Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabriel G.S. 1023

Membro Pleno
  • Posts

    48
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Tudo ótimo! Que bom saber dessa informação, mesmo pesquisando não achei essa relação de processador suportados. Eu nem acredito que me esqueci disso!!! Só agora parando pra prensar me lembrei que realmente esse pode ser o problema, a placa-mãe não possui nenhuma placa de vídeo off-board. Valeu galera! Já possuo todas as informações que preciso, obrigado pelo suporte.
  2. Saudações, senhores Estou pensando em dar um upgrade em um computador extremamente antigo (me foi dado de graça), placa-mãe ga-8i865gme-775 com 1GB de RAM DDR2. Atualmente possui processador Pentium 4 de 3Ghz, esquenta absurdos e não é capaz de rodar vídeos no Youtube em tela cheia (minimizado também sofre) a partir de 480p com um monitor de 720p. Uso o Lubuntu 18.04, o último com suporte a 32 bits. Apesar de ser da época dos Australopitecos, ainda tenho fé nesse computador, consegue rodar a interface do Lubuntu de maneira satisfatória é o único que pertence exclusivamente a mim. Meus únicos requerimentos pra ele é conseguir rodar vídeos da web, pois apostilas, pdf's, programas de office e páginas da internet ele ainda dá conta. Inobstante da memória RAM de 1Gb DDR2, o gerenciamento do Lubuntu me surpreendeu, pois aguentou todas as páginas da Web (não simultaneamente, obviamente) sem encher toda a memória. Penso em pôr um Core 2 Duo (R$40 Mercado Livre), com + 1 pente de 1Gb ou um único de 2Gb DDR2. Preferencialmente um processador x64, os x86 estão ficando cada vez mais "insuportáveis", literamente. Como é um PC antigo, eu posso conseguir peças usadas a rodo, por preços interessantes. Orçamento máximo: R$100.
  3. Saudações, senhores Estou "projetando" uma lanterna caseira com alimentação de 3 baterias 18650 (11,1V). A iluminação vai ser com dois chips de 10w, podendo um ser ligado separadamente do outro. A pergunta da vez é: Preciso usar algum resistor pra esses chips? No site diz que ele precisa ser alimentado com 10 a 12v e de 800 a 900ma, mas não diz nada se a resistência é embutida ou externa, creio eu que é embutida, mas como não tenho experiência nenhuma com isso, deixarei com os profissionais... Outra coisa... No site também diz que precisa ser usado dissipador, mas como eu vou por um dissipador de ferro dando contato nos terminais??? Site (Creio não estar fazendo propaganda): https://www.usinainfo.com.br/leds/super-led-branco-de-alto-brilho-10w-epistar-2786.html
  4. Isso pelo menos pode facilitar sua compreensão? Pois pelo pouco que sei e entendi,o que parece mudar é as operações, mas a lógica da coisa parece ser a mesma. Por exemplo, já vi em vários locais de processamentos em Intel diversos nomes mais técnicos, tal qual são os mesmo que aparecem em sites de programação em microc.
  5. Saudações Bem, isso não é exatamente um problema mas vamos lá... Já tem um tempo que estou dando uma olhada em um livro, chamado - Programação em Baixo Nível: C, Assembly e Execução de Programas na Arquitetura Intel 64 de Igor Zhirkov - com olhos voltados a programação de microcontroladores, mas claramente a intenção dele é a arquitetura Intel 64 (finalmente surgiu uma possibilidade de eu cogitar comprá-lo) Minha pergunta é: é possível usar conhecimentos do Intel 64 em microcontroladores? Não existe um curso em PT-BR de Assembly na internet (inglês também é bem ruim de achar), e a minha salvação seria esse livro (ainda que não seja 100% voltado à minha intenção), já que tenho muita vontade de saber como os computadores de modo geral funcionam e ainda mais em programar um PIC conhecendo ao pé da letra tudo o que se passa nesses pedaços de silício. Mais que isso, pretendo usar esse conhecimento também para me auxiliar em C++, já que sei apenas o básico, aprendendo toda aquela movimentação de bits, memória, deslocamento, pilha de dados... Vale a pena ou vocês me indicam outro? Não tenho problema nenhum em ter que minerar o Google pra complementar o conhecimento em Mics que esse livro não passe.
