Ir ao conteúdo

PC apitando com Over!

IgorCMMiranda

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera,

Seguinte, estou usando meu Sempron 754P a 2400 mhz, ele roda originalmente a 1600 mhz.

De uns dias pra cá, mais ou menos uma semana, minha Asus K8N emite uns "apitos" no alto falante de sistema, tipo um "bip", mas muito rápido que se repete alguns minutos depois.

já conferi temperaturas, voltagens, coolers e tudo que eu achei que podia ser relacionado.

O detalhe que a placa so apita quando o processador funciona a 2400 mhz, até então nunca tive problemas, agora estou usando ele a 2300 mhz pra placa não ficar me enchendo o saco.

Gostaria de saber se alguém já passou por uma situação igual, ou saiba como resolver, pois esses apitos são muito incovenientes, principalmente nas madrugadas.

Obrigado. :-BEER

Postado

IgorCarvalho, também tenho uma K8N, não sei se é ela ou a fonte, mas nunca consegui fazer um over decente, mas deve ser mesmo a fonte. Se ela apita, é porque tem algo de errado, ela não apresenta nenhuma mensagem de erro? Os bipes sao durante o uso ou quando o pc inicia?

P.S.: Não, nunca minha K8N bipou poe causa de over.

Postado

IgorCarvalho, também tenho uma K8N, não sei se é ela ou a fonte, mas nunca consegui fazer um over decente, mas deve ser mesmo a fonte. Se ela apita, é porque tem algo de errado, ela não apresenta nenhuma mensagem de erro? Os bipes sao durante o uso ou quando o pc inicia?

P.S.: Não, nunca minha K8N bipou poe causa de over.

Opa, os apitos ocorrem durante o uso, o pc não trava e não da nenhum problema, só apita!!!

To intrigado com isso, cheguei no maximo de over permitido pelo BIOS, usei durante 4 meses e nenhum problema, agora aparecem apitos misteriosos.. rsrs

Cheguei a pensar que algum software poderia causar isso, instalei o XP em outro HD, e ela também apita com o processador a 2,4 GHz. :tantan:

:blink:

Postado

algumas placa-mãe tem sensores que apitam quando o processador chega a uma determinada temperatura

tambem há outro sensor que apita quando um dos fans ligados na mesma param !! :D

Postado

IgorCarvalho, nesse caso deve ser um desgaste no BIOS ou algo do gênero. Todo overclock gera uma diminuição da via útil do equipamento, e pode ser que o seu já esteja no 'bico do corvo'...Quando você diminui o over não apita? então deve mesmo ser um 'stress' de over...Melhor diminuir pra preservar seu equipamento.

Postado

algumas placa-mãe tem sensores que apitam quando o processador chega a uma determinada temperatura

tambem há outro sensor que apita quando um dos fans ligados na mesma param !! :D

Temperaturas não são, CPU nnão passa de 40º e MB não passa de 35º.

Os coolers estão limpos e girando corretamente.

IgorCarvalho, nesse caso deve ser um desgaste no BIOS ou algo do gênero. Todo overclock gera uma diminuição da via útil do equipamento, e pode ser que o seu já esteja no 'bico do corvo'...Quando você diminui o over não apita? então deve mesmo ser um 'stress' de over...Melhor diminuir pra preservar seu equipamento.

Foi exatamente isso que fiz, diminui de 2400 MHz pra 2300, ai não apita.

Não sei o que eu faço, se for desgaste do hardware eu to fu****!!

:chicote:

Postado

Não aparece nenhuma mensagem na bios? você não perdeu suas configurações esse dias? Se for desgaste o melhor é ver se aparentemente não tem nada de errado na sua placa-mãe, capacitores inchados, algum esbarrão? Pico de energia?

O cooler do processador está ligado no conector correto? No hardware monitor da bios você poderia desligar o monitoramento, de coolers, depois de temperaturas, voltagens e reparar se acaba o beep.

Se nada disso der certo descartamos a bios no sentido dos sensores, resta ver se é o windows, lembrando que ele é sensivel a over, tanto que em linux eu consigo ir sensivelmente mais longe sem reiniciar.

