Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Gigabyte GA-8GE667 Pro

       
 56.544 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Teste com a placa-mãe Gigabyte GA-8GE667 Pro, baseada no chipset Intel 865GE, para a plataforma soquete 478.

Placa-Mãe Gigabyte GA-8GE667 Pro
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A GA-8GE667 Pro da Gigabyte é um dos mais recentes lançamentos deste famoso fabricante, usando o novo chipset da Intel, o 845GE, que tem vídeo on-board. São apenas duas grandes diferenças do 845GE para o 845G. Primeiro, o 845GE aceita memórias DDR333/PC2700, já o 845G, não. E a segunda, o 845GE suporta a nova tecnologia Hyper-Threading (abreviada HT) utilizada pelos novos modelos de Pentium 4 a partir de 3 GHz. As portas IDE, no entanto, continuam sendo ATA-100.

A diferença da GA-8GE667 para a GA-8GE667 Pro (modelo que testamos) é a existência, nesta última, de rede on-board.

Essa placa-mãe, apesar de ter vídeo on-board, traz recursos presentes somente em placas-mães de boa qualidade, fazendo com que ela não seja uma placa-mãe com vídeo on-board qualquer.

Placa-Mãe Gigabyte GA-8GE667 Pro
Figura 1: Placa-mãe Gigabyte GA-8GE667 Pro.

Assim como a maioria das placas-mães da Gigabyte, ela vem com dois BIOS, um principal e um de backup, caso algum vírus apague o BIOS principal da máquina. Ela tem três soquetes de memória, seis slots PCI (realmente uma quantidade absurda, ainda mais sendo uma placa-mãe com vários dispositivos on-board, incluindo vídeo, áudio e rede), slot AGP 4x (permitindo que, no futuro, você desabilite o vídeo on-board e instale uma placa de vídeo de verdade na máquina) e, como comentamos, vídeo on-board (produzido pelo próprio chipset Intel 845GE), rede on-board (produzido pelo chip Intel 82562, nome-código Kinnereth-R) e áudio on-board de seis canais (produzido pela ponte sul do chipset em conjunto com o codec Realtek ALC650), além de interface para dispositivo leitor de cartões de memória (clique aqui caso você não saiba o que é isso).

Em relação ao áudio on-board, há alguns detalhes importantes de serem mencionados. Essa placa-mãe tem interface tanto para entrada SPDIF quanto para saída SPDIF, tanto óptica quanto coaxial (clique aqui caso você não saiba o que é isso). A placa-mãe vem com apenas um adaptador (ver Figura 2) e você terá de escolher entre instalar esse adaptador como saída ou como entrada SPDIF, dependendo da aplicação.

Placa-Mãe Gigabyte GA-8GE667 Pro
Figura 2: Adaptador SPDIF.

Outro detalhe é que essa placa-mãe tem um adaptador, que não vem com a placa, para fazer com que o micro tenha saídas independentes dos canais traseiro, central e de subwoofer. Esses canais são normalmente compartilhados com as entradas line in e mic in, impossibilitando o uso simultâneo das entradas e saídas.

A placa-mãe tem seis portas USB 2.0, duas soldadas sobre a placa-mãe e quatro através de cabo adaptador, que vem com a placa. O adaptador da Gigabyte nos impressionou porque traz as quatro portas extras em uma única placa (ver Figura 3), sendo que em outras placas-mães normalmente só temos duas portas por adaptador.

Placa-Mãe Gigabyte GA-8GE667 Pro
Figura 3: Adaptador USB.

Dois outros recursos saltaram aos nossos olhos quando vimos essa placa-mãe pela primeira vez. O primeiro é o cooler gigantesco usado pelo chipset (ver Figura 4). Isso prometia uma placa-mãe excelente para overclock (o que mostrou ser verdade, como veremos em nossos testes). Já o segundo é um alívio para os técnicos: o conector para a ligação dos fios do painel frontal do gabinete é colorido, de acordo com as cores dos fios a serem ligados, e também apresentam a marcação de polaridade. Ou seja, não é preciso ficar lendo nem no manual nem na própria placa onde cada pino é encaixado: basta observar a cor do pino (ver Figura 5).

Placa-Mãe Gigabyte GA-8GE667 Pro
Figura 4: Cooler do chipset, muito maior do que o usado na maioria das placas-mães.

Placa-Mãe Gigabyte GA-8GE667 Pro
Figura 5: Os conectores dos fios do painel frontal do gabinete são coloridos.

Além disso, a placa-mãe vem com dois manuais, um manual convencional e um guia de instalação rápida, em tamanho extra grande, muito parecido ao manual que vem na placa-mãe Chaintech CT-9EJL1 Apogee.

Realmente fica claro que a Gigabyte está querendo facilitar a vida dos técnicos e usuários, lembrando também que as placas-mães da Gigabyte trazem suas quinas arredondadas, para evitar que você se machuque na hora da montagem do micro.

Curiosamente essa placa-mãe tem a marcação de itens não soldados sobre ela (duas portas IDE adicionais, chip Promise PDC20276, chip USB 2.0 da NEC, dois conectores USB 2.0 e slot CNR). Entretanto, no site da Gigabyte não há qualquer indicação que essa placa-mãe tenha qualquer um desses itens como opcionais. Ou a Gigabyte pretende lançar uma placa-mãe baseada na GA-8GE667 Pro com esses recursos ativados ou então muito possivelmente a placa de circuito impresso foi aproveitada de algum outro projeto.

O CD da Gigabyte GA-8GE667 Pro é sensacional, ele vem com vários programas da Symantec que realmente sua uma enorme vantagem para quem compra essa placa-mãe: Norton AntiVirus 2002, Norton Internet Security 2002, Norton Personal Firewall, Norton Privacy Control, Norton Parental Control e Ad Blocking. Além disso, acompanha a nova versão do EasyTune, o software de overclock da Gigabyte.

Vamos dar uma recapitulada nos recursos dessa placa-mãe e, em seguida, iremos para os nossos testes de desempenho comparando essa placa-mãe com outras, onde faremos uma análise do desempenho da placa e, principalmente, do desempenho do seu vídeo on-board. E, por fim, testes de overclock e nossas conclusões a respeito dessa placa.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×