  6. É bom usar algum programa pra medir o que está com a demanda mais alta. Por exemplo, se a sua placa de vídeo está com folga e o processador está afogado, com certeza a atualização da placa de vídeo não seria uma escolha inteligente. Idem para a RAM, com certeza melhoraria, já que os jogos atuais e inclusive OS's, 8gb já está ficando no nível básico. Agora o que recomendaria com certeza, era priorizar o SSD. Não tenho, mas todo mundo recomenda pôr um, a diferença é relativamente abismal. Na parte de loading do jogo, com certeza melhoraria, mas na partida mesmo, acredito que não faria muita diferença. Em todo caso, aumenta e muito a fluidez do sistema. Aí você escolhe...
  7. Talvez ela esteja queimada, já que o conector é esse que você mostrou, dá pra colocar direto na placa-mãe e ver o que acontece. Como são idênticos, não vejo o que pode estar errado. Até mesmo se a polaridade fosse invertida muito provavelmente funcionaria.
  8. O que pretende fazer com esse setup novo? O que usou para que travasse? Tá faltando muita informação aí
  9. A placa da fonte é a placa principal. Sim, medi no GND dos próprios componentes. Medi também nos terminais de um diodo, deveria indicar 0,4 ~ 0,7V, mas apareceu os 220 como em qualquer lugar. Vi agora um capacitor com uma cara estranha e vou dar um jeito de trocá-lo. Estranhei também o transformador na saída pra parte fria, até onde sei a corrente deveria ser DC, não??
  10. Olha... , tem um monte de componente funcionando, inclusive o maior capacitor da fonte, diodos, um capacitor perto do curto. Inclusive nada aconteceu após eu trocar o MOSFET e o capacitor de cerâmica. Vou mandar umas imagens da placa, manual de serviço e mais umas coisas importantes. Edit: Pontos em roxo indicam pontos que foram verificados e estão funcionando https://prnt.sc/qrk258 https://prnt.sc/qrk2jb https://prnt.sc/qrk4vh https://prnt.sc/qrk52o
  11. Saudações, senhores. Ocorreu uma temporada de chuva aqui na minha cidade, raio caiu (se não me engano por volta de 1/1 a 5/1/2020) e queimou somente TV, com computador em paralelo ligado no estabilizador funcionando 100% após (inclusive digitando por ele), ainda com um ventilador desligado na tomada funcionando 110% até hoje também.Demorei abrir a televisão, pois um pedido de ressarcimento na distribuidora estava em andamento, negaram por não ter tido alteração na rede. Se quiser ir direto ao ponto, vá para seção Abertura, abaixo. Ocorrência: Raio caiu com a TV em stand-by, ocorreu um pipoco na tomada e a luz de stand-by desligou. Cheirei a traseira da televisão, aroma de queimado. Lembrando, como disse anteriormente, com computador funcionando na hora e ventilador ligado e nada aconteceu com eles. Abertura: Abri a televisão, a princípio achei que fosse problema de fusível, soldei um pedaço de fio. Ao conectar a televisão na tomada, ocorreu um curto-circuito na região do MOSFET dele, uma "bola de fogo" e o mesmo aroma de queimado que citei anteriormente. Pelo que entendi: o raio caiu, o curto aconteceu internamente, o fusível queima e a luz de stand-by desliga. Ressaltando que quando abri, sem ainda não ter soldado nada, não havia sinal nenhum de componente queimado, talvez por justamente minha mão pra tirar a tomada da parede ser mais lenta que o fusível a queimar Operação: Tirei o MOSFET 7n65 (possivelmente 7n65f) todo carbonizado, com uma rachadura no meio e coloquei o STP4NK60ZFP, que apesar de ser um modelo