Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review Acer Aspire 5683 Core 2 Duo HD 120gb


lusojunior

Posts recomendados

:-BEER Hello, povo do Clube do Hardware.

Para quem acompanhou toda a negociação da importação do note, a angústia esperando o envio e despacho da aduana e a glória em receber o bichinho tranquilamente em casa e sem sustos com taxas de importação, tudo de acordo com o combinado. Realmente a loja está mais que recomendada. (Para quem não acompanhou, veja aqui o tópico ou visite o site da HollandExport)

Estou há exatamente duas semanas com meu Acer e esse negócio de mobilidade é realmente incrível.

Este Tópico está sendo aberto agora, comigo confortavelmente acomodado em minha cama ou em algum ponto inusitado da casa (ainda não testei no banheiro), utilizando uma conexão EDGE da Amazônia Celular (o que não é lá grande coisa, essa minha banda-lerda).

Bem, vamos ao que interessa, lembrando que todas as fotos são do próprio aparelho, tiradas por uma câmera digital, um celular e a câmera do próprio note...

Aviso: Algumas ações descritas abaixo são consideradas danosas para a integridade física do aparelho, realizadas apenas em razão do proprietário não ter lido o manual de instruções, apesar de ser seu primeiro note.

ACER ASPIRE 5683wlmi

Configuração

Intel Core2Duo T5500 1.66 GHz, 667 MHz FSB, 2Mb L2 cache

LCD 15.4” WXGA Acer Crystal Brite (16ms)

Vídeo GeForce Go 7600 PCI Express 128 MB VRam

120 Gb HD 5.400rpm

Gravador de DVD

2Gb DDR2 (suporte a dual-channel) de RAM

Wireless 802.11 a/b/g

E um monte de outras coisas

DESIGN

Muito bonito. Apesar de ser voltado ao usuário doméstico, tem um design sóbrio, sem tantos detalhes e degradês como alguns modelos da HP.

As bordas da tela são em material preto brilhante, e o teclado em grafite fosco.

O restante da carcaça é prata, combinando muito bem com os detalhes pretos.

Acredito apenas que a parte entre a tela e o teclado deveria ter um acabamento melhor.

DESEMPENHO

Trabalhos de escritório tem sido a única utilização do note nesses primeiros dias, e obviamente é excepcional, mas espero utilizar um game mais recente para por a prova a placa de 128mb dedicada. Dando uma olhada no site da Acer, é possível ver que alguns modelos da série Aspire 5680 tem a GeForce Go 7600 SE com 256mb, o que não é o caso do 5683. Ou seja, a placa de vídeo poderia ser melhor.

Sempre costumo trabalhar exigindo bastante do equipamento, mesmo no trabalho, tipo editando uma imagem no Photoshop, atualizando um banco de dados no Access e com umas 08 páginas de internet abertas (sem utilizar abas) ao mesmo tempo, e cheguei a fazer o IE dar uma travada, mas ao contrário do meu Desktop, ele conseguiu se recuperar após alguns instantes sem a utilização do gerenciador de tarefas ou encerrar algum aplicativo.

Além disso, ele é super silencioso.

AQUECIMENTO

Embora outro modelo famoso da série Aspire, o Aspire 5672, tivesse várias queixas sobre aquecimento, o modelo 5683 parece ter se redimido.

Talvez pela presença de pelo menos duas saídas de ar a mais, na lateral esquerda e na traseira do equipamento, o que inclusive já era um questionamento por parte dos usuários de que tratava-se de um erro de projeto da Acer, já que removendo uma proteção contra poeira a temperatura diminuia sensivelmente no 5672.

De qualquer modo, a utilização da base de resfriamento Clone com 3 coolers melhora o aquecimento existente, o e que achei até menor que em notes Toshiba e mesmo Acer que já tivera contato anteriormente.

Depois de uma hora usando o note no colo não deu pra ficar desconfortável.

