Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Maxtor DiamondMax Plus 9 200 GB

       
 51.216 Visualizações    Testes  
 9 comentários

Testes realizados com o Disco Rigido Serial ATA Maxtor DiamondMax Plus 9 de 200 GB.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A DiamondMax Plus 9 é uma série da Maxtor contendo discos rígidos de 60 GB a 200 GB, em duas versões de interface: ATA-133 ou Serial ATA (SATA-150). Os discos podem ter buffer de 2 MB ou 8 MB, sendo que todos rodam a 7.200 rpm. Trata-se, portanto, de uma série de alto desempenho, visto que todos os modelos trabalham a 7.200 rpm (os discos rígidos IDE mais populares trabalham hoje em dia a 5.400 rpm, sendo que no passado os discos rígidos rodavam mais lentamente, a 4.800 rpm ou 3.600 rpm). É muito importante notar que dentro dessa série existem discos mais rápidos do que outros, por conta do buffer maior. Assim, se você quiser um desempenho superior, adquira um modelo com 8 MB de buffer.

O sistema de nomenclatura para essa série é o seguinte: 6YAAAB0, onde AAA é a capacidade (060 para 60 GB, 120 para 120 GB, etc) e B é um código que indica o tipo de interface e o tamanho do buffer, a saber: L, para ATA-133 com buffer de 2 MB; P para ATA-133 com buffer de 8 MB; e M para Serial ATA com buffer de 8 MB.

Nós testamos o modelo de maior capacidade desta série (200 GB), internamente chamado 6Y200M0 pela Maxtor, em versão Serial ATA, com buffer de 8 MB.

Estávamos muito curiosos com o desempenho dessa unidade, não só por ser um modelo de alto desempenho, mas por usar a nova interface Serial ATA.

Maxtor DiamondMax Plus 9 200 GB
Figura 1: Disco rígido Maxtor DiamondMax 9 (6Y200M0).

Maxtor DiamondMax Plus 9 200 GB
Figura 2: Placa lógica do disco rígido Maxtor DiamondMax 9 (6Y200M0).

Na placa lógica nós temos algumas curiosidades. Primeiro, o chip de controle é ATA-133, pois há um chip Marvell 88i8030, que é um chip conversor Serial ATA em IDE paralela. Ou seja, apesar de esse disco rígido ter uma interface Serial ATA, sua placa trabalha, na realidade, com sendo um disco rígido ATA-133 comum. A segunda curiosidade é que o chip de memória de 8 MB (buffer) é da Hyundai. Só que a divisão de memórias da Hyundai mudou de nome para Hynix em março de 2001. Estranho um disco rígido fabricado em janeiro de 2003 usar um chip com o nome de uma empresa que não existia há quase 2 anos na época. Possivelmente o chip é de estoque antigo. O mais curioso ainda é que esse mesmo chip é usado pelo outro disco rígido Serial ATA que testamos, o Seagate Barracuda 7200.7 (nele o chip estava com a marca Hynix).

Este disco rígido tem dois plugues de alimentação: Serial ATA e alimentação convencional. Como fontes de alimentação com plugues de alimentação Serial ATA ainda não são o padrão, basta conectar este disco a um plugue convencional mesmo, sem necessidade de qualquer adaptador, já que o próprio disco provê os dois tipos de conectores.

Maxtor DiamondMax Plus 9 200 GB
Figura 3: Conectores do disco rígido. À esquerda, conector de alimentação Serial ATA. Ao centro, conector Serial ATA. E à direita, conector de alimentação convencional.

Antes de irmos aos nossos testes de desempenho, vamos dar uma olhada nas principais características deste disco rígido

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Excelente, comprei um HD desse modelo IDE ATA 133 de 80GB com 2MB de buffer, realmente, eu gostei muito, e lógico que só de usar percebi que ele era melhor do que o meu HD de 20GB samsung spinpoint 2001H 5400rpm.

Ele aqui está perfeito, eu nunca tive um HD grande assim, peguei já me empolguei ao fazer as partições hehehe.

