Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Leonardo Ritter

Membro Júnior
  • Posts

    18
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Leonardo Ritter postou

  1. Aonde fica a Unidade de Gerenciamento de Memória (MMU) na CPU e qual a função dela? Lí em algum lugar que ela é responsável por controlar o cache, é isso mesmo?
  2. Olá! Aqueles chips SMD quadradinhos com 8 contatos presente nessas placas servem para que exatamente? Esses chips controladores são tipo SoC's com arquitetura ARM de 32 ou 64 bits ou é alguma arquitetura comum e proprietária?? Como funciona o sistema de endereçamento das trilhas, setores e clusters do disco? Qual a interface de comunicação utilizada entre a placa lógica e as cabeças de leitura? Desculpe a quantidade de perguntas, sou curioso!
  3. Sim, pode ser um equivoco meu, desculpe, mas é que eu já ví isto em várias placas mãe, principalmente as de baixo custo: apenas um PWM e vários CI's drivers. E neste caso da AsRock há só 2 fases para o Vcore, de acordo com o datasheet do RT8841. O chip PWM DS8841-02.pdf e o driver DS9618A-06.pdf
  4. @Gabriel Torres Eu tenho uma AsRock N68VS3 FX desativada. Analisei ela e só tem um PWM para duas fases e vários drivers (para cada fase da CPU, pra fase da memória, pro chipset, etc) e nela é possível configurar a tensão do chipset, da CPU e da memória ram . O chip PWM é um RichTek RT8841 e nele só tem os pinos VID [0 a 7] para a CPU. E os drivers das fases memória RAM e do chipset, são ligados aonde? Tem também os pinos de alimentação VDDNB, controlador de memória e HyperTransport no socket (eu ví a lista de pinos do socket AM3).
  5. A fase para a memória RAM, para o chipset dependem do mesmo chip PWM? Estou perguntando isso pois todas as placas mãe que eu já vi possuem apenas um chip PWM perto do socket da CPU e vários CI's drivers, um perto do chipset, outro perto dos slots de memória RAM... Nas placas de vídeo é similar? há um PWM para controlar as fases da gpu e da ram???
  6. O Modelo OSI, utilizado atualmente serve apenas para redes Ethernet e Wi-Fi? Interfaces como a USB, FireWire, SATA, PCI Express, entre outras, utilizam este modelo de 7 camadas(cada interface com seus protocolos, obviamente) ou não? Se não utilizam este modelo, como é feita a interação de um programa com o meio físico, isto é, o circuito controlador, cabeamento e dispositivos conectados?
  7. Qual sistema de codificação utiliza a interface USB? Eu li em algum lugar que era a codificação NRZI, só que não explicava certo se era para todas as revisões (USB 1.0,1.1, 2.0, 3.0 e 3.1). A partir da revisão 3.0, as controladoras USB passaram a se comunicar com os dispositivos conectados de maneira individual, diferente das revisões 1.0, 1.1 e 2.0 que utilizavam Hubs que trabalham na camada física e simplesmente repetem mesmo sinal para todas as portas. Isso significa que um controlador USB 3.0 ou 3.1 pode ser chamado de Switch?
  8. Se os pinos 1, 4 e 7 do conector SATA convencional é aterramento, o 2, 3 e 5, 6 para dados, no caso do SATA Express aqueles 4 pinos extras são para que? Par diferencial de clock e sensor de hot-plug dos slots PCIe comuns?
  9. E os conversores RAMDAC dos processadores gráficos? Utilizam os mesmos tipos de conversores das aplicações de áudio? Os conversores digitais utilizados em TVs analógicas e que possuem interface vídeo composto e vídeo componente utilizam que tipo de conversor?
  10. Obrigado! E as placas que não tem este chip? Ele não é tão essencial ou há outros componentes que fazem o papel dele? Como dito, eu só vi em placas PCI e placas-mãe antigas...
  11. Olá. Tenho uma dúvida sobre placas de rede. Em várias placas de rede, principalmente aquelas PCI e até algumas placas-mãe antigas vem com uma "espécie" de chip que possui bobinas dentro(eu sei disso porque eu quebrei o invólucro de um chip deste e vi um datasheet também) e está ligado diretamente no conector do cabo de rede ethernet. Eu não entendi qual a serventia dele na placa de rede e algumas eu não avistei este componente. Eu anexei uma foto com o chip. É o que está escrito "JX-518"
  12. Gabriel Torres, obrigado por responder! Já que estamos falando sobre memórias cache eu tenho mais uma dúvida: uma vez estava a utilizar o CPU-Z, e no canto da tela, onde é exibido os níveis de cache e a quantidade de memória estava escrito: Cache L1 Data 16 KBytes 8 Way Trace 12 Kuops 8 Way Level 2 2048 KBytes 8 Way O processador era um Intel Pentium 4 630. O que seria esta linha "Trace / 12 Kuops / 8 Way? Eu não vi em nem um outro processador este negócio...
  13. O artigo é excelente! Mas fiquei com uma dúvida: Há alguma diferença no circuito dos flip-flops da memória cache L1 para L2 e L3 ou todos os níveis utilizam o mesmo esquema eletrico, mudando apenas a quantidade de flip-flops(quantidade de memória) e a latência?
  14. Sempre tive curiosidade em saber como funcionam esses chip de memória e essa explicação foi excelente!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!