Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Vantagens do RAID6 Sobre o RAID0 e o RAID5

       
 112.603 Visualizações    Artigos  
 1 comentário

Conhece o sistema RAID6 e suas vantagens.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

No terceiro dia do IDF Spring 2005 nós assistimos a uma aula sobre as vantagens do sistema RAID 6 sobre o RAID 5 e o RAID 0.

O sistema RAID (Redundant Array of Independent Disks) é usado para aumentar o desempenho e/ou a confiabilidade dos discos rígidos do sistema. Existem duas idéias básicas: divisão de dados (RAID0), para aumentar o desempenho, e espelhamento (RAID1), para aumentar a confiabilidade.

No RAID1 os dados de um disco são copiados para outro disco. Em um sistema com dois discos, os dados do segundo disco serão uma cópia exata dos dados do primeiro disco. Se o primeiro disco queimar, você terá os dados preservados, já que o segundo disco será um espelho do primeiro.

Já o RAID0 aumenta o desempenho do sistema de disco dividindo os arquivos entre os vários discos existentes. Por exemplo, em um sistema RAID0 com dois discos, um arquivo de 100 KB ao ser gravado no disco será dividido como sendo dois de 50 KB, aumentando o desempenho, já que é mais rápido gravar metade de um arquivo do que um arquivo inteiro.

O problema do sistema RAID0 é aumentar a sua confiabilidade, já que se um disco queima, todos os dados são perdidos. Vários sistemas RAID foram criados para aumentar a confiabilidade do sistema de divisão de dados, como o RAID3, que usa um disco rígido extra para armazenamento de informações de paridade e correção de erros, e o RAID5, que é similar ao RAID3 mas armazena as informações de paridade e de correção de erros dentro dos próprios discos do sistema, fazendo com que um disco extra não seja necessário. Note que no RAID5 as informações de paridade e de correção de erros são armazenadas nos discos "de dados", diminuindo a capacidade de armazenamento neles disponível.

Se há algum erro de leitura, o sistema RAID automaticamente inicia uma operação de recuperação de dados, usando as informações de paridade e de correção de erros para recuperar o dado que está sendo lido.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora