Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema de iniciante


murilo30001

Posts recomendados

Olá pessoal....estou iniciando o meus estudos na area de programação...estou começando com a linguagem C..

peguei um curso na internet da UFSC, q inclusive já vi sendo recomendado por usuários aqui no fórum...

Baixei e instalei o programa "Bloodshed Dev-C++ 4.9.9.2"... e o meu problema é o seguinte... não estou conseguindo rodar os exemplos q a apostila oferece, e até mesmo alguns exemplos de programas bm mais sofisticados que achei na net. Qd eu abro um novo "Projeto" o programa Dec-C++ me dá algumas opções de projetos como "Windows Application" "Console Application" e mais outros... Eu geralmente entro no Windows Application, depois apago os codigos q já vem escritos e copio os codigos da apostila, apos isso dou o comando Compilar e Executar....mas aih ele sempre acusa algum erro com uma linha vermelha no código, ou simplesmente nao faz nada.

O código mais simples q tento colocar é este aqui:

/* Programa : Bom Dia! */
#include <stdio.h>
void main()
{
printf(“Bom Dia!!!!”);
}

Quando dou o comando compilar e executar, o programa sombrei em vermelho o colchete aberto logo abaixo do "void main()"

alguem sabe o q está acontecendo??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O erro é simples, toda função main deve retornar um int como resultado, sendo o valor 0 = sucesso na execução e outros valores relativos a erros de execução. Um void deve sempre ser evitado se tratando de C, mesmo que o compilador permita.

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

int main()

{

printf("Bom dia!!!!\n");

system("PAUSE");

return 0;

}

Vou explicar os termos que você não deve conhecer:

#include <stdlib.h> - inclui a biblioteca padrão do C (standard), usada em praticamente todo programa feito em C.

/n no printf - pula uma linha.

system("PAUSE"); - chama o prompt de comando e executa o comando pause, que congela a tela até que uma tecla seja pressionada.

Link para o comentário