TELA

A tela é muito brilhante, mas como em outros notes que já utilizei apresenta diferença de brilho conforme o ângulo de visão do observador ou a luz ambiente, o que eu acho um saco nos LCD, apesar de já ter visto algumas telas que não apresentam tanto esse problema. O wide é fantástico, acho que já viciei com o aumento da minha área de trabalho. Nem sinto falta do meu CRT de 17".

TECLADO e TOUCHPAD

O teclado é confortável, e a posição do touchpad não chega a atrapalhar a digitação.

A digitação mais rápida, entretanto, dá impressão de uns lags chatos. Quando falo em digitação rápida, quero dizer rápida mesmo, mas acredito que tudo não passe de faniquito por estar utilizando com mais freqüência um teclado com uma resposta diferente de um teclado convencional (lembra o teclado sem fio do meu palm).

O touchpad é confiável e tem ainda um pequeno direcional de quatro botões para navegação pelas telas dos programas.

Mas pra falar a verdade, acho que vou ter ainda que me adaptar realmente ao novo teclado, menor do que eu estou acostumado, volta e meia eu tasco um ESC ao tentar usar um ~ (o teclado não tem Ç).

BATERIA

Ponto fraco de diversos notes, a bateria de 08 células do Acer 5683 agüenta umas duas horas e meia com o brilho da tela no máximo, internet via modem gprs, e digitação de textos, ainda não tive tempo de testar com jogos ou DVD.

O tempo de carregamento com o aparelho ligado também achei bom.

O software de gerenciamento de energia garante uns minutos a mais de uso, e deixa o desempenho automaticamente no máximo quando se conecta na corrente elétrica.

CONECTIVIDADE

Na foto acima, tirada com a cam do notebook, estão meu Palm T5, celular SonyEricsson T630, pen-drive e câmera digital. Uma família feliz...

Um dos atrativos do note é sua grande conectividade e o que também me fez optar por esse modelo.

Mesmo não tendo testado ainda a internet sem fio, o bluetooth e o infravermelho são muito bons, inclusive, enquanto digitava este post minha esposa ligou o Palm na direção do sensor infra-vermelho e ele reconheceu o Palm instantaneamente (vixi, é mágica).

Bluetooth e Wireless possuem botões na frente para ligar e desligar rapidamente.

Bluetooth– muito melhor que o adaptador Motorola que usava no meu desk. Nem bem acionei a localização de dispositivos e ele encontrou o Ericsson W810i de minha esposa e abriu os arquivos como uma pasta de diretórios normal assim que fiz a autenticação. Um colega trouxe um Motorola V3i para descarregar umas fotos pra gravar em CD pra ele e ficou embasbacado com a rapidez.

Infra-vermelho – testei enviando arquivos do meu Palm T5 e é muito bom mesmo, mas ainda não testei como controle remoto da tv da sala porque o controle dela é ligeiramente menor. :rolleyes:

Wireless – em minha cidade temos um provedor via rádio, mas o sinal não pode ser captado. Aliás, o sinal é uma droga mesmo.

Possui dois slots para cartão, sendo um PCM e outro ExpressCard e quatro USB 2.0.

Tenho apenas uma queixa quanto a utilização do @#$#@ leitor 5-1, que é obviamente mais largo que qualquer um dos cartões compatíveis mas não diz claramente como deve ser sua utilização, não apresenta um botão eject, e nem dá pra sentir um ponto em que se deva parar de inserir o cartão, o que fez com que eu tivesse que usar duas chaves de fenda de relojoeiro e uma pinça para trazer de volta das profundezas meu cartão Memory Stik Pro da câmera digital.

Até agora só consegui fazer ele ler os cartões SD do Palm.

a t u a l i z a d o

Vale uma ressalva aqui... eu estava tentando utilizar o Memory Stik Duo da minha câmera, heheh, foi só um problema de leitura (será que ainda consigo vaga em uma classe de alfabetização para adultos?), sendo que esse modelo é menor que o MS e o MS Pro que são os únicos modelos da Sony que o aparelho aceita. Então foi só usar um adaptador que veio com o celular da esposa que tudo deu certo. 2 X :stupid:

A partir de hoje vou começar a leitura do manual de instruções do notebook...

