Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

admayerle

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. Só para dar um update... Acoplei ontem na bomba. Queimei os dedos no 7805... A bomba nem mexeu. A procura de solução.
  2. Uso normalmente (uma palavra que pode ser entendida como "sempre") caixinhas da Patola. Mas só quando a montagem merece uma. São caras demais... Se não, fica ao "ar livre". A maior dificuldade é compatibilizar o circuito com o "painel". Normalmente, potenciômetros, plugues e botões acabam ficando presos à tampa e conectado por fios ao circuito. Também ainda não peguei como fazer direito a fixação de uma placa de circuito impresso dentro de uma caixa Patola, por exemplo. Não é muito clara a compatibilidade dos suportes da placa com as caixas e furações.
  3. @albert_emule Ainda não liguei com carga. Por isto está sem os dissipadores. Quando acoplar à bomba terá seu dissipador. O próprio manual da bomba avisa para não usá-la por mais de 5 minutos por vez, com intervalos de 10 minutos...
  4. Caras e caros, Como mencionei, publicaria fotos do serviço. A foto do verso da placa ficou um tanto quanto borrada, mas acho que dá para entender o espírito. Na foto do dorso da placa, em primeiro plano, pode-se ver o local onde o capacitor estourou, já estando retirado. Ficava em frente àqueles resistores. Novamente, sem aquele resistor, parece estar tudo bem. Ainda não testei na bomba para ver se funciona, mas pretendo fazer isto em breve. Talvez, caso funcione, vai ficar sem capacitor mesmo. Só fico curioso com o que ocorreu.
  5. De fato, após estourar o segundo capacitor, liguei o circuito sem o C1 e funcionou. O C1 esquentou até estourar. Já o C2, sem carga, não parece sofrer com problemas. Talvez eu tente acoplar na bomba desse jeito para ver se funciona, já que o circuito é todo em CC. Só estranhei o porque disto (estourar dois capacitores, um de 470uF x 16V e outro de 1000uF x 25V) acontecer, e o outro não. Sim, vou colocar dissipador no TIP. Se precisar coloco no 7805 também. Também achei estranho. Quando vi que eram 6 pilhas C (corrigindo a informação, são pilhas C, e não D como havia escrito), também achei que era em 9V, mas são três em série, paralela a mais três. Custei a entender como se conectavam, não é tão óbvia a posição dos polos das pilhas. Anexo segue uma foto que achei na rede e o manual da bomba. Ótimo saber, mas pelas minhas contas vou precisar de, pelo menos 5A... Mais uma vez, muito grato pela ajuda e pela recepção neste fórum. Alexandre M. 168PO_R0_1504_EN.pdf
  6. Tenho certeza que é 12VDC a fonte. Usei uma dessas cuja foto vai em anexo. Você fala em colocar mais um capacitor de 470uF logo no Vin? Não tenho foto agora do circuito. À noite mando. Grato pela atenção!
  7. Juro que não! Posso até ser novato, mas sei que capacitor eletrolítico tem polaridade. De mais a mais, teriam estourado os dois capacitores, que estão ligados da mesma forma.
  8. Caras e caros, Já inicio avisando que sou novato na área de eletrônica e o que aprendi foi sozinho, com a necessidade, lendo muito, experimentando, e resgatando as aulas de eletricidade e física da faculdade. Estou com o seguinte problema. Estou fazendo um circuito para dispensar pilhas de uma bomba de ar. Trata-se de uma pequena bomba de ar para infláveis que utiliza seis pilhas tamanho D, paralelas três a três, perfazendo 4,5V, teoricamente. A ideia é adaptar um regulador de tensão para poder ligar a bomba na tomada de 12V do carro, para maior praticidade no camping. A potência da bomba é de 20W. Fiz primeiro um circuito simples usando um 7805. Não funcionou. O 7805 só entregou pouco menos de 0,7A, como era de se esperar. Busquei na rede alguns esquemas de como amplificar corrente e achei um circuito simples com um TIP2955, que prometia entregar até 5A. Bom, julguei suficiente (20W / 4,5V = 4,44A), e como era pequeno o suficiente para encaixar no compartimento de pilhas, mesmo com uns dissipadores, decidi montá-lo. Aí que veio a surpresa. Usei dois capacitores de 470uF x 16V para a montagem. Liguei numa fonte 12V x 1A para verificar se havia conseguido a tensão de 5V na saída. A tensão estava correta. Mas após uns 10s de funcionamento, sem carga, o capacitor C1 estourou. Achei que a tensão de trabalho do capacitor poderia ser baixa para os 12V, então troquei por um que havia à mão de 1000uF x 25V. O outro não mexi. O capacitor de 1000uF, para minha surpresa, estourou também. Tentei simular o circuito com o EasyEDA, mas o modelo do TIP não funciona (ou eu que não sei usá-lo), então, não estou entendendo o que está acontecendo com este capacitor. Será que alguém pode me dar uma ideia? P.S.: Tirando o capacitor C1, o circuito continua a fornecer 5V, mas não testei acoplado na bomba desta maneira... Muito grato, Alexandre M.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!