Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Toshiba Satellite A105-S4254 Core Duo [Review]


icefly

Posts recomendados

  • Membro VIP

Estou aqui com um Toshiba Satellite A105 S4252 de uma amiga que me pediu a reinstalação do XP (depois de uma restauração de sistema não ter dado certo) e decidi fazer um reviewzinho desse notebook Core Duo, que ela trouxe direto dos EUA.

************

Impressões Iniciais

************

1306619334_bca7647458.jpg

Foto do A105

Bem, Toshiba é Toshiba, uma marca já tradicional no ramo de celulares (no mercado acho que desde os tempos dos 486 - já tive 4 deles ao longo do tempo): bem construídos e robustos para o uso diário. A carcaça desse notebook é resistente e não flexiona ou range quando, por exemplo, ele é retirado da mesa, prá você sair da sala, mudar de posição, etc. A tampa da tela é de cor cinza escuro e em contraste com o prata da área em volta do teclado dá um ar sóbrio ao laptop.

Comparação: V41 vs. A105

1306619326_39bfde5107.jpg

************

Configuração

************

A configuração dele é a seguinte:

- Intel Core Duo 1.6Ghz T2050 "Yonah"

- 1Gb DDRII-533 Samsung (2x 512Mb)

- HD Sata Hitachi HTS541680J9SA00 80Gb

- DVD-Rw Pioneer DVR-K16A

- Tela 15.4" Widescreen Resol. WXGA (1280x800)

- Chipset Intel 945Gm "Calistoga"

- Vídeo Intel GMA 950 128Mb

- Som Realtek ALC861

Na lateral direita estão o gravador de DVD, o conector do modem, duas portas USB e a entrada Kensigton, na qual se encaixa travas de segurança antifurto, que prendem o notebook à uma mesa por exemplo. Na esquerda ficam um slot PCMCIA e um Express Card, uma porta firewire, a porta VGA, uma PS2 e a saída do cooler; na traseira ficam duas portas USB, porta de rede e o conector da fonte. Na parte frontal ficam o leitor de cartões, as conexões para fone de ouvido e microfone e o botão regulador do som.

Ligando o A105, surge no LCD o tradicional logo da Toshiba "In touch with Tomorrow"; prá acessar o BIOS basta teclar F2 e para alterar temporariamente o dispositivo para o boot, F12.

************

Instalação do Windows XP e Programas

************

Por algum motivo que não consegui descobrir, a instalação do Windows tinha corrompido e não terminava de carregar; assim cansado de tentar por várias vezes dar o boot, mandei ver na formatação do HD (isso depois da dona me assegurar que tinha feito recentemente um backup de todos os arquivos importantes).

Com um Core Duo e 1Gb de memória, essa foi a instalação de XP Pro SP2 mais rápida que já fiz! Enquanto formatava o A105, eu acessava a net no meu notebook e nem me dei conta de que já tinha terminado em uns 15-20 minutos. Vale fazer um comentário: ao contrário do que tenho visto aqui no fórum, em notebooks da HP ou Gateway (com hd Sata, que depois de formatado não é mais reconhecido por falta de drivers, obrigando desabilitar o suporte Sata na BIOS), o hd do A105 apesar de também ser Sata, foi reconhecido prontamente; menos mal ehehe.

Terminada a instalação, percebi que tinha esquecido de pedir o cd com os drivers do Toshiba; mas mesmo que estivesse com o cd de drivers, eu prefiro dar uma vasculhada pela web prá achar os drivers mais novos. Por issso já fui rodando o CpuZ e o Everest Ultimate Edition a partir do meu pendrive para descobrir o hardware da máquina.

Mas como eu tinha acabado de instalar o XP, o modem, a placa de rede e o wireless ainda não tinha sido reconhecidos e não dava prá acessar a net ainda, tive antes que baixar os drivers do site da Toshiba no meu Positivo (ao todo são 42 drivers listados, só para XP SP2; primeiramente eu baixei apenas os da placa de rede e do wireless, para depois poder conectar o próprio A105 na net e começar a baixar as atualizações do Windows Update (que nas minhas contas são mais de 80), além do resto dos drivers.

Depois passei a instalar os programas da Toshiba que gerenciam o hardware do notebook; entre eles o bom e velho Power Saver (que existe desde a época dos K6-II) e permite ajustar vários parâmetros para otimizar a autonomia da bateria, como o brilho da tela, velocidade de processamento da CPU, velocidade do cooler, etc, além de outros Utilities.

************

Hardware e Instalação dos Drivers

************

O processador do A105-S4252 é um Intel Core Duo 1.6Ghz T2050 "Yonah" de 65nm, com cache L2 de 2mb); com um processador desses pode ficar tranquilo em rodar vários programas ao mesmo tempo que o notebook não vai ratear, sem deixar de mencionar que a autonomia da bateria vai aumentar bastante, pois o clock do processador varia de acordo com a necessidade de processamento (algo que os Celeron M de baixo custo não tem). Essa característica do Core Duo e também dos Core 2 Duo vem do recurso Intel SpeedStep, uma tecnologia usada desde os PentiumIII-M, e permite variar o clock do T2050 entre 798Mhz e 1.6Ghz.

