Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NataliaMendes

Membro Júnior
  • Posts

    3
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que NataliaMendes postou

  1. Oi pessoal, preciso da ajuda de vocês! Estou querendo fazer um dimmer para controlar uma resistência enorme de potência de 700W. Para isso, fiz um circuito que detectasse quando a onda chega à zero (o circuito mais de cima da figura) e outro que controlasse o TRIAC que controla a corrente que vai para carga. O circuito para detecção de zero está funcionando bem, porém o circuito de controle não. Estou controlando tudo pela Raspberry. O código é apenas uma função que é acionada pela interrupção da detecção de zero. Essa função espera um determinado tempo (dependendo do quanto eu quero que a onda passe) e depois seta um pino (que é o que vai para o optacoplador e depois para o TRIAC). Porém, independente do tempo que eu coloque para esperar, a saída é sempre a mesma coisa que a entrada AC, ou seja, sempre 220V. Vocês tem ideia do que possa estar acontencendo? Já verifiquei se a Raspberry está mandando o sinal corretamente e está. Por isso acredito que o problema esteja do lado do TRIAC. Os componentes que estou usando são: R2,R8=180R ¼ w, 180R 1w R6,R4=680R ¼ w, 680R 1w R5=39R 3w R5=56K 1w R7=10K ¼ w R1=1M ¼ w C4=100nF C3=100nF 230V ~ C1=10nF 630V~ U1=MOC3021 U2=4N35 U4=BT136 Q1=BC547B Desde já, muito obrigada!
  2. Oi Sérgio! Muito obrigada por uma resposta tão completa, me ajudou demais! A intenção é de controlar temperatura sim. Já havia visto alguns circuitos do zerocrossing, mas ao ver essa nova solução, optei por tentá-la. De qualquer forma, vou procurar mais informações sobre isso e vou tentar. Muito obrigada pela explicação!
  3. Boa tarde! Estou fazendo um circuito que funciona como um dimmer para uma resistência muito poderosa (220V e 700W). A resistência deve ser ligada diretamente na rede AC. Segue abaixo meu circuito. A Raspberry Pi irá mandar o pwm para controlar essa resistência. Na simulação, eu coloquei uma lâmpada, porém ela é muito mais fraca do que a resistência colocada "na vida real", então na simulação tudo ocorreu corretamente. Porém, ao montar o circuito e ligar, o MOSFET queimou em segundos (estou usando o IRF840, não o IRF830 como na simulação). Suas características são de 500V, 8.1A e 125W. Para evitar esse problema, coloquei quatro transistores em paralelo. Porém, ao ligar, toda a corrente foi novamente para apenas um transistor e ele queimou. Coloquei três em paralelo novamente e pude perceber que apenas um esquentava, os outros não recebiam nada. Alguém sabe me dizer onde está o erro? O que eu posso fazer para dividir igualmente a corrente para todos os transistores para não sobrecarregar somente um? Obs: estou usando um cooler para refrigerar os transistores. Obrigada desde já!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!