Vá em painel de controle> sistema> gerenciador de hardware> (aba)exibir> mostrar ocultos > (abra no +) dispositivos não plug and play > (clique em beep com o botão direito) beep (desative-o)

Se depois de tudo isso, tudo estiver ok mas o beep continuar suas voltagens estão normais mesmo com o motherboard monitor e o asus probe, e seu sistema prima no sp2004. Aconselho a procurar na bios o beep on errors e desligar e mandar a ver, continuar usando sem medo. Ou mesmo arrancar o cabo do speaker!!! :chicote:

Postado

Não aparece nenhuma mensagem na bios? você não perdeu suas configurações esse dias? Se for desgaste o melhor é ver se aparentemente não tem nada de errado na sua placa-mãe, capacitores inchados, algum esbarrão? Pico de energia?

O cooler do processador está ligado no conector correto? No hardware monitor da bios você poderia desligar o monitoramento, de coolers, depois de temperaturas, voltagens e reparar se acaba o beep.

Se nada disso der certo descartamos a bios no sentido dos sensores, resta ver se é o windows, lembrando que ele é sensivel a over, tanto que em linux eu consigo ir sensivelmente mais longe sem reiniciar.

Vá em painel de controle> sistema> gerenciador de hardware> (aba)exibir> mostrar ocultos > (abra no +) dispositivos não plug and play > (clique em beep com o botão direito) beep (desative-o)

Se depois de tudo isso, tudo estiver ok mas o beep continuar suas voltagens estão normais mesmo com o motherboard monitor e o asus probe, e seu sistema prima no sp2004. Aconselho a procurar na bios o beep on errors e desligar e mandar a ver, continuar usando sem medo. Ou mesmo arrancar o cabo do speaker!!! :chicote:

Bem extrema essa solução, augenblick, mas discordo: se o BIOS apita, é porque tem algo de errado, tirar o cabo do speaker ou desabilitá-lo seria fazê-lo ficar muso, sendo que tem coisas a dizer. Acho que o melhor é mesmo procurar a fonte do problema...

Postado

Opa, ssorizo

Não aparece mensagem de erro nenhum no BIOS.

Um dia desses coloquei outro HD seagate de 30 GB e a placa não ligava de jeito nenhum, quando ligou reconheceu a data/hora como 15/11/2080... :tantan: .. mas foi bem depois dos beeps..

Verifiquei a placa-mãe, aparentemente não há nenhum componente defeituoso.

Coolers ligados corretamente, desliguei o monitoramento, mas ainda sim a placa dá o beep.

Não fiz o lance de desativar o beep no windows, por que no linux também ocorre o beep, então seria 6 por meia dúzia.

Voltagens e temperaturas estão normais.

Rodei o prime por um tempão e não deu erro nenhum, rodei o memtest também.

Uma coisa que lembrei a pouco, foi que troquei de estabilizador, pouco antes de aparecer os beeps. :chicote:

Galera não :( sei mais o que pode ser....

experimenta faze um upgrade de bios...

Vou tentar. :-BEER

Postado

Bem extrema essa solução, augenblick, mas discordo: se o BIOS apita, é porque tem algo de errado, tirar o cabo do speaker ou desabilitá-lo seria fazê-lo ficar mudo, sendo que tem coisas a dizer. Acho que o melhor é mesmo procurar a fonte do problema...

O que eu falei é uma sugestão. Ele faz se quiser. Além disso eu postei varias opções antes de chegar nessa "solução".

Talvez não tenhamos de procurar o problema. Pois sabemos que o beep é gerado quando ele passa da freqüência recomendada pela fabricante da placa-mãe e processador.

Atualizando a Bios quem sabe você dá sorte. Pois se o beep é gerado pela alteração da freqüência do hardware e como já percebemos que independente ao OS ele continua aparecendo, e mesmo em relação aos sensores da propria placa-mãe, o problema é inerente ao overclock em relação ao suporte dado pelo hardware. Portanto, a bios se der certo, simplesmente vai funcionar, como desligar o speaker, maquiando o "problema", mas covenhamos, o que o ouvido não ouve, só o tempo saberá se o bolso sente.

Postado

É galera, voltei o bicho pra 2400 mhz hoje de manhã, rodei o prime 95, memtest, superpi (39s)... abri o maximo de programas possiveis ao mesmo tempo, GTASA, NFSMW e o pc não apitou.

Agora de tarde, liguei o pc e estava navegando pela web, ele apitou 3 vezes, com intervalos de + ou - 30 minutos. Voltei ele pra 2300 mhz... :chicote:

Não sei mais o que fazer, já atualizei o BIOS pra versão 1010.