SOM

Não dá pra animar baile funk com os falantes do note, mas tem boa qualidade e pode-se assistir a um DVD no quarto sem problemas (no item BATERIA eu disse não ter testado DVDs, mas na realidade ainda não reproduzi um inteiro, apenas alguns trechos).

Com os fones de ouvido (conectores na frente) o som fica bem melhor. Testei com um par de fones genéricos e os fones do W810i com ímãs de neomídio, e nos dois o som ficou bom demais.

Na dianteira do note temos além do fone, entrada line e saída para caixas, que infelizmente ainda não pude testar.

Vem ainda um microfone embutido, o que a princípio dispensa o uso de fones com microfone e não te deixa com aquela cara de operador de tele-marketing.

Os botões na lateral direita do teclado para controle de reprodução são bonitinhos, cumprindo seu papel.

LEITOR E GRAVADOR DE CD/DVD

Achei a velocidade de gravação de DVDs muito boa, mas a leitura de CDs deixou um pouco a desejar. Como ainda não tive muito tempo para testar, não sei dizer se é um problema hardwarístico, softwarístico, ou se é BIOS* mesmo.

Falando em BIOS*, o leitor de DVD foi um outro motivo para pagação de mico.

Assim que liguei o note, ele pediu para inserir o DVD para criar um disco de restauração do sistema, então eu pressionei o eject e... nada. Novamente... nada. Três vezes... nada. Ai, meu pai! Queimou! Quebrou! Tá na garantia? Foi quando eu lembrei de uma particularidade nesse notebook...

O show no leitor desse note é que não utiliza bandeja, você simplesmente insere o disco na abertura do drive, como um tocador de automóvel.

WEBCAM

Quem tem um celular com câmera abaixo de 2mp já sabe como é... Tem luz? Ótimo, dá pra fazer uma foto aceitável. Passou uma nuvem? Cruzes, não dá pra ver nada. O vídeo é uma tosqueira, mas enfim, eu não comprei o note pelos lindos olhos azuis e sua câmera profissional...

O software que acompanha a cam tem um passatempo engraçadinho, onde com reconhecimento facial podemos fazer um bonequinho repetir nossas expressões e movimentos da cabeça (dá pra perder uns 20 minutos com isso).

Outro fator importante é que a câmera rotaciona até 225 graus para baixo, para aquelas situações em que você tem que abrir bem a tela mas quer que apareça sua cara.

Pena que a rotação da câmera seja aparentemente o ponto mais frágil do aparelho, e se algum incauto resolve girar ela pra cima além do limite... crack!!

SISTEMA OPERACIONAL

Por enquanto vou ficar com o XP Professional que veio com o note, apesar de ser em inglês, mas é original... (não digam que é frescura)

O vendedor registrou meu note e vai me enviar o CD de atualização para o Vista (promoção na compra de alguns notebooks e computadores novos que vai até março) sem custo algum, já viram? Windows Vista original e na faixa...

HD & ARMAZENAMENTO

O meu primeiro computador tinha 40gb de HD, e alguns amigos diziam "você nunca vai encher isso tudo". Hoje, com o HD do desktop de 80gb com apenas uns 6gb livres eu me pergundo... "os 120gb de HD desse notebook vão aguentar pelo menos 06 meses?"

O HD deste notebook tem 120gb girando a 5.400rpm (preferia que fosse a 7.200rpm como o desk).

Esse espaço é dividido em duas partições principais, uma para o sistema e aplicativos e outra para armazenamento pura e simplesmente, com aproximadamente 53gb cada uma.

