Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compartilhamento de internet entre dois micros com limites


brf007

Posts recomendados

Bom pessoal, procurei no forum, porém, não encontrei nada parecido.

Tenho dois micros em rede, funcionando normalmente, estão ligados via roteador, um micro direto nele via cabo e o outro via wireless e no roteador o modem do speedy 500kbps.

O problema é que, quando o micro que está ligado via cabo utiliza um programa P2P, o outro micro fica sem conexão, ou fica muito lento, mais lento que uma net discada. E o inverso tambem acontece.

Gostaria de saber se existe alguma maneira de fazer com que eu limite a conexão dos micros, por exemplo, o micro que estão ligado via cabo utilize 60% da banda e o outro o restante independente de ambos estarem ligados.

Ou que quando um estiver ligado utilize 100% da banda e quando ligar o outro funcione esta regra.

Aguardo a ajuda de vocês!!

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você usar o EMULE por exemplo, você pode fazer esse controle de banda diretamente por ele.

Porque, pelo que eu saiba, a partir do momentos que você entra com a internet em um roteador ele divide o sinal por igual entre os micros da rede.

Dentro do Emule existe uma opção para você limitar tanto a banda de DOWN quanto de UP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que eu quero na verdade, é algum programa para controlar o quanto que cada pc pode usar da banda, pois divido net aqui em casa com vizinhos, e um deles só quer saber de baixar filmes e musicas, daí ele usa toda a banda sozinho. como o modem fica em casa, queria saber se tem um jeito de controlar isso. Tenho um note e um pc aqui em casa, e tava pensando se tem alguma maneira de deixar o pc como servidor, e fazer o controle por ele. Sealguem souber de algo, dá um toque, ok?! valeu

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado KPN, mas estou procurando mesmo algum modo gratuito, mesmo porque dividido o valor da internet com meus vizinhos, o problema é que a linha é minha, eu pago a maior parte da conta, e o cara fica abusando baixando filmes, musicas e outros, e usa toda a banda sozinho, e quando tento navegar, fica lenta minha net.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nanirfc,

O que eu sugeri, ao mencionar um servidor dedicado, é a montagem de um servidor Coyote, baseado em Linux. E portanto, tudo opensource, ou seja, código aberto. Traduzindo: Tudo de graça.

Você vai encontrar um tutorial muito detalhado em:

http://www.guiadohardware.net/artigos/mais-coyote/

Leia atentamente toda a página, que vai encontrar os links para download do software que vai precisar.

E lembre-se: um gabinete com fonte AT assegura a volta do servidor automaticamente, em caso de queda de energia.

E o tutorial do Morimoto prevê a montagem de um servidor sem HD, mas nada impede que você tenha aí um daqueles hd de 4.3 gb, cheio de bad blocks, mas que aceita bem uns 68 mb de software. Usei um assim por mais de 3 anos, sem nem abrir pra limpar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado KPN, mas estou procurando mesmo algum modo gratuito, mesmo porque dividido o valor da internet com meus vizinhos, o problema é que a linha é minha, eu pago a maior parte da conta, e o cara fica abusando baixando filmes, musicas e outros, e usa toda a banda sozinho, e quando tento navegar, fica lenta minha net.

Problema comum, resposta direta nenhuma.

Com o advento e "popularização" da internet "banda larga", todo mundo começou a tirar uma casquinha desse "trem", foi aí que a maionese desandou.

Aqui em casa, divido a internet com mais dois vizinhos, num total de 4 máquinas ligadas, mas a linha é minha, o modem e o roteador estão comigo. Já tentei de tudo, definir horários para download e uso de p2p, montei até tutoriais pra ver se os camaradas não consumissem toda banda, mas nada adiantou, nem desplugar o cabo de rede inibe os abusados, batem na porta pedindo pra reconectar e continuam sugando toda a rede.

Como não há uma máquina dedicada pra montar o servidor com o coyote, e meu modem (speedstream 4200) não tem controle de tráfego, e muito menos o hub, ops, o switch (encore não-sei-o-que), não há condições de navegar na net, muito menos jogar online (coisa que adoro fazer no meu pouco tempo livre), não sei mais o que fazer.

AFINAL, EXISTE ou NÃO EXISTE um modem/roteador que tenha controle de tráfego por porta/conexão ? Alguém poderia informar o modelo.

TRUCO: As perguntas só aumentam e a resposta não vem.

Mas a esperança é a última que moree não ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kamikase,

Existem sim, alguns switch/router que fazem controle de tráfego. Pode notar que em minhas respostas, mencionei que usei um servidor Coyote por mais de 3 anos. Que já não uso mais. Porque minha empresa cresceu, e deu pra comprar um switch gerenciável da Cisco, que faz esse trabalho de controle de tráfego da rede.

Acontece que os meninos pediram soluções baratas, ou até gratuítas, pra esse controle. E por isso eu nem mencionei um switch/router gerenciável. Eu paguei R$2.360,00 no meu C2924, numa queima de estoque.

Ouvi falar que existe um DLink DES3226L, na faixa de R$1000,00, que faz gerenciamento e controle de portas, pelo navegador. Mas nunca usei nem instalei nenhum, e não sei como opera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem aps wireless que tem controle de banda o edimax sai na faixa de 170,00 c/ firmware aprouter 6.1 e muito mais prático você pode denominar x velocidade p/ fulano que está gerando lentidão na sua rede e até bloquear as portas do emule via mac se ele ficar abusando e te prejudicando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, você pode usar um programa chamado NETLIMITER, o programa determina quantos KBPS você quer usar para cada computador, e ainda para cada programa.

Além disso, você pode procurar nas configurações de seu roteador, algo como "QoS", essa opção determina a banda para cada computador, aqui em casa eu uso netlimiter, é muito bom! Acho que você acha no superdownloads.

É shareware, mas sabe né ;}~

Boa sorte!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!