Ir ao conteúdo

Instalar 2 HD's (SATA e IDE)

Mobios

Posts recomendados

Postado

Olá galerinha =)

Então, tenho meu HD principal, e to querendo instalar um outro HD, tem 2 aqui em casa

Um de 80GB e um de 20, só que é o seguinte, eu coloco e o PC nao liga, ja coloquei os JUMPERS, nada!

Tentei usar só um deles, mas o computador não ligou, to meio chateado da vida, porque só tenho 160GB de HD, e o pc da meio cheio!

E gostaria de saber o que eu faço pra conectar o SATA e o HD de 80GB.

Meu pai disse que os 2 então em funcionamento.

Resumindo: Eu conecto o HD(mesmo com os Jumpers) mas o computador nao liga, mesmo desconectando o principal!

Alguem tem uma solução?

Postado

meio confuso.Qual é o SATA ? Qual o IDE ? Qual tem o Sistema Operacional ?

voce deve verificar o seguinte:

Se o HD de 20 GB for IDE e a unidade de CD for também IDE e se tiver só um cabo IDE ( o de 80 pinos), tem que tomar cuidado com o jumper, pois o IDE só permite 2 dispositivos no mesmo cabo e o jumpeamento tem que estar como primário( master ) no HD e secundário( slave) no DVD, senão dá conflito.

Nesse caso, e supondo que o HD SATA é o de 80GB e que o SO está nesse HD, voce só tem quemudar a prioridade de boot na BIOS do PC, pois se voce não mudar nada , o HD IDE sempre tem prioridade para o boot

Postado

O SATA é o de 160GB, o principal, onde ta instalado o Windows 7 =)

Tipo, o Jumper, é da esquerda pra direita, Master e Slave, respectivamente?

Explica ai o que fazer dai vou tentar,

To com 40GB de música e quero passar pro outro HD e ganhar espaço =)

Postado

ok. É simples. No próprio corpo do HD tem a posição do jumper, na parte de cima onde está a etiqueta do fabricante. Olhando o HD por trás tem na parte esquerda o cabo de dados, os jumpers e o cabo de força. Se voce colocar o jumper na primeira fileira, da esquerda para a direita( tem 4 fileiras com dois pinos cada) o HD será master. Se não colocar nada, será slave.

Já a unidade de DVD vem como slave como opção normal de fábrica

Postado

Carai, hsausha

Nao entendi muito bem o que fazer

Eu tenho que JUMPEAR o HD Sata como master?

To boiando um pouco, vou fazer umas tentativas aqui =)

Postado

para entrar no SETUP: ao ligar o PC preste atenção se vai pedir para teclar F2 ou a tecla "Delete". Fique apertandoessa tecla até entrar o menu do SETUP(é uma tela P&B). Lá procure a opção de Boot usando as setinhas voce chega lá. Aí tem que entrar na opção "Boot device priority". Lembre de anotar o nome dos HD's para não errar, pois aparece só o modelo do HD.

Ví a sua dúvida depois de enviar.

O SATA não precisa configurar nada, é só deixar como está.

O IDE voce coloca como master, o DVD já deve estar como slave. O seu problema começou quando voce instalou o HD IDE e aí o PC tentou bootar por ele e aí não encontrou o SO.

É só fazer o procedimento na BIOS do PC depois de instalar esse HD IDE.

O SATA deve estar antes do IDE, é lógico

Postado

Tentei aqui velho, tentei e tentei e tentei

Mas nao deu, com o de 20GB o PC ligou mas nao deu nenhum sinal de vida

O de 80GB não deixa o computador ligar =(

vou mandar as fotos pra voce ver como ta a bagaça aqui(não repara a zona)

dsc06008ju.jpg

HD IDE

dsc06010r.jpg

HD SATA

Postado

pelo que deu prá ver na foto o HD está configurado para se master.

Pergunto: o HD de 20 instalou mas voce não conseguiu "enxergar" ?

faça o seguinte procedimento:

verifique usando a ferramenta do Windows:

iniciar, botão direito mouse,abrir all users,programas,ferramentas administrativas,gerenciamento computador,armazenamento,gerenciamento do disco.

devem aparecer todas as partições e a area ainda não utilizada. é só particionar e formatar .Deve aparecer como disco D:

quanto ao HD de 80 GB ( que está configurado como master como já falei), o PC acontece o quê? Trava?dá mensagem?Se voce configurou certo na BIOS deveria dar certo.

A unidade de DVD é IDE mesmo ? Se for, aproveite para ver na BIOS como está a configuração dele, pois lá dá para saber se ele está como "master" ou "slave", pois não pode ter dois master ou dois slave no mesmo cabo IDE, dá conflito de hardware que trava o PC

Postado
pelo que deu prá ver na foto o HD está configurado para se master.

Pergunto: o HD de 20 instalou mas voce não conseguiu "enxergar" ?

faça o seguinte procedimento:

verifique usando a ferramenta do Windows:

iniciar, botão direito mouse,abrir all users,programas,ferramentas administrativas,gerenciamento computador,armazenamento,gerenciamento do disco.

devem aparecer todas as partições e a area ainda não utilizada. é só particionar e formatar .Deve aparecer como disco D:

quanto ao HD de 80 GB ( que está configurado como master como já falei), o PC acontece o quê? Trava?dá mensagem?Se voce configurou certo na BIOS deveria dar certo.

A unidade de DVD é IDE mesmo ? Se for, aproveite para ver na BIOS como está a configuração dele, pois lá dá para saber se ele está como "master" ou "slave", pois não pode ter dois master ou dois slave no mesmo cabo IDE, dá conflito de hardware que trava o PC

Olha cara, o de DVD ta no 3RD na pagina Boot e ta inicial ta como Slave, quando coloco o de 80GB o pc nao liga, aperto o botão e nada '-', nem mensagem, nem nada só nao liga.

Na BIOS o de 20GB nao funciona, aparece nada, só que liga

Postado

Nao sei se o de 80GB funciona em outro PC, meu pai disse que ele ta funcionando, vou fazer o procedimento com o de 20GB =)

melhor 20GB do que nada XD

Postado
fez o procedimento dentro do windows para o hd de 20 GB ?

o HD de 80 está funcionando em outro PC ?

Fiz o procedimento que você me disse, mas ele não detecto o HD, a partcição "D" é a outra partição do meu HD =)

E nao apareceu nada cara =(

Eu to segurando o HD para ver se da para sentir o disco rodando, mas nada. E o SATA da pra sentir o disco rodando '-'

Postado

uma última verificação, lá na BIOS dá para ver todos os HD's que o sistema encontrou.Lá na primeira coluna, que mostra todos os dispositivos. Dê uma olhada se encontrou esses HD''s que voce está tentando instalar

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!