Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazendo backup com live cd do ubuntu em 5 passos.

Posts recomendados

Boas galera.

Bom eu fiz esse tutorial, pensando nas pessoas leigas em informatica, que nunca usaram o linux, e querem fazer backup de um HD que o Windows não consegue acessar, e o linux consegue acessar e salvar os arquivos.

Vejo aqui pelo clube, muita gente falando sempre a mesma coisa.

Há nunca usei ubuntu, como faz?

Sempre ouvi falar mal do linux, não sei como usar.

E assim por diante

Vou citar alguns pontos para usar o ubuntu para fazer backup dos dados.

1 - Ele é mais rápido para copiar os arquivos.

2 - Quando se acha um arquivo que está corrompido ou algo do tipo. Ele não faz como no Windows que para a copia dos arquivos por completa, para depois você ter que começar tudo de novo sem o ditocujo;). Ele tem a opção de simplesmente ignorar tal arquivo, e continuar com a copia dos demais.

3 - A facilidade de se manusear está ferramenta.

4 - Duas areas de trabalho parar se trabalhar com mais facilidade. (Isto no live cd, com ele instalado você pode ter varias areas de trabalho).

Bom o procedimento é simples.

Primeiro passo: Temos que altetar setup do computador para a sequência de boot do HD para o DVD.

Segundo passo: Aqui com o sistema já inicializando pelo Live-cd, ele vai perguntar o idioma no qual você deseja. Geralmente se escolhe o Portugues do Brasil.

1tela.gif

Terceiro passo: Agora com está tela abaixo selecione a opção. Testar Ubuntu sem qualquer mudança no seu computador.

2tela.gif

Após está tela o sistema sera carregado, então tenha pasciência.

Quarto passo: Com o sistema já inicializado você tera a area de trabalho.

Para acessar os HD's vá em Locais > Sistemas de arquivos. Aqui estarão os HD's que estão no computador, identifique o HD que está com os arquivos, e o HD que vai ser salvo os arquivos. E fasa a transferencia dos arquivos.

desktopi.gif

(Aqui uma foto do meu desktop)

Quinto passo: Depois de feito as alterações, vá ate o canto superior direito da tela clique no icone do botão desligar, selecione a opção desligar e pronto seu backup já está feito. Agora é fazer a formatação do HD desejado e se depois quiser retornar os arquivos com o proprio ubuntu repita os passos.

Para fazer download da .ISO do live-cd do ubuntu clique aqui

Bom galera espero poder ajudar pessoas com esse tutorial, bem simples e fácil, mais que pra quem está começando deve morder um pouco.

Abraço a todos.

post-701730-13884956945168_thumb.gif

post-701730-13884956946052_thumb.gif

post-701730-13884956946973_thumb.jpg

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 3 semanas depois...

uma otima maneira de fazer backups em notebooks com HD IDE, ou ate mesmo sata... assim nao precisaremos desmonta-los para pegar os dados ;)

Otimo tutorial, obrigado por compartilhar :D

abs

Link para o comentário

Varias vezes tive problemas para fazer backup, mesmo em pc, com mensagens de que o que o disco não está formatado, ou está corrompido! Com o Linux isso não acontece é acessar e salvar!

Parabéns pelo tópico!

Abraço!

Pois é amigo, eu só fico triste em saber que tantas pessoas tem receio deste belo sistema, de fácil manuseio, por simplesmente escutar.

Linux?

Mexe com isso não é ruim.

Mais bem eu postei pra ajudar o pessoal quem sabe assim não ganhamos novos adepitos ao sistema.

Abraço!

Link para o comentário

• 2 meses depois...

A ideia e essa mesmo, incentivar a galera a usar linux.

Ele detecta facilmente um pendrive ou hd externo depois de bootar , pra tacar as coisas e ai formatar?

Pretendo pegar o link do seu tópico e colocar como um bonus em um que estou montando com procedimentos adicionais.

att

Link para o comentário

A ideia e essa mesmo, incentivar a galera a usar linux.

Ele detecta facilmente um pendrive ou hd externo depois de bootar , pra tacar as coisas e ai formatar?

Pretendo pegar o link do seu tópico e colocar como um bonus em um que estou montando com procedimentos adicionais.

att

Sim amigo, quando se faz o boot com o live-cd no caso citado ubuntu. Ele detecta todos os hardwares, são poucos os que não são detectados por ele.

Mais em questão de HD e pendrive podemos dizer que seria 100% detectados.

Abraço, boas festas a todos!

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Curso de Redes MikroTik

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.