Caras e caros,
Já inicio avisando que sou novato na área de eletrônica e o que aprendi foi sozinho, com a necessidade, lendo muito, experimentando, e resgatando as aulas de eletricidade e física da faculdade.
Estou com o seguinte problema. Estou fazendo um circuito para dispensar pilhas de uma bomba de ar. Trata-se de uma pequena bomba de ar para infláveis que utiliza seis pilhas tamanho D, paralelas três a três, perfazendo 4,5V, teoricamente. A ideia é adaptar um regulador de tensão para poder ligar a bomba na tomada de 12V do carro, para maior praticidade no camping. A potência da bomba é de 20W.
Fiz primeiro um circuito simples usando um 7805. Não funcionou. O 7805 só entregou pouco menos de 0,7A, como era de se esperar.
Busquei na rede alguns esquemas de como amplificar corrente e achei um circuito simples com um TIP2955, que prometia entregar até 5A. Bom, julguei suficiente (20W / 4,5V = 4,44A), e como era pequeno o suficiente para encaixar no compartimento de pilhas, mesmo com uns dissipadores, decidi montá-lo.
Aí que veio a surpresa. Usei dois capacitores de 470uF x 16V para a montagem. Liguei numa fonte 12V x 1A para verificar se havia conseguido a tensão de 5V na saída. A tensão estava correta. Mas após uns 10s de funcionamento, sem carga, o capacitor C1 estourou.
Achei que a tensão de trabalho do capacitor poderia ser baixa para os 12V, então troquei por um que havia à mão de 1000uF x 25V. O outro não mexi. O capacitor de 1000uF, para minha surpresa, estourou também.
Tentei simular o circuito com o EasyEDA, mas o modelo do TIP não funciona (ou eu que não sei usá-lo), então, não estou entendendo o que está acontecendo com este capacitor.
Será que alguém pode me dar uma ideia?
P.S.: Tirando o capacitor C1, o circuito continua a fornecer 5V, mas não testei acoplado na bomba desta maneira...
Muito grato,
Alexandre M.