Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dois PCs em rede compartilhando impressora e Velox

Posts recomendados

:help:

Alo gente,

Tenho 2 PCs, ambos com o Windows XP SP2, sendo que um deles tem 2 placas de rede 10/100 e o outro apenas uma. Tenho Velox 256, com modem Speedstream 5200 e um HUB Encore.

Hoje o cabo do Velox (crossover) sai do modem, entra no HUB e daí saem 3 cabos (não crossover) que vão para as 2 máquinas e o outro uso no laptop, quando preciso. Compartilho Internet independentemente de ter mais de uma máquina ligada, mas o Terra me cobra conexão simultânea.

O que gostaria de fazer e agradeço antecipadamente por qualquer ajuda: ligar as duas máquinas em rede, de tal forma que possam compartilhar tanto Velox (se possível sem pagar acesso simultâneo) como impressora e alem disso, poder transferir arquivos de uma para a outra e vice-versa. Pergunto:

1) É possível?

2) A simples entrada do cabo do Velox em uma das placas de rede da máquina que tem duas e desta sair um cabo da outra placa, que entraria no HUB e, então deste outros dois cabos, já me permitiria compartilhar o Velox sem conexão simultânea?

3) Só seria reconhecido o IP do PC onde o Velox entra?

4) Hoje só tenho um cabo "crossover". Onde devo usa-lo?

5) Posso colocar os 2 PCs em rede, da forma descrita acima, isto é, passando pelo HUB?

6) Que tipo de configurações devem ser feitas no Windows XP e na impressora para que a rede funcione?

Mais uma vez obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por monneratvalle+19 de março de 2005, 14:51-->

Alo gente,

Tenho 2 PCs, ambos com o Windows XP SP2, sendo que um deles tem 2 placas de rede 10/100 e o outro apenas uma. Tenho Velox 256, com modem Speedstream 5200 e um HUB Encore.

Hoje o cabo do Velox (crossover) sai do modem, entra no HUB e daí saem 3 cabos (não crossover) que vão para as 2 máquinas e o outro uso no laptop, quando preciso. Compartilho Internet independentemente de ter mais de uma máquina ligada, mas o Terra me cobra conexão simultânea.

O que gostaria de fazer e agradeço antecipadamente por qualquer ajuda: ligar as duas máquinas em rede, de tal forma que possam compartilhar tanto Velox (se possível sem pagar acesso simultâneo) como impressora e alem disso, poder transferir arquivos de uma para a outra e vice-versa.  Pergunto:

Postado Originalmente por monneratvalle@19 de março de 2005, 14:51

1) É possível?

sim é possível, com 2 pcs não precisa de hub, somente que um dos pcs tenha 2 placas de rede uma para conectar no o outro pc com cabo crossover e a outra para conectar no modem adsl.

2) A simples entrada do cabo do Velox em uma das placas de rede da máquina que tem duas e desta sair um cabo da outra placa, que entraria no HUB e, então  deste outros dois cabos, já me permitiria compartilhar o Velox sem conexão simultânea?

o que vai eliminar a conexão simultânea é a configuração do modem como router você acha a configuração do seu modem no site http://www.abusar.org/

3) Só seria reconhecido o IP do PC onde o Velox entra?

exatamente o Velox trabalha com DHCP, os ips fixos que você configurar nas placas de rede não são endereços válidos na internet, somente na sua rede interna.

monneratvalle@19 de março de 2005, 14:51

4) Hoje só tenho um cabo "crossover". Onde devo usa-lo?

o cabo crossover você pode utilizar entre o pc e o modem adsl, se for conectar no hub conecte na porta uplink, se você trabalhar sem hub com um dos pcs com duas placas de rede use o cabo crossover para conectar os dois pcs.

Postado Originalmente por monneratvalle+19 de março de 2005, 14:51-->
5) Posso colocar os 2 PCs em rede, da forma descrita acima, isto é, passando pelo HUB?

se um dos pcs já possui 2 placas de rede, conecte os dois pcs com cabo crossover neste caso não precisa de hub.

monneratvalle@19 de março de 2005, 14:51

6) Que tipo de configurações devem ser feitas no Windows XP e na impressora para que a rede funcione?

Mais uma vez obrigado

no XP é somente você configurar os ips, máscara de subrede e gateway e compartilhar a impressora na rede instalando a impressora indicando a local port.

Link para o comentário

Oi Geek,

Antes de tudo obrigado pela ajuda, mas tenho ainda umas dúvidas e agradeceria antecipadamente por mais uma ajuda:

1) Você diz na resposta a pergunta (4) que posso usar o HUB conectando na porta uplink. Como a identifico? O meu HUB tem 8 conexões numeradas de 1 a 8

2) Meu modem é alugado da Telemar e gostaria de evitar mudar a configuração do mesmo. Li no forum que a Globo.com permite sem acréscimo até 4 conexões simultâneas. Se isso é verdade, talvez mude de provedor

3) Desculpe, mas não sei o que é DHCP?

5) Pelo que explica na resposta da pergunta 4 estou entendendo que posso montar a rede passando pelo HUB. Estou certo?

6) Uma vez feitas as conexões físicas, posso usar o Assistente de Configuração de Rede do Windows XP para fazer as configurações?

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.