Aqui ele operou na faixa dos 48°C-54°C, menos que o Celeron M410 1.46Ghz do meu V41, que já começa em 50°C e vai até uns 60°C em momentos de processamento pesado (por exemplo zipando arquivos grandes com o WinRar). O cooler raramente entra em operação nesse Toshiba.

A placa-mãe, pelo Everest e CpuZ, é uma Intel Corporation MPAD-MSAE Customer Reference Boards, com chipset Intel i945GM "Calistoga-G" Rev. 03 e Southbridge Intel 82801GBM ICH7-M. As memórias são Samsung: dois pentes de 512Mb cada, DDR2-533 (Pc2-4300), sendo que o notebook aceita até 4Gb :cool: (dois pentes de 2Gb), o máximo permitido em notebooks hoje em dia.

O HD é um Sata - Serial Ata 150, da Hitachi, modelo HTS541680J9SA00 de 80Gb, cache 8Mb, com velocidade de 5400rpm e buffer de 8MB, tempo médio de busca de 11ms; muito bom esse disco (silencioso e razoavelmente rápido, isso no mundo dos notebooks) e ele ficou na média de 41°C. O leitor ótico é um DVD-Rw Pioneer DVR-K16A, que aceita até leitura e gravação de mídias double/dual layer (dupla camada), só faltou ser LightScribe prá ser completo.

Quanto à capacidade de expansão existem 4 portas USB 2.0 (duas na direita e duas na traseira), saída para monitor externo localizada na parte traseira, um slot PCMCIA e um Express Card (que já está começando a substituir o antigo PCMCIA) na esquerda e um leitor de cartões 5 em 1 (SD, MS, MS Pro, MMC e XD) na frente, abaixo do Touchpad; nesse card reader só não gostei de uma coisa: fiz o teste com um cartão SD e o encaixe foi ok, mas na hora de retirar, foi muito difícil, porquê não existe botão de ejeção e como o cartão entrou quase todo no leitor, foi um saco tirá-lo de lá :angry: tive que usar um pinça.

Para conexão à web têm uma placa de rede Intel Pro/100 VE, um modem Toshiba 56k e uma placa Wireless Intel 3945 ABG PRO/Wireless Network Adapter (ou seja, funciona nos padrões A, B e G); essa placa quase me deu um baile, pois depois de instalados os drivers eu não conseguia ligá-la com o comando FN + F8 do teclado, só depois de muito tempo e depois baixar um guia rápido do modelo na própria Toshiba, eu descobri que existe uma minúsucula chave liga/desliga na lateral direita do notebook, perto das portas USB.

A placa de vídeo é uma Intel GMA 950, de 128 Mb; a Tela é de 15.4" Widescreen com resolução WXGA (1280x800) e um acabamento glossy (brilhante) que acabou por virar o padrão dominate nos notebooks. A visibilidade dela é excelente, até mesmo no brilho mínimo, cuja intensidade é regulada via teclado (FN + F6 ou + F7).

A controladora de áudio é uma Realtek ALC861 (Intel 82801GBM ICH7-M - High Definition Audio Controller) e os alto-falantes estão bem localizados acima do teclado; não são os top da Harmman Kardon que a Toshiba oferece, mas sua qualidade está acima da média do que se encontra em outros laptops, mas mesmo assim prá ouvir um MP3 ou assistir um DVD o recomendado é o uso de um bom fone de ouvido.

O mouse é do tipo Touchapd, com áreas de scroll horizontal e vertical e uma boa sensibilidade; a Toshiba até lista os drivers na sua página, mas no site da Synaptics existem drivers novo. O teclado é confortável de usar, não "afunda" em área nenhuma e do lado esquerdo existem atalhos que funcionam, como play/pause, avanço/retrocesso no Windows Media Player servindo prá acionar o Internet Explorer e o WMP.

A bateria do A105 é de 4000mWh, que permitiu num simples teste, uma autonomia de cerca de 3 horas com o brilho no máximo e navegando na web com o wireless ligado: uma marca muita boa. A fonte é bivolt, de 75W, com conector bipolar; achei ela um pouco grandinha, comparada à de outros laptops, mas não é nada exagerado.

************

Benchmark

************

Pelo pouco tempo que fiquei com o A105, só deu prá rodar o SuperPI, que é um teste muito simples, medindo o quanto os processadores são rápidos, obrigando-os a fazer um cálculo cujo resultado é um número com 2 milhões de casas decimais (na verdade, é o cálculo do velho e conhecido pí = 3,141618... com um milhão de casas decimas de precisão). Assim sendo, o processador mais rápido é aquele que conseguir fazer o cálculo em menor tempo.

