Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[REVIEW] Avell M5100B I5 460M GT425M /clevo b5130/sager np5135


Visitante

Posts recomendados

Bem pessoal antes tarde do que nunca, segue o Review do Avell 5100 que utiliza o Barebone Clevo B5130 que é o mesmo utilizado pela Sager em seu modelo NP 5135 (inclusive os drivers são os mesmos)

Este mesmo barebone (mas com numeraçao diferente deve ser o utilizado nos Sandy Bridge que estão por vir com praticamente os mesmos componentes)

Valor do note R$ 2499

Fotos Note

110310095544.jpg

Configuração

specs1y.jpg

bateriab.jpg

12688765.jpg

lcd.jpg

mem.jpg

placamae5130.jpg

Unico porém nesse config é a data de fabricaçao do lcd que marca 2009, ate ando com um pé atras por causa disto, mas ele esta ok .

Apresentaçao

Caixa preta (depois posto ss) sem muitos detalhes e nenhum extra, apenas o dvd com drivers, a caixa do dvd é bem feita mas o dvd é um daqueles com superficie que pode ser escrita (tipo tinta) e parece dvd pirata de camelo. Podiam ter usado um lightscribe da vida.

Design, teclas e Durabilidade

A carcaça dele faz juz a classificaçao de barebone, nao é nada do outro mundo mas é forte e voce tem segurança ao mexer nele, ao contrario de muitos notes que parecem que vão desmontar.

A pintura é fosca nao tem problemas com marcas de uso ou afins.

O note possui algumas teclas extras para ligar o Wireless, a camera, som e o botao VGA para mudança da placa de video.

De resto possui apenas o adesivo da Avell que nao fala nada sobre o note( ta tem que fale que é frescura mas acho que faz parte do visual do note)

Eu quase fiquei meio decepcionado a principio mas vendo o estilo de alguns hp, lg e ate sony vi que visual dele é bom na verdade.

LCD

Um dos melhores que eu ja vi, tenho Toshiba , Sony e Hp aqui e de todos o Avell com esta tela é o melhor, led Hd foi uma otima combinaçao.

TECLADO

Um pouco duro, ate o do Eepc 1005 é mais confortavel para se digitar, meu esta apresentando um pequeno atraso ao se digitar (que incomoda) - e ja configurei para nao ter este atraso, mais tarde irei dar um boot no Ubuntu e ver se nao é problema do sistema. Possui teclado numerico la lateral direita do note (dispensavel ao meu ver)

PORTAS

Hdmi, Esata e USB 3.0, todas funcionando dentro do esperado, apenas o drive da USB 3.0 deu conflito quando peguei o note com a instalação da Notebook Century mas ja resolvi .

PROCESSADOR

Realmente rápido, rodando um server com Firewall e 4 estaçoes Xp dentro do Vmware ele deu conta do recado sem problemas .

O turbo boost da uma boa diferença também, em jogos como o BC2 o loading é um pouco mais rápido mas a desvantagem é que ele esquenta bem mais como vocês podem ver nas temperaturas postadas abaixo.

O cooler do processador e gpu são os mesmos.

Mas para quem nao sabe no Win 7 é possivel controlar o Turbo Boost e velocidade do processador atraves do gerenciamento de energia do Windows

Para fazer isso basta abrir as opções avançadas de energia e no estado de desempenho maximo do processador diminuir a porcentagem aqui eu utilizo 3 perfis

1- 2.0 GHZ, estado de desempenho maximo 84 %

2- 2.53 GHZ estado de desempenho maximo 99% ( neste caso mesmo com o processador sendo utilizado ao maximo ele nao ativa o turbo boost)

3- 2.8 GHZ estado de desempenho maximo 100% (padrão do win) neste caso ele ativa o turbo boost sempre que o processador é levado ao maximo

HD

Dentro do esperado para um 5200, é o unica peça que faz o note engasgar um pouco

VIDEO/JOGOS

Testado por enquanto apenas com Bad Company 2 e Battlefield 2

Bad Company 2, Medium rodando em DX11 - media 35 fps em mapas fechados com vegetaçao, mas com quedas constantes de FPS, desempenho muito abaixo do esperado.

Em sequencias com muita fumaça e explosoes o fps cai abaixo de 30fps, chegando a 20 fps

No BF2 o fps é acima de 80 com tudo no maximo, mas é claro é um jogo de 2005.

