Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NataliaMendes

Membro Júnior
  • Posts

    3
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. Oi pessoal, preciso da ajuda de vocês! Estou querendo fazer um dimmer para controlar uma resistência enorme de potência de 700W. Para isso, fiz um circuito que detectasse quando a onda chega à zero (o circuito mais de cima da figura) e outro que controlasse o TRIAC que controla a corrente que vai para carga. O circuito para detecção de zero está funcionando bem, porém o circuito de controle não. Estou controlando tudo pela Raspberry. O código é apenas uma função que é acionada pela interrupção da detecção de zero. Essa função espera um determinado tempo (dependendo do quanto eu quero que a onda passe) e depois seta um pino (que é o que vai para o optacoplador e depois para o TRIAC). Porém, independente do tempo que eu coloque para esperar, a saída é sempre a mesma coisa que a entrada AC, ou seja, sempre 220V. Vocês tem ideia do que possa estar acontencendo? Já verifiquei se a Raspberry está mandando o sinal corretamente e está. Por isso acredito que o problema esteja do lado do TRIAC. Os componentes que estou usando são: R2,R8=180R ¼ w, 180R 1w R6,R4=680R ¼ w, 680R 1w R5=39R 3w R5=56K 1w R7=10K ¼ w R1=1M ¼ w C4=100nF C3=100nF 230V ~ C1=10nF 630V~ U1=MOC3021 U2=4N35 U4=BT136 Q1=BC547B Desde já, muito obrigada!
  2. Oi Sérgio! Muito obrigada por uma resposta tão completa, me ajudou demais! A intenção é de controlar temperatura sim. Já havia visto alguns circuitos do zerocrossing, mas ao ver essa nova solução, optei por tentá-la. De qualquer forma, vou procurar mais informações sobre isso e vou tentar. Muito obrigada pela explicação!
  3. Boa tarde! Estou fazendo um circuito que funciona como um dimmer para uma resistência muito poderosa (220V e 700W). A resistência deve ser ligada diretamente na rede AC. Segue abaixo meu circuito. A Raspberry Pi irá mandar o pwm para controlar essa resistência. Na simulação, eu coloquei uma lâmpada, porém ela é muito mais fraca do que a resistência colocada "na vida real", então na simulação tudo ocorreu corretamente. Porém, ao montar o circuito e ligar, o MOSFET queimou em segundos (estou usando o IRF840, não o IRF830 como na simulação). Suas características são de 500V, 8.1A e 125W. Para evitar esse problema, coloquei quatro transistores em paralelo. Porém, ao ligar, toda a corrente foi novamente para apenas um transistor e ele queimou. Coloquei três em paralelo novamente e pude perceber que apenas um esquentava, os outros não recebiam nada. Alguém sabe me dizer onde está o erro? O que eu posso fazer para dividir igualmente a corrente para todos os transistores para não sobrecarregar somente um? Obs: estou usando um cooler para refrigerar os transistores. Obrigada desde já!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!