Imprimir artigo
Como Conectar Caixas de Som 5.1 ao Seu PC
07/01/2006 às 11h22min por Gabriel Torres em Tutoriais
284.979 visualizações
Página 1 de 6

Introdução

Você está a fim de usufruir todo o potencial de som que seu micro pode oferecer? Instalando caixas de som surround de 6 canais é a melhor maneira: jogar jogos e assistir filmes não será mais a mesma coisa. Neste tutorial mostraremos a você um guia passo-a-passo de como conectar caixas de som analógicas 5.1 ao seu micro.

O que é o sistema 5.1? O número “5.1” significa que você tem seis caixas: duas frontais, duas traseiras, uma central (também conhecida como “canal de voz”) e um subwoofer (também conhecido como “caixa de graves”). Dessa forma, você tem cinco caixas de som similares e uma exclusiva para sons graves – o subwoofer -, daí o nome “5.1”.

Existe ainda um outro sistema de som de alto desempenho disponível, chamado “7.1”, que possui mais duas caixas, central direito e central esquerdo.

Atualmente praticamente todos os micros possuem áudio de 6 canais on-board, ou seja, já possuem este recurso integrado à placa-mãe, mas você terá que verificar no manual da placa-mãe se o seu micro suporta ou não este recurso. Claro que se você tem uma placa de som “off-board” é no manual dela que você terá de procurar por esta informação.

Existem dois tipos de caixas de som de 6 canais: analógico e digital. Caixas de som com conexão analógica podem ser instaladas em qualquer micro e são baratas, enquanto que as caixas de som com conexão digital são geralmente caras e requerem que seu micro tenha uma saída SPDIF.

Neste tutorial falaremos sobre como conectar um sistema de caixas de som de 6 canais com conexão analógica. Se o seu micro possui saída SPDIF e você quer usar conexão digital – que oferece menos ruído – leia nosso tutorial sobre o assunto. Os passos descritos neste tutorial são exatamente os mesmos, mas em vez de conectar seu micro ao receiver de home theater, você irá conectá-lo ao sistema de caixas de som digital de 6 canais.

Além do baixo nível de ruído, a conexão digital tem como principal vantagem a utilização de apenas um cabo para conectar o micro às caixas de som. A conexão analógica usa três conjuntos de cabos.

Na Figura 1 você pode ver nossas caixas de som surround de 6 canais que iremos conectar ao nosso micro neste tutorial. Como dissemos, essas caixas utilizam conexão analógica.

Como Conectar Caixas de Som 5.1 ao Seu PC
Figura 1: Nosso sistema de caixas de som de 6 canais.

ARTIGOS RELACIONADOS
Teste do iPod Nano de Terceira Geração
21/07/2008 às 14h31min por Sandy Berger em Eletrônicos
ÚLTIMOS ARTIGOS
448.846 usuários cadastrados
1.627 usuários on-line