Ir ao conteúdo

Colocar mais de um sistema operacional

rosigoncalves

Posts recomendados

Postado

Olá mestres em informática,

Comprei um HP Pavilion tx2513cl e como tenho programas que não fucionava no Vista instalei o Windosws XP 32 bit. Embora esteja tudo funcionando, até o famoso touchescreen, a máquiana ficou com apenas 2Gb de memória quando o notboock vem de fabrica com 3Gb. Fui informada que com o WinXP 64 bits teria a memória total e melhor desempenho.

Então Fucei na net e acho que consegui todos os drivers necessários para a instalação plena do WinXP 64 bits. Estou pronta para fazer esta modificação.

Só que eu estou sentido saudades de alguma funcionalidades do Windows Vista e também estou querendo experimentar o Kurumin (Já faz um bom tempo que venho querendo fazer). Sendo assim quero colocar três sistemas operacionais no notboock.

Sei que devo criar uma partição para cada sistema e colocar um gerenciador de boot para escolher qual o sistema inicar toda vez que ligar a máquina. Também pretendo criar uma partição só para os documentos para poder acessar os documentos em todos os sistemas operacionais.

Então aqui estão as minhas dúvidas:

Quanto ao tamanho das partições 40gGb para o XP, 40Gb para o kurumin e 80Gb para o Vista são suficientes? Preciso redimencionar alguma?

Qual a ordem da instalação de cada SO? Eu já tenho o XP 32 no C e tenho o Recovery do Vista. Devo restaurar o Vista particionar o HD instalar o XP e o Kurumin depois ou atualiso o XP 32 para o 64 e depois instalo o Vista e o Kurumin ou ainda formatar a maquina, criar as partições e instalar em uma ordem específica?

Instalar o Recovery do Vista em uma partição menor vai dar algum problema?

A partição dos documentos pode ser NTSF ou tem que ser FAT32 para ser lida pelo Kurumin?

Desde já agradeço toda a ajuda que consegui.

Cordialmente,

Rosilene

• Membro VIP
Postado

Vamos por partes:

1- O XP 32 bits reconhece ate 3,5 GB de memória. Sistemas 64 bits é usado para reconhecer e usar totalmente esses 4 GB.

2- Se instalar um sistema linux ele colocará o grub como gerenciador de boot e reconhecerá todas as linhas de boot automático, sendo que o linux se tornará o SO padrão.

3- Não é possível atualizar um sistema 32 bits para um 64 bits. O que você pode fazer no seu caso é no seu sistema instalado instalar algum service pack de preferência o SP3 e ver se o XP reconhece os 3 GB.

4- Sim, correto um sistema em cada partição. 40GB em cada partição acho desnecessário. Se no XP você usar jogos pesados, tudo bem. Caso use somente para programas coloque apenas 20 GB. O mesmo vale para o vista, se usar games ou muitos aplicativos pesados esta ótimo, caso contrario, 40 GB da conta. Para linux não é necessário 40 GB, ele é um sistema muito leve, recomendo uma partição de 20 GB.

As partições windows tem que ser NTFS e o linux usará ext3, mais o linux reconhece tranqüilamente partições NTFS

Postado

Olá Mynhow,

Obrigada pela ajuda. Resolvi não trocar o XP 32 mesmo e só atualizar para o SP3. Vou faxer o recovery do Vista e usar uma partiçào de 20 para o Linux. Não uso jogos ou programas muitos pesado (acho que o mais pesado é o Photoshop), mas sempre sempre uso vários programas ao mesmo tempo. Então vou deixar as partições com bastante espaço.

mais uma vez obrigada.

Rosilene

Olá Mynhow,

Obrigada pela ajuda. Resolvi não trocar o XP 32 mesmo e só atualizar para o SP3. Vou deixar a partição do XP com 40 Gb, fazer o recovery do Vista em uma partição com 80 GB e usar uma partição de 20 para o Linux. Não uso jogos ou programas muitos pesado (acho que o mais pesado é o Photoshop), mas sempre sempre uso vários programas ao mesmo tempo. Então vou deixar as partições com bastante espaço. Pretendo atualizar o XP em seguida recuperar o Vista e no final instalar o Linux. Mais uma vez muito obrigada.

Rosilene

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!