com a capacidade 57% menor, a única coisa que queria ver era a luz de stand-by acender. Troquei também um capacitor de cerâmica de 100pF por um de 1000pF, por acreditar ser um filtro de ruído não dei muita importância para a discrepância de valores. Após, substituí um diodo zener, que pelas minhas medições fez com que a tensão não passasse por uma parte do circuito. A seguir a foto dos componentes que substituí: https://prnt.sc/qrjnek Mistério: Em qualquer lugar que eu meça na fonte, que é embutida na placa principal, somente me retorna algum desses três valores: 120, 220 ou 360 em corrente alternada, somente esses três valores. O mais estranho é que a tensão na minha casa é 120 - 127V. A seguir, uma métrica feita em um dos diodos retificadores: https://prnt.sc/qrjpd8 Essa tensão as vezes chega a 220, e quando chega, se eu tirar da tomada, ela sobe pra 290 e vai descendo, ou seja, capacitor. O mais estranho disso tudo é que qualquer lugar que eu meça, seja no final do circuito em que a tensão deveria estar bem mais baixa, é esses valores que citei, isso inclui o diodos zeners, capacitores, resistores SMD e qualquer coisa que tenha polaridade. Outra ponto que posso citar, é que qualquer componente que eu meça, está com continuidade perfeita,em curto, (mas tem alguns componentes que não tem esse comportamento, somente alguns). Mas se tirar ela do circuito, estão funcionando perfeitamente. Aguardando uma resposta, obrigado.
  12. Galera,resolvi o problema!!!!!!!!!!!! Eu estava programando um "computador de bordo" para a bicicleta,aí eu estava testando o giro da roda com cliques do botão,se bati muito para que quando o botão fosse apertado contasse somente uma vez á variável var02,mas esse trecho excluí do código pois era somente teste do que o receptor infravermelho deveria fazer ao detectar o led infravermelho implantado na roda (quem não tem cachorro caça com gato ~não tenho censor hall nem imã). Consegui resolver esse problema do botão,mas eu fiquei com isso na cabeça o dia todo,como qualquer coisa que aprendo e acho interessante. De repente eu me toco que para o Arduino detectar o toque do botão ele tem que fazer aterramento,COM O pinMode INPUT!!!!!!!!!!!! EUREKA!!!!!!!! Depois de tanto tempo pesquisando o que é velocidade linear,raio,circunferência,pra tentar programar e fazer algo que funcione;testei agora e deu certo,vocês sempre estavam certos,da pra fazer o aterramento Ps: Código abaixo não tem ctrl + C e ctrl + V,gosto de escrever os nomes das variáveis em inglês mesmo. #define a 13 #define b 12 #define c 11 #define d 10 #define e 9 #define f 8 #define g 7 #define pd 10 #define rcv_pn 2 #define terra_1 4 #define terra_2 3 #define pi 3.14159265359 int rtimer = 0; int timer = 0; int ic = 0; int apt; int velo; bool var01; // Registro de volta int var02; //Contador de volta int var03; // int vdezena; int vuni; bool retract_button = true; bool press_button = false; bool countered; int media; bool dispn[11][7] = { {1,1,1,1,1,1,0}, // 0 {0,1,1,0,0,0,0}, // 1 {1,1,0,1,1,0,1}, // 2 {1,1,1,1,0,0,1}, // 3 {0,1,1,0,0,1,1}, // 4 {1,0,1,1,0,1,1}, // 5 {1,0,1,1,1,1,1}, // 6 {1,1,1,0,0,0,0}, // 7 {1,1,1,1,1,1,1}, // 8 {1,1,1,1,0,1,1}, // 9 {0,0,0,0,0,0,1} // Símbolo -; }; unsigned short int portmap[7] = {a,b,c,d,e,f,g}; inline void disp(const int decimal,const int numeric){ int i = 0; pinMode(terra_1,OUTPUT); pinMode(terra_2,INPUT); while(1){ if(i >= 7){ digitalWrite(g,0); break; } digitalWrite(portmap[i],dispn[decimal][i]); digitalWrite(portmap[--i],0); i += 2; } i = 0; pinMode(terra_1,INPUT); pinMode(terra_2,OUTPUT); while(1){ if(i >= 7){ digitalWrite(g,0); break; } digitalWrite(portmap[i],dispn[numeric][i]); digitalWrite(portmap[--i],0); i += 2; } i = 0; } void setup() { pinMode(a,OUTPUT); pinMode(b,OUTPUT); pinMode(c,OUTPUT); pinMode(d,OUTPUT); pinMode(e,OUTPUT); pinMode(f,OUTPUT); pinMode(g,OUTPUT); //Serial.begin(2000000); } void loop() { timer = millis(); press_button = digitalRead(rcv_pn); if(press_button != retract_button){ if(press_button == false && retract_button == true) var02++; } retract_button = digitalRead(rcv_pn); if(timer - rtimer >= 1000){ //each one second velo = ((207.345 * var02)/100) * 3.6; if(velo - media > 3){ media = velo; } media = (velo + media) / 2; */ /*Serial.println("-------------------------------------------------------------------"); Serial.print("Media: "); Serial.print(media); Serial.print(" Var02: "); Serial.println(var02); rtimer = millis(); var02 = 0; vdezena = media / 10; vuni = media - vdezena; /*Serial.print("vdezena: "); Serial.print(vdezena); Serial.print(" Vuni: "); Serial.println(vuni); Serial.println("-------------------------------------------------------------------"); */ disp(vdezena,vuni); }else disp(vdezena,vuni); }
  13. O propósito é exatamente esta mas a situação que comentei continua do mesmo jeito,já que eu terei que chavear o aterramento.
  14. Praticamente todos os celulares (99,999999999%) dos celulares de hoje em dia não possuem mais o problema de vício,ocorrências de sensores descalibrados são reais.
  15. Saudações, Estou com uma dúvida cruel. Estou montando um display 7 digitos **catodo** comum e a situação é a seguinte: O microcontrolador(Arduino[Por favor não movam este tópico para lá]) possui suas saídas fornecendo tensão positiva,até aí beleza,porque os 7 segmentos do display são anodo,ou seja,precisa-se de terminais positivos. Mas o problema é que: Esses display possuem 7 segmentos por dígito,como na imagem: O que faz a corrente fluir é a conexão com o terra do circuito,maaaaasss: O Arduino só possui saídas positivas - não tem condições de 'ativar' o pino e fazer aterramento para que os led's se acendam. Mesmo que eu aterra no próprio terra da placa todos os led's se acenderiam(conforme eu acionasse o A,B,C,D,etc.. de cada dígito),e eu não quero que isso aconteça,já que estou trabalhando com alimentação chaveada,que vai funcionar na seguinte maneira: Eu aterro o primeiro digito,mapeio todos os segmentos Por exemplo,eu quero que apareça no visor o número 13: Aterrar o primeiro dígito ; Acionar segmento B (como na imagem) ; Desligar segmento B; Acionar segmento C; Desligar segmento C; Desaterrar primeiro dígito; Aterrar segundo dígito ; E como no primeiro dígito,ligar os segmentos A, B, C, D, G, sendo que cada um deve ser desligado após o seu acionamento; Assim ficaria uma alimentação chaveada,dando o efeito POV (Persistência da visão,em PT-BR) e não sobrecarregaria a placa. Mas como disse,esse aterramento e desaterramento dos dígitos não podem ser feitos a partir da tensão positiva que os terminais ''microcontrolados" do Arduino fornecem. Eu estava pesquisando e vi que os caras colocavam na pinagem o aterramento no positivo mesmo,e diz eles que davam certo,mas não tem lógica nenhuma,até porque já fiz testes. Alguém me da uma luz!!!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...