Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Leonvi

Membro Júnior
  • Posts

    5
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Leonvi postou

  1. @Contiusa Acabei deixando como na imagem aí. Perfil constante a 85% e 3900 rpm de média. O ruído é aceitável nesse nível. Também desliguei o controle de ventoinha da BIOS (não afeta o SO) porque parece que isso libera 3V a mais pro CHA_FAN3 (de 9V vai pra 12V) na minha placa. Como ela ligou em full logo de cara (antes demorava pra ter o start), deixo assim.
  2. @Contiusa Vou ver o que vou fazer então. Só me confirme duas coisas sobre esse print do manual da minha placa-mãe... o CHA_FAN3 (entrada onde conectei a bomba) é de 5V e não de 12V e nenhum dos meus CHA_FAN possuem PWM de fato, correto?
  3. @Contiusa Eu ia colocar como edit mas agora vai por aqui mesmo. E acredite, o sistema é bem silencioso em idle Fiz o teste com o perfil setado a 100% (4200 rpm) o tempo todo e de fato, desse jeito dá pra ouvir bem (com ar ligado e tudo). A 80% (3700 rpm) melhora bastante em termos de ruído. Mas então... se você diz que a bomba deve ficar em 100% o tempo todo, então acredito que seja assim mesmo no final das contas. O que você tem de leitura pra indicar sobre o funcionamento dessas bombas (algo que explique, por exemplo, a necessidade da bomba trabalhar em full)? Acho que ficou evidente que não conheço muito do assunto rsrs ----edit---- Esse foi o perfil que tinha criado. Em idle ele fica em 3100 rpm em média.
  4. @Contiusa Print abaixo. Pra bomba ("Back Fan") o limite máximo constado no software é de 1400 rpm, enquanto os demais CHA_FAN (dois Viper e dois genéricos da Thermaltake que vieram com o gabinete) elevam até 1800 e 1850 rpm, respectivamente. O CPU_FAN (dois Viper, um na traseira do gabinete e o outro na bomba) vai até 1800 rpm. Correção_1: os limites do "RPM Fix Mode" do software não são tão reais assim... desconsiderar. Quanto ao que você diz da variação, de fato, quando mudo alguma coisa consta que a rotação se eleva a mais de 3000 rpm, só não sei se é verídico. Correção_2: como dito em outra correção, a bomba chega a 4300 rpm, então é verídico. ---edit---- A placa-mãe é uma Maximus V Gene. ----edit---- Fiz um perfil personalizado pra bomba. Ativei um desses programas de doação de processamento que estressa tanto CPU quanto GPU e consta que a bomba está em 80~90% da capacidade, trabalhando a 3800~4000 rpm. Mesmo assim não escuto ela rsrs Correção_3: como dito nos posts que seguem, não se deve fazer perfis de rotação pra bomba de water cooler.
  5. Só pra deixar um parecer sobre a questão do barulho do H45. Há umas duas semanas comprei um aqui na minha cidade e de imediato me pareceu muito promissor. Instalei na traseira do gabinete, conectei o cooler (nem testei o original rsrs, troquei por um Viper que eu já tinha junto a um filtro de metal excelente da Akasa) na entrada do CPU_FAN, a bomba num CHA_FAN e não escutei o famigerado barulho da bomba de forma permanente. Era só na inicialização e depois esquecia dela de tão silenciosa. Aí eu achei que as temperaturas não estavam boas (batendo 80ºC num 2600K a 4.2GHz), e somando isso ao fato de eu ter retirado dois fans do gabinete nessa instalação inicial do H45, levei o PC pra bancada e arrumei tudo de novo. Deixei o radiador no teto, bem no lugar onde costuma ficar o leitor de DVD, e assim os outros coolers puderam voltar pro lugar. Como não haviam mais entradas Chassis-Fan disponíveis, coloquei a bomba na CPU_OPT (segundo fan de CPU). A temperatura melhorou, mas passei a ouvir de intermitente o barulho chato da bomba. Na manhã seguinte tentei passar a bomba de volta pro Chassis-Fan anterior e... bom, ficou na tentativa: ela não funcionou mais (estragou). Fui pra loja, acionei a garantia, esperei os procedimentos deles de RMA e essa semana pude resgatar uma nova unidade (lacrada, definitivamente era outra). Hoje à tarde tive a oportunidade de instalar e testar. Deixei o radiador no teto, na mesma posição que a outra estava quando morreu, mas dessa vez conectei direto no CHA_FAN e passei o traseiro pro CPU_OPT, e, como eu desconfiava, a bomba ficou em perfeito silêncio. Correção_1: em perfeito silêncio porque, como descrito nos posts abaixo, é uma bomba que chega a 4300 rpm e no momento ela estava setada a 1400 rpm no máximo... Explico: minha placa-mãe (da Asus) possui um software chamado AI Suite II, que permite criar perfis personalizados para os coolers ou mesmo travar a rotação. O porém é que eu só possuo controle total sobre os CHA_FAN, pois parece que ela continua gerenciando os fans da CPU mesmo travando a rotação (pelo menos no caso do OPT). O CHA_FAN no qual a bomba estava conectada possuía rotação fixa, razão pela qual eu não escuto o seu ruído de forma intermitente. No entanto, basta mudar o set (pra cima ou pra baixo) que o ruído volta a ser audível, mas só até a rotação se estabilizar, porque depois disso reina o silêncio e eu esqueço que ela existe. Correção_2: SIM, eu posso controlar a rotação do CPU_FAN e do CPU_OPT (ainda que o set seja um só), mas pelo fato da bomba não ser PWM (3 pinos) ela não se torna gerenciável e funciona em rotação máxima a todo o momento. Correção_3: o ruído se tornava audível não por causa da variação em si, mas porque toda a mudança no set da rotação fazia com que ela aumentasse pra mais de 3000 rpm e depois é que ela se estabilizava na velocidade setada. Portanto, não procede o que eu disse de rotação fixa interferir no ruído.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!