Black Ops ate agora nao pude fazer um teste, pois nao sei se o problema é config ou a versao Jack Sparrow q tenho aqui o fps vi ate 30 ou 40fps e cai para 4-8 fps constantemente.

É uma placa de video que deveria ser boa mas simplesmente tem algo errado com ela.

Temperaturas

Depois de 30 minutos de Bad Company 2

temp30mgaming.jpg

Temperatura em Idle (parado )

idletemp.jpg

O cooler dele fica ligado o tempo todo, inclusive isso foi muito discutido no forum do Sager NP 5135 , descobri que ele desliga apenas quando a temperatura baixa a 40 graus ligando novamente em 50 o que voce consegue apenas se a temperatura ambiente estiver em 17 graus (Split ligado em sala pequena)

O minimo em uso são os 48 graus para 50 da screen acima.

Com o Turbo Boost habilitado a temperatura pode chegar a 89 graus indo a 91 e voltando para 89.

BATERIA

Media de 2:30 em uso, ainda nao fiz um teste perfeito mas em breve posto testes mais avançados da bateria.

Na pratica

Performance em jogos ate o momento teve seus altos e baixos, os drivers da Avell estão desatualizados, voce tem que ir atras no site da Nvidia, estou usando a ultima versao.

O programa Hotkey também estava apresentando problemas com o driver da GeForce, baixei a versao 3.3005 da Sager e o problema foi resolvido

O driver da USB 3.0 também tinha problema e acabei novamente apelando para a Sager e seus drivers atualizados.

O drive de dvd também apresentou problemas, desde que ele veio nao tinha conseguido instalar um Windows do zero, acabei pedindo a imagem do Ghost que a NB Century de floripa utiliza para conseguir finalmente utilizar o note.

Levei ele na loja e realmente foi constatado que ele estava com problemas, a troca foi efetuada na hora por um Optarc melhor inclusive do que o drive que veio com ele que era um generico com buffer de 1mb enquanto o atual possui 2mb.

A placa wifi é uma realtek desempenho dela é bom. (Atheros do Eepc 1005 tem alcance melhor)

Demais componentes são da jmicron como o leitor de cartoes e a placa de rede, a webcam é uma Bison cam.

Em geral recomendo o note, a Note Century precisa melhorar apenas a apresentaçao e suporte no quesito drivers . Talvez desenvolver soluçoes próprias como o System Control Manager que a MSi possui e é bem melhor que o HotKey. Outra coisa seria utilizar componentes de melhor nivel como Atheros no lugar de Realtek e um dvd com lightscribe pelo menos.

Outros detalhes sobre upgrades vou suprimir por enquanto quem tiver duvidas manda mp.

Quase me esqueci em termos de portabilidade para um note de 15.6 ele é ate leve, com uma boa mochila nao é problema andar com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Review da Notebook Check

http://www.notebookcheck.net/Review-Clevo-B5130M-mySN-XMG-A500-Notebook.40144.0.html

Links de outras empresas que vendem o modelo

http://www.stylenote.eu/contents/en-uk/p85.html

OBS: Quando dou Boot nele a tela exibe o logo da Style note, a empresa acima, que deve ser a origem do meu

http://www.microway.com.br/sager/modelos/NP5135.html

Sager NP 5135 sendo vendido pela Microway no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado AnubisX e Ceceu, ahh é mesmo, agora que li de novo que me toquei, realmente nao da para ir pela pontuaçao do Win 7 porque de cara ele tem problemas com o Optimus na hora da avaliaçao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

Opa valeu !, Então ainda não cheguei a instalar nele o Ubuntu, porque ja tenho instalado no meu Eepc 1005. No Win 7 agora ele ta perfeito, mais tarde quando sobrar um tempo eu instalo o Ubuntu nele para ver o que acontece

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, lembro que li varias pessoasl falando que o Optimus não funciona no linux mesmo, ele fica com a placa dedicada ligada o tempo todo. Se você quiser economia terá que ir de dual boot com o Win7 .

Para ser honesto no proprio Win quase não utilizo o botão VGA, pois no plano de energia power saver ele usa a Intel e no plano que criei para tomada sem turbo boost ele usa a Nvidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!