Mas o que mais me impressionou nesse HD. É que ele é EXTREMAMENTE SILENCIOSO!!!. Bota silencioso nisso, ele não faz nenhum barulho dos discos girando, somente quando grava ou lê os arquivos, mas isso não incomoda nada, ele me trouxe vantagens pois eu posso deixar meu micro de madrugada ligado baixando os arquivos e deixo somente o meu aero 7+ ligado o resto dos coolers desligado, nem parece que o computador tá ligado. Velocidade com um toque de silenciosidade :D

Realmente muito bom esse modelo. Recomendo!

T+ :palmas: :palmas: :palmas:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hmmm...e eu que não queria Maxtor de maneira alguma, pois eles me foram muito mal recomendados....aliás, comparados aos outros ou não, esquentam muito? eu vou pegar 1 de 80Gb, e nesta faixa de preço pouco muda pegar ATA133 (daí eu pegaria SAMSUNG) ou SATA (q daí pego maxtor, por 10 a mais, se for Seagate custa 40 a mais e se for Samsung custa uns 30 a mais que o seagate)...

valeu(bah, to com medo, meu amgio disse q morreram 2 maxtor pra ele, e o primeiro seagate dele é 1 beleza nunca deu problema)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite !

É possível existir um HD pirata desse modelo, pois achei um Novo de 200GB IDE por 350,00, e fiquei um pouco preocupado com a procedencia desse HD, será que estou fazendo um bom negócio ?

grato

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por valentini@14 de janeiro de 2005, 20:04

hmmm...e eu que não queria Maxtor de maneira alguma, pois eles me foram muito mal recomendados....aliás, comparados aos outrosou não, esquentam muito? eu vou pegar 1 de 80Gb, e nesta faixa de preço pouco muda pegar ATA133 (daí eu pegaria SAMSUNG) ou SATA (q daí pego maxtor, por 10 a mais, se for Seagate custa 40 a mais e se for Samsung custa uns 30 a mais que o seagate)... valeu(bah, to com medo, meu amgio disse q morreram 2 maxtor pra ele, e o primeiro seagate dele é 1 beleza nunca deu problema)

Meu era de 120gb e durou quase 1 mês.... só não perdi tudo porque ele resolveu voltar a vida uma ultima vez!!!

Agora ta indo de volta pra A1 fazer RMA.....

Editado por Libra
Citação em negrito.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é de 60GB comprado em 2003 e é Super Silencioso. Nunca me deu problemas; só alegria...! :-BEER

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aê pessoal, essas Maxtor DiamondMax Plus 9 eu achei uma beleza, comprei uma de 80Gb ATA 133.... durou quase 1 mês, até que derrubaram ela no chão e #### tudo.... :cry: poxa, tão discreta, silenciosa, uma belezinha.. ultimamente ando zicado pra montar meu pc, compro uma peça com maior sacrifício, daí falta outra... :goff:

Mas estou batalhando pra montar meu pc.... espero que dure sem problemas.. :huh:

Bem, aproveitando, eu tenho uma hd seagate 10gb ata e ta recheada de badblocks, eu baixei o programa de diagnóstico da seagate e na hora de fazer a susbstituição dos setores defeituosos pelos reservas... FAILED...Que devo fazer pra tapiar esses maleditos BB's????

Tambem tenho uma hd samsung 1,6gb WNR31601A, mas não acho um programa da samsung pra dar jeito.....ME DEEM UMA LUZ....

qualquer ajuda, mandem MP ou email: emerson229@isbt.com.br

T+ e boa sorte com suas hd's :bandeira:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera...

Eu tenho Um Plus 9 tambem... eu to gostando mtooo...

de excelente qualidade, recomendo a todos.

:D

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho 2 DiamondMax , um 9 um ano e meio de uso e um 8 tres anos exelentes, alem de um Fujitsu velhinho Bem mais de 10 anos de uso, Todos perfeitos e sem nenhum Bad, e tinha tambem,(Vendi) 1 quantum com quase 15 anos tambem perfeito, nunca deu problemas, Graças a Deus eu sempre tive sorte com HDs, que continue assim.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora