Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gu1426

Membros Plenos
  • Total de itens

    486
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D

Reputação

76

1 Seguidor

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Sombrio/SC
  • Sexo
    Masculino
  1. @Renato.88 Bom, se eu estiver errado, corrija-me, é basicamente enrolar uma bobina de 220V como em qualquer trafo ou vai além disso? Pois há a parte dos picos de alta tensão, não sei se um simples enrolamento de 220V consegue dar esses picos para acender a lâmpada. Consegui um núcleo um pouco maior (2,0x2,6), usei a variável 35, e são 1480 espiras, arredondei para 1500, se eu fizer dessa forma será que funciona ou os conceitos são outros? adicionado 2 minutos depois No caso a variável foi para 35.5 depois de arredondar para 1500 espiras, como a tensão não vai ficar direto nele eu não usei uma variável mais alta, acho que ele consegue aguentar o "start", pois teria que ficar bastante tempo ligado para ter aquecimento da bobina.
  2. @Renato.88 Assisti a um vídeo no YouTube fazendo a análise do circuito de um reator eletrônico, no início do vídeo ele fala do funcionamento de um reator "convencional", é bem o que você disse, isso quer dizer que, no momento em que o starter está fechado, toda a tensão da rede é mandada para o reator, e depois que o starte abre, aí serve só como limitador de corrente, é isso?
  3. @Renato.88 Dias atrás rebobinei um trafo de estabilizador de tensão, para montar um carregador de baterias, o primário com 570 voltas de fio 24AWG (285 cada enrolamento de 110V), e saída de 10V com 3.2A, eu ia fazer com um pouco mais, só que o espaço estava muito curto para o secundário. Sobre o fato de enrolar trafos pequenos ser chato, sim, é chato, já enrolei dois transformadores, um com mais de 2000 voltas (na verdade foram só 1000 pois foi enrolado com dois fios juntos, foi mais prático, mas não gosto de enrolar desta forma), levei uma hora pois enrolei de qualquer jeito e o fio era muito fino... Esse núcleo que tenho dá pra uma lâmpada de 20W? Eu procurei em vários lugares, inclusive aqui no fórum, mas não achei muita coisa relacionada a enrolar esse tipo de reator, e o que tinha não era explicação muito boa/informação suspeita, não dá pra dizer: "enrola umas 1000 voltas e testa", aí se queima o fio, já é prejuízo, mas fazer o que né?
  4. @Renato.88 O núcleo é pequeno, de 1.60x2.35, queria dar uma serventia a ele. E sim, são esses com starter mesmo. Eu vi que esse núcleo era pequeno demais kkkk. Pois é, eu desmontei pois não tinha o que fazer, fiquei meia hora (ou mais) removendo a resina com uma chavezinha velha e um martelo, quando removi o indutor, descobri que ele era soldado, aí peguei uma serra e cortei o núcleo dele, depois que abri, não consegui remover o carretel de dentro do núcleo, até que uma hora esbarrei no fio e arrebentei tudo, aí peguei e joguei fora, foi uma tremenda perda de tempo, mas deu para matar a curiosidade.
  5. Gu1426

    Como ligar motor de HD

    @Renato.88 Trilhas por dentro da placa? Nossa, nem sabia que tinha isso.
  6. Alguém sabe como calcular um reator convencional (indutor) para 1 lâmpada de 20W? Tentei pegar o esquema de um outro reator com núcleo do mesmo tamanho, mas tive dificuldades em desmontá-lo, estava com uma massa dura, o núcleo era soldado, consegui abri-lo, mas a massa tinha "colado" o núcleo no carretel, e não teve como tirar sem destruir o enrolamento. Não sei quantas espiras enrolar... 1000? 2000? (Obs: o indutor que desmontei estava em curto e com o fio muito bem derretido)
  7. Gu1426