Somando não dá os 120gb eu sei, o que sobra deve ser para o recovery (então porque gravei um dvd de restauração?), mas na minha modesta opinião, a verdadeira função dos gb sumidos "só o Sombra sabe".

RECOVERY / RESTAURAÇÃO DO SISTEMA

Sabem como é, notebook novo e tome instalar tudo quanto é porcaria, até que surge a maldição da tela azul e nada mais funciona...

Pois foi isso o que aconteceu, fuça daqui e dali, baixei um vírus e o Norton me deixou a ver navios (@$#@$#) e sempre que o computador iniciava eu só tinha tempo de abrir o "Iniciar", aí dava tela azul e muvucava tudo...

Como não tenho muita paciência e não tinha passado muitos arquivos pro note ainda, TOMA colocar o DVD com o recovery que gravei ao ligar o note pela primeira vez e voltar a estaca zero.

Quem como eu tem ou teve um Palm, já deve ter passado por um Hard-Reset antes, infelizmente no caso do note eu não tive a opção de um backup pronto para ser restaurado na próxima sincronização com o HotSync, heheh.

Pelo menos aprendi uma coisa (além de já ter equipado o note com firewall e anti-spyware para servirem de muletas ao Norton): apenas a partição do sistema (C:) é formatada, a outra (D:) permanece com todos os arquivos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O note realmente é muito bom, mas espero que com o uso continuado mostre que é extraordinário, afinal de contas pensava em gastar apenas R$ 2.800,00 no note e no final, acrescenta isto, aquele tem mais aquilo... e saiu por R$ 4.629,17.

Isso já me fez chorar sozinho por um instante debaixo do chuveiro...

Todos os que já o viram funcionando ficam fascinados pela tela e pelo desenho do aparelho, sem falar na configuração que cala muito desktop por aí.

Caso algum colega de fórum tenha algo a acrescentar pode mandar ver, lembro que isto não tem a pretensão de ser um review feito por um especialista, mesmo porque é meu primeiro note, mas sim as peripécias de uma criança deslumbrada com seu brinquedo novo (imaginem se eu me comportar neste ano), e espero que seja o que faltava para convencer alguém a optar por esse incrível notebook.

* BIOS (Bicho Ignorante Operando o Sistema)

post-105662-13884939704463_thumb.jpg

post-105662-1388493971396_thumb.jpg

post-105662-13884939714105_thumb.jpg

post-105662-13884939714271_thumb.jpg

post-105662-1388493971446_thumb.jpg

post-105662-13884939714671_thumb.gif

post-105662-13884939715199_thumb.jpg

post-105662-13884939715431_thumb.jpg

post-105662-13884939715659_thumb.jpg

post-105662-1388493971577_thumb.jpg

post-105662-13884939715909_thumb.jpg

post-105662-13884939716192_thumb.jpg

post-105662-1388493971634_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí Luso, parabéns pela máquina cara :D. O review ficou show de bola, espero que meu gravador de DVD´s também seja desse mesmo modelo do teu (estilo players de carros), acho muito mais legal que os de bandeija convencionais :rolleyes:.

Obrigado nigma, afinal você foi o principal responsável pela minha escolha. Inclusive estou ansioso para ver o que achou do seu Acer 5102. Assim que receber poste logo umas fotos aqui... :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto foi o preço original dele em US$??

Sinceramente não lembro do preço na data da compra, o note já estava com o valor em reais, algo em torno de R$ 4.200,00.

Então, chora daqui e dali, consegui fechar por R$ 4.000,00 e os impostos em R$ 700,00 (que no final, devido a cotação mais baixa no momento de entrada na aduana, ficou em R$ 629,17).

De modo que o valor na nota está em reais e o equivalente em dólares segundo a cotação da data de envio, uns 08 dias depois do depósito.

Vou te mandar via MP assim que encontrar a nota em meu organizado arquivo pessoal.

PS.: Review atualizado em 19/02/07, com os ítens HD e Armazenamento e Recovery / Restauração do Sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!