Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Nikolas Sena

Membros Juniores
  • Total de itens

    2
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D
  1. Primeiramente, obrigado pela atenção! Como o notebook não é meu estou andando em marcha lenta, pra evitar qualquer tipo de dano irreparável em algum de seus componentes (se já não ocorreu). Fiz o teste de colocar o HD original e resetar o CMOS removendo a bateria por 10s. Ao ligar o notebook, o POST acontece e vem uma mensagem de erro da BIOS, porque a data está incorreta. Nesse momento consigo entrar tranquilamente na BIOS e alterar suas configurações. Porém, ao reiniciar/desligar o computador o problema volta a acontecer, e só consigo o POST depois de resetar o CMOS. Percebendo que até com o HD original o problema persiste, meu próximo passo seria atualizar/reinstalar a BIOS, acessando-a após um reset CMOS e fazendo flash do firmware via USB. Minha preocupação é que, pelo modo como se dá o problema, após a instalação do firmware da BIOS, quando o notebook for reiniciado, o problema persista e de algum modo corrompa (talvez ainda mais) a BIOS. Existiria algum caminho a ser tomado antes desse que falei acima? Um amigo meu comentou um possível conflito com a opção de fastboot da BIOS, mas não cheguei a verificar se ela está ativa ou não. Sei que é uma situação de riscos, mas gostaria de evitar ao máximo a reposição física de algum componente do notebook. Muito obrigado pela atenção até aqui!
  2. Boa noite, pessoal. Estou precisando da ajuda de vocês. Uma amiga tinha um SSD de 120gb em seu desktop e, precisando de mais espaço de armazenamento, comprou um novo SSD de 480gb para substituí-lo. Removemos o SSD de 120gb e substituímos pelo novo, sem problemas. Para não ficar com o antigo SSD de 120gb parado, ela resolveu colocá-lo em seu notebook. E foi aí que começou o problema. Trabalhando no notebook, com todo o cuidado, removi a tampa inferior que dá acesso ao HD. Preocupado em danificar qualquer componente, a única coisa que precisei remover para substituir o HD foi a bateria. O escudo que protege a placa-mãe permaneceu montado o tempo todo. Desparafusei a base do HD antigo, o desconectei e coloquei o SSD de 120gb no lugar. Voltei o SSD e a bateria para o lugar e parafusei tudo da forma correta. Ao ligar o notebook me deparo com a tela do BIOS (como esperado, já que o SSD ainda precisava ser formatado e ter o Windows instalado). Inseri meu USB com o instalador do Windows e reiniciei o computador, esperando aparecer a tela que me permitisse escolher o USB como boot primário. O problema foi que, a partir do momento em que reiniciei, o notebook não mostrava mais nada em sua tela. Os LEDs da placa-mãe e do teclado acendem, o FAN da CPU funciona e o SSD gira. Só a tela que não mostra nada. Desliguei e liguei novamente e não aparecia nenhuma imagem, nem da BIOS ou qualquer imagem anterior a ela. Pesquisei um pouco e vi que, após trocar o HD antigo de um computador ou notebook por um novo, as vezes é preciso limpar o BIOS, o CMOS e a NVRAM para que tudo funcione bem. Abri novamente o notebook, cheguei até a placa-mãe, removi a bateria CMOS e pressionei o botão de ligar por 10s para dissipar qualquer energia que ainda estivesse na MOBO. Depois, recoloquei a bateria e fechei cuidadosamente o notebook, conectando e parafusando tudo o que eu havia desfeito. Ao ligar o notebook a imagem funcionou normalmente e consegui acessar novamente a BIOS. Porém, toda vez que o computador é desligado ou reiniciado o problema volta, e preciso fazer novamente a limpeza da BIOS, CMOS e NVRAM para que exiba imagem novamente. Eu estava achando que era o SSD novo que estava causando o problema, mas mesmo depois de remover a bateria CMOS e fazer a imagem funcionar sem nenhum HD conectado, após o notebook reiniciar ou desligar o problema volta e não aparece imagem nenhuma, nem da BIOS ou imagens anteriores, precisando de um novo reset da BIOS para voltar a mostrar imagem. O notebook é um DELL Inspiron 15 5557. Qualquer ajuda será muito bem vinda! valeu!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×