Continua...

Postado

É galera, voltei o bicho pra 2400 mhz hoje de manhã, rodei o prime 95, memtest, superpi (39s)... abri o maximo de programas possiveis ao mesmo tempo, GTASA, NFSMW e o pc não apitou.

Agora de tarde, liguei o pc e estava navegando pela web, ele apitou 3 vezes, com intervalos de + ou - 30 minutos. Voltei ele pra 2300 mhz... :chicote:

Não sei mais o que fazer, já atualizei o BIOS pra versão 1010.

Continua...

Atualizado o BIOS, e tudo mais o q c falou, fica mais difícil identificar a fonte do problema agora. Seguinte: esse estabilizador q você trocou estava estragado? Se não estava, tem como recuperá-lo? Esse novo estabilizador é de uma boa marca?(Exemplo: SMS) Pode ser ele a fonte do problema, porque pode não estabilizar como deveria. Outra coisa: veja se o encaixe do speaker está correto, pode ser um mal contato gerado por alguma coisa...

augenblick, realmente..."o que o ouvido não ouve, só o tempo saberá se o bolso sente.", o problema é se sentir, porque pode ser tarde demais, mas se o problema for solucionado ainda há uma chance. Obrigado!

Postado

Atualizado o BIOS, e tudo mais o q c falou, fica mais difícil identificar a fonte do problema agora. Seguinte: esse estabilizador q você trocou estava estragado? Se não estava, tem como recuperá-lo? Esse novo estabilizador é de uma boa marca?(Exemplo: SMS) Pode ser ele a fonte do problema, porque pode não estabilizar como deveria. Outra coisa: veja se o encaixe do speaker está correto, pode ser um mal contato gerado por alguma coisa...

augenblick, realmente..."o que o ouvido não ouve, só o tempo saberá se o bolso sente.", o problema é se sentir, porque pode ser tarde demais, mas se o problema for solucionado ainda há uma chance. Obrigado!

Cara o estabilizador antigo era se não em engano de 1000 va da polivolt, um lance assim, esse estabilizador novo é SMS 300 va, troquei o outro estabilizador por que o antigo estava fazendo muito barulho, parecia que tinha uns mil grilos dentro dele, insuportável, doei ele pra um laboratório de informática filantrópico no qual ajudo as vezes, então não tem volta. :P

O speaker ta ligado corretamente.

Ta difícil... :priv:

post-29144-13884925071397_thumb.jpg

Postado

Postado

Sinceramente, eu não tinha a intenção de mandar ele fazer nada.

Mas como eu expliquei antes e como aconteceu o que eu disse, pois com a atualização da bios, não adiantou nada, e se adianteasse, seria apenas um modo de camuflar, pois nem as opções da bios conseguem desligar o beep.

A questão é ele está fazendo over, quando ele passa um limite a placa mãe apita. Uma placa mãe que não é top pra over, um processador low end. A não sei quantos meses rodando com over de 50%, com uma fonte "genérica". É pouco apitar! E mesmo apitando ou não ele está suscetivel a falhar a qualquer momento.

Tudo bem augenblick, não quis arrumar briga contigo nem nada, foi só um comentário. Estamos aqui pra tentar ajudar, e é o que estamos fazendo. IgorCarvalho, mas agora, o que recomendo é a diminuição do overclock mesmo. Se você disse que com 2300MHz não há beeps, deixe em 2300MHz, mas nãoi espere que isso vá resolver completamente o problema. Provavelmente daqui a outros 3 meses vai começar a apitar de novo, então se acostume com a ideia de diminuir esse over ou de desligar o speaker, mas um dos dois você deve fazer, se não deseja ouvir esses irritantes beeps. Mas antes disso, tente baixar o multiplicador do HT apenas, pode ajudar se o problema vem do chipset. Boa sorte!

Postado

Galera acho que resolvi o problema!!!

Desmontei o PC e dei uma limpeza geral, reorganizei os cabos, mudei placas PCI de slot, resumindo... remontei o PC praticamente do zero.

Resetei o BIOS e fiz o over, desde segunda feira estou trabalhando com o PC a 2400 MHz. Hoje tive tempo e rodei o stress test pelo Linux, de meio dia ate 5 da tarde sem erros.

No mais, obrigado a todos que opinaram, se o problema voltar, posto de novo.

Valeu!!

:-BEER

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!