Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O cooler está queimando o processador?

Posts recomendados

Uma amiga minha montou um computador com a segunte configuração:

MB ASUS A7N8X-X

CPU ATHLON 2600+ tbred

COOLER MTEK XP 3400 COBRE CB0355U

KIT DR.HANK COM GABINETE 4 BAIAS E FONTE 300W REAIS

GEFORCE FX 5200 128bits 128MB

Acho que o resto na importa....

O processador XP 2600 não veio e a pessoa que vendeu a máquina deixou um sempron 2600 emprestado até conseguir o XP...

Tudo começou bem, o irmão dela montou o pc e durante 1 semana foi tudo bem até a máquina para de funcionar.

Então o vendedor trocou o processador pelo correto que seria o XP 2600 mas a máquina continuou não funcionando. Então o vendedor trocou a placa mãe, memória e o micro continuou sem funcionar.

Eu não moro na mesma cidade que ela, apesar de trabalhar no mesmo lugar, então um dia ela resolveu me trazer a máquina dela. Liguei o processador dela na minha máquina e ví que não funcionava... liguei o meu processador na máquia dela e funcionou. Formatei e instalei o win2000 e tudo parecia bem apesar da teperatura estar na casa de 55º. Então cheguei a conclusão que o problema seria o processador, já que com meu processador todo o resto funcionava bem.

O vendedor não estava conseguindo mais athlon xp somente sempron, então ela pegou o dinheiro referente ao processador de volta e comprou um XP2800+ em outro lugar.

Ligou e não funcionou novamente... levei o processador pra casa e ví que estava queimado. O processador foi trocado mas com o aviso que ambos foram testados e em caso de queima o mesmo não seria trocado novamente.

Levei o processador para testar em casa antes dela ligar na máquina e funcionou perfeitamente.

Então acreditávamos que finalmente o pc funcionaria, foi quando não funcionou e ao testar o processador novamente na minha máquina o processador estava queimado. A placa tinha queimado o processador, então pensei que seria a fonte já que a placa já tinha sido trocada. Ela trouxe novamente toda a máquina para mim e fiz os testes com uma fonte genérica que tinha sobrando e quando coloquei meu processador a máquina ligou entrei na bios e a linha do 12v e a temperatura do meu processador estava subindo sem para... o 12v chegou a 13,12 e a temp a 60º antes de eu desligar, isso com uns 15 segundos do pc ligado.

Pensei que o cooler é ruim e a fonte eu já sabia que era uma genérica. Então coloquei o meu um FOP alguma coisa antigo pacas de 6800rpm(uso ele a 4800 rpm pois não quero um secador de cabelo detro da máquina... rsrsrs)... deixei o cooler na rotação original 6800rpm e ao ligar minha surpresa... 32º e 12.6.

Resolvi ligar a fonte dr. hank 32º e 12.4 e 5 em 4.95, tudo perfeito.

Então voltei o cooler mtek e a máquina ficou ligada 5 segundos e desligou sozinha, pensei que tinha fritado meu processador. Mas fui insistente e tentei de novo... ligou... entei na bios e só ví que a temperatura estava em 80º, não deu tempo de ver as linha de tensão antes de desligar a máquina... rsrsrs...

Achei que talvés fosse algum erro de leitura. Voltei o meu cooler e tudo normal novamente. Coloquei o mtek e a máquina desligou sozinha novamente... tentei de novo e ao estrar na bios ocorreu a mesma coisa 80 e poucos graus. Acredito que o cooler está dando algum curto na placa de uma forma que está afetando o cpu, como meu processador aquece bem menos que um 2800 não chegou a queimar imediatamente, como o sempron que aguentou 1 semana já que ela usou pouco a máquina. Pois voltei novamente meu cooler e funcionou normalmente... o cooler vira normalmente mas achei melhor não fazer mais testes com aquele cooler na placa mãe.

Mas agora ela novamente está sem processador e dessa vez com um preju de quase R$500,00... se ao trocar o cooler e colocar outro processador e não funcionar não sei o que faço.

Não fiquei com o cooler pra tentar descobrir se realmente existe alguma coisa de errado com ele, mas é a única explicassão que encontrei.... e não coloco aquilo na minha placa mãe nem a pau... rsrsrs

Bom, se alguém já viu algum caso parecido ou pode me dar alguma outra ideia agradeço.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, aparentemente o cooler estava normal... não parecia haver nada no cooler que poderia estar encostando em algo que não devesse... rsrsrs... também espero na ter istalado o cooler incorretamente as 3 ou 4 vezes que o coloquei na placa.... mas valeu pela dica... não verifiquei se a presilha do cooler ou qualquer outra coisa estava encostando em alguma parte da placa, se eu tiver outra oportunidade de mexer naquele pc vou atentar a isso.

Obrigado

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Curso de Redes MikroTik

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.