um comprar uma bem fina que passe o pino do capacitor e usar a furadeira, o que você tem a dizer.

    Bom carnaval.

  3. Amigos, bom dia a todos, estou com extrema dificuldade na remoção dos resídos de solda que ficam numa placa-mãe no setindo de repor o componente, ocorre que uso ferro Ikari de 30w, adicionei solda de baixa fusão, pasta de solda, malha desoldadora, estação de solda (pistola a 380* ) , já fiz os procedimento pelos dois lados da placam mantenho o ferro por longo tempo no furo com a malha e pasta e estanho, no entanto um dos furos não libera de jeito nenhum, meu relato é no sentido de solicitar aos mais experientes se têm alguma técnica diferente da citadas e como estão acostumados a resolver problemas desse genero. adoro eletrônica mas quando me deparo com uma situação dessas dá vontade de desistir de estudar.

    obrigado a quem puder colaborar com alguma sugestão.

    Bom caarnaval a todos.

     

  4. 3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

    Amigo permita-me... Lampada em serie com circuito duvidoso= boa ideia. Pra teste em componente individual = ndv. O correto é multimetro e afins mesmo.

     

    Ou você está querendo projetar um tricorder? :P

     

    Me fez lembrar... na época da tv a valvula eu usava um ferro de passar em série com ela

     

    adicionado 0 minutos depois

    rs, valeu pela brincadeira, 

    abraço

     

    adicionado 3 minutos depois
    4 horas atrás, Mestre88 disse:

    Pelo que estou entendendo sua lâmpada está ligada diretamente a rede elétrica, não é?

    Se for não é bom negócio, componentes pequenos podem queimar ligados diretamente a tomada, pois são sensíveis.

    Antes você disse:

    Um mosfet ou transistor foi feito para ser ligado em DC, ligando em AC ou vai queimar ou não terá resultado nenhum no teste.

    E ainda tem a questão que essa coisa da choque.

     

    Use a lâmpada em série somente :

     

    valeu amigo bem colocado ainda não tinha pensado nisso,

    abraçop

    adicionado 11 minutos depois

    Agradeço a atenção dos amigos, sou novato no grupo e estudando sobre eletrônica em geral através da internet, vez por outra me surgem situações e idéias pelas quais fico duvidoso.

    Abraço em todos.

    • Curtir 1
  5. Amigo, primeiramente gostaria da agradecer a atenção, ocorre que montei o circuito lâmpada série com o intuito de proteger o circuito testado contra eventuais curtos no mesmo evitando dessa forma a queima de fusíveis quando da ocorrencia do mesmo, sei bem que com o multímetro pode-se medir qualquer componente em busca de curtos, fugas ou abertos no caso de alguns específicos no entanto tenho ainda dificuldade de identificar qual o valor ômico que forneça um resultado mais imediato tendo em vista que cada componente tem suas características próprias sendo assim já estou usando a lâmpada serie para testar curtos nocircuito pensei em usar o mesmo dispositivo para testar componentes fora da placa na certeza que o mesmo não esteja também em curto tendo em vista que usualmente usamos sucatas já retirados de produtos condenados, espero ter me feito entender; mais uma vez muito obrigado pela colaboração.

    Abraço

  6. boa tarde amigos, desculpem pois sou membro novo e não sei extamente se esta dúvida se encaixa nesse campo.

     

    ocorre que conforme turoriais fiz um circuito lâmpada série, solicito aos experientes que me esclareçam se é possível testar componentes individualmente fora do circuito com a mesma, tipo capacitores, mosfetes etc.. no caso o teste seria para saber se o mesmo está em curto,

    agradeço a compreensão e fico gratos áquele que puderem esclarecer.

     

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!