Olá a todos!
Eu montei um HTPC com o intuito de ser o 'videogame' da casa, com o intuito de ocupar o menor espaço possível, e sem muito barulho. O gabinete que tenho é esse aqui (muito bacana considerando suas dimensões): https://www.silverstonetek.com/product.php?area=en&pid=653
Pois então, essa semana consegui comprar uma GTX 1050 TI de perfil baixo da ZOTAC, para finalizar meu projeto. Abaixo, segue uma imagem esquemática de como fica o gabinete, com todos os componentes, visto de frente e de cima:
A questão é, a GPU estava chegando a 75ºC em full load, sem falar que suas ventoinhas giram mais rápido (65% velocidade) e fazem um barulho bem considerável, apesar de ainda aceitável considerando que esse é o estado quando in-game, onde os sons do jogo vão camuflar bem o barulho. Aumentei a velocidade para 75% sem muito efeito, e o barulho fica bem mais escandaloso.
Vi que a ventoinha do topo do gabinete, jogava o ar de fora pra dentro do gabinete. Ao pesquisar sobre uso como ventilação ou exaustão, entendi que dessa forma a ventoinha refrigera o fundo do gabinete (e possivelmente a placa-mãe), diminuindo a temperatura "base" da CPU, e a ventoinha da própria CPU ventila o calor do mesmo para fora. Essa forma estava muito eficiente, de fato. Mas a GPU ainda não existia. Imaginei então que, como a GPU gera bastante calor, as ventoinhas jogam parte desse calor para fora, pela saída lateral, mas outra parte fica retida ao seu redor, dentro do gabinete. Então resolvi testar e colocar a ventoinha do topo do gabinete como exaustor, para jogar o ar quente de dentro pra fora, imaginando que isso pudesse auxiliar na refrigeração da GPU. E não é que funcionou para esse intuito? A temperatura da GPU chega a 66ºC em full load, e com a velocidade de suas ventoinhas ligeiramente mais baixas (59%). Porém, as outras temperaturas subiram, principalmente a da CPU, que agora está chegando a 64ºC em load, com picos de 67º (e talvez chegue a mais), e 45ºC em idle.
Abaixo, um resumo das temperaturas máximas (que em boa parte do tempo era a temperatura atual) nos meus teste, com a ventoinha de 120mm do topo do gabinete nos dois estados:
JOGANDO AR PARA DENTRO DO GABINETE:
CPU - 55ºC
GPU - 75º
placa-mãe - 51ºC
HD - 41º
JOGANDO AR PARA FORA DO GABINETE:
CPU - 65ºC
GPU - 66º
placa-mãe - 52ºC
HD - 43º
Como vocês podem ver, a placa-mãe e o HD permaneceram basicamente na mesma temperatura, então acredito que para eles a direção do ar não faça diferença real. Pela posição do HD, imagino que realmente seja indiferente jogar ar frio para dentro, já a placa-mãe achava que ia ficar muito mais fria, mas parece que não. Ao deixar o processador e GPU em idle, a placa-mãe esfriou rapidamente ficando em torno dos 38º, já o HD baixou um grau (foi para 42º). A temperatura em idle da CPU quando a ventoinha jogava ar para dentro, acabei nem vendo, mas vou seguir a lógica e diria que deveria ficar na casa dos 35ºC.
Bom, após todo este relato, vamos à minha questão de fato: Ao pessoal que entende de refrigeração, gostaria de saber:
1) Dentro do cenário atual, o que vocês acham melhor? Deixar a ventoinha do topo jogando o ar para dentro do gabinete, tendo uma CPU mais fria e uma GPU mais quente, ou o outro cenário? E por que?
2) O que vocês me sugerem para ter o melhor desempenho e o menor ruído possível? Eu sei que não tem como ter perfeição, já que estou tendo como objetivo evitar o máximo de barulho possível, ainda mais dado as dimensões desse gabinete. Eu pensei em deixar a ventoinha do topo puxando o ar para fora, e colocar uma ventoinha de CPU melhor, visto que estou com a que vem com o processador (cooler stock). Mas não sei se adiantaria justamente pelo fato da base do gabinete estar mais quente por não ter ventilação para dentro.
Outras considerações:
- Creio que o pior lugar para mexer seria na área da GPU, suas ventoinhas são as mais barulhentas e se colocar ventoinhas laterais, serão de 80mm, que são naturalmente mais barulhentas, além de que teriam de ter no máximo 125mm de altura, e ficariam tão perto da GPU, que não sei se isso adicionaria alguma eficiência.
- Lembrando que, para manter a ventoinha do topo, a ventoinha da CPU não pode passar a altura do cooler stock, então nessa área estou bem por fora, não sei se existem ventoinhas mais eficientes com tão pouca altura.
É isso, pessoal. Espero que possam me ajudar. Se precisarem de mais dados, só falar, ok?
Abs,
Fabrício.