    Como ligar motor de HD

    @Renato.88 Pois é, fiquei decepcionado com isso, talvez eu encontre um jogado em um ferro velho alguma hora... No braço dele, o leitor está todo destruído (resultado de ser guardado com um monte de tralha em cima), ficou só o CI e a bobina, aproveitei os ímãs dele, que são bem fortes, o ruim é o formato deles e o fato de serem presos em uma chapinha de metal, se fossem retangulares ou cilíndricos eu poderia usar em algum tipo de gerador, ficaria mais fácil de posicionar. São muitas trilhas para uma única função, não tem como mesmo, kkkkkk.
  8. Gu1426

    Como ligar motor de HD

    @Renato.88 Liguei a alimentação nos respectivos pinos (5V e 12V), o motor girou (ele girava forte, dava uma diminuída, depois girava forte de novo) até que parou. Agora eu ligo e o motor nem responde, estou usando uma fonte 12V - "3A" xing-ling e a fonte de bancada, como os dois GNDs são ligados juntos na placa, só liguei o GND da fonte de bancada e da fonte 12V juntos, e o VCC das fontes eu liguei em seus respectivos pinos (a de bancada no 5V e a outra no 12V), só a fonte de bancada ajustada em 5V mostrava 100mA, ao ligar a fonte 12V a corrente subia para 300mA, mas o motor, nada de girar, eu liguei só o motor, não está com o leitor nem nada. Será que a placa está ruim? adicionado 45 minutos depois É um HD de 80GB, li que HDs mais novos desativam a rotação do motor quando não detectam leitura do disco, tem como eu fazer o motor girar e desativar esse negócio?
  9. Gu1426

    Como ligar motor de HD

    @Renato.88 É tudo igual (existe um padrão) ou pode variar dependendo do modelo/fabricante?
  10. Gu1426

    Como ligar motor de HD

    @Renato.88 Aquela fonte estava com defeito (e eu estava sem ânimo pra arrumar, já tirei todas as peças dela), fora que o cabo dela tinha sido cortado pelo espertinho que jogou ela fora, então eu não tenho o que conectar ali.
  11. Gu1426

    Como ligar motor de HD

    @Renato.88 Eu não tenho o cabo, penso em soldar direto na placa, e queria saber qual a posição correta das conexões (é o conector de 4 pinos mais grossos, né?).
  12. Queria ligar um motor de HD que tenho aqui, tenho a placa do HD também, não sie se aplaca está funcionando e queria testar, se alguém puder me informar onde devo ligar o 12V na placa eu agradeço.
  13. Estou projetando um transformador com entrada de 110/220V e saída de 2kV e 10mA, reaproveitando um núcleo velho que tenho aqui, medindo 3x4.2, são dois enrolamentos de 300 espiras cada um (totalizando as 600 para 220V) com o fio 27AWG, que "aguenta" 290mA, vou enrolar 5500 voltas com o fio 41AWG, precisa ser em camadas isoladas? E as espiras, se eu enrolar, uma por cima da outra não tem problema? adicionado 1 minuto depois Outra pergunta, um "choquinho" desse consegue matar alguém ou é apenas um sustinho? É claro que não vou enfiar o dedo ali, é só por curiosidade.
  14. @Isadora Ferraz @Renato.88 @Tito Fisher No circuito de cima, a bobina não tem isolação da rede, posso usar uma isolada (a original do aparelho), será que esta serve? Esse circuito é do SUPER 30000, esse aqui é o CR30000, o circuito é diferente, não consegui identificar o triac (se é que isso é um triac) dele. Vou tentar montar um circuito com um BT151 ou algo do gênero. O curioso deste aparelho, é que antes de "morrer", ao ligá-lo na tomada, ele dava vários estalos seguidos (vários em menos de um segundo) e em seguida começava a dar pulsos da forma normal. Tem um espaço bem grande para botar uma placa.
  15. @Tito Fisher Não estou com meu celular aqui, e mesmo que estivesse aqui a imagem é muito ruim, é um pouco maior que um diodo, vou tirar ele da placa e ler, talvez ache o datasheet dele...

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!