Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Smart Card

       
 86.901 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Saiba o que é um smart card.

Smart Card
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Smart card é um cartão contendo um chip responsável pela geração e o armazenamento de certificados digitais, informações que dizem quem você é. No PC, o smart card aparece como uma excelente ferramenta de segurança. Em um micro equipado com um smart card, você só pode acessar o micro e, principalmente, a rede, se você tiver o smart card instalado em um dispositivo leitor de smart cards.

Smart Card
Figura 1: Smart card.

No sistema operacional Windows 9x, o smart card não protege muito bem o micro para o logon, pois basta você pressionar a tecla F8 durante o boot para ter acesso ao disco rígido da máquina através do prompt do DOS e, conseqüentemente, acesso a todos os arquivos do micro. Já quando usado em conjunto de sistemas operacionais como o Windows NT, Windows 2000 e Windows XP, o caso muda de figura, já que para "entrar" no micro é necessário saber uma senha. Esse pedido de senha pode ser substituído pela presença física de um smart card contendo as informações da pessoa autorizada a usar a máquina no dispositivo leitor, isto é, sem o cartão não é possível usar o micro.

Mesmo nesse caso, o acesso ao micro é burlável, pois você pode desmontar a máquina, remover o disco rígido e instá-lo como um disco secundário em uma máquina onde você possa dar boot com a mesma versão do sistema operacional presente no disco principal.

O papel mais importante do smart card, porém, não é impedir que você tenha acesso ao micro, mas permitir ou não o seu acesso à rede na qual o micro está conectado. O servidor da rede autoriza ou não o uso da rede dependendo do conteúdo gravado no smart card. É possível configurar a rede de modo que sem o smart card o usuário não conseguirá acessar a rede. Como o smart card é único e não é duplicável, a única maneira de algum intruso usar a rede através de seu micro será literalmente roubando o seu cartão.

O dispositivo leitor de smart card pode ser instalado na porta serial do PC ou em uma porta USB, dependendo do modelo (como o Juzt-Lock, http://www.juzt-reboot.com.br). Algumas placas-mães já vêm com interface para dispositivo leitor de cartão de memória, bastando instalar um dispositivo que faz a comunicação do smart card com a placa-mãe. Dependendo do modelo de placa-mãe, esse dispositivo já vem com a placa (como no caso das placas-mães da Soyo série Dragon, onde esse dispositivo é chamado Sigma Box) ou então é opcional. Nesse caso, o dispositivo leitor de smart card é mais barato do que o modelo "completo" (que é encaixado na porta serial ou USB), pois o dispositivo leitor faz apenas a conexão elétrica do smart card com a placa-mãe, sendo que a própria placa-mãe já tem o chip responsável pela leitura do smart card.

Smart Card
Figura 2: Dispositivo leitor de smart cards para porta serial (Juzt-Lock).

Smart Card
Figura 3: Dispositivo leitor de smart cards que acompanha as placas-mães da Soyo série Dragon (Sigma Box).

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×