No SuperPI o Core Duo 1.6Ghz T2050 "Yonah" conseguiu boas marcas: 43s a 1Mb e 1m:42s a 2Mb. Como comparação:

- IBM T43 Pentium-M 2.0Ghz - 45s a 1Mb

- Dell Inspiron e1505 Core2 Duo - 25s a 1Mb

- Positivo V41 Celeron M410 1.46Ghz - 56s a 1M

************

Conclusões

************

Hoje em dia o modelo S4254 já foi substituído por uma serie com outra numeração (S4547 e até já existe a serié A135), mas que basicamente tem a mesma configuração. Fiquei somente 3 dias com esse Toshiba A105 e gostei bastante da configuração dele; o Core Duo 1.6Ghz é um ótimo processador, dá prá rodar vários programas simultaneamente e, ao mesmo tempo conseguir extrair uma boa autonomia da bateria, pois tem o recurso Intel SpeedStep que regula a velocidade do processador de acordo com a necessidade de processamento (se estiver rodando um programa leve o clock é reduzido; com um programa ou programas mais pesados o clock aumenta). Imaginem esse notebook com uma vga mais recente e com 2Gb ou até 4gb de memória: voaria baixo!

Apesar de ser um notebook que acho meio "grandinho" e dificultar o transporte (opinião pessoal), o peso de 2.7kg até que é razóavel e eu o compraria para substituir um desktop.

Os prós são:

- Intel Core Duo 1.6Ghz

- Possbilidade de instalar até 4Gb de memória RAM

- HD Sata e o gravador de DVD Pioneer, double layer, multi-formato (DVD-Rw e DVD+Rw)

- Alto-falantes acima da média.

- Tem portas Firewire e Express Card além da PCMCIA.

Os contras:

- O Leitor de cartões dificulta a retirada dos cards

- Infelizmente o notebook não é meu :rolleyes:

Até mais,

icefly

************

Sites de Referência

************

Toshiba Tech Support

Chipsets Intel

Drivers Realtek

Drivers Synaptics (Touchpad)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, depois dessa acho que voce conhece mais o note do que a propria dona. hehehehehe. Já vi que vou me matar pra instalar alguma coisa no notebook. Quem bom que sou viciado pra ler. Qualquer manual eu leio do indice até a garantia em inglês. kkkkkkk, e só depois de tudo isso eu começo a mexer mesmo. Já vi que vou ter que pedir ajuda de montes depois, pois ssoube só hoje como ligar um notebook. kkkkkkk, é mole???????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ë assim mesmo: no começo eu não sabia nada de notebook, era descuidado até o ponto de até deixar cair no chão, mas fui aprendendo com o tempo... e isso é um tipo um hobby prá mim (mexer no notebook, configurar, descobrir o hardware, até fico contente quando alguém me pede ajuda e traz um laptop que eu nunca mexi eheheeh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Saudações.

Primeiramente gostaria de parabenizar pela disponibilidade em estar ajudando àqueles leigos do assunto, que é meu caso.

Tenho um Toshiba A215-S7422, veio dos EUA com o Vista home edition, um amigo foi formatar para instalar o XP só que devido aos drivers não conseguiu. Daí ele instalou o Vista ultimate em português, só que as hotkeys estão funcionando mas não aparecem na tela como inicialmente.

Sabe como devo proceder para retornarem à tela?

Alguma outra dica??

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora eu vi que você pretende instalar XP nesse notebook.... ihhhh você vai penar, pois para XP tem apenas 5 drivers na página da Toshiba, ao passo que para o Vista tem 26 drivers listados, ou seja, a Toshiba não está desenvolvendo drivers para XP e sinceramente acho que não vai desenvolver.

Por isso quer um conselho?

Deixe o Vista, desinstale os programas inutéis que vêm no notebook, cate as dicas para otimizar o Vista e depois adicione mais memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço pela dica, baixei o pacote da Toshiba e tá tudo funcionando tranquilo.

Como eu disse, sou leigo do assunto e estou querendo deixar de ser, caso tenha como, me indique um link para que eu baixe o manual do meu Toshiba A215-U7422.

Agradeço....

Que vergonha..hehehe, achei o manual em PDF e inglês no site da toshiba, agora vou me virar para traduzir essa coisa aqui,

Agradeço e parabéns pelo conhecimento compartilhado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações. Sei que este fórum em específico não é para tal discussão, mas de qualquer forma trago meu problema. Tenho um note Toshiba recem comprado( Vista Ultimate, 160HD, 1Gb RAM, Turion 64X2 de 1.9Ghz....) e um pc horrível (onboard, 40HD, 256Ram, Athlon 1,2Ghz com Win XP SP2). Estou tendo problemas com jogos, como exemplo o Hitman2, que no pc roda tipo que travando, muito lento mas dá pra jogar, já no note ele pára do nada, sem mensagem de erro. Alguns outros jogos são instalados mas também não tem como jogar. Alguém teria alguma solução para isso? (se é que tem)

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!