Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FPS Alto com sensação de Lag


Posts recomendados

Bom, meu PC é um Ryzen 5 2600 RX 570 4gb 8gb RAM 2667mhz. Estou com os drivers da placa atualizados.

Eu jogo Fortnite e eu sinto que quando eu estou com o fps abaixo de 120 eu tenho a sensação de lag.

Quando eu coloco em 60 fps eu claramente consigo perceber esse lag, parece que os frames não estão encaixando na tela (Eu uso uma TV 60hz meio antiga). Eu só queria saber o porque desse lag.

Eu já joguei outro jogos e até agora não me parecia estar lagado. Joguei Hyper Scape e quando meu fps fica em 90 eu não sinto a mesma coisa que o do Fortnite.

OBS: No Hyper Scape minha RX 570 fica entre 65% e 100%, já o Fortnite fica entre 40% e 55%. Ah... E o monitoramento unificado ao uso da GPU está ativado.


Eu fico na dúvida se tudo isso é a TV ou minha placa de vídeo que está causando para eu trocar logo. 

OBS: Não tenho um monitor reserva para testar.

Sem o RivaTurner o meu Frametime fica descontrolado quando chega em 60 fps:
image.png.0b0610a933daa7fa3226f107b9b36f5f.png

 

Já com o RivaTurner aberto e cravado em 60 fps:
image.png.66f456f2074ca878b5a49bde79534c8b.png

 

Porém eu sinto um pouco de "delay" quando eu cravo em 60 fps, mas isso eu tenho quase certeza que é por causa da TV, ela é bem antiga e eu sei que TVs não são recomendadas para jogos.

Alguém sabe me dizer qual o causador dessa sensação de lag? Parece que estou com 30 fps...

OBS: Eu sei que tem um nome pra isso porém eu esqueci, quando eu mexo a tela, em algumas parte ela fica cortada ao meio, como se não tivesse carregado o frame por total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Math.Pi disse:

Isso é importante. Algumas coisas não dá pra saber sem fazer os testes necessários.

 

Tenta ativar o v-sync.

Ativei o v-sync e a sensação de lag para. O que isso pode mostrar sobre a causa do lag?

adicionado 9 minutos depois
6 minutos atrás, Daniel H Rocha disse:

Ativei o v-sync e a sensação de lag para. O que isso pode mostrar sobre a causa do lag?

Depois que eu desativei o v-sync eu acho que pude perceber que na tela aparecia realmente rasgos, frames partidos ao meio. Talvez isso seja o causador do lag, eu acho que talvez isso possa ser chamado de tearing? Se for isso, é do monitor e eu terei que comprar um outro com freesync?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Math.Pi disse:

Parece problema entre o pc e a tv, como se ela não conseguisse reproduzir corretamente as informações passadas.

Talvez seja isso, parece que eu estou jogando a 30hz

Eu parei pra ver aqui direitinho e não é só o tearing que ta me complicando, realmente parece estar lagado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/08/2020 às 09:35, Daniel H Rocha disse:

Ativei o v-sync e a sensação de lag para. O que isso pode mostrar sobre a causa do lag?

 

exatamente isso, o V-sync serve para isso.  Ele limita os frames ao maximo que o monitor(no seu caso TV) consegue reproduzir.   quando se tem um FPS muito alto além do que o monitor consegue reproduzir acontece exatamente isso a imagem parece cortar e nao acompanhar, vira uma bagunça.    E por ser antiga pode se considerar que seja este o motivo.  

 

teste em outra TV de um amigo ou mesmo monitor que conseguir, a partir daí terá paramentros melhores para comparação e visualização do problema.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/08/2020 às 13:03, Alex Weiss disse:

 

exatamente isso, o V-sync serve para isso.  Ele limita os frames ao maximo que o monitor(no seu caso TV) consegue reproduzir.   quando se tem um FPS muito alto além do que o monitor consegue reproduzir acontece exatamente isso a imagem parece cortar e nao acompanhar, vira uma bagunça.    E por ser antiga pode se considerar que seja este o motivo.  

 

teste em outra TV de um amigo ou mesmo monitor que conseguir, a partir daí terá paramentros melhores para comparação e visualização do problema.  

Mas o lag é quando ele ta em 60 fps ou perto. Eu quando jogo a 120 fps pra cima eu não sinto um lag se quer, porém, quando o fps fica entre 60-100 ele parece estar lagado e tenho a sensação de estar em 30/40 fps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...